domingo, 16 de julho de 2017

[Resenha] O livro de sangue e sombra

|
Autora: Robin Wasserman
Páginas: 384
Editora: Fantástica Rocco
Quando tudo parecia caminhar bem, um atraso para um encontro muda a vida de Nora Kane para sempre. Seu melhor amigo, Chris, está morto; a namorada dele, Adriane, em estado catatônico; e Max, o príncipe encantado de Nora, desaparecido. Mas o que parecia um pesadelo ruim o suficiente, fica ainda pior quando Max se torna o principal suspeito do crime. Desesperada para provar a inocência do namorado, a jovem, que trabalha num projeto de pesquisa traduzindo antigos manuscritos do latim, segue a trilha de sangue sem se importar com o destino final. E ele vai levá-la dos Estados Unidos à histórica Praga, e ao centro de um enigma que inclui uma teia obscura de sociedades secretas movidas pela ambição de encontrar a Lumen Dei, uma misteriosa máquina que contém a receita para o conhecimento supremo e para a comunhão com o divino, e que estaria enterrada num manuscrito de centenas de anos.


O livro de sangue e sombra é uma obra fascinante, que mistura elementos históricos com religião, mistério e suspense. A história nos lembra bastante as de Dan Brown, mas com sua própria identidade. Eu fiquei um pouco confusa no início da narrativa, mas conforme tudo vai sendo descrito e desvendado eu consegui me situar rapidamente dentro do enredo. Nora não é uma personagem que eu simpatizei logo de cara, confesso que até o final do livro o meu amor por ela não cresceu muito, suas atitudes impensadas me fizeram torcer a cara em vários momentos, mas fui obrigada a aturá-la, já que a trama gira em torno dela.

O enredo é cheio de segredos, quando o leitor acha que tem a resposta de algo novas dúvidas surgem. Porém, ao mesmo tempo a personagem consegue desvendar tudo rapidamente. Isso pode ser que incomode alguns leitores, mas neste caso eu não me importei com isso. Acabou tornando a leitura menos cansativa, mesmo com tantas descrições que a autora faz. 

Nora, Max e Chris estão traduzindo cartas e um antigo manuscrito quando se deparam com algo perigoso e cheio de segredos. Uma máquina que promete o impossível, mas que muitas pessoas querem colocar a mão. Neste meio tempo, algumas tragédias acontecem, e tudo leva a crer que eles estão em perigo. A situação fica complicada quando seu melhor amigo, Chris, morre e seu namorado é suspeito do crime. Max está desaparecido, e para saber o que realmente aconteceu, ela e Adriane precisam encontrá-lo.

A trama é cheia de mistérios e segredos. Acabamos que por não saber até onde vai aquilo tudo: as conspirações, traições e o medo. Mas, só posso dizer que as duas personagens são muito idiotas de continuar com algo que é visivelmente perigoso. Surge um novo personagem na trama, e eu confesso que foi o único que eu simpatizei na história toda. Ele é muito misterioso e parece sempre estar por perto.

Algumas revelações são surpreendentes e mostram que é impossível confiar em qualquer pessoa. Todo cuidado é pouco, o que Nora não tem. O livro de sangue e sombra possui um ritmo muito bom de leitura, e eu me vi envolvida em uma história espetacular. Mesmo sendo um jovem adulto a autora consegue desenvolver bem a trama.

Uma história investigativa com elementos históricos muito bem construída e fácil de se envolver. Os personagens possuem traços marcantes. E os segredos revelados deixam a leitura ainda mais interessante. Eu recomendo muito o livro!

9 comentários:

  1. Não gosto muito desse gênero. Suspense e mistério não é para mim!
    Mas gostei da sinopse e do enredo. E eu já li alguns livros do Dan Brown e gostei bastante, então acho que lerei.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, pra ser sincera livros que lembram Dan Brown mesmo que com sua própria identidade não chegam a me despertar interesse pois não sou exatamente fã do autor, mas e apesar de Nora ser uma dessas protagonistas que temos vontade de entrar na história e dar uma sacudida a premissa é interessante e acho que deve agradar a quem curte o gênero ;)

    ResponderExcluir
  3. Sinopse bem diferente pra mim, não costumo ler esse gênero e fico com um pé atrás ao iniciar uma leitura desse tipo. Acompanhei a resenha pra ver alguma coisa que me chamasse a atenção.
    Esse tipo de livro geralmente deixa o leitor confuso ne ? Percebo isso nas resenhas que leio. O leitor demora um pouquinho para se situar e entrar completamente na história. E o legal é tentar desvendar o que está por trás de tudo, pelo menos isso eu gosto nesses livros :)

    ResponderExcluir
  4. Esses mistérios e segredos que giram em torno da história me deixou bem intrigada.
    A trama parece ser interessante, com uma abordagem com um certo diferencial e muito bem escrita.
    Primeira resenha que leio sobre a obra e fiquei bem curiosa. Beeem curiosa pra saber o desfecho desses personagens!
    É tão bom quando o livro consegue nos envolver né? Espero conferir a obra em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa :)
    Gostei da premissa do livro com os mistérios, os elementos históricos, segredos.
    Achei as personagens bem parecidas com aqueles filmes de terror que sempre fazem burrada e acabam morrendo.
    Fiquei curiosa pra saber como vai se desenrolar a história da Nora e dos outros.
    Obg pela indicação!
    Abc

    ResponderExcluir
  6. Gostei da premissa do livro, é uma pena que você não conseguiu simpatizar muito com os personagens, fiquei muito curiosa em relação à essas dúvidas e respostas e tudo mais ! Espero gostar da história.

    ResponderExcluir
  7. E bem complicado quando não conseguimos nos simpatizar com uma leitura de primeira, eu por exemplo não costumo abandonar leitura, mas vezes e bem desanimador, ainda bem que após os mistérios começarem a serem desvendado a leitura deu uma guinada, e você concluiu a leitura. Acredito que toda trama que envolve religião podemos perceber que vai se correlacionar com perigo, mistério, mentiras e traições, confesso que fiquei bastante curiosa para saber qual será o desfecho desta estória.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Muito difícil quando não simpatizamos com algum personagem e sendo o principal, como está acontecendo isso agora mas tem que ler né. Gostei muito do livro, tem uma premissa boa, só a personagem que me deixou meia balanceada mas mesmo assim o livro parece ser bom.

    ResponderExcluir
  9. Andressa!
    É o tipo de livro que gosto, bem no estilo Dan Brown, porém com a personalidade do autor, achei maravilhoso, ainda mais por ter essa mistura elementos históricos com religião, mistério, suspense, conspirações, traições e o medo, e, que não se pode confiar em ninguém.
    deve ser uma leitura eletrizante e quero poder ler.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir