sexta-feira, 7 de novembro de 2014

[Resenha] Desaparecida

|
Autora: Catherine McKenzie
Emma Tupper não existe mais. E por que não, então, inventar uma nova Emma Tupper? “Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas.” Quem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper se vê diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida na África. Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta. Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com chances de concorrer ao cargo de sócia, sua rival Sophie se apossou não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig. Enquanto tenta resolver o caos no qual seu mundo se transformou, Emma se questiona: ela era feliz antes de sua viagem à África? Tinha valido a pena se sacrificar tanto em nome do trabalho? Amava Craig de verdade? Queria mesmo ter aquela vida de volta? Romântico e espirituoso, Desaparecida revela a envolvente trama de uma mulher à procura de si mesma.

Desde que a editora Leya fez uma ação para divulgar Desaparecida, e eu recebi a cartinha falando sobre o livro, fiquei muito interessada em ler. Em um primeiro momento pensei que era no sentido literal da palavra - desaparecida - e que então a trama ia ser algo referente a descobrir o paradeiro da mulher e ia ficar só nisso, mas conforme fui lendo, percebi que o termo não é apenas se referindo aos meses em que Emma ficou desaparecida (que foram narrados rapidamente), e sim, ao presente, onde ela precisa se redescobrir na vida e encontrar quem ela sempre foi antes de tudo acontecer.

Emma é uma ótima advogada. Está quase conseguindo virar sócia da empresa onde trabalha, e namora Craig há três anos... Sua vida só seria perfeita se uma doença não a fizesse perder a mãe. A mãe de Emma sempre foi fascinada pela África, porém, nunca conseguiu visitar o lugar, assim, antes de morrer comprou uma passagem para a África no nome de Emma, para que a filha pudesse conhecer o país em seu lugar. No início ela fica relutante com esse último 'desejo' da mãe, mas quando consegue um mês de férias, decide partir nessa viagem.

A viagem era para durar um mês, mas acaba se tornando seis, após ficar doente e um terremoto cortar qualquer chance de se comunicar com as pessoas. Quando os voos são autorizados Emma corre direto para casa. Ela tenta ligar para o namorado e sua melhor amiga, mas sem sucesso. Nenhum dos dois a atende. E ao tentar entrar em seu apartamento percebe que já tem alguém morando lá. Imagina qual não foi sua surpresa quando descobriu que todos achavam que ela estava desaparecida, e possivelmente, morta? Foi um choque! Sozinha e sem casa, a única pessoa que resta para ajudá-la é Dominc, o estranho que está alugando seu apartamento.

A trama nos mostra que Emma praticamente tem que recomeçar sua vida do zero, é quase impossível continuar de onde parou, afinal, todos pensavam que ela estava morta. Senti muita pena de toda essa situação que ela passou, e acho que se fosse comigo eu já teria desmoronado. O livro nos faz pensar: se tivéssemos a chance faríamos algo diferente em nossas vidas? É nesse conflito que a protogonista se encontra... será que ela ainda quer ter as mesmas coisas e ser a mesma pessoa?

Tudo fica escuro ao meu redor. Sinto que acabei de despertar e de sair de minha viagem por Matrix, coberta de gosma primordial e lutando para respirar. Mas se esta é uma realidade paralela, onde está o sábio mentor que vai me explicar o que está acontecendo?

A autora traz um romance apaixonante e bem desenvolvido. Foi maravilhoso acompanhar o recomeço da personagem. A narrativa também é muito gostosa, e em alguns momentos voltava para os meses de Emma na África, o que só deixou a leitura mais empolgante ainda. Desaparecida tem uma trama envolvente, mas o que cativa mesmo o leitor é a protagonista. Emma é o tipo de mulher que leva o tombo, levanta, sacode a poeira e sai andando - like a boss -. Ela sofre com a morte da mãe e com sua situação atual, é claro, mas em nenhum momento se faz de coitadinha. Ela batalha para ter seu emprego de volta e deixar sua vida normal de novo.

Gostei muito de Dominc, Emma passa alguns dias no seu antigo apartamento, já que não tem para onde ir, então acabamos conhecendo melhor esse homem tão... desconhecido. Sabemos que ele era noivo, e por isso se mudou recentemente para lá. O convívio diário entre os dois foi evoluindo: no início ele achava que ela era louca, mas depois os dois foram se aproximando mais...

Se você gosta de uma história dramática, porém leve, esse livro é mais que indicado. Me apaixonei pela trama, e no finalzinho teve até meio que uma investigação, que só deixou a leitura mais emocionante ainda. Recomendo!

28 comentários:

  1. Há muiuuutoo tempo que tô querendo esse livro...
    Ganhei um marcador dele e fui procurar saber da história neh, ai vi que é meio que um chick-lit.
    Parece ser aqueles livros que você pega numa tarde e quando vai ver tá no final haha
    Que bom que o romance desse livro é bem desenvolvido e sem mimimi...
    Acho que a autora conseguiu colocar bastante coisa num unico livro.
    Enfim, vou comprar o meu na Black Friday haha
    Já tá na lista faz tempo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo, você pega e não consegue mais parar de ler! rsrs
      Sim, não tem aquele mimimi chato, é tudo bem distribuído. *-*

      Excluir
  2. Oii, amei amei e amei a resenha. O livro parece ser ótimo, me agradou bastante. Vou adicionar à minha wish list <3

    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tá na minha wishist <3 adorei sua resenha, gosto de personagens que não se deixam cair e como você descreveu, a Emma parece ser dessas. Pretendo ler. :)
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O livro já tinha me chamado atenção pela capa e, já vi alguns comentários positivos sobre ele.
    Sua resenha só fez firmar minha vontade de lê-lo.
    Parece ser um livro maravilhoso e uma leitura muito agradável.
    Já está na minha lista.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que adicionou na lista! :D
      Espero que você goste tanto quanto eu!

