terça-feira, 14 de março de 2017

[Resenha] O circo voador - Rita Pancada na Índia

|
Autor: Tiago de Melo Andrade
Páginas: 132
Editora: Edelbra
A coleção apresenta a menina Rita Pancada, personagem interessante e divertida, que levará o leitor a viver aventuras mirabolantes na China, na África e na Índia. O texto leve as ilustrações delicadas são convite para o leitor que, ao entregar-se ao prazer do texto literário, terá a oportunidade de conhecer aspectos sobre os costumes, a geografia e a cultura de outros povos.
Quando o Incrível Circo Voador chegou em Formigas, a cidade onde Rita Pancada nasceu e vive até hoje, não houve quem não ficasse maravilhado. Era mesmo um circo muito especial. O que ninguém imaginava era que havia uma razão bem específica – e bem esquisita – para que o dono do circo, entre tantas cidades desse mundão, escolhesse a pequenina Formigas para uma temporada. Junto com Rita e Rajiu, o menino mais forte do mundo, você vai conhecer lugares incríveis da Índia e, é claro, vai descobrir os segredos do grande Frederico Gambine.


Eu recebi em dezembro uma caixa da Edelbra recheada de livros, dentre eles, O circo voador - Rita Pancada na Índia. O que eu mais gosto nas obras da editora é a diagramação e cuidado com a edição. Os livros são sempre repletos de ilustrações, que encantam o leitor, e possuem detalhes fofos demais. O livro faz parte da coleção As aventuras de Rita Pancada, e neste volume iremos acompanhá-la na Índia. O que ela está fazendo lá? Logo irei contar!


Iniciei a leitura já imaginando que iria encontrar uma história leve e divertida, mas não imaginei que gostaria tanto da personagem. Rita sofre de Patetice Patológica Congênita, ou seja, ela é um desastre ambulante. A coitada bem que tenta ficar longe de encrenca, mas até mesmo uma escova de dente é um perigo para ela. Seu quarto não possui quase nenhum objeto, na hora de dormir os pais a prendem na cama para não ter perigo de cair, entre outras preocupações. 


Certo dia chega na cidade um circo voador com atrações incríveis. Claro que Rita Pancada é proibida de ir, afinal, pode ser muito perigoso. E assim, ela fica sozinha em casa, no seu quarto acolchoado. Ou ficaria, se o dono do circo não a mandassem sequestrá-la para virar uma de suas atrações. Por esse motivo que Rita foi parar na Índia, lá, ela consegue escapar do circo com seu amigo Sigur, o garoto mais forte do mundo. 


A aventura é cheia de reviravoltas e muitos desastres. No meio disso tudo, o leitor ainda consegue saber um pouco mais da cultura do país e costumes. É uma leitura maravilhosa, serve bem para sair daquela ressaca literária. É uma obra que dá para ler em poucas horas, pois é bem curtinha.

O livro possui diversas ilustrações sobre as aventuras dos amigos, então fica ainda mais fascinante acompanhar tudo. A edição está muito fofa, e a capa é muito lindinha! Eu gostei bastante de conhecer Rita Pancada, ela é uma menina cheia de energia, muito curiosa e bastante divertida. Recomendo a leitura!

13 comentários:

  1. Tenho certeza que essa história vai me render momentos divertidos e maravilhosos.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, não conhecia a editora, mas amei as fotos do livro e a resenha. Rica me ganhou no Patetice Patológica Congênita e fiquei super curiosa pra saber mais dela e suas aventuras. As ilustrações dão um plus a mais a história e são lindas <3 :)

    ResponderExcluir
  3. Também ainda não conhecia a editora, e por isso me surpreendi com essa história tão bem elabora, e apesar de ser uma história infantil, ainda sim consegue aborda vários assuntos e temas. Além de fato de apresentar a questão da cultura, e a forma como isso e desenvolvido, de forma excelente. Quero muito conhecer de perto as aventuras dessa personagem.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa.
    é a primeira vez que vejo falar tanto da editora quanto do livro.
    Nunca li um livro onde algum personagem sofre de Patetice Patológica Congênita, o que achei bem interessante justamente por ser diferente, e apesar de não gostar ad livros com ilustrações vou ler com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa,
    Boa indicação de leitura leve e divertida. Meus sobrinhos iriam adorar a Rita! O amigo dela é Rajiu ou Sigur? Também adorei a capa e as ilustrações.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dessa!
    Não conhecia o livro, mas a capa é mesmo uma gracinha! Fora que o enredo só pela sinopse já parece ser bem divertido mesmo. Patetice Patológica Congênita, minha nossa, o que será que vem por aí nas aventuras dessa garota com isso. E pelo visto ela não para por aí, né? Os demais livros estão aí para mostrar isso, haha. Que bom que a leitura conseguiu te surpreender e te cativar tanto, realmente é uma opção ótima para sair de uma ressaca literária. Se tiver oportunidade de leitura, vou procurar dar uma chance à leitura, sim. ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, tudo bem?
    Quando vi o livro achei que seria um livro bobinho, mas me enganei, ainda bem!
    Gostei bastante da proposta do livro, e as ilustrações são bem bonitinhas e engraçadinhas. Achei bem leal também o autor explorar a cultura do país onde Rita vai, o que enriquece bem a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma priminha que com certeza ia adorar esse livro! Eu me identifiquei logo no início com a personagem, também sou bastante desastrada, apesar de não ter um quarto acolchoado (o que não seria uma má ideia! haha). Gostei também das informações sobre as culturas e costumes indianos que existem no decorrer do livro, isso enriquece demais a narrativa. E a fofura das ilustrações ganhou de vez meu coração!

    ResponderExcluir
  9. Olá, essa é uma leitura leve e divertida e ainda faz com que conheçamos um pouco da cultura desses países tão peculiares. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa,
    Que sinopse divertida e encantadora. Tudo na trama me parece bem cativante, a Rita tem um nome engraçado, assim como tudo que é descrito na história. O mais legal desta obra é poder explorar diferentes culturas, a Índia é um país que acho muito interessante, mas que não sei muita coisa. A diagramação está um amor e o fato de ter imagens deixa o livro mais envolvente, principalmente, para jovens leitores!!

    ResponderExcluir
  11. Que delicia de livro
    A gente viagem para China, na África e na Índia sem sair do lugar
    Adoro livro com ilustração então sou suspeita em fala, ainda mais quando relacionada aventura de garotinha tão fofa como rita. Que sabe não leio algum dia essa historia encantadora

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com um pouco de pena da Rita mas ela parece ser uma garota legal. Vai ser bem legal conhecer a índia sem ao menos sair do lugar. A capa é fofa e eu to super curiosa para conhecer ler este livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dessa!!
    Adorei esse livro que é cheio de aventura, reviravoltas no enredo!! E que ilustrações lindas são essas!! Fiquei encantada!!
    Bjoss

    ResponderExcluir