domingo, 5 de março de 2017

[Resenha] As vantagens de ser invisível

|
Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 224
Editora: Rocco Jovens Leitores
Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.







As vantagens de ser invisível estava nos meus desejados desde sempre, mas só agora tive a oportunidade de ler. Esse é aquele tipo de leitura que tira do leitor um sorriso bobo, dá uma nostalgia gostosa e nos faz perceber que precisamos viver nossa vida ao máximo. Eu esperava uma leitura bastante dramática, sofrida talvez, mas não encontrei nada disto. É um livro que emociona em algum momento o leitor, porém, a história nos faz embarcar novamente em todos aqueles sentimentos e descobertas da fase da adolescência, se tornando uma leitura muito especial.


Charlie não é uma pessoa muito sociável. Seu melhor, e único amigo, se suicidou. Seu mundinho muda completamente, ainda mais ao iniciar o primeiro ano do ensino médio. Porém, algumas pessoas entram em seu caminho, o tornando uma pessoa mais presente em sua própria vida. Sam e Patrick o fazem enxergar tudo de outra forma. Os dois personagens são muito diferentes de Charlie, e talvez isso o tenha ajudado a sair de sua bolha. Charlie é um personagem fofo, um pouco inocente, e bastante introspectivo. Sua personalidade, porém, é bastante marcante, suas reações diante do que ocorre à sua volta nos levam a pensar que nos preocupamos demais às vezes.

Eu não tenho muito tempo porque meu professor de inglês avançado me deu um livro para ler e gosto de ler os livros duas vezes. Por acaso, o livro é O sol nasce para todos. Se você ainda não leu, acho que deve, porque é muito interessante. O professor me disse para ler alguns capítulos de cada vez, mas eu não gosto e ler os livros desta forma. Leio logo metade dele na primeira vez.

O ambiente escolar é muito aterrorizante para alguns, mas Charlie, junto com seus novos amigos, acaba descobrindo novas experiências, o valor de uma amizade, o primeiro amor, e claro, festas com álcool e drogas. Sentimentos novos surgem nele, sua perspectiva sobre tudo, principalmente sobre si próprio, se torna diferente. É inegável que o surgimento de Sam e Patrick em sua vida acaba o mudando completamente.

Porém, percebemos que Charlie é um pouco diferente. Sua forma de lidar com tudo não é apenas por ser quieto e tímido. Ele se mostra um personagem peculiar, com atitudes incomuns para alguém da idade dele. O final meio que nos apresenta o motivo da personalidade de Charlie, porém, em nenhum momento houve indícios do que seria, então parece que o autor só resolveu jogar aquela bomba na cara do leitor. É um acontecimento que me entristeceu, e eu até entendo que poderia definir sua personalidade daquele jeito, mas acabou sendo algo vazio, e acho que o personagem tem muito mais complexidade do que isso.

- Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece. 

A trama aborda também dramas e relacionamentos familiares, relacionamento homossexual, amizades e preconceito. Esta é uma leitura íntima, narrada por Charlie através de cartas ao seu amigo anônimo. A narrativa é bastante diferente, pois todos os pensamentos e sentimentos do personagens são aprofundadas nas cartas, tornando a leitura ainda mais emocionante. Charlie é uma pessoa que eu adoraria ter como amigo, seu modo de ver, e viver, a vida é tão descomplicado. Além disso, ele é leal, companheiro e se preocupa com a família.

- Eu me sinto infinito.

Eu adorei Bill, o professor de Charlie, que sempre o instigou a não ser um espectador de sua própria vida. Sempre o estimulando  e acreditando em seu potencial. O relacionamento dos dois é realmente algo incrível. Sam é uma garota que tem seus dramas pessoais, mas está sempre de bem com a vida. Patrick, é aquele personagem que conquista todos e ilumina o ambiente.


As vantagens de ser invisível é um livro maravilhoso, tem uma leitura fluída, personagens cativantes, e uma narrativa especial. A visão compartilhada por Charlie de seu mundo é extremamente tocante. Agora eu quero muito conferir a adaptação, eu adorei a escolha dos atores, acho que combinou perfeitamente com cada um dos personagens. Recomendo!

20 comentários:

  1. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu já assisti a filme, e gostei mas não foi nada super incrível. Tenho este livro na minha estante a algum tempo e tenho enrolado para pega-lo por achar que o livro seria tão parado quanto o filme. Já vi várias resenhas positivas sobre o livro e acho que vou vencer essa resistência e lê-l em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro, mas tenho aqui em casa. Já disseram que o livro é bom, mas me da uma preguiça de ler esse livro.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, tem um tempo que li esse livro mas lembro do choque com o final e de que ele é realmente fofo, trata de uma diversidade de assuntos que fazem parte da vida dos jovens e vale a pena a leitura. Algumas partes eu fui lembrando a medida que ia lendo a resenha, como o relacionamento com o professor Bill rs e gostei demais da resenha por sinal ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andressa tudo bem?
    Eu assisti a adaptação do livro para filme e amei! É impressionante como nós temos muita coisa em comum com os personagens e se eu gostei tanto assim do filme com certeza vou adorar o livro. Fico feliz que tenha sido uma leitura tão boa. Eu amei a resenha.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa.
    Eu confesso que gostei do filme, mas não tive curiosidade para ler o livro, achei bem interessante os assuntos abordados como o suicídio, o que é realmente triste, gostei de saber que o personagem não age condizente com sua idade, apesar de achar ele um pouco estranho, fiquei curiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dessa!
    Esse estilo mais epistolar de narrativa até que me chama um pouco a atenção, mas não sei se conseguiria me envolver tanto pela visão única do protagonista. De qualquer forma, tive curiosidade nesse livro na época do boom do lançamento e da adaptação, mas esse cenário em particular de festas com álcool e drogas não me agrada, e mesmo por essa vibe mais introspectiva do personagem, não mais me interessei pela leitura, mas que bom que você gostou. Só fiquei levemente instigada agora com o que você citou sobre a bomba que o autor aparentemente joga no final, complicado a gente se relacionar e compreender o personagem de um jeito para, em seguida, o autor vir corrigir essa impressão, por assim dizer, mas bom saber que isso não ofuscou toda a satisfação que foi a leitura até então para você. Espero que goste da adaptação tanto quanto da leitura, já que cada uma a seu modo, é mesmo muito elogiada.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  8. Andressa, até que enfim achei alguém com as mesmas opiniões que as minhas, mais da metade dos leitores não gostaram desse livro, falaram que é só mais um igual a todos os outros, mas para mim essa obra tem uma essência só dela, o modo em que tudo é narrado, os dramas do Charlie, o que aconteceu com ele na infância, a tia dele... O modo em como a Sam e o Patrick se tornaram amigos dele e o fizeram ver o mundo com outros olhos, ahh esse livro é um dos meus amorzinhos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, sempre achei que o livro continha muito drama também, mas depois da resenha vejo que é um típico livro teen que é impossível não se identificar, aquela trama simples mas viciante. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Andressa, li esse livro há um bom tempo, acho que na época que o filme saiu.
    Achei o livro bom, mas fiquei sentindo falta de um algo a mais que não sei dizer o que é.
    Mas no geral é um livro muito bom e que apresenta diversos questionamentos e dramas.

    ResponderExcluir
  11. Vi o filme já faz um tempão, deu pra lembrar lendo sua resenha. Eu gostei do filme, achei meio triste, mas bem feito com personagens cativantes e que a gente entende o que os seus sentimentos. Leria o livro, mas quando tivesse nessa vibe.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  12. Só de ler uma resenha desse livro já me bate uma vontade louca de chorar 😖

    Mesmo o livro não sendo, de todo, triste e dramático, a bomba do final é algo que tento superar até hoje, enquanto lia, nunca imaginei que algo desse tipo tivesse acontecido ao Charlie. 💔

    E sobre essa quote: "Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece.", A MELHOR! VOU LEVAR PRA VIDA INTEIRA!

    Sem dúvidas, este livro tornou-se um dos meus favoritos, adorei a adaptação, mesmo que eles tenham mudado umas coisinhas como de costume.

    Abs.

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa,
    As vantagens de ser invisível é um livro bem conhecido, mas inda não realizei esta leitura. O livro aborda temas bem sérios, reais e muito presente na vida dos jovens (ou de qualquer pessoa). Quanto ao final do livro, a escolha do autor em não detalhar o que poderia ter deixado Charlie assim, um jovem diferente e quieto, talvez tenha a ver com o fato de que ele não queira passar a impressão de que isso é o que define ele, se ele passou por algum trauma isso não pode ser a única coisa que as pessoas irão enxergar ao olhar para ele. Talvez Charlie seja mesmo um menino peculiar, mas porque isso faz parte de sua personalidade, nasceu com ele.

    ResponderExcluir
  14. Não consigo ler esse livro, eu tentei até ver o filme mas.... nada. Não conseguir ver ele todo. Charlie é personagem tão ZZZ que chega a dar nervoso, porque mesmo com pessoas divertida que chega em sua vida. Ele parece que tá triste o tempo todo. Isso é um saco. Enfim, não tenho muito paciência com livro assim

    ResponderExcluir
  15. Não consigo ler esse livro, eu tentei até ver o filme mas.... nada. Não conseguir ver ele todo. Charlie é personagem tão ZZZ que chega a dar nervoso, porque mesmo com pessoas divertida que chega em sua vida. Ele parece que tá triste o tempo todo. Isso é um saco. Enfim, não tenho muito paciência com livro assim

    ResponderExcluir
  16. Oiee Andressa ^^
    Eu também gostei do livro, mas não achei tanta coisa assim. Infelizmente, porque eu realmente gostei do filme. Não sei se foi por ter lido em e-book, e eu não fico tão animada quando leio digital, ou se foi por ter visto o filme primeiro :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Quando assisti ao filme, não sabia que possuía o filme, e gostei muito da adaptação, até porque aborda assuntos muito bons, além da amizade entre os personagens. Imagino que essa leitura deva transmitir ainda mais emoção e envolvimento, com as situações pelas quais os personagens passam, fazendo com que a gente envolva com a história. Se eu tiver a oportunidade de adquirir ao livro, com certeza daria uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  18. Eu assisti à adaptação cinematográfica do livro há algum tempo, e confesso que o personagem principal me cativou logo de cara. Ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas acho o formato com que ele foi escrito bastante interessante, e acho que torna o leitor ainda mais próximo e íntimo do personagem. Gosto muito dos temas abordados e da forma como o autor encontro de trabalhar cada um deles. A acho o Patrick maravilhoso!

    ResponderExcluir
  19. Eu queria assistir a adaptação primeiro mas acho que não vou sentir aquela mini surpresa quando leio um livro e não sei o que esperar direto (mesmo lendo as resenhas), então só irei assistir a adaptação quando ler o livro. Charlie meio que parece eu, não muito sociável , quieto e timido rsrs e por este motivo eu quero ler, por ter me identificado.

    ResponderExcluir
  20. Ganhei esse livro recentemente mas infelizmente ainda não li esse livro!! Mesmo assim adorei a indicação do filme e do livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir