segunda-feira, 7 de julho de 2014

[Resenha] O maravilhoso agora

|
Autor: Tim Tharp
Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme.





Quando eu vi O maravilhoso agora nos lançamentos da editora e li a sinopse fiquei na hora com uma vontade absurda de ler, foi só depois que soube que tinha um filme do livro, então a vontade aumentou mais ainda, adoro adaptações, e em breve irei assistir. A editora mandou um kit lindo com o lançamento para os parceiros, fiquei feliz de ter a oportunidade de ler, pois a leitura foi incrível.

O livro prende o leitor com a simplicidade com que o autor narra em primeira pessoa a vida de Sutter. Uma trama com personagens profundos, quase palpáveis, que são desenvolvidos de uma forma única. O que mais chama a atenção é o foco que o autor dá em cima de um personagem tão desestruturado como Sutter, mas, apesar de ele ser um babaca, não tem como não se encantar e rir com ele.

Sutter é sem dúvidas nenhuma um alcoólatra. Bebe em qualquer dia da semana, a qualquer hora. Ele já é babaca com seu jeito Sutter - alegre - de ser, mas quando bebe consegue ferrar tudo mais ainda. Após sua namorada, Cassidy, terminar com ele por motivos que ele não entende acaba "esbarrando" em Aimee, uma garota tímida de sua escola que ele nem sabia que existia. Aimee é o tipo de pessoa que deixa todos mandarem nela e não retruca quando a usam, tipo sua mãe que a faz entregar jornal às cinco da manhã sozinha só porque foi na noite passada gastar dinheiro em um cassino, é.

Com Sutter em sua vida percebemos o quanto ele a vai mudando, fazendo-a ter mais voz ativa. Só que a garota doce acaba pegando o vício para a bebida também, ou talvez apenas queira que ele goste dela. O relacionamento dos dois é estranho, pois eles não parecem realmente um casal. A gente pensa que ela vai ser a garota que o irá mudar, mas acaba não sendo assim. Sutter é meio egoísta, não tem como saber o que ele realmente está sentindo, mas parece que ele não se importa profundamente com ninguém, nem com ele mesmo, na realidade.

O personagem que o autor criou é digno de pena, com todo esse negócio de viver o agora, aproveitar a vida e tal, ele acaba sendo alguém insuportável de se ter por perto, ele não leva nada a sério. Vocês devem ter percebido que só falei mal dele, mas mesmo assim não tem como não gostar de seu jeito sarcástico, suas piadas e loucuras ou sua falta de senso. No fim, gostei dele, gostei mesmo, queria muito que ele encontrasse um amor e mudasse.

... É simplesmente impossível prestar atenção nas ideias de uma garota - não importa quão profundas e verdadeiras elas sejam - de pau duro.
É por isso que os homens acham que as mulheres são umas coisinhas fofas sem nada na cabeça. Mas não são as mulheres que não tem nada na cabeça. O cérebro dos homens é que escorreu pelas orelhas, então eles ficam lá, sentados, olhando para elas, sem a menor ideia do que estão dizendo, mas presumindo que deve ser algo fofinho. Ela poderia estar dando uma aula de física quântica, e o cara só ouviria algo como "guti, guti".

A trama é encantadora, o autor nos envolve em uma história problemática e arrasadora, porém, deixa o final a desejar. Não que tenha sido ruim, achei demais as reviravoltas, mas sabe quando o livro acaba e você fica: "Cadê o resto?", pois é! Enfim, gostei bastante de O maravilhoso agora, espero que vocês leiam e tenham os mesmos sentimentos que eu tive quanto à trama. Apesar de não sentir raiva de Sutter, senti raiva da situação toda. Recomendo a leitura!

