segunda-feira, 6 de março de 2017

[Resenha] A garota no gelo

|
Autor: Robert Bryndza
Páginas: 320
Editora: Gutenberg
Série: Detetive Erika Foster, 1
Seus olhos estão arregalados… Seus lábios estão entreabertos… Seu corpo está congelado… Mas ela não é a única.
Quando um jovem rapaz encontra o corpo de uma mulher debaixo de uma grossa placa de gelo em um parque ao sul de Londres, a detetive Erika Foster é chamada para liderar a investigação de assassinato.
A vítima, uma jovem e bela socialite, parecia ter a vida perfeita. Mas quando Erika começa a cavar mais fundo, vai ligando os pontos entre esse crime e a morte de três prostitutas, todas encontradas estranguladas, com as mãos amarradas, em águas geladas nos arredores de Londres.
Que segredos obscuros a garota no gelo esconde? Quanto mais Erika está perto de descobrir a verdade, mais o assassino se aproxima dela.
Com a carreira pendurada por um fio depois da morte de seu marido em sua última investigação, Erika deve agora confrontar seus próprios demônios, bem como um assassino mais letal do que qualquer outro que já enfrentou antes.

A garota no gelo é o primeiro livro da série protagonizada pela Detetive Erika Foster, e também o primeiro romance policial do autor Robert Bryndza. Este é o segundo thriller que eu leio em fevereiro, e confesso que é um dos gêneros que eu não consigo enjoar. Provavelmente vou adicionar algum livro do tipo na próxima pilha de novo. Enfim, esta era uma obra que eu estava ansiosa para ler. A capa me conquistou muito, após ler a sinopse, tive a certeza de que seria uma daquelas leituras que me dão aflição e me fazem suspeitar até da mãe. E realmente foi este tipo de leitura que encontrei em A garota no gelo, o autor desenvolve sua trama em um ritmo intenso, é impossível desgrudar do livro.

Erika Foster é uma detetive com um passado bastante conturbado. Em sua última investigação, viu seu marido ser morto na sua frente. Sua escolha de recomeço é aceitar o caso que surge: a filha de um socialite é encontrada morta em um lago. Não há suspeitos definidos, ninguém viu nada e ninguém entende os motivos do crime. Apesar de liderar a investigação, vários empecilhos surgem, um deles é a própria família de Erika, que demonstra não ser tão acessível para ajudar a juntar pistas que possam levar ao assassino. 

Normalmente nos thrillers nunca é fácil para quem está investigando o crime conseguir pistas, mas para Erika é muito pior. Sua reputação, depois da morte do marido, a persegue. Ninguém a culpa, mas quando surge alguma oportunidade, ela sempre tem essa ferida cutucada. Além da família da vítima, há mais pessoas que não querem que o caso seja solucionado tão fácil.


Erika consegue algumas pistas que mostram que a garota estava em um pub na noite em que foi morta. Mas, para não sujar a imagem dela, ninguém quer que isso seja anunciado, o que só faz com que a possibilidade de encontrar pistas fique mais dífícil. Erika desde o início mostra que não vai desistir de sua intuição, ela precisa encontrar quem assassinou brutalmente essa jovem.

É extremamente angustiante acompanhar o desenvolvimento da investigação, há sempre algo que barra o andamento, muitas pistas surgem, algumas conseguem ter uma ligação, mas tudo piora quando descobrem que este caso pode estar relacionado com a morte de três prostitutas anos atrás. Será que é o mesmo assassino?

Erika é uma personagem insegura, solitária e que se culpa pela morte do marido, porém, quando se trata de encontrar assassinos, mostra-se corajosa, independente e inteligente. Ela é uma mulher que não desiste, mesmo que isso custe seu emprego, ou que sua vida corra risco. Suas escolhas, mesmo que absurdas e loucas em alguns momentos, foram o que fizeram a leitura ainda mais incrível. O autor desenvolveu a história em um ritmo ótimo, me fazendo juntar pistas, desvendar segredos e desconfiar de várias pessoas.


O desfecho foi surpreendente, mas não por saber quem era o assassino, pois foi uma pessoa que já tinha passado pela minha cabeça. A motivação que me surpreendeu. Não esperava nada daquilo, e mesmo sendo previsível quem era o assassino, saber o porquê me fez apreciar demais a leitura. Gostei muito da estreia do autor no romance policial, e certamente irei ler mais livros dele.

