quarta-feira, 12 de novembro de 2014

[Resenha] Os últimos preparativos

|
Autora: Maggie Shipstead
É o fim de semana do casamento de Daphne. Winn Van Meter, seu pai, segue em direção à ilha de Waskeke, onde acontecerá o evento. No carro, leva o vestido da filha e questões que atormentam seus pensamentos. Agatha, amiga de Daphne, faz com que ele cogite pela primeira vez ser infiel, e Van Meter tem certeza de que sua não entrada no Pequod, o clube de golfe da ilha, é culpa de seu antigo e suposto rival Jack Fenn. Enquanto isso, Livia, a filha mais nova de Winn, acabou de sair de um relacionamento traumático, mas no fundo acredita que vai dar a volta por cima. Porém, na busca de algo que a ajude suportar a perda, pode encontrar problemas ainda maiores. Assim é montado um divertido espetáculo regado a gins-tônicas, desejos reprimidos e uma baleia encalhada. O livro teve os direitos vendidos para uma adaptação para o cinema por Sofia Coppola, diretora do filme Maria Antonieta. O livro recebeu o Dylan Thomas Prize e The Art Seidenbaum Award for First Fiction, do LA Times. Best-seller do New York Times. Uma comédia de costumes mordaz e extremamente inteligente. The Guardian.

Quando li a sinopse de Os últimos preparativos fiquei bem curiosa com a leitura, mas preciso dizer que ela não revela totalmente o que encontramos na trama. O livro é bem mais denso e dramático do que esperei. Não me decepcionei com ele, apesar disso, pelo contrário, foi uma surpresa muito boa. É até difícil escrever a resenha, pois o enredo é bem complexo, e não foca em apenas um personagem ou uma história. Sabemos que o foco de tudo é um casamento, e a partir disso, a autora vai desenrolando uma trama cheia de segredos e com personagens de todos os tipos.

O livro é divido em três partes: quinta, sexta e sábado (o dia do casamento), então os dois primeiros dias têm toda função de experimentar vestidos, provar comidas, jantares entre as famílias, e tal... O casamento meio que fica esquecido no meio de tanto drama e tantos problemas diferentes. É muita coisa para acompanhar. Eu simplesmente adoro quando os autores não focam em apenas uma história.

Daphne e Greyson vão casar em uma ilha onde o pai dela, Winn, possui uma casa. Daphne está grávida de sete meses, e pelo pai, ele preferia que ela não estivesse grávida. Winn não gosta de nada que possa envergonhá-lo, e está sempre pensando em sua conduta, e sua reputação. Além de Daphne, Winn também tem outra filha: Livia, que teve um término recente e ainda sofre com isso. Percebemos que apesar de Winn querer passar a imagem de família feliz e de superioridade, eles estão longe de ser realmente isso. Winn pela primeira vez pensa em trair a esposa com uma amiga da filha e Livia está cada vez mais enlouquecida com o término.

É difícil falar da trama em si, como dá para perceber ela é cheia de histórias. Todos os personagens do livro apresentam algo e são importantes na história. A narrativa às vezes fica no presente, às vezes volta para o passado de alguns personagens. Achei ótimo essas mudanças de tempo, pois assim conhecemos profundamente personagens marcantes para o enredo.

- Pega esse seu clube idiota e enfia no cu, pai. Sabe outra coisa que as pessoas respeitam? Um mínimo de lealdade da parte dos próprios pais. - A linha caiu.

Gostei muito de Livia, apesar de sua família a achar descontrolada, para mim ela pareceu alguém que não se importa com o que os outros pensam e que sempre fala a verdade. O personagem que mais me irritou foi Winn. Ele é muito 'cricri', chato mesmo, além de insensível, parece que nunca se importou muito de amar as filhas. Falar palavras carinhosas ou fazer carinho nelas? Parecia algo fora do limite para ele. E também Winn se preocupava mais em entrar em um clube de golfe do que qualquer outra coisa. Odiei ele!

A leitura de Os últimos preparativos foi muito boa, foi rápida e empolgante, realmente por ter várias histórias para acompanhar. Há alguns momentos descontraídos, mas o livro em si é bem mais dramático. Curti muito o livro, a autora desenvolveu muito bem seus personagens, os deixando marcantes e comoventes. Recomendo!

