sábado, 15 de novembro de 2014

[Resenha] Chão de fábrica

|
Autor: Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia
Em meio à festa de confraternização de uma indústria gráfica, um jogo de sedução embalado pelo clima de festividade e pelo álcool é o ponto de partida para uma intrincada trama em torno do desaparecimento de uma bela funcionária. Desvendar o desaparecimento da moça fica a cargo dos investigadores Mosca e Pudim, que se deparam com inquietantes e inusitadas descobertas. Mais uma intrigante história em quadrinhos da dupla Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia – criadores do já consagrado personagem Vira-Lata que, nesta obra, abrem o segmento de histórias em quadrinhos no catálogo da editora Bússola. Apresentada por Dráuzio Varella no texto Uso e Abuso do Álcool (abaixo), Chão de Fábrica configura-se numa história em quadrinhos que trata dos perigos do uso e abuso do álcool, fazendo com que a obra seja direcionada ao público jovem e adulto.

Chão de fábrica é de um gênero que eu gosto muito: policial. E o que mais me chamou a atenção também é que ele é uma HQ. Através dos quadrinhos vemos o desenrolar de um desaparecimento, e a investigação dos principais detetives: Pudim e Mosca.



Esses investigadores precisam descobrir o paradeiro de uma funcionária de uma gráfica. Assim, eles partem em busca de pessoas que a conheciam: o pai, o noivo, o chefe... Conforme vamos acompanhando os diálogos, vamos percebendo que há mais de um suspeito. A funcionária desaparecida teve um caso com o chefe, e assim, as suspeitas aumentam ainda mais. Será que ela está viva ainda?

Por ser uma HQ curtinha, a história logo nos apresenta o fim do caso, mas nem por isso deixa de ser uma trama envolvente. Com 98 páginas, e em quadrinhos, acabou se tornando uma leitura diferente e muito proveitosa.

Além do caso, a trama foca também no alcoolismo, e em como ele pode prejudicar a vida de alguém de alguma forma. Chão de fábrica tem uma leitura rápida e bastante reflexiva.



Os desenhos são muito bem feitos, achei bacana acompanhar uma trama policial nesse estilo, eu nunca tinha lido nada parecido e adorei. Só fiquei com vontade de conhecer mais os investigadores e tal. Leitura recomendada!

25 comentários:

  1. Olá, Dessa.
    Eu nunca li nenhum livro do gênero policial, mas tenho muita vontade de ler.
    Achei a capa deste livro muito bacana, fiquei ainda mais feliz por ser uma HQ.
    Vou adquirir em breve :)

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dessa!!!
    Adorei o livro/HQ...
    Acredita que perdi meu costume de ler HQ's e acho que já faz mais de um ano que não leio uma :/
    Mas vou pegar essa indicação, pq além de me fazer voltar a ler HQ's é um tema policial que eu ADORO!
    Parece ser bem fácil e o traço é muito bom...
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que não leio também, e eu adorava! :/
      O traço é muito bom mesmo! Você tem que ver de perto! *O*

      Excluir
  3. Nossa esse personagem careca é a cara do Walter de Breaking Bad! haha Será que é ele? Uma inspiração?
    Curto HQ's, por isso mesmo, não são muito compridas e você descobre o desfecho da história sem muita enrolação.

    Beijoos
    O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Fiquei bem interessada no livro!
    Uma trama policial desenvolvida em HQ, parece muito legal de acompanhar o desenrolar da história.
    Adorei, dica anotada.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  5. Legal essa HQ ser uma leitura reflexiva, pois por ser policial...
    E também é muito bonita, gostei bastante da capa!
    Boa resenha! Bjs, Dessa <3

    ResponderExcluir
  6. Olá Dessa.
    Eu não tenho costume de ler HQ, entretanto, gostei por esse ser policial, adoro *-*

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de comprar HQs mas leio. A capa não é muito chamativa mas me interessei pela história. Principalmente que também sou fã de policiais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oie Dessa
    sou apaixonada por HQ, ainda mais se a trama for policial. Gostei do traço, e da trama, e nunca tinha ouvido falar nessa HQ.
    Amei a dica
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você gostou! *-* A HQ é muito boa, pena que é curtinha. :///

      Excluir
  9. Olá,também adoro livros policiais!
    Mas nunca li em uma HQ. Deve ser uma leitura diferente.
    Fiquei curiosa em saber o que aconteceu com a funcionária.

    Pretendo ler! :)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tem tudo para me agradar imensamente, porque adoro livros policiais e também adoro HQ. Então, certamente, iria mais do que amar esse livro.
    A premissa também é muito legal com a questão da conscientização.
    Já coloquei na minha lista de desejados.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  11. Sendo bem sincera, nunca li nenhuma HQ, hehe.
    Mas quem sabe não me inspiro com essa policial, gênero que eu amo?
    :D

    Beijoooooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Dessa,
    Minha nossa, quanto tempo que não leio uma HQ, acho que faz anos.
    A capa não me chamou muito a atenção, mas as ilustrações dentro são bacanas. Provavelmente eu daria uma de investigadora junto com Pudim e Mosca e ficaria dando meus palpites sobre quem é o culpado pelo sumiço da funcionária, haha.
    Um bom livro para descontrair! Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você meio que fica dando palpites mesmo ao ler. hahaha É impossível não fazer isso. hahaha
      muito bom para descontrair mesmo!

      Excluir
  13. Acredita que nunca li um Hq na vida rsrs,
    mas amo o genero policial, e acho que fica bem rapidinho de ser lido desta forma, achei as ilustrações muito bem feitas, uma pena estes livros não serem tão acessiveis,
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Adoro HQ's e essa me deixou bem curiosa, afinal, o que aconteceu com a funcionária??

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito do gênero policial com mistérios e tramas bem desenvolvidas adorei a historia ser em quadrinhos pois não estou acostumada com isso o que deixa a leitura mais leve e interativa !!!!

    ResponderExcluir