      Excluir
  5. Oi Dessa, tudo bom?
    Tenho vontade de ler esse livro desde a primeira resenha que eu li. Tenho certeza que a narrativa vai me conquistar e nem sei o que faria se estivesse no lugar dessa protagonista. É uma situação bem diferente, mas ela parece crescer muito no fim de tudo isso.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Eu ficaria totalmente perdida, mas ela encara tudo muito bem! Adorei! rs

      Excluir
  6. Estou bem ansiosa para ler esse livro, por causa disso da protagonista ter que começar sua vida do zero. Realmente é de dar pena. :'( E ainda outras coisas que tornam a leitura mais empolgante, agora fiquei louca pra ler!
    Amei a resenha! Bjs, Dessa <3

    ResponderExcluir
  7. Amiga olha já tem um tempo que estou de olho nesse livro, mas eu ainda não tinha comprado porque fiquei com minhas dúvidas de compra-lo sabe?
    Mas espero poder ter a oportunidade, porque pelo que vc contou na resenha me deixou bastante interessada e a história deve ser daquele tipo que te prende né? Eu adoro isso.
    Espero ler logo e gostar tanto como vc.
    Se vc quiser me dar ele não ligo hahahahaha

    Se cuida amiga querida
    E bom final de semana pra vc

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim! Mas agora com a resenha você fica mais curiosa para ler, e não vai se arrepender! rsrs
      Prende mesmo! Você não consegue parar. hahaha
      Beijos

      Excluir
  8. Ainda estou no início do livro. Mas já me envolveu completamente.
    E assim como você,fiquei com muita pena da Emma. Mas ela é bem forte! ;)
    Bem,
    só posso dizer que estou adorando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que achou do livro? Já deve ter terminado de ler, né? rsrs

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Gosto muuito de livros dramáticos, e fiquei louca para ler Desaparecida. Achei a história dele muito interessante. Já foi para a wishlist :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser muito bom. Ou, pelo menos, eu tenho expectativas bem altas quanto a obra. O fato da protagonista voltar quando já é dada como morta e ter que se reconstruir, se redescobrir, me atrai bastante. Certamente leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me atraiu também! E curti muito a leitura, acho que você iria adorar! :D

      Excluir
  11. AIIINNN é tanto livro!! Estou com o ebook da Leya aqui que me enviaram, mas e o tempo para ler??Fiquei curiosa com a historia após ler a entrevista com a autora do livro, mas agora com sua resenha... :OO

    Adoro personagens com caráter, e que não se abala por simples coisas, não sabia que teria um romance no livro, achei que seria mais o drama passado pela protagonista..Vi que são pouquinhas paginas o ebook, acho que quando acabar minha meta vou correr e ler ele *-*
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    XOXO Nik

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, falta tempo às vezes né? rsrsrss
      Tem sim! É pouco, mas tem! *-*
      Corre mesmo! Leitura recomendada. :3

      Excluir
  12. Preciso deste livro para ontem,
    ele fala de superação e romance, e acho que eu na situação dela iria pirar,
    e o ex..deve ter feito o que eu conheço gente que fez rsrs, tem de tudo nesta vida.
    E uma mocinha que não se deixa abalar, e da a volta por cima, quero muito,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua empolgação você iria adorar a leitura! Ela tem de tudo mesmo! Vale a pena ler. <3

      Excluir
  13. Oi Dessa,
    fico me imaginando na pele de Emma, todos achando que estivesse morta, um choque mesmo. Esse desejo da mãe dela acabou se tornando um recomeço para Emma, né? Mas ela é forte, e isso torna o livro mais legal.
    Quando você disse que a única pessoa que resta para ajudar Emma é Dominc, já previ que ali ia rolar um romance... Quero ler :3
    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabou mesmo! No início foi uma furada, mas depois funcionou bem. rsrs
      Espero que você consiga ler logo! *-*

      Excluir
  14. Nossa estou doida pra ler esse livro, recomeçar do zero num deve ser brinquedo não, curto muito drama e cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais ansiosa pra conferi essa história.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro já está na minha lista há algum tempo, e gostei muito da proposta dele. Assim como você eu provavelmente desmoronaria, mas é legal essa reflexão de "o que você faria diferente?" já que quando ela volta praticamente tem que começar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa mensagem e dúvida que o livro deixa para o leitor é muito bacana!

      Excluir
  16. Pelo titulo eu também esperava um outro tipo de historia a resenha me surpreendeu e me deu uma vontade de ler o livro acho que vou gostar muito dos conflitos de Emma !!!!

    ResponderExcluir