27 comentários:

  1. Oi, Dessa!
    Gostei muito da forma como o livro é apresentado. Não focando somente em uma história e, sim tendo várias pra complementar o livro.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei isso de não focar em uma história apenas porque deixa a leitura bem mais dinâmica. *O*

      Excluir
  2. Gosto de livros com vários personagens importantes e que não foquem em apenas uma história, então esse livro, certamente, me agradaria. O fato dele ser mais denso do que parece me chama ainda mais a atenção. Vou querer ler a obra, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não esperava algo tão dramático e intenso, mas adorei tudo! Leitura recomendada. :3

      Excluir
  3. Oi Dessa!!!
    Quando eu vi esse livro (aqui no blog mesmo) eu fiquei bem curioso.
    Não só porque parece ser um livro de fácil leitura, mas porque parece ter uma trama bem trabalhada.
    A autora está de parabéns por conseguir por vários personagens e suas respectivas histórias.
    Deve ser um livro super divertido também com essa agitação de casamento haha
    Bem curioso pra ler.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama é bem trabalhada mesmo, ainda mais sendo várias histórias, teria que ser né? rs

      Excluir
  4. Oi Dessa!
    Eu também fiquei curiosa quando li sobre o lançamento desse livro, a capa é simples, mas chamou minha atenção, sem contar que eu também gosto de enredos envolvendo a vida de vários personagens. Não imaginei que a história pudesse ter um lado mais dramático, mas isso só me deixou mais curiosa!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Gostei da capa <3 Me interessei pela história, ficou ótima sua resenha *-*
    Fique com Deus! - Doce Literário
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Capa bem simples,mas com um enredo inteligente.
    Foi essa a conclusão que cheguei lendo a sua resenha.
    Gosto de livros com essa variedade de personagens.

    Dica mais que aceita! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Bem surpreendente, estava esperando algo mais leve e divertido, mas é bem denso e tal.

      Excluir
  7. Oi Dessa...
    Acho que é a primeira resenha que vejo desse livro.
    Mas gostei muito da descrição. Só acho confuso as vezes, quando a narrativa vai e volta.
    Mas me interessei pela história e leria o livro sim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro isso, conhecer vários personagens do ponto de vista deles mesmos e tal. *O*

      Excluir
  8. Um livro com uma capa bem simples e o enredo parece ser simples também,
    não tem muitas revelações, ele não chama minha atenção, eu gosto de romance..mais
    romantico rs,
    e este parece morno, não acho que va ler,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ler vai mudar de ideia, sabia? Ele não tem revelações bombásticas, mas tem uma trama muito bem elaborada e intensa. rsrs

      Excluir
  9. Apesar de gostar de um livro bem dramático, não fiquei curiosa com esse.
    O Winn parece ser mesmo odioso! Ele me deu a impressão de que não se importa com os sentimentos dos outros pelo que li na resenha.
    Abraços Dessa!

    ResponderExcluir
  10. Oie Dessa
    eu solicitei esse livro pensando ser um chick lit bem engraçado, mas pelo visto o drama prevalece. Acho que vou curtir mesmo assim.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Não gostei da capa, por isso nem olharia duas vezes para ele. Ainda bem que li a sua resenha, pois, me interessei por ele. Acho que é um livro que eu leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia flor!
    Adoro quando isso acontece... quando sou apresentada à um novo livro e que eu acho que vou curtir!!
    Adorei a resenha!!
    Dica pra lá de anotada, com estrelinha do lado *

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Dessa, tudo bom?
    Eu gosto de histórias como essa com pequenas histórias acontecendo na narrativa. A proposta do livro é dramática e despertou minha atenção. Não conhecia, mas fiquei com vontade de ler. Só achei a capa um pouco feia e não sei se ela tem relação com a trama desenvolvida.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é bem simples mesmo, mas acabei gostando da cor. rsrs
      beijos!

      Excluir
  14. Olá Dessa,
    capa simples, mas combinando com a sinopse (adorei essa cauda de baleia, haha).
    Ok, também não gostei do Winn. A filha dele vai casar e ele só se importa com sua reputação e com um clube de golfe, sério isso?
    Achei que fosse mais comédia do que drama, mas de qualquer jeito parece ser bom. Não imagino qual o final desse livro, sério...
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério mesmo! Ele é odiável, sério, menina! u_u
      É muito bom sim, eu me surpreendi e adorei tudo!

      Excluir
  15. Esse livro tem muita cara de filme então nem é surpresa que tenham comprado os direitos. Também fiquei surpresa por você dizer que tem muito drama! Jurava que o livro era mais pro lado da comédia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha e adoro as tramas mais completas so que não gosto de livros muito dramáticos mas pra quem gosta me pareceu uma ótima leitura !!!!

    ResponderExcluir