sábado, 8 de novembro de 2014

[Resenha] Duas vezes na floresta escura

|
Autor: Caio Riter
Susana se sentia sozinha naquela cidade em que pouco havia para se fazer. Susana queria que a mãe retornasse, queria poder voltar para seu quarto, para sua escola, para sua amiga Clara. No entanto, sabia que isso ainda iria demorar. Todavia, aquela vida que, num primeiro momento, lhe pareceu insuportável, sofrida, foi se modificando. A garota conheceu a Bethânia, o Caetano, a Nicole. Conheceu também o César, um garoto estranho, que adorava espionar os outros. Até que uma tragédia se abateu sobre aquela cidade tão pacífica. E Susana e seus novos amigos estavam bem próximos dela. Deles, dependia a solução de um bárbaro crime.




Quando fui escolher um livro da editora para resenhar e li a sinopse de Duas vezes na floresta escura eu fiquei encantada na hora. Ainda mais quando li a palavra crime no meio, aí mesmo que chamou minha atenção, afinal, livro juvenil + investigações? É claro que eu precisava conferir. E imaginem minha felicidade quando descobri que o autor é gaúcho e a história é ambientada em uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul? ♥ Vários e vários motivos que me levaram a querer ler o livro... E no fim, ele acabou sendo melhor que o esperado.

Duas vezes na floresta escura  é dividido em duas partes. A primeira nos apresenta Susana, uma adolescente que precisa se mudar com o pai para o interior, pois ele conseguiu um emprego de gerente em um banco. A mãe de Susana está no exterior estudando e vai ficar lá por pelo menos dois anos. É assim que a garota precisa deixar sua melhor amiga, Clara, sua escola e a vida a qual estava tão acostumada e ir para uma cidade pacata com o pai. Se ela ainda tivesse a mãe...

No início a saudade é imensa, e ela não vê a hora de sair dali, ainda mais que não tem internet e nem telefone para se comunicar com Clara, mas felizmente com o tempo Susana acaba fazendo uma nova amiga: Bethânia. Bethânia tem um irmão, Caetano, que faz Susana esquecer dos problemas quando está perto dele. Porém, há uma pessoa que tira seu sossego: César. Um garoto estranho, cheio de espinhas e nem um pouco popular. Ele dá medo em Susana com aquele olhar que observa tudo, além de falar algumas coisas esquisitas...

Fico me perguntando o que ele anota em sua caderneta verde. A Fátima disse que ele adora histórias policiais. Então. Se for isso, talvez tudo seja bem mais simples do que parece. Ou não. Ah, sei lá.

Já a segunda parte é quando o tal crime ocorre. E aí que eu gostei mais ainda da trama! Susana e os amigos acabam se envolvendo em uma investigação perigosa e intrigante. Eu gostei muito de ter duas partes, mas queria que a do crime fosse mais desenvolvida. O autor escreveu muito bem esse lance de investigação e dos suspeitos, então realmente queria que o livro fosse mais focado nisso. Não que a primeira parte seja chata, até porque ela é muito importante para apresentar os personagens e introduzir a trama.

Leitura viciante, só digo isso. O autor nos conduz de forma ideal no enredo. E os personagens são marcantes, principalmente César, que parece um garoto muito solitário, é assim que o Caio aguça nossa curiosidade para querer conhecer esse personagem tão misterioso. Fiquei muito mais envolvida com ele do que com a própria Susana.

Duas vezes na floresta escura apresenta uma história muito bem construída e escrita. A narrativa nos envolve e estimula a só parar de ler quando chegar na última página. Com uma leitura fluída somos surpreendidos com um crime que ocorre até na cidadezinha mais pacata do mundo. Um crime que vai mudar a vida dos moradores e revelar terríveis segredos. Recomendo!

