terça-feira, 4 de novembro de 2014

[Resenha] Mais esperto que o diabo

|
Autor: Napoleon Hill
Escrito em 1938, após uma das maiores crises econômicas, e precedendo a Segunda Guerra Mundial, este livro não somente é uma fonte de inspiração e coragem, mas deve ser considerado um manual para todas aquelas pessoas que desejam ser mais espertas que seus medos, problemas e limitações, pois, como o próprio Hill fala - em toda adversidade existe uma semente de benefício equivalente. Dessa forma, se você deseja ter mais força, coragem e fé em si mesmo, para vencer todas as adversidades que surgirem em seu caminho, este livro será um presente daquele que você deve amar sempre e muito - você mesmo. Quando amamos a nós mesmos e vivemos em paz e harmonia com nossa própria consciência, aí sim encontramos aquele que nos deu o presente da Vida. Sabendo mais sobre o Diabo e suas armadilhas mentais, acabamos nos aproximando mais de Deus.

Mais esperto que o diabo foi escrito em 1938 pelo autor, Napoleon Hill, mas apenas muitos anos depois é que foi publicado. Antes de mais nada, já quero deixar claro que apesar do título, o livro não tem nada de religioso. É uma autoajuda, mas não daquelas que manda o leitor fazer algo, são algumas reflexões e ensinamentos que o autor passa de forma descontraída em uma entrevista com o diabo.

O inicio da história nos mostra a dificuldade que o autor tinha em publicar seus livros, e todos os problemas que ele passou ao entrevistar várias pessoas, deixando de lado empregos que pagavam bem, apenas para se dedicar em sua pesquisa.

Depois disso é que inicia a entrevista com o diabo, e o autor já nos avisa que pode ser que seja real ou imaginário. O diabo nos conta que as pessoas atraem aquilo que elas pensam.Você é uma pessoa negativa? Sinto muito lhe informar, mas você só irá atrair negatividade para sua vida. Ele também nos fala do poder da alienação. Pessoas alienadas são mais fáceis de ser induzidas pelo "diabo".

Um corpo físico me colocaria em desvantagem e seria um fardo que eu teria que carregar, tal como vocês criaturas humanas o carregam ao longo da vida. Eu consisto de Energia Negativa e vivo nas mentes das pessoas que têm medo de mim. 

A entrevista tem momentos repetitivos e um pouco cansativos, mas de maneira geral, o autor consegue passar bem sua mensagem. Ele nos mostra que o diabo não é necessariamente aquela figura que imaginamos, com chifres e que nos espera no inferno. 

A leitura foi bem proveitosa, algumas partes realmente me fizeram refletir e pensar no que eu faço na minha vida. Será que tem como eu ficar menos alienada e atrair coisas boas para mim? O autor também foca que há uma diferença entre derrota temporária e fracasso. Você pode não ser bem sucedido em algo, mas só vai ser um fracassado se desistir de continuar tentando. 

Gostei bastante da leitura, consegui ler bem rápido até, e acho que todos deveriam dar uma lida em Mais esperto que o diabo, o autor é muito inteligente e dá várias lições de como fugir do "diabo" e ter grandes conquistas em sua vida.

20 comentários:

  1. Amiga gostei bastante da sua resenha, mas sinceramente o livro não faz muito meu gênero não.
    Acho que é porque estou na fase dos romances, mas mesmo assim você desenvolveu muito bem falando um pouco do livro e seu ponto de vista deu para ter uma ideia. Mas eu sinceramente eu acho que não o leria por conta do gênero mesmo e também por ser mais histórico. Seilá. Eu nunca me dou bem com esse tipo de leitura. Mas tem gente que gosta né?

    Enfim...

    Espero que esteja tudo bem por ai
    Se cuida amiga

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, às vezes estou em outra vibe também... rsrs
      Pois é, tem gente que gosta mesmo. rsrs Nunca li nada parecido, mas gostei bastante da leitura. É bom diversificar de vez em quando. rs

      Excluir
  2. Bem diferente mesmo dos auto-ajudas! Inovadora essa ideia de uma entrevista com o diabo e a mensagem que o autor quer passar.
    Ótima resenha! Abraços Dessa!

