terça-feira, 25 de novembro de 2014

[Resenha] Top School, 1 - Seleção natural

|
Autor: Toni Brandão
Top School!, a escola de modelos mais badalada do universo, prepara as garotas e os garotos mais lindos, atrevidos e descolados para entrar pela porta da frente no mundo da moda... e brilhar nas passarelas, fotos, capas de revistas. Mas nem só de caras e bocas vive a Top School!, claro! Tantos gatos e gatas juntos só podia dar em duas coisas: romance e confusão. Quem vai ficar com o gato chamado Ben? Como escapar das garras da maldade competitiva de Malu? O que é preciso fazer pra cair nas graças eletrizadas de Ivan, o terrível?






Recebi os dois primeiros volumes da série Top school de surpresa da Companhia Editora Nacional. O que me chamou a atenção foi o autor, li outro livro do Toni, e não sabia que ele tinha mais obras lançadas. Eu gostei muito da narrativa do livro que li dele, então por isso fiquei interessada nessa série. Além de esperar uma leitura ótima, a trama em si me atraiu a atenção. Uma escola de modelos? Achei muito bacana!

A Top School é uma escola para modelos em que a dona, Antônia, seleciona por ano 20 jovens: dez garotos e dez garotas. Acompanhamos o processo de seleção, e assim, acabamos conhecendo melhor alguns destes candidatos. Com um linguagem fácil e direta, o autor nos mostra uma trama leve e bem humorada. Não que a história seja de comédia, mas com tantos adolescentes juntos é impossível não rir das fofoquinhas e problemas da idade. 

Como eu disse, alguns personagens são o destaque na trama, e no início isso me confundiu um pouco, pois estava em um diálogo de um, quando notava já estava em outro personagem, e quando me dava conta disso precisava iniciar de novo. Porém, com o decorrer da leitura foi mais fácil identificar essas mudanças e até mesmo lembrar melhor dos personagens apresentados. Há jovens de todos os tipos, mas todos são lindos e com talento. 

A leitura do livro é muito fluída, pois como eu disse, a narrativa é bem fácil de entender. O autor conta de forma simples essa seleção para uma escola tão diferente. É algo bem concorrido, mais de mil inscrições, imagina só? Eu achei demais a série, ela é bem jovem, mas talvez quem goste de leituras mais adultas não se interesse tanto, já que às vezes é meio infantil. No entanto, achei uma história leve para passar o tempo, e o Toni escreve muito bem.

Muito esperta essa Malu, hein? Em vez de disparar seu arsenal bélico glamurizado em direção a Ben, o verdadeiro alvo de seu interesse, ela programa seu GPS de salto alto para a garota por quem Ben aparentemente se interessou. Sinal de que ela ainda tem planos para ele?

Seleção natural tem personagens com histórias de vida diferentes uma da outra. Há os que já tem algum familiar modelo, os que vieram de outros países só para entrar na famosa escola de moda, até os que foram para a seleção escondidos... E assim como há aqueles que você vai se identificar e gostar, há aqueles que vai fazer você odiar imensamente... Foi o que senti por Malu, uma menina mimadinha, que fala o que pensa, está sempre 'tuitando' sobre sua vida nas redes sociais e que se precisar passar por cima de alguém, vai fazer isso.

A edição do livro está muito linda! A capa é cheia de brilhos e a textura imita jeans! Além de que as folhas são de um marrom bem fraquinho, ou seja, tudo muito lindo! A editora está de parabéns pelo capricho. E em breve irei trazer a resenha da continuação! Recomendo a leitura!

27 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, agora curiosa já RSRRS
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Dessa!!!
    Eu vi esse livro no Book Haul acho rsrsr e logo me lembro de uma série parecida...
    Diario de uma garota nada popular.
    Mas só pelo estilo das capas mesmo, parece que a história é bem divertida e cheia de confusões de jovens.
    Vou indicar pra minha prima...ela gosta bastante desse tipo de livro. Quantos livros são a série?
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não é parecida com essa outra série, porque não tem quadrinhos e tal, mas é bem leve também! *-*
      Indica mesmo!
      Por enquanto acho que são três, Joseph! :D

      Excluir
  3. Como a escrita do autor é bem fluida, e esse livro nos rende boas risadas, fiquei bem curiosa pra ler!
    Que tudo essa edição! Curiosa pra ver essa textura jeans da capa!!
    Amei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição está perfeita, Dilza! Acho que você vai curtir bastante!
      beijos

      Excluir
  4. Oi Dessa,
    essa capa deve ser linda mesmo, com a textura imitando jeans <3
    Eu adorei o livro. Tem cara de ser comédia (pena que não é) mas vou adorar ler as confusões que acontecem na Top School. Quando li a sinopse achei que a Malu ia ser a "chatinha" do livro e minha suspeita se confirmou com sua resenha, haha.
    Se só 20 são selecionados por ano, então o 2º livro é continuação desse 1º ou é um outro ano com outros 20 jovens? Aguardo resenha pra saber :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas partes engraçadas, viu? Mas não é tãaao comédia assim, é uma leitura divertida e leve.
      Acho que é a continuação Vanessa, pois agora foi só a seleção, ainda não teve a escola com os alunos mesmo.

