sexta-feira, 3 de março de 2017

[Resenha] Crave a marca

|
Autora: Veronica Roth
Páginas: 480
Editora: Rocco Jovens Leitores
Série: Crave a marca, 1
Num planeta em guerra, numa galáxia em que quase todos os seres estão conectados por uma energia misteriosa chamada “a corrente” e cada pessoa possui um dom que lhe confere poderes e limitações, Cyra Noavek e Akos Kereseth são dois jovens de origens distintas cujos destinos se cruzam de forma decisiva. Obrigados a lidar com o ódio entre suas nações, seus preconceitos e visões de mundo, eles podem ser a salvação ou a ruína não só um do outro, mas de toda uma galáxia. Primeiro de uma série de fantasia e ficção científica, Crave a marca é aguardado novo livro da autora da série Divergente, Veronica Roth, que terá lançamento simultâneo em mais de 30 países em 17 de janeiro, e surpreenderá não só os fãs da escritora, mas também de clássicos sci-fi como Star Wars.

Crave a marca era um dos mais aguardados lançamentos de 2017. Veronica Roth fez um grande sucesso com sua série Divergente, então é normal que as expectativas estivessem bastante altas em relação ao seu novo livro. Vi várias críticas sobre a história, e me surpreendi que muita gente não ficou satisfeita com a obra, eu gostei demais do enredo, e apesar de concordar em partes com algumas opiniões que vi por aí, eu achei a trama bastante promissora e envolvente. A ambientação neste novo universo foi a parte mais difícil na leitura, pois são muitos planetas, culturas, hierarquias e tudo mais, então no início achei tudo muito confuso, e não conseguia entender essa divisão em um mesmo planeta. Conforme o ritmo da narrativa aumentava, consegui me ambientar, e entender melhor todas as nuances que a autora inseriu na obra.

A história é cheia de reviravoltas, ficaria até confuso eu tentar resumir, então não vou contar muito sobre. Uma distopia com elementos de ficção científica: essa é uma combinação que não tem como dar errado. Apesar de concordar que há algumas partes mais lentas na narrativa, tem que se levar em consideração que este é o primeiro livro da série; uma introdução ao universo criado pela autora. Então, claro, muitas situações não foram desenvolvidas totalmente, e temos muitas perguntas sem respostas. Porém, apesar de ter momentos mornos, a história e personagens são igualmente marcantes.

Akos é thuvhesita, um povo pacífico e que venera bastante seus oráculos. Cyra é shotet, um povo que prefere a violência, e que está em constante guerra com os thuvhesitas. É alarmante a diferença entre os dois povos. Isso se torna marcante quando certo dia alguns Shotet, após saber a Fortuna de algumas famílias, decidem sequestrar o irmão de Akos, e levá-lo junto, e não sem deixar alguns corpos pelo caminho. Cyra, irmã do cruel governante, Ryzek, possui um dom-da-corrente que a faz sentir muita dor, e também infligir a outras pessoas se quiser. É usada como arma de tortura pelo irmão, e quando enfim seu caminho cruza com Akos, percebe que pode ser alguém diferente, se assim decidir.

Com o sequestro de Akos o leitor acaba se aprofundando muito mais na cultura e costumes dos Shotet, e apesar da crueldade do governante, percebemos que é um povo guerreiro, que apenas está sendo guiado da forma incorreta, através de medo e sangue. Os personagens demoram para se encontrar, e considero que a partir deste momento que a leitura deixa de ser um pouco monótona e realmente fica empolgante.


Akos surpreende com sua força de vontade, mesmo sendo espancado ele não desiste do desejo de tirar seu irmão de lá. Cyra não é diferente, apesar de não bater de frente com seu irmão, e fazer tudo o que ele pede, ela convive com seus próprios monstros e dores. É uma garota incrível, que não se deixou corromper pelo poder que tem, e muito menos sua posição social. Lá no fundo ela não concorda com nada que acontece.

Essa força que vem da Corrente e os dons-da-corrente não são algo original, realmente podem ser encontrados em outros livros, - alô, Star Wars e Estilhaça-me -, mas não vou ser injusta de dizer que mesmo assim a autora não criou uma trama incrível e bem desenvolvida. Eu gostei bastante de tudo o que eu encontrei no enredo, e principalmente dos personagens secundários, que com o tempo vão se mostrando mais, tendo um destaque maior. Crave a marca é um livro difícil de falar, há sempre algo inesperado acontecendo. E o final, apesar de em partes esperado, consegue surpreender e fazer o leitor ficar angustiado pela continuação.