46 comentários:

  1. Olá Dessa.
    Já li algumas resenhas desse livro, e a capa é realmente encantadora!,E se eu fosse comprar só pela sinopse acho imaginária um livro totalmente diferente do que você resenhou. Achei um enredo diferente, porque eu também imaginária que Sutter mudaria ao longo do enrendo, mudaria para o "bem" e não que a personagem pegaria o lado negativo do Sutter. Mas, mesmo sendo um livro diferente do que imaginária ser pela sinopse eu gostei dele, e compraria!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também achei que quem mudaria era ele. hahaha xD
      Compre mesmo! ;)

      Excluir
  2. Acho que é a primeira resenha que leio, estava curiosa para saber do livro RSRrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa quero muito ler o livro já é a segunda resenha que leio dele esta semana e vcs me convenceram totalmente hahaha, ainda mais sabendo que tem o filme com a querida Shailene me esperando apos esta leitura, espero gostar muito ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Esta já é a terceira resenha que leio deste livro, estou louco para comprá-lo logo haha, pelo que vejo parece ser um ótimo livro, e o filme? Espero que passe logo, quero ver o mais breve possível.

    Abraços!

    Teens in Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme já saiu faz tempinho, sabia? Já da para assistir. rs *-*

      Excluir
  5. Oi Dessa
    Ainda não conhecia o livro mas fiquei curiosa pra ler.
    Parece ser uma boa história. Pena que o final deixa um pouco a desejar.
    Beijoo
    Lu
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo, mas nada que fez me arrepender de ler, rs! ^^

      Excluir
  6. Oie,
    não conhecia o livro, mas acho que vou gostar da leitura.
    Parece ser um bom livro para um fim de tarde rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu queria ler o livro, mas assim como a sua tenho visto algumas resenhas não tão boas do livro, não sabia que tinha filme dele,
    um protagonista que não agrada, não dá rs. Uma pena a mocinha ao passar a historia não ficar mais forte e ir ajudando este 'mocinho' a ir melhorando como pessoa, no final o livro quis passar que argumento..não entendi, pois percebo que nenhum deles mudou ou é impressão minha, mas acho que não vou le lo, so se eu achar em lguma promoção do sub, provavelmente va assistir o filme, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste o filme, quem sabe você se interesse, né? *-* rs

      Excluir
  8. OOOOOOOOOOOOI, Dessaaaaaaaa! ♥ Tuuuuuuudo bom? Haha, espero! *0* Tem filme? Sério? Nooossa, que legal, nunca havia ouvido falar, hahaha! Achei a história em si mais que interessante! Ainda mais essa parte de ele encontrar uma menina doce e sem voz ativa e, mesmo ele sendo um babaca completo, conseguir mudá-la! Acho que todos os personagens que pensamos: "Putz, como ele é babaca e sem coração!", acabam se tornando uma pessoa digna de aplausos! Gostei dele, apesar de você ter falado muuuito mal do mesmo, hahaha! Uma pena que o final deixou a desejar :c Eu detesto isso, haha! Parece aquela cena de ACEDE, onde a Hazel vai em busca de respostas para o final do livro do Peter, aushusahaus! Adooorei sua resenha, ficou muuuito boa! A capa me encantou, só acho que não combinou muito com a trama, porque, pelo que pude perceber, a história não roda em torno de um mar de rosas, hahaha! :3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! *-*

      Tem sim, adorei saber! hahaha
      Pois é, triste quando não gostamos do final, mas a trama em si me agradou bastante.
      bjs

      Excluir
  9. Olá Dessa!
    Adorei a sua resenha.
    O livro parece ser muito interessante, fiquei com muita vontade de ler.
    Como sempre, as suas resenhas são ótimas! *-*
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OIii
    Assim como voce me encantei pela sinopse assim que li.
    E vi muitas resenhas falando bem da narrativa do autor, e com voce não foi diferente.
    O livro realmente parece merecer ser lido. Com certeza quero lê-lo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiii,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois dessa resenha, eu me interessei. Acho que irei gostar de ler o livro, talvez em uma outra oportunidade eu o compre. Adorei a resenha.
    Primeira visita minha aqui no blog. Amei!!
    Beijooos!!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa linda e parece ter uma história nada clichê!
    O livro não me conquistou do mesmo modo que aconteceu com você, na verdade, ainda estou em fase de decisão em relação a ele. Apesar, do personagem ser assim e a gente imaginar como tudo poderia ocorrer na história, ela se apresenta de maneira totalmente diferente, devo confessar que isso acabou me conquistando um pouco, ao ler a sinopse o leitor pode acabar achando que é tudo muito clichê.
    Bom, a partir da sua resenha senti um pouco de pena do personagem.
    Não sabia que existia um filme de mesmo nome.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    mbgsuzart1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nem um pouco clichê mesmo. rsrs
      Também desconhecia do filme, fiquei interessada em assistir!

