segunda-feira, 3 de julho de 2017

[Resenha] Mãe sem manual

|
Autora: Rita Lisauskas
Páginas: 112
Editora: BelasLetras
A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada. Você vai reluzir, cintilar, sentir-se plena e absoluta desde o momento em que descobriu que vai colocar uma criança nesse mundo. Mas pode não ser bem assim. Como estamos entre amigas, vamos falar a verdade aqui. Este é um antimanual: foi criado para mostrar que nem sempre há certo ou errado quando o assunto é maternidade. Para desconstruir (e rir) dos mitos que às vezes nos fazem sentir inseguras, culpadas ou nos fazem perder muitas noites de sono à toa. Este livro é um abraço apertado em cada mãe que às vezes erra, sempre querendo acertar, e às vezes acerta, tendo certeza de que, no fundo, está errando.


Mãe sem manual, da autora Rita Lisauskas - que também é jornalista e blogueira -, é uma obra divertida e bastante didática, tanto para quem já é mãe quanto para quem está grávida, ou pretende adentrar no mundo da maternidade em breve. A primeira consideração é: a maternidade não é mil maravilhas, não é fácil, não é bonita. E você não precisa saber tudo. A autora deixa bem claro que muitas situações são descobertas no decorrer da gravidez. Não existe um certo e errado, mas existe dicas que podem ser úteis a todas mamães de primeira viagem.


A obra irá abordar desde o descobrimento da gravidez até os primeiros meses do bebê. Um ponto interessante que Rita destaca é que nem toda mulher precisa amar de cara o bebê, uma pessoa que ela ainda nem conhece, e isso não é errado. Os sentimentos vêm com o tempo.


Os títulos de cada capítulo são engraçados, e muitos deles abordam assuntos sérios. Esse não é um manual que você irá usar para ser mãe, mas serve como alerta para algumas situações. Nem toda gravidez e maternidade são iguais, mas é sempre bom conversar com outras mães e trocas dicas.


O capítulo 2, A temporada de palpites está aberta é um dos mais divertidos, mas que deve ser o sofrimento de toda mulher. As situações mais sem noção possível acontecem nesse período. O capítulo que fala de amamentação, Quem ensina as mães a amamentar? Ninguém, Rita nos conta o que passou nessa fase, e que serve de alerta para as mamães.


Mãe sem manual é um livro muito interessante. A escrita da autora é muito envolvente, simples e direta. As situações que ela passou, agora, são divertidas, e eu achei muito bacana Rita nos contar sua história.


A edição da BelasLetras está muito linda. É em capa dura, com detalhes em laranja e roxo, e há várias ilustrações. Eu amei a leitura, pode ser feita em poucas horas, e mesmo para quem ainda não tem interesse em ser mãe é uma ótima forma de entender melhor a maternidade. Recomendo!

15 comentários:

  1. Eu adoro livros assim. Esse livro me lembrou muito um canal no youtube que discute esses temas sobre maternidade e o que ela representa pra mãe e pra sociedade. Ela chama de " desromantização da maternidade" que são temas que toda a mãe e a sociedade deveria saber.
    Adorei a capa e os desenhos internos do livro. Já me recomendaram e acredito que vou ler *-*
    Abc

    ResponderExcluir
  2. Andressa!
    Deve ser um livro bem instrutivo para quem vai ser mãe ou está grávida, ainda mais com uma edição tão linda, ilustratada e colorida.
    Quem sabe quando as minhas filhotas engravidarem (e espero que seja logo, porque quero ser avó), compre para presenteá-las?!...
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. que gracinha esse livro ahahha <3, realmente muitas pessoas fantasiam a gravidez como uma coisa linda e magica kkkk eu n sei muito disso né kk mas é oq eu vejo, eu amei a capa e a edição está muito linda mesmo, a editora teve um carinho e um cuidado com esse livro que da vontade de colocar em um quadro e colocar na porta do quarto de tao linda haha, fiquei super curiosa em relação ao cap 2 hahah !

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou mãe, mas acho que gostaria de conhecer esse livro. É engraçado que já vi muitos perfis em instagram e até facebook mostrando que a maternidade não é sempre mil maravilhas, e que às vezes a mãe sofre bastante, até mesmo na hora da amamentação. Acho muito interessante esse assunto e o quanto é importante mostrar que é lindo mas também por ser doloroso ser mãe. Achei mesmo super interessante o tema desse livro e como é tratado, sem falar que todo ele é bem bonito e colorido.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito adquirir este livro deste que li a resenha desta obra, e percebi que este e o primeiro que aborda a maternidade como algo real, que vai além da mulher que nasce para ser mãe, e que ama seu filho incondicionalmente, e sim algo que vai sendo construído aos poucos. Ainda não sou mãe, e nem tenho este sonho, porém e um assunto no qual me interesso. Amei a premissa desta obra.


    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa, esse parece ser bem divertido e curti demais a dica, tanto pra ler, quanto pra presentear. As fotos que você incluiu já me deram uma noção de como a autora desenvolve o tema e aborda fatos importantes que devem ocorrer durante a gravidez. :)

    ResponderExcluir
  7. Achei a premissa do livro super interessante. Uma ótima pedida para todas as mamães!
    As dicas transmitidas na obra parecem ser ótimas.
    Vou repassar esse livro para as mães que conheço, com certeza!
    E as ilustrações estão lindas!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. é uma graça esses livros didáticos para as mamães!
    Bem inspirador e conselheiro para as mães de primeira viagem e etc!
    E parece ser bem divertido pelo que você contou na resenha!
    A edição é bem bonita mesmo.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Realmente este livro é muito interessante, achei bem bonita e caprichada a diagramação do livro.
    No momento não pretendo ler pois não é o momento, mas futuramente acho que será interessante a leitura deste livro.

    ResponderExcluir
  10. O design do livro parece ser lindo, adorei as cores usadas, porém não é o tipo de livro que leria, eu odeio manuais ou manuais desconstruídos

    ResponderExcluir
  11. O livro realmente é muito lindinho, adorei as cores que usaram, com certeza nunca compraria esse livro para, ser mãe é uma das coisas que não nasci para ser, mas adorei como dica para presente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Que fofura!
    Será um ótima leitura para quem é mãe e para quem pretende ser. Um livrinho desse seria uma dicas incríveis e uma forma de como ver e ser mãe.

    ResponderExcluir
  13. Adorei, é uma ótima dica, já sei o que daria de presente para a minha cunhada, ela vai ter o primeiro bebe em janeiro e esse livro ajudaria muito, tenho certeza que adora essas dicas. Muito obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  14. Ainda não sou mãe, portanto acho que a leitura não me seria muito útil no momento, mas a edição é tão caprichada, tão linda, que dá vontade de ler!
    Tratar assuntos sérios de forma bem humorada é sempre bom ;)

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa, só pela sinopse já percebi que o livro é uma leitura bem divertida, pela sua resenha parece que o livro é uma leitura bem instigante, gostei das ilustrações, não é um livro que eu leria agora quem sabe num futuro quando eu for mamãe rsrsrs, mas é um bom livro pra indicar e dar de presentes paras futuras mamães e pra quem já é, bjs.

    ResponderExcluir