quinta-feira, 17 de julho de 2014

[Resenha] Enquanto eu te esquecia

|
Autora: Jennie Shortridge
Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente. Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?
Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.


Adoro essas histórias em que o personagem perde a memória e tal, então desde que soube que Enquanto eu te esquecia tinha esse tipo de trama quis muito ler. Acho surpreendente saber como a pessoa lida com isso, se ela continua a mesma apesar de não se lembrar de nada, essas coisas... E bem, nesse livro podemos perceber que a protagonista acaba não sendo NADA como era antes... Com uma personalidade totalmente diferente que até nos faz pensar, "mas como??", acontece que vamos descobrindo alguns motivos por trás disso.

Lucie é encontrada na Baía de São Francisco, sem ideia nenhuma de quem é ou do motivo de estar ali. Na clínica descobre que tem um noivo e que ele está vindo buscá-la. Quando os dois se encontram Lucie acha estranho não se lembrar de ter um noivo, a princípio ela não sabe lidar com isso e faz várias perguntas a Grady para ver se alguma memória retorna. Então, os dois voltam para casa, um lugar que ela desconhece, para uma vida que precisa ser recomeçada. Grady também  não sabe como lidar com tudo isso, ainda mais por essa Lucie ser tão diferente da que ele conhecia, e é assim que os dois precisam aprender a como conviver nessa situação. Nesse processo Lucie acaba descobrindo coisas de sua vida...

Nossa, pensou com o coração aos saltos. Tenho de me controlar. Eles deram uma checada nele. Eles vivem fazendo esse tipo de coisa, certo? Pessoas loucas que fogem, devolvidas para membros da família? Para noivos? Ela tinha de confiar em alguém, decidiu, porque já não podia confiar em si mesma.

Pelo desenrolar da trama Lucie aparentava ser uma vaca, simples assim, fria, egoísta e fútil, mas essa nova pessoa é alguém com sentimentos, doce e agradável de conviver. É por isso que é tão difícil para ela lidar com pessoas que aparentemente a detestavam, até seu noivo tem certo receio com ela. O relacionamento dos dois tem várias dificuldades, é algo complicado, já não era fácil antes por conta do temperamento e personalidade dela, mas agora é bem pior. Ela nunca contou sobre sua família, apenas que tinha uma tia, Helen, e que não gostava dela, então Grady não tem muito o que contar para essa Lucie cheia de perguntas. Percebemos que no fim o relacionamento dos dois anteriormente não era completo. Eles não dividiam memórias, experiências, nada.

Os capítulos têm o ponto de vista de três personagens: Lucie, Grady e Helen, e apesar de a autora ter focado no passado da personagem e nos segredos obscuros, eu gostei bastante da forma como ela desenvolveu e conduziu o relacionamento de Lucie com o noivo. Acredito que se Jennie não tivesse feito isso de trazer a tona assuntos passados ia tornar a história tediosa, acho que foi tudo na medida certa.

A narrativa da autora é agradável, e com uma trama tão delicada e envolvente, não tem como não se comover. Gostei muito do livro, ele teve tudo que eu esperava e mais um pouco. Uma história linda de amor que vai mexer até com o coração mais gelado, rsrs. Recomendo!

40 comentários:

  1. Também gosto de livros que abordam essa temática, é sempre interessante ver como cada personagem lida com a perca de memoria. Desde que eu vi esse livros nos lançamentos da editora estou morrendo de vontade de lê-lo, espero conseguir em breve =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do TOP Comentarista de Julho e concorra a um Exemplar Volume Único As Crônicas de Nárnia"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está esperando o que para ter o exemplar em mãos e ler então? *-* A trama é ótima, você vai adorar!

      Excluir
  2. Oi Dessa,
    Sempre leio resenhas agradáveis sobre esse livro...também curto os desmemoriados, geralmente é uma trama boa de acompanhar.
    Ri que ela aparentava ser uma vaca HAHA

    Ótima resenha!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, mas é verdade. Gente, ela era muito diferente, como pode? :P

      Excluir
  3. Olá dessa.

