segunda-feira, 20 de março de 2017

[Resenha] Ninfeias negras

|
Autor: Michel Bussi
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.

Uma bela e pequena cidade, famosa pela arte e pelo pintor mais famoso que a colocou no roteiro dos amantes de pintura e Impressionismo; com a beleza natural presente em cada canto da cidade, tendo sua exuberância protegida por leis e tornando-se um patrimônio mundial arrodeado de histórias, pinceladas e mistérios. Uma cidade em que pelo menos alguma vez você deve ter visto alguma foto por aí (pesquise no Google só pra confirmar), com todo seu ar romântico e bucólico, o autor francês Michel Bussi resolveu retratar o livro Ninfeias Negras como um quadro pincelado com cores lancinantes, retratando moradores presos em lembranças, cercados por turistas curiosos.

Um thriller repleto de detalhes da vida e da obra de um famoso pintor; os caminhos que seus quadros trilharam após sua morte; histórias fascinantes sobre belas pinceladas de vários artistas e o famoso movimento representado principalmente por Claude Monet.

Passeando por todas as aulas apresentadas pelo autor, o enredo do livro é conduzido de forma fragmentada, tendo uma narração de uma idosa em primeira pessoa; além de um narrador que acompanha uma jovem professora, uma menina prestes a completar 11 anos, e o mistério em torno de um assassinato, com dois investigadores que correm por todo o livro tentando alinhar os fatos e pistas - que mais te confundem, do que esclarecem alguma coisa - além de alguns outros personagens que margeiam a história e dão o toque final para completar a pintura.

O pensamento das três mulheres, os questionamentos dos investigadores, e toda a alternância de perspectiva dentro do texto, não me fisgaram logo de cara - mesmo a narrativa sendo super ágil e constante - mas conforme os acontecimentos avançavam pro meio do livro, e a pequena curiosidade que estava escondida no início da leitura resolveu crescer e aflorar, aí sim as coisas começaram a correr, e os ciúmes e mistérios surgiram com algumas peças sobressalentes para encaixar, mas que não tiveram efetivo resultado.


Tive um pequeno pensamento sobrevoando minha mente enquanto eu lia uma parte do livro, e me deixou feliz em ter levemente suspeitado corretamente (principalmente pela semelhança com uma certa série de TV e o recurso utilizado por esta), e a confirmação veio logo depois; e claro, se eu suspeitasse desde o início, não teria graça e não seria tão impactante o final do livro para mim, pois se a intenção do autor era essa, ele conseguiu fechar sua estória e fazer isso com primor.

O sucesso do livro, com certeza se deve a esse recurso utilizado pelo autor e explorado de forma dinâmica e diferente, em que até então, eu ainda não havia visto em nenhum livro de suspense.

Se você está curioso sobre esse tal recurso e o mistério da obra, e se não entendeu bulhufas da minha tentativa de falar do livro, é justamente para você se aventurar. Eu também não tinha ideia de nada do enredo, a sinopse me deu apenas um panorama; mas eu estava tão longe da verdade, pois quando cheguei ao final, queria só mais um parágrafo, só mais UM, para deixar mais marcante tudo aquilo que no início, eu nem suspeitava.

12 comentários:

  1. Oi, Dandra!
    Já li tantas resenhas desse livro que, confesso, já criei uma certa birra com ele por mesmo a cada elogio nas resenhas, inclusive na sua, ainda não conseguir me atrair de nenhuma forma principalmente pela questão dos detalhes de arte no livro e talvez por ficar meio perdida com a premissa em si, mesmo depois de ter lido tanto sobre ele, rsrs. Já tive interesse, ou ainda tenho, é difícil dizer com precisão, rs, no livro anterior do autor que foi lançado por aqui, O Voo da Libélula, mas esse já não me atraiu tanto. De qualquer forma, quem sabe depois que a hipe do livro abaixar de vez e eu poder pegá-lo quando já tiver desapegado das resenhas e comentários gerais sobre? Não sei, mas não é como se eu já estivesse recusando a leitura, só não me sinto apta a fazê-la agora, talvez. Ainda assim, valeu a dica, inclusive a ressalva que você fez sobre ler sem saber muito da trama. De repente deve funcionar bem mais mesmo. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Dandra, tudo bem?
    Já li muitas resenhas sobre este livro, e felizmente TODAS são positivas. A estória do livro é muito instigante e é do meu gênero favorito, o que aumenta ainda mais a minha curiosidade. Essa capa meio misteriosa contribui também com a proposta do mistério do livro. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Dandra, Ninféias Negras chegou com tudo e tá rendendo boas resenhas, o que tem me deixado curiosa sobre sua história que envolve três gerações de mulheres, um assassinato e muito mistério. Terminei a resenha curiosa sobre o tal recurso e como vc não disse que série te lembrou a história (até porque não ia ter graça rsrs) vou ter que ler pra saber rs. Então espero ter a oportunidade de ler o livro e vou procurar Giverny no google ;)

