sábado, 4 de março de 2017

[Resenha] La espía

|

Autor: Paulo Coelho
Páginas: 183
Editora: Grijalbo
Mata Hari foi a mulher mais desejada de sua época: bailarina exótica que chocava e encantava plateias ao se desnudar nos palcos, confidente e amante dos homens mais ricos e poderosos de seu tempo, figura de passado enigmático que despertava o ciúme e a inveja das damas da aristocracia parisiense. Ela ousou libertar-se do moralismo e dos costumes provincianos das primeiras décadas do século XX e pagou caro por isso: em 1917, foi executada pelo pelotão de fuzilamento do exército francês, sob alegação de espionagem. Em seu novo romance, Paulo Coelho revisita com brilhantismo a vida dessa mulher extraordinária, mostrando ao leitor que as árvores mais altas nascem das menores sementes.




Talvez dois detalhes neste livro influenciem minha resenha. O primeiro é que se alguém der uma olhada na minha estante do skoob pode notar que apesar de não ser meu gênero principal de leitura, mulheres fortes, da ficção, da fantasia ou da realidade são protagonistas em muitos dos meus livros mais bem avaliados. Eu prontamente me apaixono por mulheres que mesmo que obrigadas por uma cultura ou época em que a submissão é a única possibilidade ainda assim não se deixam abater e tomam um rumo próprio, se descobrem e na maioria das vezes torna o mundo ao redor delas um lugar melhor. O segundo detalhe é que o livro é escrito pelo Paulo Coelho, autor que eu simplesmente admiro muito.

Apesar da protagonista ter sido uma personagem real muito famosa na Europa do inicio do século XX, esse livro não apresenta uma biografia, o autor vai reunir nesse livro informações reais a respeito da personagem em forma de carta. O enredo todo é composto por duas cartas, uma escrita pela própria Mata Hari para seu advogado enquanto está presa a espera da sentença à respeito da acusação de espiã durante a primeira guerra mundial e a segunda escrita pelo seu advogado, como uma tentativa pós morte de salvar a reputação jogada na lama mesmo sem provas concretas.

Por lo tanto, escribo una carta que no será leída por su destinataria, pero que pretendo presentar como pieza final de la averiguación; aunque eso sea absolutamente inútil desde el punto de vista jurídico, por lo menos espero recuperar su reputación todavía em vida.

Na carta de Mata Hari, ela conta desde sua juventude em um colégio interno e seu casamento fracassado com um oficial do exército holandês numa tentativa de escapar de uma vida tediosa em um povoado tedioso, casamento esse que na verdade se tornou seu pior pesadelo. Ela discorre sobre como deixando o marido e os filhos para trás chegou a França e se tornou uma dançarina exótica, conta sobre seus amantes e de que modo se tornou um peão da conspiração internacional até ser finalmente julgada e executada como espiã e agente dupla.

Soy una mujer que nació en la época equivocada y nada podrá corregir eso. No sé si el futuro se acordará de mí pero, en caso de que eso suceda, que jamás me vean como una víctima, sino como alguien que dio pasos com coraje y pagó sin miedo el precio que debía pagar.

A respeito do livro, achei a narrativa sensacional. Paulo Coelho tem um lugar no meu coração. Mas principalmente a carta de Mata me convenceu como deve ser a carta de uma mulher que enxerga seu próprio valor, sabendo que seu tempo está contado. Embora suas escolhas sejam consideradas erradas, – mesmo nos dias de hoje, tenho certeza que ainda sofreria muitas críticas – ela não se abate em nenhum momento.

Sobre o livro ter sido lido em espanhol, o fato é que essa leitora que vos fala, está morando em Montevidéu, por isso meu acesso é basicamente literatura em espanhol, mas o livro já foi lançado no Brasil e de qualquer forma, os livros do autor Paulo coelho não tem um vocabulário muito difícil. A leitura foi bem tranquila. E o livro vale muito a pena, seja como romance ou história.

16 comentários:

  1. Eu nunca li nenhum livro desse autor Paulo Coelho, mas dizem que são maravilhosos e inspiradores.
    Eu não me interesso por esse tipo de leitura, mas quem sabe eu veja antes de julgar e dizer não.
    Amei a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, apesar de ainda não ter lido nenhum livro do Paulo Coelho já vi criticas bem positivas sobre seu trabalho e sei que tem muitos fãs. Sobre o livro achei interessante o fato do autor trazer a tona a história de força de uma mulher que realmente existiu e que buscou o melhor pra si, mesmo que nem sempre tivesse dado certo. Contudo, não sei se esse seria o livro que escolheria pra conhecer a escrita do autor, livros em forma de carta não me prendem muito minha atenção. Sobre a leitura em espanhol achei muito legal e espero que Montevidéu esteja sendo uma experiência maravilhosa pra você, os quotes que li na resenha me levaram a crer que dá pra compreender em grande parte o livro mesmo não falando espanhol.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bem?
    Nunca li nada do Paulo Coelho, e quando vi esta capa e o título não sabia de que se tratava de uma história verdadeira. Adorei o fato da história ser escrita pelas cartas, isso da um ar de seriedade a obra. Uma coisa que eu não gosto neste livro é a capa que é bem feia. Parabéns pela resenha e pela leitura em espanhol.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu não conheço a escrita do autor, mas já tinha ouvido falar dele, achei a história bem interessante e a atitude da personagem bem diferente, largar uma casa e filhos para virar uma dançarina exótica é uma atitude de uma mulher decidida, da para entender também né ela vivia um casamento infeliz, enfim gostei, acho que vou dar uma chance sim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    As obras do autor dividem muitas opiniões, de certa forma, mas apesar de seus elogios e comentários empolgados sobre ele, especialmente esse livro, no caso, continuo não me sentindo atraída de forma nenhum por seus livros. Fato é que no início eu pensava mesmo que era uma escrita mais difícil de acompanhar, mas mesmo sabendo agora que é tranquila, ainda assim não são premissas, também, que me chamem a atenção de verdade. Ainda que o fato de, nesse caso, ser baseado em uma mulher da vida real e seja até instigante saber como o autor construiu toda a narrativa do livro, ao que entendi, apenas por entre duas cartas trocadas entre os personagens principais, ainda fico reticente, provavelmente não me envolveria tanto como você o fez, mas, de qualquer forma, valeu a dica assim mesmo, e parabéns pela ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, adoro livros nos quais mulheres não se submetem aos esterótipos da época, agindo espontaneamente e sem medo de ousar. Fiquei muito interessado em ler a obra e conhecer mais sobre Mata Hari. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ana, nunca li nenhum livro do Paulo Coelho, as narrativas dele por mais aplaudidas que sejam nunca me chamaram a atenção entretanto, essa me parece ser bem interessante. Além de narrar uma história através de cartas (amo livros assim), ela também nos apresenta uma personagem real, mulher e forte, precisa pedir mais? Não vejo a hora de poder ler essa obra.

    ResponderExcluir
  8. Tá morando em Montevidéu?! Que massa!

    Eu nunca li nada do Paulo Coelho, não tendo contato algum com sua escrita, nem nunca ouvi falar desse livro ou mesmo da história real da mulher, porém, a premissa me deixou bastante instigado, e apesar do estilo "carta" ter me desmotivado quando li o seu comentário, as suas considerações finais me deixaram motivado quanto à leitura! E espero ter a oportunidade de ler em espanhol, pois estou num caminho rumo à fluência dessa língua que tanto admiro ❤

    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Paulo Coelho é um autor tão renomado, que tenho até vergonha em admitir que nunca li nenhum de seus livros. O fato do livro se tratar de uma mulher real, já me faz querer lê-lo. Mata Hari me parece que tentou ser uma mulher comum, esposa e mãe, o tipo de mulher ou único tipo que a sociedade "aprovava", mas algo não devia estar certo para ela mudar tão radicalmente sua maneira de viver. Claro que essas escolhas a levaram a muitas aventuras e caminhos perigosos, que acabaram lhe custando a vida.

    ResponderExcluir
  10. A minha irmã comprou esse livro, e super disse que é bom. Espero que seja mesmo.
    Eu adoro livro que se passa em época diferente, e sempre bom você viajar para lugar/data que você não viveu
    A personagem é bastante sedutora, espero que não seja muito mesquia, pois já vir livro nesta mesma pegada que era assim. Ainda não li nenhum livro do Paulo Coelho, quem sabe esse não seja meu primeiro

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada do autor, por isso não sabia que ele usava de um linguajar um tanto complexo e difícil de se entender, confesso que isso me desanimou um pouco. Essa história aborda uma ótima história, uma mulher que sabe seu valor, apesar da época em que vive querer que ela siga um padrão, claro, que vemos isso muito até o presente momento, por isso vemos que durante a leitura vamos nos identificando, além de conseguirmos entender o que ela passa.

    ResponderExcluir
  12. Eu li algumas obras do Paulo Coelho já, e apesar de ele ser um autor bastante polêmico, que diverge opiniões em todos os sentidos, eu curti as leituras que realizei. Esta em especial me pareceu bastante interessante, não só pelo formato de carta, que muito me agrada, mas também pela história por trás do livro. Assim como tu, sou apaixonada por mulheres fortes e nunca é demais conhecer mais uma inspiração.

    ResponderExcluir
  13. Nunca tive interesse pelas obras de Paulo Coelho, e sinceramente essa capa não é nem um pouco bonita. Além de quem lê ele ama ou odeia, mas esse livro pode ser minha primeira leitura dele para poder descobrir de que lado irei ficar.Espero que seja do lado positivo!

    ResponderExcluir
  14. Paulo Coelho arrebenta! E assim como você eu sou muito curtidora de livros que tem protagonistas femininas fortes e sagazes que lutam pelo o que querem. Acho muito lindo obras espelhadas em mulheres que foram brilhantes. A pena é que eu não sei espanhol, mas quem sabe eu compre e consiga compreender.

    ResponderExcluir
  15. Paulo Coelho é super famoso, já ouvi muito falar no Alquimista, porém nunca tive a oportunidade de ler nenhuma obra dele. A espiã parece ser um bom começo, ainda mais que fala de uma mulher que foi ousada e destemida em seguir suas escolhas; bem que uma espiã pode ser inspiração para muitas mulheres e homens também. Parabéns pela resenha e pelo espanhol.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  16. Acho que faz um bom tempo que li algum livro de Paulo Coelho!! Mas esse livro é bem interessante!! Acho que vi esse livro em portugues, não tenho certeza mais vou procurar!!
    Beijoss


    ResponderExcluir