A relação de Akos e Cyra foi algo que me deu muito medo de se transformar em um romance meloso e bobo, algo que nem combinaria muito com nenhum dos dois, mas desde o início percebemos que a aproximação deles é totalmente forçada, com desconfiança e mentiras, demora para que os laços sejam criados. Mas, os dois percebem que podem fazer a diferença em um mundo cheio de violência. 

Crave a marca tem uma capa muito linda, a edição da Rocco está impecável. As folhas são amareladas, e a fonte tem um tamanho muito agradável para a leitura. Recomendo bastante este livro, é uma leitura fluída depois de certo momento, a narrativa é feita em terceira pessoa por Akos e em primeira por Cyra.

19 comentários:

  1. Oi, Dessa!
    ... E a vontade de fazer essa leitura só cresce! *o* Mas é bem como você disse mesmo, ainda que o início arrastado me deixe levemente apreensiva, é realmente compreensivo por ser a introdução da série, e ao menos, no decorrer da história, a leitura passa a fluir melhor depois. Boa ressalva sua sobre os shotet serem cruéis, mas, acima disso, agirem de tal forma por má liderança e influência, ponto que definitivamente marca a maioria - senão todas - das distopias. Só boiei um pouco na referência dos dons-da-corrente, não li nem Star Wars nem Estilhaça-me, haha. Enfim, mais uma resenha incrível! E cada vez mais animada por fazer essa leitura - apesar de que, pensando bem, irei reservá-la para um momento em que estiver mais tranquila para absorver cada informação com calma, porque, né, mundos novos requerem uma boa atenção logo ao conhecer a trama, hehe.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu adorei a premissa deste livro, só não gostei dos nomes que são muito difíceis heheheh
    O universo criado pela autora, as diferenças entre os povos de um mesmo planeta e os conflitos criados são fascinantes. Acho que as pessoas que não curtiram muito o livro, se deixaram influenciar um pouco pela expectativa por causa do sucesso da outra série, isso é super normal, é muito difícil desvincular um autor de um sucesso anterior.
    Eu adoro esta capa, que é linda e na minha cor preferida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro. Parece tão maravilhoso quanto o livro divergente.
    A capa é linda e o enredo melhor ainda.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, acho que quanto mais sucesso você faz, mas está sujeito as criticas e apesar de também já ter lido algumas criticas negativas a esse livro estou muito interessada em lê-lo. Verônica é uma autora incrível e tem uma escrita muito envolvente, apesar de não ter concordado com o final de sua trilogia anterior não posso discutir a qualidade da história e acho que esse livro apesar de ter muitos elementos parece ter um inicio promissor. O inicio lento pode até tornar a leitura um pouco maçante mas gostei de saber que com as interações entre os personagens a história ganha agilidade, contudo ainda não decidi se me "jogo" na leitura desse primeiro livro logo ou espero os próximos lançamentos (tenho preferido séries já concluídas). Ótima resenha ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá, é bom saber que Veronica acertou mais uma vez, autora criou um universo bem peculiar sem abrir mãos dos aspectos políticos e distópicos que consagraram sua escrita. Espero ler a obra em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Apesar de eu curtir muito distopias, acho que esse gênero já me saturou, pois não encontro mais originalidade nem nada... Não sei se leria esse, mas até que a premissa me pareceu interessante... A capa é linda mesmo, adorei!

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu também sou assim em livros como esse tenho medo dos personagens se tornarem bobos e apaixonados, mas gostei de saber que isso não acontece aqui, a capa do livro é realmente espetacular e o enredo me chamou bastante a atenção, e apesar do enredo não ser totalmente originar como você mesmo citou ainda assim estou curiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa,

    Terminei a pouco tempo Divergente e gostei bastante da escrita da autora. Esse novo livro acabou me chamando a atenção e já está na minha lista de leitura, fora todos os comentários positivos que tem me deixado mais curiosa ainda. Quero ler muito em breve. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  9. Andressa, ainda não tive nenhuma oportunidade de ler alguma obra da Veronica mas entre toda, "Crave a marca" é qual eu estou mais interessada.
    Amei todo esse enredo, ele me lembrou um pouco "A Rainha Vermelha" por causa dos poderes que os personagens possuem, mas parece que essa obra é tão boa quanto. Ela possui a mistura de tudo o que gosto, ficção e romance, mesmo este sendo como um plano de fundo.
    Espero ler o livro em breve, é uma das minhas leituras que mais anseio em poder começar.