      Excluir
  13. Os livros mais cativantes são aqueles que contém simplicidade, mas alguns personagens insuportáveis tornam muitos livros simplesmente inesquecíveis rsrs, já amei odiar o Sutter haha. Como você disse não sabia que existi o filme, mas ele deve ser muito bom se preservar a essência do livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amamos e odiamos esse personagem, não tem como. hahaha

      Excluir
  14. Bem, o que dizer desse livro, eu sou meio chatinha pra livros com personagens com pouca idade, vamos dizer assim Nem sei se eles são tão novos assim, mas foi o que me pareceu).
    Não sei se leria, não achei que o livro tem um tema que vá me prender tanto assim ao ponto de passar por cima de seus "problemas". Então vou deixar na minha lista de "quem sabe" rsrsrs.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São adolescentes, se formando e tal. Que pena... Se der, leia! ;D

      Excluir
  15. Ah, eu conheci este livro ontem, li a sinopse e fiquei super curioso. Agora, lendo sua resenha e conhecendo mais sobre o livro, a vontade aumentou mais ainda. Deve ser incrível!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá não conhecia o livro Olhei pra capa amei ai vendo a sinopse amei tbm.Adoro livros que tem adolescentes,problemas,bebidas.To vendo se for ler acho que vou querer tacar ele na parede de raiva do protagonista.Que pena que o final ficou vago,vamos torcer então pra ter um livro 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não terá um livro dois, mas não custa sonhar, né? rs

      Excluir
  17. Vi recentemente um monte de blogueiras falando sobre esse livro e de como a trama é simples e gostosa de ler, mesmo que você tenha raiva em alguns momentos é um livro meio que reflexivo. Eu achei a capa linda e o nome da mocinha: Aimee (o nome de minha filha como você já deve saber é Aimê, uma versão portuguesa desse mesmo nome). Achei lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, verdade, sua filha tem o mesmo nome, que lindo. rsrs *-*

      Excluir
  18. Já vi algumas resenhas sobre esse livro..algumas positivas outras negativas e realmente tô indecisa se leio ou não...por enquanto ele vai ficar em cima do muro hahahahaha...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha o livro parece ser muito om e o protagonista ser único com sua personalidade. Gostei bastante da capa, mas um para minha listinha de futuras leituras <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do TOP Comentarista de Julho e concorra a um Exemplar Volume Único As Crônicas de Nárnia"

    ResponderExcluir
  20. Comigo aconteceu o contrário, descobri sobre o filme porque tem a Shai Woodley e só depois soube que tinha o livro e que ia ser publicado no Brasil. Fiquei hiper feliz porque tinha adorado a sinopse da obra, aqueles indies que você não consegue não gostar. Agora quero lê-lo antes de assistir o filme, amei a capa e já vi o capricho que a editora fez para os parceiros, tinha a graminha! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? hahaha Que legal! Eu descobri só depois e já fiquei ansiosa para assistir.
      Tinha sim! Muito lindo o kitzinho *O*

      Excluir
  21. Confesso que não sou fã do gênero, mas me apaixonei por essa capa, e esse enredo, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  22. o livro tem uma história muuito interessante porque tem essa relação do cara com uma pessoa que ele ama

    ResponderExcluir
  23. Eu tbm adoro essas adaptações, e sempre leio antes de assistir o filme, enquanto eu nao ler eu nao vejo o filme... hahahahaha
    Eu te entendo nessa parada do final, teve alguns livros que li que o final não foi ruim, mas ficou faltando algo, te entendo... hahaahha
    mas já vou anotar aqui, pq agora que sei que tem uma adaptação animei mais ainda em ler o livro.. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim, mas as vezes não resisto e acabo vendo o filme antes. hahaha

      Excluir
  24. Também não assisti o filme ainda e não havia prestado atenção neste livro. Só agora que li a sinopse e uma resenha. Ele parece ser ótimo, tive vontade de ler. Imagino como deve ser a pessoa querer viver só o “agora”. Adorei a quote, tenho certeza de que irei gostar deste livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irá gostar mesmo. E pelo trailer é bem fiel a adaptação. *-*

      Excluir