Garota no gelo tem mais de oitenta capítulos, o que tornou a leitura dinâmica e fluída. A capa está muito linda, as folhas são amareladas, a fonte tem um tamanho agradável para ler e a revisão da Gutenberg está muito bem feita. Recomendo a obra!

22 comentários:

  1. Oi, Dessa!
    Desde os livros da Bianca Carvalho tenho procurado dar mais chance aos romances policiais justamente por, quando pequena, já gostar de toda essa temática de investigação e pistas a serem unidas e desvendadas. Se eu já tinha curiosidade nessa leitura só pela divulgação, depois da sua resenha, agora, fiquei ainda mais ansiosa por conferir a leitura e descobrir como tudo transcorre e finaliza. Valeu, principalmente, pela ressalva sobre o quão dinâmico são os capítulos, é certamente um fator bem motivador também, hehe. Espero gostar e, de repente, me surpreender tanto quanto você quando ler!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é cheio de mistério, investigação e muita ação. Eu quero muito ler esse livro, pois é um livro que me prende do começo ao fim.
    Tenho certeza que vai ser bem dinâmico tentar descobrir quem é o assassino.
    Amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa tudo bem?
    Gosto muito deste gênero de leitura, e eu estou doida por este livro. A capa é muito intrigante e a sinopse me deixa om muita vontade de ler para desvendar todos os mistérios. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por romances policiais, acho que é um dos generos que não enjoo nunca. Talvez pelos clichês abordados sempre terem algum diferencial.
    Achei interessante a história da detetive Erika, ela já tem um passado conturbado e ainda a morte da menina no lago que deixa uma tesão bem grande.
    Certamente é um livro que vou querer ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, espero ler mais desse gênero de leitura esse ano, pois tenho visto ótimos lançamentos dele e até então não é um gênero que leio com frequência, mas quero mudar isso. A capa desse livro tá realmente incrível e a história parece ser muito boa, imagino que deva ser muito bom ir juntando as pistas pra descobrir o assassino, mas acho que por não ter tanta experiência nesse tipo de leitura ao contrário de você eu não vou desvendar o caso rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Andressa, devo confessar que a cada lançamento fico mais fascinada por esses thrillers, eles são incríveis, e este não poderia ser diferente. Posso dizer que fiquei bem curiosa sobre porquê mataram aquela jovem, e ainda mais curiosa por causa dos pais, mataram a filha mas não querem dizer onde ela foi vista por último para não manchar sua reputação, que tipo de pais são esses? Não vejo a hora de por a mão nesse livro e começar minha leitura. Aliás, a Editora Gutenberg fez um ótimo trabalho na parte gráfica, estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa.

    Este livro está na lista de desejados porque livros policiais e thrillers. O suspense que contém em torno do crime tem conquistado um espaço enorme entre os livros que ando desejando. Pela sua resenha o livro parece ser muito bom e fiquei curiosa com desfecho surpreendente. Parabéns pela resenha e tentarei adquirir este livro logo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá, o autor criou uma trama envolvente e viciante, com elementos que prendem o leitor do início ao fim, fiquei curioso para ler, pois adoro livros misteriosos. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. OI.
    Eu adorei essa premissa, acho que nem preciso dizer o quão curiosa fiquei, amo esse senário de investigação, estou ansiosa para descobrir o motivo do assassino já que foi algo que te surpreendeu, adorei as personagens e já estou com um pouco de pena da Erika, ansiosa demais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, mas a sua foi a primeira que me deixou com vontade de ler.
    Eu não tenho lido muitos romances policiais ultimamente. Nem é por não gostar, é só que nenhum me chamou a atenção recentemente. Porém, pelo que eu vi na sua resenha. "Garota no gelo" parece ser uma leitura realmente envolvente, e gostei de saber que, mesmo a revelação de quem é o assassino não tenho sido algo inesperado, a motivação dos crimes é surpreendente.
    Sua resenha me deixou realmente curiosa e, com certeza, vou adicionar esse livro na minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Dependendo do thriller eu gosto da leitura, mas confesso que não curto descobrir o culpado (no caso o assassino) antes.
    Pelo menos a motivação você não conseguiu descobrir e o final te surpreendeu.
    Não consigo nem imaginar como é para essa detetive ter visto o marido ser morto na frente dela e ainda ter essa ferida sempre cutucada. :(

