sábado, 8 de julho de 2017

[Resenha] Mentirosos

|
Autor: E. Lockhart
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira.
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais.
Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Mentirosos é um suspense moderno e sofisticado, impossível de largar até que todos seus mistérios sejam desvendados. Ao mesmo tempo, a prosa lírica e o estilo seco e denso o fará mergulhar de cabeça no mundo dos Sinclair e nas crescentes angústias de Cadence — para então vir à tona completamente impactado.

Esse é o tipo de livro em que a compra foi motivada unicamente pela avaliação do skoob, vergonhosamente tenho que admitir que não conhecia absolutamente nada do enredo até começar a leitura. E honestamente, quase me arrependi de iniciar esse livro, pois se trata de um infanto juvenil e estou numa fase em que dramas adolescentes me causam um pouco de tédio, mas acredito que minha teimosia em não abandonar livros valeu a pena, pelo menos em parte.

A narradora dessa estória é a Cadence, que como a sinopse descreve, é a neta primogênita e herdeira de uma família rica, mas decadente. Os verões dessa família – que consiste em suas tias divorciadas, avós e a mãe da protagonista – são passados em uma ilha particular e Cadence passa todo o tempo com os primos Johnny e Mirren e o amigo Gat. E assim como se imagina que aconteça em uma família rica, mas decadente, os adultos começam a competir pelos caros bens e propriedades da família, mas esses fatos não ficam claros logo na primeira parte do livro, então não é possível adivinhar a trama. São apenas adolescentes aproveitando as férias de verão na ilha particular de sua rica família.

A família se refere a nós quatro como os Mentirosos, e é provável que mereçamos. Temos quase a mesma idade, e todos fazemos aniversário no outono. Quase todos os anos causamos problemas na ilha.

E então no final da Parte um do livro, quando os primos estão com quinze anos de idade, Cadence sofre um estranho acidente que a deixa com amnésia e terríveis dores de cabeça. Durante o ano seguinte ela perde muitas aulas e se vê repetindo de ano. E ao invés de ir para ilha no verão dos dezesseis, seu pai a convence a viajar pela Europa.

Então, quando ela finalmente volta a visitar a ilha no verão dos dezessete, ainda com uma amnésia parcial e muitas dores de cabeça, ninguém quer lembrar do acidente ou falar a respeito. As crianças são proibidas de contar a Cadence o que aconteceu dois verões atrás. O objetivo é que ela lembre no seu próprio tempo.

Não posso falar sobre você ter ido parar na água e tudo mais – diz Will. – Prometi a tia Penny que não falaria.
Por que não? – pergunto.
Vai piorar suas dores de cabeça e temos que esquecer esse assunto. 

Assim sendo, Cadence dedica o verão dos dezessete a se lembrar de tudo que aconteceu no fatídico verão dos quinze e a colocar o assunto em dia com os Mentirosos, bem como entender a razão de nenhum deles não ter respondido seus e-mails ou tentado entrar em contato com ela.

Não acredito que tenha muito a acrescentar para finalizar essa resenha, só posso dizer que certamente não esperava por esse final, foi comovente, um pouco perturbador, mas acima de tudo inesperado e surpreendente. Na minha opinião, a autora poderia ter se estendido mais e exposto como os eventos desse decisivo verão afetou o resto da família, mas compreendo que o foco central era a protagonista. Ainda assim a avaliação de 4.3 estrelas do skoob foi totalmente merecida, recomendo a leitura.

13 comentários:

  1. Oi Ana, também tenho lido poucos e me interessado por menos ainda sobre dramas adolescentes e assim se eu visse somente a capa e a sinopse não iria correr pra comprar, mas a resenha me deixou curiosa e apesar de não ser uma leitura que faria agora, vou anotar a dica pra tentar ler futuramente. Se entendi certo o livro só possui o ponto de vista de Cadence e a trama gira em torno do que aconteceu no verão dos quinze anos dela, na ilha particular da família (eles podem até estar decadentes mas ainda é chique ter uma ilha haha). Fiquei curiosa e espero poder ler ;)

    ResponderExcluir
  2. Achei bem perturbador o final. Li esse livro assim que lançou, pois ele é queridinho de vários booktubers.
    A trama é bem bolada e eu adoro YA, sempre me deixam chocadas. Esse em especial mexeu muito comigo, chorei bastante e gritei quando descobri o que tinha acontecido!
    Com certeza é um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha visto esse livro ainda e nem conhecia a autora.
    Achei interessante a história e ficou um suspense da causa do acidente da Cadence. Não gostei muito da capa, mas o nome parece ter a ver com a história. Deve ser horrível as pessoas saberem o que aconteceu com você e não contar.
    No mais, gostei da premissa.
    obg pela indicação!
    Abc