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Adorei sua resenha! Esse livro é uma de minhas leituras desejadas para este ano, embora ainda não tenha comprado =( Adorei o enredo, gosto muito de personagens com poderes e fico contente que a leitura flua melhor no decorrer do livro. A capa é muito linda, realmente a Rocco sempre acerta! Muito obrigada pela dica, que só aumentou minha vontade em lê-lo! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. É complicado conseguir superar as expectativas criadas depois da série Divergente que abalou geral. Mas enfim, eu não gosto muuuito de ficção, abandonei a Rainha vermelha, mas daria uma chance para Crave, sim concordo parece que demora bastante para as coisas acontecerem, mesmo sendo o primeiro livro. Achei interessante eles não se gostarem logo de cara. A capa é linda.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  12. Hey! Em minha opinião, a maioria dos livros de distopia e ficção científica têm esse problema da ambientação do cenário, aí demora um pouquinho para que nos acostumemos, mas que bom que isso não foi exatamente um ponto negativo da leitura.

    Essa foi uma das poucas resenhas positivas que li sobre Crave a Marca, como você mesma disse, um bocado de gente não gostou da obra 🌚

    Mas eu espero ler em breve, e só por foto já dá para ver que a Rocco caprichou nessa edição!

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Não dá para negar que a Veronica Roth sabe criar e desenvolver um mundo (seja ele distópico ou não). Os detalhes descritos e a forma com que conta suas histórias são, sem sombra de dúvidas, bastante complexas. Criar um mundo novo, dividir em planetas e cada um deles ter uma divisão própria, parece mesmo ser muita informação para absorver na inicio da leitura. Alguns elementos que ela insere na história tem muito a ver com certas coisas da nossa sociedade (tanto históricas quanto atuais). Eu não li o livro então não tenho como descrever aqui uma opinião formada a respeito desta trama, mas é uma leitura que, com certeza, farei, principalmente depois de todos os comentários e de sua resenha!!

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Então gosto bastante da autora Veronica Roth, estou bastante animada em ler esse livro. Acredito que neste mês devo ler, e estou super ansiosa. Eu gostei muito de Divergente, dos personagens porque eles são bastante forte e com personalidade marcante. Espero que Crave a Marca seja assim também. Assim que ler, venho conta o que achei melhor do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Já tem algum tempo que quero ler os livros dessa autora, e por isso quando soube do lançamento dessa obra fiquei bastante entusiasmada. Não imaginava que a introdução fosse tão arrastada, achei que a história teria uma trama um desenvolvimento continuo, rápido, mesmo assim gostei da premissa do livro, os personagens me pareceram bem construído, e cativantes, principalmente os secundários. Com certeza vamos ter muitas surpresas e revira voltas.

    ResponderExcluir
  16. Desde que foi lançado, o livro me despertou bastante curiosidade. Apesar de ter minhas próprias opiniões não muito boas sobre Divergente, acho que essa história é diferente em vários aspectos, e seria interessante dar mais uma chance à autora e a mim mesma. Gostei das personagens fortes que o livro possui, e acho que, mesmo com alguns elementos não tão originais, o importante é como a autora conduz sua narrativa. Pelo que eu percebi, o universo é bem complexo e exige uma atenção redobrada do leitor, mas confesso que esse detalhe só me atrai ainda mais.

    ResponderExcluir
  17. Me despertou um interesse muito grande por esse livro mesmo não sendo meu tipo de leitura favorita acredito que irá superar minhas expectativas.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito desse ar diferente que a Veronica deu, ela realmente soube mostrar que é imersa em criatividade , e eu to louca para ter esse livro. Esse livro é muito meu gênero, eu curto esse clima de super fantasia e outros mundos.

    ResponderExcluir
  19. Adoro fazer leituras de livros que são de distopias!! Fiquei bem interessada nesse novo livro da Veronica Roth achei uma abordagem diferente dos outro livros dela!! E por causa disso fiquei bem interessada!!
    Beijoss

    ResponderExcluir