    ResponderExcluir
  12. Desejado! Gosto do gênero, gosto de tentar descobrir o assassino e tals. Fiquei curiosa para saber qual a motivação do assassino e qual a ligação da garota com os outros casos. Só deu uma angustiazinha em saber que o pessoal dificulta nas pistas. Fora isso, quero ler, linda capa.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  13. Mano do céu, olha essa capa que coisa magnífica, cara! Eu já conhecia o livro e sou doido para ler! Partilho do mesmo amor por thrillers que você tem: não consigo enjoar ❤

    A Detetive Erika parece ser uma personagem bem construída, tal como toda a trama conforme li o que você escreveu sobre, e essa coisinha sobre a morte do marido ser uma ferida cutucada toda vez que ela tem um caso novo, mesmo parecendo algo simples, ainda assim parece dar um diferencial à trama.

    Espero ler em breve :3

    ResponderExcluir
  14. Desfechos surpreendentes são essenciais em obras do gênero, nunca aceito menos que isso hahaha. E achei curioso a detetive ser uma mulher, não lembro de ter visto isso antes... A história é interessante, mas confesso que os últimos thrillers que tenho lido foram muito decepcionantes, então criei um certo tipo de receio :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Adoro thrillers, então já está na minha lista, apesar de ter dado uma pausa nas leituras desse gênero porque, em uma semana, li três! hahah mas esse será lido sim!

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa,
    Amo thrillers psicológicos, mas tenho achado eles muito repetitivos (inclusive nos nomes). Claro que cada livro trás seu próprio mistério. A garota no gelo trás um diferencial, pois o autor está criando com ele o início de uma série e de uma personagem, então é provável que os próximos livros tragam uma protagonista mais forte e confiante. Todo o clima, a ambientação e a forma como a vitima é encontrada contribuem para intensificar o suspense neste livro. Gostei de saber que o final foi surpreendente, pois é muito frustrante quando temos uma história tão bem construída, mas que o final deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  17. Estou super animada com esse livro, desde que vir na lista de lançamento me chamou atenção logo de cara. Essa coisa de mistério me fascina, acho que passaria o livro inteiro tentando descobrir com as pitas que livro dar, o motivo levou a garota esta naquela situação. Robert parece ser bem competente, e espero que autor não deixa de lado os sentimentos delas, pois também quero descobrir com ela vai lidar com cada fato. Enfim, espero ler em breve, quem sabe não ganho no top comentarista, né?

    ResponderExcluir
  18. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro!!!! Sou fã de thrillers policiais e psicológicos. Achei que o diferencial da obra foi justamente o passado que a detetive carrega o que faz alguns não darem créditos a ela. Imagine ela ter que lidar com o próprio emocional enquanto desvenda um crime? Você me deixou mais empolgada do que eu já estava, não vejo a hora de ler!!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esse livro aborda um gênero diferente do que estou acostumada a ler, porém a sinopse foi algo que me surpreendeu, despertando em mim a vontade de dar uma chance ao livro, ainda não tive oportunidade de lê-lo, no entanto já está na minha lista de desejados. Lidar com um assassinato e bem complicado, imagino ter que desvendar todo esse mistério seja ainda mais complexo, por isso vi que essa trama e com certeza contagiante, e fluente, o que torna a leitura super cativante. Tenho certeza que vou amar essa leitura.

    ResponderExcluir
  20. Esse é meu gênero literário preferido, e eu acho totalmente impossível um livro com essa trama não me agradar, principalmente por conta de a detetive ser uma mulher forte, determinada e corajosa. Além disso, livros que trabalham a vida particular das personagens, paralelamente à trama principal, me agradam muito, pois tornam toda a leitura ainda mais interessante e intensa. Com certeza o livro já é um desejado.

    ResponderExcluir
  21. Queria deixar claro que eu sou muito fã de detetives, séries de investigação, livros de suspense e tudo o mais. E estou tão curiosa quanto a este livro, quanto curiosa por querer saber mais da vida desta jovem que foi encontrada congelada.

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros que que são romances policiais!! E esse pelo jeito tem aquela pegada de mistério de quem matou a final!! Gostei muito da indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir