quarta-feira, 8 de março de 2017

[Resenha] Simplesmente amor

|
Autora: Helena Andrade
Páginas: 210
Editora: Simplesmente amor
Um amor que nem mesmo a perda da memória foi capaz de apagar.
Imagine encontrar o amor verdadeiro, vivenciá-lo em sua plenitude e depois perdê-lo nas entranhas da mente.
Ao realizar uma viagem de férias à Europa, Alicia vive momentos que não só podem mudar seu futuro, mas também lhe trazem revelações do passado. Quando retorna ao Brasil, um acidente a coloca entre a vida e a morte, tendo como consequência a perda das lembranças. Sem consciência de suas experiências, ela retoma sua vida, casa com o antigo namorado e deixa o acaso conduzi-la. Porém, seu corpo começa a mostrar-lhe que existem mistérios por trás da amnésia, algo tão profundo que nem mesmo a perda da memória foi capaz de apagar.



Simplesmente amor
 é uma obra que fala sobre o amor de diversas formas, não apenas de um casal, mas de uma mãe e filho, amigos, família... A autora encanta o leitor mostrando uma história cheia de desafios, recomeços e aprendizados. Esta não é uma leitura sofrida, mas consegue emocionar mesmo assim pela beleza e sensibilidade com que tudo é retratado. Eu simplesmente adoro tramas que mostram personagens com perda de memória, acho fascinante a pessoa se reinventar, muitas vezes sendo bem diferente do que era. No caso desse livro, a personagem continua a mesma, mas mostra que o amor, quando é para ser, nunca vai ser apagado.

Alicia estava voltando da Europa quando sofreu o acidente de carro que lhe tirou a memória. Ela não lembra nada de alguns meses antes da viagem em diante. É tudo um borrão. Sem se lembrar de nada da viagem, ela sente um vazio sem explicação. Caio, seu namorado, havia pedido um tempo antes de ela embarcar, mas com a notícia que ela está grávida, os dois resolvem se casar. O amor deles não é mais o mesmo, mas ambos insistem no relacionamento. E a todo momento a sensação de faltar algo permanece em Alicia. Enzo, o filho dos dois, nasce. E o casamento deles parece só piorar, até o momento que não dá mais. Caio e Alicia se separam.  

Alicia é advogada, em uma das negociações da empresa é convidada pelo cliente para passar uns dias em sua casa da praia. É lá que ela conhece Miguel, irmão de seu cliente, e sua vida é virada totalmente de cabeça para baixo. Quem é esse homem que mexeu tanto com ela? Há anos ela não se sentia desse jeito. É uma reviravolta tremenda, e depois de tanto sentir um vazio em seu peito, talvez ela tenha a chance de ser feliz.

Deve ser extremamente angustiante não lembrar de um certo período da sua vida. Alicia fica um bom tempo insegura e depressiva por conta disto. As coisas melhoram um pouco quando seu filho nasce, ele é a melhor coisa que já lhe aconteceu. Sua família sempre esteve presente, a confortando e ajudando quando preciso. Como eu disse no início da resenha, a obra fala de todos os tipos de amor, é uma leitura extremamente linda!

A obra também trata de temas como adoção, mostrando que família é o que mais importa na vida de uma pessoa. Este é um romance que é fácil de prever alguns acontecimentos e situações, mas nem por isso deixa de ter um desenvolvimento maravilhoso e envolvente. É uma leitura extremamente fluída, narrado por Alicia, o leitor consegue se aproximar bastante da personagem. 

A capa é muito linda e combina totalmente com a história. A diagramação está muito bonita também, as folhas são amareladas, e a fonte tem um tamanho ótimo para leitura. Este é um romance ótimo para sair daquela resseca literária. Recomendo!

14 comentários:

  1. Parece ser uma história fascinante e muito boa. Eu gosto muito de histórias a qual nós leitores nos identificamos, aproximamos e nos apaixonamos pelo personagem.
    Amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dessa!
    Se quando esquecemos de uma simples situação já é tenso para nós, imagina perder toda uma memória de um determinado período? Angustiante é pouco, é uma verdadeira luta tanto para a pessoa acometida por isso quanto, também, para a família e amigos em volta dela mesmo. Uma pena já de antemão saber sobre a separação da personagem, mas é uma situação realmente delicada, mas bom saber que a ida à casa de praia pode reacender o amor e alegria nela de novo, ainda que com um aparente novo amor. Muito legal o livro abordar a questão da adoção, também, vejo pouco sobre o tema em livros mas gostaria que fosse mais explorado. Eu não tinha lá muito interesse nessa leitura antes, mas só pela sua resenha agora já começo a cogitá-la, sim. Se decidir fazê-la um dia, espero envolver-me e gostar tanto quanto você! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, ao contrário de você não sou muito chegada em livros com perda de memória, o livro mais recente que li e envolvia esse tema foi bem decepcionante, mas a escrita do autor sempre pode surpreender e pelo que li na resenha, a história é leve e romances que são indicados pra superar ressacas, são sempre bem vindos rsr.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, tudo bem?
    Acho um pouco clichê esses romances em que um dos personagens perde a memória, mas achei legal o livro explorar o relacionamento entre pais e filhos. Gostei da história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa.
    Adorei a premissa, mas achei a história um tanto que clichê, mais vamos lá.
    Eu amei o pouco que descreveu sobre os personagens e concordo com você deve ser difícil não se lembrar da sua vida, adoro livros que retratam diferentes tipos de amor, e que nos ensina a dar valor ao que temos, amei de paixão essa capa e vou dar uma chance com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, apesar de ser uma trama genérica, pude perceber que ao longo da leitura muitos sentimentos invadem o leitor pois os personagens passam por dramas identificáveis. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Pela sinopse parecia bastante com Para Sempre, que até virou filme com Channing tatum... mas é diferente, como vc disse trata do amor em suas várias formas. Deve ser frustante não conseguir lembrar dos fatos, pessoas... Gostei, quero ler.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  8. Hey! Você achou a capa linda, já eu não gostei muito não ;-; mas tudo bem, é o de menos.

    Apesar do livro parecer uma boa para quem gosta do gênero, eu não vou arriscar. Confesso que estou fugindo de romances, mas não é nem por isso, porque como você mesma disse, o livro trata do amor em diversas formas, dados os personagens, mas ainda assim, a premissa não me agradou muito. Deixa para a próxima, mas parabéns pela resenha!

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa,
    Romances emocionantes e até um pouco previsíveis são muito gostosos de ler. Simplesmente amor chamou minha atenção pela proposta da autora. Achei que seria só um casal tentando reatar a relação após o acidente ou um companheiro tentando reconquistar o amor de sua vida, mas tem muito mais na história, mais pessoas envolvidas, mais vidas que irão ser afetadas pelo ocorrido. Por mais que para um livro a perca de memória possa render uma boa história,e acredito que tenha funcionado bem para este romance, na realidade isso é bem triste, pois imagina você não se lembrar da sua vida? Do vinha acontecendo nela ou como ela estava? É como perder sua identidade.

    ResponderExcluir
  10. Alicia tem ser bem forte para pode lidar com tanta coisa na vida dela. Particularmente achei que seria uma daquelas personagem que passa mais tempo reclamando da vida do que agindo ou tentando resolver. Claro, que momento do livro, como você falou, ela ficou bem depressiva, mas ela parece que vai dar a volta por cima. Principalmente com chegada do filho. Acho que historia inspiradora. Fiquei bastante curiosa em conhecer pouco mais sobre a história

    ResponderExcluir
  11. Desde que vi esse livro na lista de lançamento da editora, a sinopse tinha me despertado vontade de ler essa obra, após ler sua resenha fiquei ainda mais encantada por essa história. Por se tratar de romance, muitas das vezes alguns acontecimentos se tornam previsíveis, porém vejo que isso não tornou o desenvolvimento dessa trama cansativa, muito bem contrario. Claro, que já estou ansiosa por adquirir esse livro, e começar logo a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Eu confesso que romance não é meu gênero literário preferido, mas esse me encantou demais. Não só por conta do fato de perda de memória e reinvenção de si mesmo, que eu adoro também, mas mais ainda pela forma como a autora conduz a obra, trabalhando os diversos tipos de amor e a importância que eles podem ter no recomeço de uma vida já tão machucada. A capa é realmente linda e acho que passa bem a sensibilidade do livro.

    ResponderExcluir
  13. Eu também adoro historias onde a personagem possa recomeçar se reinventar. Esse parece ser um daqueles romances fofos que até contem uma criança em meio a isso. To curiosa quanto ao livro, já está na lista.

    ResponderExcluir
  14. Menina adorei essa história!! Pode ser um romance um tanto quanto clichê mas mesmo assim despertou minha curiosidade!!
    Bjoss

    ResponderExcluir