      Excluir
  5. Gosto de ler livros leves como esse as vezes.Mesmo sendo direcionados para o público mais jovem.
    Fiquei também bem curiosa em ver a capa de pertinho. Adoro quando vejo tanto capricho em um livro.

    Bem... Fiquei com vontade de ler! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dessa! Tudo bem? Eu não conhecia o livro e apesar de adorar histórias do gênero para ler depois de um livro denso, eu não estou na vibe dessas tramas mais juvenis no momento >< De qualquer forma, imagino que o livro deve ser engraçado e isso já ajuda, espero ler e curtir tanto quanto você! :) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A história parece ser bem divertida eu curto muito este estilo. Parabens pela a resenha

    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie! Li um livro parecido com esse, todavia não conhecia esse livro!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/shakespeare-e-elas.html
    e tem promoção no ar:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/promocao-de-natal-autora-babi-sette-vai.html

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dessa!
    Achei bem interessante a proposta desse livro.
    Uma escola de modelos é algo diferente.
    Fiquei curiosa, o enredo parece serbem desenvolvido.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente mesmo, estou curiosa para ver o que eles vão aprontar no segundo livro.

      Excluir
  10. Oie,
    nossa adorei a premissa do livro.
    Indo agora colocar na lista de desejados

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amiga eu sinceramente nunca ouvi falar desse livro, mas gostei bastante da proposta da história, até porque é um gênero que eu gosto muito e simplesmente me agradaria ler. Mas no momento estou tao atolada de livros que nem sei mais como vou comprar mais para poder ficar mais atarefada ainda. E olha que tem o Black Friday em?! Vou ficar maluquinha esse ano. Não vou resistir de comprar alguns livros que quero, mas dessa vez não quero exagerar não, até porque estou entupida aqui no meu quarto e nos armarios da sala que nem estão cabendo mais nada hahahahaha

    Mas enfim...Amei a sua resenha e vou procurar ler o livro para poder conhecer, porque
    tenho certeza que irei gostar =]

    Se cuida minha linda e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala isso, mas está sempre comprando livros, sua danada! hahaha
      Sei como é, tenho tantos na estante esperando para serem lidos... :/
      Beijos

      Excluir
  12. Olá, Dessa.
    Confesso que a premissa do livro não me atraiu tanto, infelizmente. Mas se a leitura é fluída e os personagens são interessantes, talvez eu dê uma chance ao livro entre outros mais densos.
    Adorei a sua resenha, como sempre!


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não faz tanto seu tipo de leitura! Ele é mais de guriazinha adolescente sabe? Não que eu tenha algo contra garotos que leem livros desse tipo, mas pelo que vejo do seu gosto, você realmente não se interessaria tanto. haha

      Excluir
  13. Não conhecia o livro mas já gostei. O que você falou sobre a capa já me conquistou e o assunto é um que gosto bastante. Assim que der lerei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dessa!
    Não conhecia a série. Mas só de saber que é sobre escola e de modelos...
    Já gostei!
    :D
    Vou procurar para mim!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Dessa, tudo bom?
    Eu adoro livros com essa temática mais adolescente porque são leituras leves e despretensiosas. Fiquei curiosa para saber como funciona essa seleção para entrar na escola. Meio diferente e interessante.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, adoro esse tipo de leitura exatamente por isso! *-*
      É tão bom intercalar com leituras mais complexas!
      :D

      Excluir
  16. Oie.
    Não conhecia o livro nem o autor, mas normalmente adoro livros com adolescentes. Adicionado na listinha infinita de próximas leituras.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Ola !
    A historia parece bem legal e leve o que me faz gosta muito adorei a ideia do conto bem diferente a capa também ficou linda o livro me lembra serie de tv!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, não conhecia o livro ainda e não acredito que va chegar a ler,
    uma pena o autor não ter deixado tão claro quem estava narrando/contando o capitulo,
    uma pena quando os autores não dão um jeito de deixar claro, o livro em
    si não chama minha atenção, uma pena.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi o único ponto negativo do livro, fora isso foi uma leitura bem agradável! :D

      Excluir