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Primeira vez que paro e leio algo mais explicado sobre a obra sabe. Confesso que não esperara que a história fosse assim rs, me parece ser incrível de se acompanhar!
    Fiquei super curiosa para descobrir sobre o acidente da personagem e saber o desfecho desse suspense todo.
    Cadence parece ser uma personagem bem construída, assim como os outros e como a trama em si também.
    Espero poder ler em breve!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi,já ouvi falar dele, mas confesso que não me interessei, não sei se foi pela capa(que por sinal não gostei).
    Adorei a sua resenha e confesso que nao estava esperando que o livro fosse assim, por causa da sua resenha seria um livro que se conseguisse emprestado eu leria, mas não iria comprar e não entraria para a minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha um pouco disso de não querer largar a leitura, pois me sentia culpada. Até que me libertei kkkkkk acho que não vale a pena continuar quando um livro não agrada, porque estarei perdendo tempo pra ler um melhor. Enfim, por isso leio livros que vejo resenhas nos blogs e que me chamam muito a atenção, porque ja sei o que esperar.
    Eu não fiquei com muita vontade de conhecer esse livro, pra falar a verdade. Não posso negar que no decorrer da resenha surge a curiosidade em saber o que aconteceu com ela e porque todo esse mistério, mas não me deixou muito desesperada em ler. Que bom que te agradou, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, nossa amei a sinopse só por ela já da pra perceber que a leitura desse livro é bem instigante, eu sou apaixonada por livros de suspense eles sempre me prendem do começo ao fim, to super curiosa pra saber o que aconteceu, eu já adicionei esse livro na minha lista de leitura, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não me decidi se quero ou não ler esse livro, para ser sincera, pela resenha pareceu que é apenas mais um infantojuvenil que não se destaca muito dos outros, por outro lado, o que você disse no fim, que o final foi um pouco perturbador e surpreendente, fiquei curiosa para saber o que aconteceu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não tinha conhecimento desse livro e apesar de ler a resenha fiquei curiosa pela trama dele. O livro é incrível, pensei que essa mentira de esconda da personagem tudo que aconteceu para mim é errado, deveria ter dito porém há algo ali que não querem que ela saiba, com certeza um belo suspense.

    ResponderExcluir
  10. Ana!
    Vou começar dizendo que fui ler esse livro com as expectativas bem em alta, porque li várias resenhas bem positivas e achei que o livro seria uma das melhores leituras do ano... Na verdade o livro não é ruim de forma alguma, é um bom livro, entretanto, fiquei um tanto frustrada por esperar muito mais do livro, acreditei que seria excepcional e não passou de uma boa e divertida leitura.
    Gostei muito de ver o mapa de toda ilha, porque pude me localizar melhor; gostei também da genealogia da família, já que é grande e pude saber exatamente quem é quem. As personagens secundárias estão bem presentes em todo livro e tem papel importante em todo enredo.
    Uma maravilhosa semana!
    “Todo homem, por natureza, quer saber.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li este livro assim que houve o lançamento, de tantos elogios em relação a obra, que quis saber o que tinha de tão interessante, e você encontrou a palavra certa para descrever esta trama realmente perturbador, foi o que senti na época, o final me surpreendeu de todas as maneiras, mas como torci para um final feliz, e me decepcionei, e nunca soube se foi de forma positiva ou não, já que dessa vez queria que fosse totalmente clichê. Recomendo esta leitura, e tenho esta estória guardada no coração.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu estou a um tempo querendo ler este livro, e após ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa para conferir a história de Cadence, e sobre suas lembranças sobre o acidente, fiquei muito ansiosa para ler este livro, se eu tivesse ele, sem dúvidas leria, espero conseguir ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  13. Oi, já ouvi muita gente falar desse livro, mas nunca me interessei em ler, é um livro que não me chamou muito s atenção apesar de ser um infanto juvenil ( que eu gosto muito ) não fiquei com vontade de ler, não sei se foi pela capa que não gostei nem um pouco, por que acho que me importo muito com isso kkk quem saber com o tempo eu mude de idéia, mas a história não pareceu me convencer.

    ResponderExcluir