terça-feira, 4 de julho de 2017

[Resenha] Os crimes do dançarino da Sé

|
Autor: Marcelo Antinori
Páginas: 100
Editora: Bússola
Coleção: Sereia de vidro, 2
Neste segundo título da coleção Sereia de Vidro, Marcelo Antinori mais uma vez presenteia o leitor com uma estória saborosa através de um texto ágil e preciso.Numa manhã qualquer, um corpo esquartejado é largado num carrinho de supermercado no marco zero de São Paulo, a Praça da Sé.
O crime não apenas atiça o apetite da imprensa, como enfurece Coutinho, o chefão do tráfico de drogas na região.
Casado com Luciana, porém mantendo um caso com Ana Pérsia, o narrador, protagonista da primeira estória da coleção, embrenha-se cada vez mais num mundo ao qual não pertence mas que, a cada passo que dá, participa de forma ativa. Entre as investigações da polícia, Carmen – o homem de seios do sebo de livros –, Dimitri, o violinista, os brutamontes comandados por Coutinho e Verônica, uma informante do crime organizado infiltrada na PM paulista, Os Crimes do Dançarino da Sé torna-se uma estória de leitura rápida e instigante a um preço convidativo.

1. Sereia de vidro

Os crimes do dançarino da Sé é o segundo livro da série Sereia de vidro, e assim como o volume anterior, é em versão pocket e bastante curto. Mas, com apenas cem páginas, Marcelo consegue envolver o leitor na trama em que criou. Continuamos acompanhando o escritor, que também é o narrador, e eu gostei de como o autor está desenvolvendo tudo. Aos poucos vamos tendo algumas respostas e segredos revelados. A obra possui o mesmo clima de suspense, e em uma narrativa ágil, logo temos um desfecho. Eu gostei bastante desta forma de leitura, e como eu disse na resenha de Sereia de vidro, mesmo em poucas páginas o autor consegue nos envolver.

Um crime ocorreu bem na região do traficante Coutinho: um corpo esquartejado, e sem cabeça, é largado na Praça da Sé dentro de um carrinho de supermercado. Pelas câmeras e algumas testemunhas, foi um homem, que veio de longe com aquele carrinho, e após deixar o corpo, sai dançando, feliz. Por isso o nome Dançarino da Sé.

O escritor além de se envolver na busca pelo tal criminoso, descobre alguns segredos sobre sua mulher. E depois de saber disso, só conseguia pensar no ditado: pimenta nos olhos dos outros é refresco. Pois é. A trama não foca apenas no Dançarino da Sé, o autor nos mostra a relação do escritor com Coutinho, Ana Pérsia e alguns outros personagens que retornam nesta obra.

A leitura é extremamente fluída, e logo temos o desfecho, pelo menos do crime, pois a história do personagem mesmo ainda tem muito o que acontecer. Os crimes do dançarino da Sé é uma obra envolvente, que mostra o pior do humano, os personagens têm defeitos, e isso deixa a trama ainda mais interessante. Não consegui achar nenhum personagem que preste ali. Mentira, talvez tenha a freira que lê a sorte do escritor.

Para quem ainda não leu nenhum livro da série recomendo começar pela ordem, apesar de cada um ter um caso diferente, as histórias dos personagens vão se desenvolvendo através das obras, então é bom pegar tudo desde o início.

15 comentários:

  1. Oi Andressa, ainda não tinha ouvido falar dessa série, mas achei interessante apesar desse não ser um gênero que leia com frequência. O fato das histórias serem curtas conta em favor do livro e da leitura fluida, pois uma vez que se comece a ler imagino que a curiosidade seja tanta que não se consiga largar até ver o desfecho do crime. Caso resolva ler vou seguir seu conselho e ler na ordem, curti a resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Não tinha ouvido falar dessa série ainda. Eu gosto muito desse gênero suspense policial e gostei da história, o que eu não gostei muito é do tamanho do livro. Geralmente, nesse gênero, o livro é maior e eu acho melhor para ler.
    Obrigada pela indicação! Vou dar uma olhada na série.
    Abc

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que sinopse trágica ne? Ao mesmo tempo desperta a curiosidade do leitor em se embrenhar em mais uma história com suspense. Pelas paginas serem poucas imagino que seja bem rápida se o leitor conseguir se prender nela.
    Gosto de séries, sempre estou com uma em mãos, gosto de acompanhar o desenvolvimento dos personagens, tanto em seus livros como os dos outros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha ouvido falar da série ou autor, porém parece ser uma série bem estruturada e com a leitura fluida.

    ResponderExcluir
  5. eu nunca tinha ouvido falar da série e nem do autor, mas confesso que fiquei super interessada, não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas a história parece ser intrigante, e me surpreende que o livro possa se desenvolver tão bem em tão poucas páginas, e realmente pimenta nos olhos dos outros é refresco kkk então quero saber como tudo se desenvolve, e ate ache que darei algumas risadas com essa situação.

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante a proposta!
    Já tinha visto essa série em um ig no instagram e tinha me interessado na história!
    Confesso que não leio com frequência esse gênero, mas posso dar uma chance, já que a história é curta!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curiosa para saber o desfecho dessa investigação, quem é o autor do crime e sobre esse segredos envolvidos.
    Confesso que não é um gênero que curto muito, mas fiquei interessada depois de ler seus comentários.
    Parece ser uma estória bem envolvente e bem escrita também.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Já havia lido outras resenhas desta série, e sempre vejo muitos elogios em relação a leitura, no entanto nunca me cativou pelo fato de aborda um gênero que não costume me envolver que a respeito de crime, e descobrir o culpado, mesmo que a trama tenha um bom desenvolvimento, e escrita que flui, infelizmente não e tipo de obra que gosto de ler, mas para quem gosta e uma boa dica de leitura.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia esse livro, gostei da resenha, mas acho que a história não me agradaria muito, apesar de gostar de livros mais curtinhos por serem mais rápidos de ler, mas para quem gosta do gênero deve ser uma leitura muito boa e super gostosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que livro interessante, não tinha conhecimento dessa série. Tem aquela premissa maravilhosa e tem investigação de crime que amo bastante.

    ResponderExcluir
  11. Primeira vez que vejo sobre ele, e já me interessei, o bom é que é bem curtinho e como o autor soube prender a atenção do leitor, já sie que daria uma chance, é bom saber que é preciso ler na ordem, já vou procurar o meu.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a série, mas me interessei principalmente por ser desvendando crimes, um livro curto e que prende a atenção é sempre uma boa pedida, ainda mais sendo nacional ;)

    ResponderExcluir
  13. Andressa!
    Não li ainda nenhum dos livros da série, mas o que achei mais interessante é o autor conseguir levar para o enredo, problemas que vemos diariamente estampados pelos telejornais e que podem mesmo acontecer, trazendo para a leitura, além da identificação do leitor, a credibilidade para o enredo.
    Um maravilhoso final de semana!
    “Não saber é o que torna nossa vida possível.” (Lya Luft)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, eu nunca tinha lido nada dessa serie e nem desse autor, gostei bastante da sinopse, é um livro bem pequeno né, a pela sua resenha o Autor consegue prender o leitor com a historia, fiquei curiosa pra saber que é o autor do crime, com certeza vou ler, obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha lido comentários sobre Sereia de vidro, e acho que por serem livros de poucas páginas, vale a pena ler, e ainda mais por o autor conseguir envolver o leitor na leitura, mesmo o livro tendo poucas páginas, gosto de histórias de investigação, então pretendo ler estes livros, gostei da sua resenha sobre Os crimes do dançarino da Sé, e pretendo ler estes livros em breve.

    ResponderExcluir