sexta-feira, 28 de julho de 2017

[Resenha] Até o fim do mundo

|
Autor: Tommy Wallach
Páginas: 322
Editora: Verus
Antes do asteroide, eles eram definidos por rótulos: o atleta, a excluída, o vagabundo, a perfeitinha. Mas então tudo mudou. Agora eles têm dois meses para encontrar um significado. Dois meses para realmente viver.
Dizem que o colégio é a melhor época da vida. Peter, a estrela do time de basquete, está preocupado que essa afirmação possa ser verdadeira. Enquanto isso, Eliza não vê a hora de escapar de Seattle, e da reputação que a persegue; e a perfeita — ao menos no papel — Anita se pergunta se a admissão em uma das melhores universidades do país vale realmente o preço de abandonar seus sonhos. Andy, por sua vez, não entende todo o rebuliço em relação à faculdade e carreira — o futuro pode esperar.
Será? Porque parece que o futuro está prestes a se chocar com a Terra, vindo do espaço, com o potencial de acabar com a vida no planeta. Enquanto esses quatro estudantes do último ano aguardam — assim como o restante do mundo — para saber quais serão os estragos do asteroide, devem abandonar todos os pensamentos sobre o futuro e decidir como passar o que resta do presente.
Neste livro esperto e envolvente, quatro adolescentes arriscam seus sonhos, seu coração e sua humanidade para ir em busca daquilo que realmente vale a pena.

Até o fim do mundo é um lançamento de 2016 da Verus Editora, e escrito por Tommy Wallach. A trama tem como pano de fundo o fim do mundo, porém o que está em foco é o drama de quatro personagens adolescentes e como eles lidam com essa possibilidade de o mundo acabar. A obra é um young adult, então não esperem algo muito complexo. Apesar disso, é uma leitura excelente, e que acaba por fazer o leitor refletir bastante. Se o mundo acabasse amanhã, o que você faria?

A obra possui alguns clichês, e até mesmo alguns estereótipos, mas a leitura acaba se mostrando bem agradável e a premissa é bastante interessante. Eu gostei bastante de a narrativa intercalar entre cada um dos personagens, pois me permitiu entender melhor cada um nesse novo quadro da vida deles. Os quatro adolescentes têm seus próprios dramas que fazem com que o fim do mundo seja algo para colocar em foco o que realmente importa. 

Peter é o atleta, Andy é o perdedor, Anita é a nerd e Eliza é a promíscua. Porém, eles são muito mais do que esses estereótipos. E seus dramas são muito maiores. Peter namora uma das garotas populares, mas não está mais feliz com ela. E a possibilidade de ser um jogador de basquete, mas ao mesmo tempo não conquistar nada realmente real em sua vida o assusta; Andy tem pais ausentes, é amigo de traficantes e drogados, e a possibilidade de morrer virgem é algo inaceitável; Anita não quer seguir o sonho dos pais de ir para uma faculdade conceituada, ela quer ser cantora; Eliza conseguiu a fama de vadia quando Peter a beijou, mesmo tendo namorada. Ele nunca desmentiu os boatos de que foi ela que se jogou em cima dele. A partir disso, ela começou a realmente agir como todos esperavam, ficando com vários caras e usando roupas bastante reveladoras. Além disso, seu pai está morrendo.

Cada um tem seus próprios problemas, uns maiores que os outros, e nesse clima de fim de mundo eles acabam que tendo uma nova perspectiva sobre suas vidas. Alguns até mesmo acabam se rebelando com a família. Todo o drama é realmente envolvente, apesar de alguns serem bobos como a virgindade de Andy. O autor explora bem cada um dos jovens e suas personalidades.

Eu gostei bastante da leitura, ela é bastante fluída e tem um tema muito interessante. Em alguns momentos até esquecemos que o fim do mundo está próximo. Até o fim do mundo nos faz pensar bastante em nossos atos e sonhos. Será que vale a pena seguir um caminho que não vai nos fazer feliz, com a vida sendo tão curta?

Há um triângulo amoroso na história, o qual eu achei extremamente desnecessário. Mas, tirando isso, o asteroide que pode colidir com a Terra foi uma excelente forma de mostrar um pouco dos personagens. Os jovens são muito diferentes uns dos outros, mas no final, acabam que por tendo algo em comum nesse novo cenário. Eu gostei da forma como cada um se encontra dentro do enredo, mesmo eles já se conhecendo de alguma forma. 

A capa é muito linda, eu confesso que foi ela que me deixou ainda mais animada para descobrir sobre o que era a obra. E quando eu li a sinopse fiquei na mesma hora empolgada para ler. Recomendo a leitura!

