segunda-feira, 3 de novembro de 2014

[Resenha] Uma canção para Jack

|
Autora: Celia Bryce
Uma Canção Para Jack narra a relação entre Megan e Jack, dois adolescentes que se conhecem no hospital onde estão fazendo um tratamento contra o câncer. Megan não consegue compreender, a princípio, que está doente. Nem mesmo sente assim, pelo menos antes do início da quimioterapia. Ela é uma menina de 13 anos que foi recentemente diagnosticado com câncer. Na ala infantil, Megan fica furiosa com todas as crianças gritando, as decorações coloridas e os blocos de construção que a cercam. É durante o seu primeiro dia lá, que Megan conhece Jackson Dawes, um garoto que encara a vida com bom humor. Jack entra na vida de Megan e os dois criam um vínculo que ajuda a menina a ver a sua vida a partir de uma nova perspectiva. Nessa zona nebulosa entre amigos, começa a surgir algo mais.

Uma canção para Jack é uma daquelas histórias que emocionam e encantam o leitor. E antes que alguém ache que é um 'A culpa é das estrelas' da vida, pode jogar esse pensamento fora, pois não é! Os personagens principais têm câncer? Sim. Mas, nem por isso tem como fazer comparações. A trama não nos mostra um romance à la Hazel e Gus, ela nos mostra a força da amizade e do amor inocente. Mostra como é o primeiro contato com essa doença tão cruel. Eu estava desde o lançamento com esse livro nos desejados, e quando finalmente pude ler, me apaixonei. 

A trama me fez lembrar muito da série 'Red Band Society', que se passa em um hospital com jovens doentes. E acho que isso foi outro motivo que me fez amar o livro, pois a série é muito fofa e linda. E bem, a autora nos traz uma história comovente, porém, curtinha. Eu queria tanto ter mais para ler. Queria que o livro tivesse o dobro de páginas, só para ver um desenvolvimento maior da trama e conhecer melhor os personagens. Mas, mesmo sendo algo tão rápido, a leitura me cativou o suficiente, e com certeza entrou para os favoritos do ano!

Megan tem 14 anos e descobriu que tem câncer. É a partir dai que acompanhamos sua ida ao hospital, onde ela irá receber tratamento e ficará internada por alguns dias. Sua surpresa é grande quando percebe que vai ficar na ala pediátrica, no meio de bebês chorões e criancinhas. Para piorar, há um outro jovem na ala, Jack, que parece sempre querer se aparecer e a incomodar. Megan na hora não vai muito com a cara dele, ainda mais com todos dizendo que eles têm de ser amigos, já que são os únicos adolescente na ala.

Realmente Jack é um pouco chato, mas se formos perceber, apesar da doença, ele é feliz. Ele está sempre animando as criancinhas, e torturando as enfermeiras com suas escapadas, mas no geral é um bom garoto. Ele podia ter dado um espaço maior para Megan, afinal ela recém descobriu sobre a doença e estava começando o tratamento, mas no fim, foi muito bom ele ter forçado a amizade entre eles. Os dois precisavam um do outro. Ele por se sentir solitário, e ela por ter que aprender a conviver com a doença. Jack a avisou que os amigos sempre dão uma desculpa para não ir visitá-los, e ele estava certo. É assim que Megan acaba se dando conta que é ele que vai sempre estar ali por ela, e assim, acaba sendo conquistada com o jeito alegre de viver de Jack.

Não queria que o garoto ficasse perto dela. Mas, na verdade, precisava dele mais do que tudo. Especialmente agora.

Há todo um amor inocente entre os dois, mas não espere por um romance, nem nada, afinal, eles são muito jovens. O que a trama nos traz mesmo é uma amizade que surgiu para ajudar ambos em sua luta pelo câncer. Uma canção para Jack é um livro que pode ser lido em um dia, pois é difícil largá-lo para fazer qualquer outra coisa enquanto você não chegar até a última página. Trama linda, singela e triste. Sim, triste, então espere soltar algumas lágrimas, nem eu resisti e acabei chorando um pouco.  Recomendado!

26 comentários:

  1. Esse livro realmente traz um tema bem comovente...
    Acho que esses livro que falam sobre algum tipo de doença ou questão familiar sempre emocionam e passam mensagens para o leitor.
    Achei bom você falar da comparação com A Culpa é das Estrelas, inclusive porque não tem nada a ver e porque me comovi mais com essa história do que com o outro :/
    Não julgando o livro A Culpa é das Estrelas, mas eu não curti muito e achei esse super legal...
    Me interessei haha
    E também gostei pelo fato de que não há um romance mimimi entre eles... o que acaba realmente mostrando a real mensagem do livro.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu pelo menos sempre me emociono com esse tipo de história. rsrs
      Pois é, não tem mesmo, acho que pelo pessoal saber que é sobre câncer fica com isso de John Green na cabeça, mas nada haver... rs
      Sim, o romance é quase inexistente, a mensagem não é essa mesmo. Eu adorei o livro!

      Excluir
  2. Gosto desses livros mais fortes e que nos emocionam; é sempre bom se colocar no lugar dos personagens e sentir como eles.
    É até bom saber que é bem diferente de A Culpa é das Estrelas, porque esse livro não me comoveu tanto.
    Acho que irei gostar do Jack, adoro personagens um tanto irritantes.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até me comovi com ACEDE, mas achei legal não ter nada em comum, a história criada de Uma canção para Jack é bem diferente, e nem por isso, menos encantadora. Aliás, quem não curtiu ACEDE é capaz de gostar mais ainda então dessa trama.

      Excluir
  3. Oi Dessa :)
    Sou uma manteiga derretida e histórias mais sensíveis sempre me fazem querer desidratar. rs
    Gostei da temática e, apesar de já ter visto a capa do livro, não sabia sobre o que se tratava. Tenho certeza que vou adorar, afinal livros sobre amizade e com alguém doente sempre me deixam emotiva demais. Prevejo lágrimas rolando.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, te entendo! às vezes fico assim também... :x
      Tente ler assim que possível e prepare os lencinhos!

      Excluir
  4. Menina!! Amo sick-lit!!!
    Quero muito este livro!!!
    E que linda história, amizade de verdade nos momentos mais difíceis. Muito bom isso!! Ainda mais por serem adolescentes.
    Já vi que vou chorar horrores!!

    Amei!!

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mesmo, se prepara, Alessandra! hahaha
      A história é um amor ! *-*

      Excluir
  5. Parece ser mesmo um livro lindo, por tratar de câncer e a amizade linda desses dois!
    Tô com um pouco de medo por que você disse que é triste o livro, mas se trata de câncer não poderia ser diferente. Queria UMA história sobre pessoas com essa doença que tem um final feliz!
    Amei a resenha! Bjs, Dessa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não tem como ser triste e lindo... Impossível mesmo. Eu também queria uma com final feliz, mas sei lá, acho que os autores preferem retratar essa realidade de forma mais intensa mesmo. rs

      Excluir
  6. Oi, Dessa!
    Ainda não conhecia esse livro,acredita?
    Adorei a história, parece ser um livro muito lindo!
    Essa coisa do amor inocente, amizade. E ver como foi a descoberta da doença e seu desenvolvimento me instigou.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Ah, ele não lançou faz muiiito, então talvez seja por isso. rsrs

      Excluir
  7. Amiga estava até interessada em comprar o livro uns tempos atrás na livraria, mas a vendedora me disse que achava que era meio parecido com A CULPA DAS ESTRELAS e ai acabei desanimando, mas depois que li sua resenha eu gostei da história e fiquei feliz de não ter nada haver, embora eu ainda nem li o livro do John Green. Só vi mesmo o filme. Mas mesmo assim, já dá pra ter uma ideia pelo menos.

    Olha eu amo suas resenhas e ainda tá de pé a sua vaga de resenhista viu ?!!
    hahahaahha


    Eu acho que vou comprar o livro amiga
    Só pela sua resenha eu gostei.

    Parabéns e tenha uma Boa Semana
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem NADA de A culpa é das estrelas, que mania dessas pessoas, só porque tem câncer na trama... rsrs u_u
      Compre mesmo, você não vai se arrepender! <3

      Excluir
  8. Fui ler a sinopse antes de iniciar a leitura da resenha pra ver do que o livro tratava, e a primeira coisa que pensei foi que me lembrava um pouco aquele ambiente da série Red Band Society, como você mencionou.
    Parece um livro muito gostoso de ler, e de forma alguma comparo a A culpa é das estrelas. Deve ser bem tocante mesmo ver a luta deles com o câncer. Eu sou chorona, assumo, com certeza irei me emocionar. Vou por nos desejados agora! :)

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Essa série é muito fofa, né? *-* Ainda quero resenhar ela aqui no blog. rsrs
      Coloque mesmo! ;)

      Excluir
  9. Eu não sei se vou chegar a ler o livro, pois fala de um tema que é dificil para mim...
    mas fico feliz em ver que tenha gostado dele, e livro bom com poucas paginas realamente é ruim, poucas paginas não nos permite conhecer tão bem os personagens, uma pena,
    mas para quem não liga pelo assunto do livro e gosta de um drama, acho que é uma ótima leitura, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, se ele tivesse sido bem mais explorado ia ser mais lindo ainda!
      É uma ótima leitura sim! *-*

      Excluir
  10. Confesso que sempre sou bem covarde quando o tema de um filme ou livro,trata de assuntos tristes como de doenças em geral.
    E que bom que tenha gostado e se emocionado com a história!
    Se surgir uma oportunidade vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, apesar de ser algo triste é bom ler algo tão real assim! :D

      Excluir
  11. Olá Dessa,
    ah, esse livro parece tão fofo! Quando eu vi a idade da Megan já percebi que não dava pra esperar um romance, e sim uma amizade, um amor inocente entre os dois, como você disse. Faz tempo que não choro com um livro (não chorei com "A culpa é das estrelas", porque recebi o pior spoiler), e se eu ler esse, espero me emocionar e soltar umas lágrimas também :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o mais lindo da trama é isso, a amizade e amor inocente entre os dois.
      Espero que você se emocione como eu me emocionei mesmo! *-*

      Excluir
  12. Não conhecia esse livro, mas assim que li a sinopse pensei também em "A Culpa é das Estrelas" e "Red Band Society"(que estou louca pra ver).
    Pela idade dos personagens não espero algo muito focado no romance, mas confesso que espero um final feliz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do livro e da resenha me parece um livro de superação e adoro o fato de não ser um A Culpa é das Estrelas e mostrar mais lados do câncer criei muitas expectativas espero que o livro seja bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro mostra outros lados e tal. Não que ACEDE seja ruim, mas é bom ler algo que não seja parecido, não é?

      Excluir