15 comentários:

  1. Eita.. realmente: Crime + Juvenil?
    Combinação perfeita pra mim que também amo as duas coisas...
    A história se desenvolve a partir de todo um drama familiar e tals, mas o que me desconfortou foi o mesmo que você disse sobre o autor não desenvolver mais a parte do crime.
    Nunca li nada do autor, infelizmente, mas esse livro me chamou atenção, ainda mais porque li pouquíssimos livros policiais e pretendo ler muito mais.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se você ama então vai adorar a leitura! *-*
      Pois é, o autor poderia ter desenvolvido melhor essa parte, mas nem por isso deixou de ser uma ótima leitura!

      Excluir
  2. Tenho certeza que adoraria ler esse livro.
    Gosto de uma trama como essa: investigativa,juvenil e com um certo mistério envolvendo a história.

    E o mais legal de tudo,é que é de um autor brasileiro! :)

    ResponderExcluir
  3. Amiga adorei a resenha do livro, porque gosto bastante desse gênero.
    Me parece uma história que prende e isso é bastante legal, porque vc acaba lendo rapidamente alguns livros. Eu gostei de tudo que vc falou do livro, mas não sei se ainda é meu momento de ler o livro, mas mesmo assim o nome dele ficará anotado aqui e colocarei nos meus desejados é claro !

    Olha amiga, só para te avisar, eu deixei um recado em seu SKOOB. DÁ UMA OLHADINHA LÁ
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é muiiito rápida, pois o livro é bem curto, sabe?

      Anote mesmo! Quando tiver a oportunidade não deixe de ler *-*

      Excluir
  4. Parece ser mesmo uma leitura viciante! E parece nos deixar com uma sensação de quero mais, né? Por você dizer que queria a parte do crime mais desenvolvida.
    Ótima resenha! Bjs, Dessa <3

    ResponderExcluir
  5. Se passa no Brasil, tem crime no meio e os próprios adolescentes se metem no meio na investigação? Sem dúvidas eu vou gostar desse livro. Já tinha lido a resenha desse livro, mas na época não me interessou muito. Mas sua resenha me ganhou.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mesmo! *-* Ah, que bom saber que minha resenha mudou sua opinião. rs
      Espero que você tenha oportunidade deler!

      Excluir
  6. Nossa eu jurava que este livro era mais adulto, quandi li que era mais juvenil eu não acreditei rs, a capa me da a impressão de um livro mais adulto rsrs.
    Mas devaneios a parte, o livro parece ter um enredo muito bom e amarradinho,
    curiosa para saber o que o escritos inventou neste livro, ja li outras criticas muito boas dele,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele é bem juvenil mesmo. *-*
      Eu adorei a leitura, o autor escreve muito bem! :D

      Excluir
  7. Oi Dessa :)
    Investigações em um livro é tudo de bom! Sua resenha me deixou curiosa pra saber o que César escreve em seu caderno, porque ele é tão misterioso, e que crime terrível é esse?
    Só não gostei que a história se passa no Brasil. Cada um com seus gostos né, e eu particularmente não gosto :/
    Mas o livro parece bom, gostei da resenha. Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, várias e várias dúvidas hein? rsrs
      Ah, eu achei que se passar no Brasil não fez diferença nenhuma. rsrs

      Excluir
  8. Oi :)
    Não conhecia o livro, mas você me deixou bem curiosa. Adoro livros que se passam aqui e esse enredo de jovens resolvendo mistérios é ainda melhor.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei o fato de o autor ser brasileiro gosto muitos de leituras nacionais esse livro me deixou curiosa pois adoro um bom mistério e ainda melhor quando a leitura te prende e você não para ate ter terminado !!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dessa, meu obrigado. Fiquei bem feliz em conhecer tua leitura de meu livro. Escrever tem um pouco de surpresa: nunca sei o quanto meus livros irão ao encontro de corações leitores. Assim, ler tuas palavras me deixou bastante contente, pois creio que a história do César (tu gostou mais dele, hehehe) ganhou espaço em teu coração. Valeu. Meu maior abraço, Caio Riter.

    ResponderExcluir