    ResponderExcluir
  4. Poxa você me deixou super curiosa, já havia lido várias desse livro, dizendo super elogios em relação a leitura, mas nada se compara com a sua resenha. Vejo que a sinopse do livro só nos da uma parte da visão do que essa trama aborda, e vai além daquilo que podemos imaginar, tornando esse livro surpreendente, já quero saber sobre esse recurso, e desvendar esse mistério. Imagino que essa vai ser uma leitura e tanto.

    ResponderExcluir
  5. Olá, adoro esse livros sombrios e misteriosos, que nos fazem criar várias teorias em busca da verdade. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não sei, mas não é como se eu já estivesse recusando a leitura, só não me sinto apta a fazê-la agora, talvez. Ainda assim, valeu a dica, inclusive a ressalva que você fez sobre ler sem saber muito da trama. De repente deve funcionar bem mais mesmo. ;)

    ResponderExcluir
  7. OI Dandra.
    Oi.
    Eu adorei a sinopse do livro, fiquei mais que curiosa para conferir, amo esse senário de mistério e investigação, achei a capa bem interessante, gosto bastante de personagens marcantes, principalmente por se tratar de três mulheres tão distintas como você mesmo citou, enfim adorei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dandra,
    Ninfeias negras tem chamado muito minha atenção em todas as resenhas que leio. A história é misteriosa, assim como seus personagens e o uso de três protagonistas tão diferentes é algo que não costumo ver em livros, principalmente em livros deste gênero. Mas o que estou mais intrigada é em como essas três personagens se interligam e se elas estão envolvidas, de alguma forma, no assassinato descrito na sinopse. Imagino que o livro seja bem detalhista por ter inserido na história muitas referências obras de arte. Fiquei pensando a respeito deste recurso utilizado nesta obra e não tenho ideia do que poderia ser, mas sua citação me deixou ainda mais curiosa para fazer esta leitura!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do suspense presente no livro. Esse ar de criminalidade, e investigações me deixam extremamente curiosas. Eu ja vi falarem deste livro e achei um tanto interessante, muito curiosa para saber o desenrolar desta trama.

    ResponderExcluir
  10. Dandra,
    fiquei curiosa para saber o que essas 3 mulheres escondem e qual a relação com o crime num cenário tão bonito e famoso, mas o que me deixou curiosona foi esse dito recurso que o autor usou. E sim, entendo sua carência por mais um, apenas um parágrafo, as vezes sinto essa falta.
    Capa é interessante, só o começo que me desanimou por ser um pouco confuso, mas mesmo assim acho que vale e a pena.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente achei essa capa maravilhosa, adoro capa Dark!
    Quem não ama livro com mistérios né? Fiquei bastante curiosa em relação ao assassinato. Quando leio esse tipo de livro acabo tentando encaixa as pistas e fatos para descobrir primeiro que os investigadores. E no fim, acabo surpreendendo. Espero que acontece cm Ninfeias Negras, pois amei muito o que li, e estou cheias de expectativas

    ResponderExcluir
  12. Oi Dandra!!
    Acho que já li muitas resenhas sobre esse livro Ninféias Negras, mas minha vontade de conhecer a fundo ainda persiste!! Adoro livros mistérios e com um pouco de suspense e aquele clima de quem matou no ar!!
    Beijoss

    ResponderExcluir