11 comentários:

  1. O livro é muito interessante, a mensagem que o livro quis passar é muito boa, nesse clima de fim de mundo realmente há muitas coisas a se pensar e questionar, pois pensamos tanto no nosso futuro que ate esquecemos de viver o hoje, ou pensamos tanto em agradar alguém e esquecemos de ser feliz ( Anita) e as vezes olhamos pra posição em que estamos e realmente pensamos se é ali que queremos estar... Gostei muito. acho que um triângulo amoroso não tem nada a ver com a história. Porém a história me atraiu.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei bastante da resenha e da trama tambem. A forma que foi escrita sobre o fim do mundo, foi algo para mostra e fazer pensa se tudo que fazemos valeu a pena, os amores e desamores, as amizades, tudo em geral, são pensamentos que fazem você pensa. E como os adolescentes estão pensando nisso no livro é bem legal, gostei muito do autor ter feito um livro assim, trazer tema, perguntas reais, às vezes esquecemos de aproveita a vida direito porque estamos mais focado no futuro no que realmente importa, que é o agora. O livro trás isso nele.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, gostei da resenha e achei a ideia do livro interessante, acompanharmos os problemas de alguns jovens que ainda tem uma perspectiva nula de futuro, com o fim do mundo, parece ser bem legal e nos faz refletir e mesmo que alguns problemas sejam menores que outros a forma como eles lidam com suas vidas antes que o mundo acabe deve bom de acompanhar (se é que o mundo acaba né...). Curti a resenha e a capa tá mesmo bonita ;)

    ResponderExcluir
  4. Ai que desesperador imaginar o mundo acabando amanhã não ? Eu acho que começaria a chorar, porque tenho tantos sonhos que ainda não foram realizados. Essa deve ser uma excelente leitura, ainda mais se for fazer o leitor pensar sobre o assunto.
    Muito bom isso de ter várias narrativas, se não fosse acho que não cumpriria com a sinopse. Pode ser que fique um pouco confuso em outros gêneros, mas esse não percebi nenhum problema.
    Confesso que fiquei meio em dúvida desse triângulo amoroso, que geralmente não funciona nem num romance, imagina nesse gênero. Mas espero que não tenha atrapalhado tanto sua leitura. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que faria se o mundo acabasse amanhã e por causa disso, adorei a história que o escritor quis passar. Gosto de YA e gostei dos personagens. Detesto triângulo amoroso. Não sei pq insistem nisso.
    Não conhecia a obra, mas valeu pela indicação ;)

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma leitura daquelas que nos faz repensar certas coisas, em relação a nosso presente e futuro.
    Gostei da premissa e fiquei bem curiosa em relação ao que esses quatro personagens vão fazer diante do fim do mundo que está próximo.
    É muito desesperador, mas acredito que a autora conseguiu retratar esse lado muito bem.
    Primeira resenha que leio sobra a obra e fiquei bem interessada. Gostaria de ler em breve :)
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. Andressa!
    Como podemos nos enganar com apenas o título do livro. Achei que seria mais um livro de ficção e pelo visto não nada disso no livro.
    Fiquei um tanto na dúvida sobre ler ou não esse livro, por causa desse clima de fim de mundo e das personagens serem mais imediatistas, não sei...
    Adorei a forma bem sincera que fez sua análise, temos de ser assim mesmo, falar o que achamos sem nos preocupar com o autor/editora. Parabéns!
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  8. Andressa, que resenha bonita você fez. Caraca, você é demais realmente! Gosto muito do teu trabalho, sou cada vez mais teu fã, leitor fiel desse blog.

    Gostei da mensagem que o livro passa, e da tua reflexão sobre se compensa seguir um caminho que não vai nos tornar mais felizes, considerando a brevidade da vida. Li sua resenha e pensei sobre isso.

    Um abraço, Dieison , município de Humaitá, interior do RS.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito bom!
    Adoro um bom livro adolescente e a história que se desenvolve ao redor das pessoas!
    Adorei a capa e a premissa dele.
    Vou tentar ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa,
    É uma forma diferente de abordar o tem em uma história. Sempre que um autor propõe um enredo com o fim do mundo como ponto de partida da trama, a história se volta mais para o lado apocalíptico ou científico da coisa. Até o fim do mundo pode não ser a leitura mais profunda que poderia realizar, mas gostei da proposta do autor em trazer a visão de jovens sobre o fim da humanidade. Como os protagonistas são jovens, é claro que suas preocupações são mais imaturas e podem parecer bobas, mas é totalmente compreensivo considerando suas idades. Foi uma indicação diferente, mas não sei se irei fazer esta leitura.

    ResponderExcluir
  11. A premissa deste livro e bastante interessante, já que apesar do fim do mundo esta preste a acontecer, ainda sim vemos conflitos maiores acontecer na vida destes jovens, que possuem personalidades tão diferentes,mas muita coisa em comum. Da para perceber que esta foi uma leitura rápida e que fluiu de maneira bastante satisfatória, confesso que fiquei surpresa de forma positiva com sua resenha, e já quero adquirir esta obra.

    ResponderExcluir