    ResponderExcluir
  3. Desde quando eu vi o evento de lançamento do livro eu fiquei curioso.
    Não consegui ir e tals haha
    Mas agora vendo a resenha que eu conheci a história e não sei se me interessou muito sabe... apesar de ser uma coisa inovadora essa entrevista (e me dá medo haha) não sei se curtiria muito.
    Também acho que por ser de época como no outro comentário.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é de época, mas não se percebe tanto sabe?
      Acho que você deveria dar uma chance se tiver a oportunidade de ter o livro em mãos,pois é uma leitura bem gratificante. :3

      Excluir
  4. Não gosto de livros de autoajuda. Apesar de ver propósito neles, não me interesso muito pela leitura.
    Esse tem um certa diferença, mas ainda assim não chamou minha atenção.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não chega a ser aqueles autoajudas que manda você fazer algo sabe? Se tiver oportunidade leia! :D

      Excluir
  5. Oi Dessa, tudo bom?
    Eu gosto desse tipo de livro e realmente a proposta do autor faz o leitor refletir um pouco sobre suas próprias atitudes. Eu acredito que nossos pensamentos negativos também atraem coisas negativas em nossa vida. Desejar o mal aos outros também faz isso.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo e você?
      Também acredito nisso, quem deseja muito o mal para outras pessoas só vai atrair isso para si mesmo. :/
      beijos

      Excluir
  6. A premissa desse livro é incomum, no mínimo; mas eu gostei. Quero ler essa tal entrevista com o diabo. rs
    Apesar de não ser o maior fã de autoajuda, certamente leria.
    Adorei essa dica!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom saber! Se tiver oportunidade não deixe de matar sua curiosidade então! :D

      Excluir
  7. Tô aqui com esse livro pra ler. Já comecei e parei algumas vezes.
    Agora vendo a resenha me deu até uma força a mais pra terminar.

    Não que eu não estivesse gostando, mas só não estou no clima, sabe como é??

    Adorei a resenha!! Tomara que eu consiga terminar e resenhar tão bem quanto você ;)

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é uma leitura um pooouco lenta, né?
      Espero que você consiga terminar a leitura! :D
      Sei sim! rsrs
      Ah, obrigada! ♥

      Excluir
  8. Oi, eu confesso que o genero auto ajuda não desperta vontade de ler em mim, mesmo sendo
    um alto ajuda bem escrito ou se tratando de temas legais, eu não leio rsrs, eu sei deveria
    abrir os horizontes na leitura, mas....rs.
    Mas vi que você gostou, é tão quando pegamos um lçivro para ler mesmo não sendo da nossa zona de conforto e ainda desfrutarmos dela,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria mesmo!! Tem uns bem bacanas. hahaha
      Pois é, curti bastante mesmo! *-*

      Excluir
  9. Infelismente esse livro não despertou em mim a vontade de lê-lo. Realmente não faz o meu gênero!
    Mas acredito também que se formos negativos na vida,só atraíremos negatividade. ;)

    ResponderExcluir
  10. Olá Dessa,
    até leio livros de autoajuda, muitos do Augusto Cury, e alguns realmente ajudam.
    Napoleon Hill inovou em fazer uma entrevista com o diabo, mas não achei o livro interessante. Eu sei que se eu pensar coisas negativas vou atrair coisas negativas e tal. :P
    Bj :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada desse autor, mas tenho interesse apesar de não ser um dos meus gêneros favoritos. rs

      Excluir
  11. Não curto muito auto ajuda então acho que não gostaria muito desse livro. Mas acho diferente ele colocar como uma entrevista com o diabo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. O livro parece muito bom mais não gosto do gênero de auto ajuda o enredo dele tambem achei bem diferente pra quem gosta desse tipo de leitura deve ser legal o livro !!!

    ResponderExcluir