    Sempre vejo resenhas super positiva sobre esse livro e a sua não foi diferente! E minha vontade de ler só aumenta! Também curto bastante livros que abordam a perda de memória, acho que principalmente, quando é romance, dá toda a emoção na história! Bom, esse livro parece ser realmente fantástico, e já está na minha lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acho que é impossível não se apaixonar por esse livro, ele é simplesmente maravilhoso. E realmente, com romance é melhor ainda!

      Excluir
  4. Olá!
    Acredita que nunca li livros com esse tema?
    Isso da personagem ter perda de memória deve ser bem instigante, saber como ela vai lidar com tudo isso, o fato de não lembrar de nada nem de ninguém. Ainda mais quando percebe quer era intragável e que as pessoas a detestavam.
    Fiquei curiosa pra saber mais da relação dela com o noivo, como ela vai se virar com o fato de ter alguém. Gostaria muito de ler esse livro.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade? Li poucos também. :/
      Leia mesmo, a história é ótima! *-*

      Excluir
  5. Amiga eu simplesmente amei a sua resenha.
    Eu já tinha visto outras resenhas por ai e acabei comprando o livro pra mim.
    Tá aqui na estante esperando para ser lido.
    Logo logo eu também vou conferir, porque dizem que a história passa uma mensagem muito bacana e espero gostar bastante. Ando descansando um pouco e pegando livros que quero ler sabe? Porque como eu te disse antes, andei desanimada, mas agora vou ver se controlo um pouco a minha correria. hahahahaha...Mas enfim...Espero que esteja bem e mais uma vez TE PARABENIZO pela resenha maravilhosa que fez, até porque me agrada muito saber seus pontos de vista nas resenhas.

    Se cuida linda e fica com Deus
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, amiga! Você não vai se arrepender! :D
      Muito obrigada por vir comentar no blog. <3

      Excluir
  6. OOOOOOOOOOOOOI, DESSAAAAA *-* Cooomo você está? <3 Huuum, a capa já me agradou, hahaha! Aaaaaaah, eu também adoooooro histórias que envolvem personagens que perdem a memória, haha! Concordo contigo, é tãooooo bom ver como a história.se desenvolve em torno dessa falta de memória! Hehehe, você me deixou curiosa, Dessaaaaaaaaaa! Que coisas da vida dela? Não faleeeeeee, hahahahaha! Ela sofreu algum acidente, é isso? Hahaha! Pooooxa, adorei saber que a Lucie, antes cínica, se tornou uma pessoa melhor! Aaaaaah, amooooo narrativas que têm o ponto de vista de dois ou mais personageeeeens, hahaha! <3 Ai, Deuuuuus, fiquei muuuuuito curiosa, hahaha! Ameeeei sua resenha, Dessaaaaa *0*

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ter que ler para descobrir! Não conto! hahaha *-*
      Também acho demais quando tem dois pontos de vista! ♥
      bjs

      Excluir
  7. Adoro histórias de amor..hehe
    Tenho muita vontade de ler este livro. Só vejo elogios. Sua resenha não é a primeira a falar da delicadeza da história.
    Espero ler em breve.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu também adoro essa historias em que a protagonista meio que perde a memória. Sempre me emocionou com ela, SEMPRE, é algo incrível sabe?
    Esse livro parece ser muuuuuito bom mesmo. Gostei bastante do modo como explicou a historia. Me pareceu um livro que li faz um tempo, Para Sempre, talvez não tenha nada a ver mas me lembrou um pouquinho haha.
    Adoreeeeei a resenha,, vou procurar o livro na papelaria :33
    Beijooooooooos♥♥
    Http://www.shake-de-morango.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre nos surpreende e nos encanta. É difícil esse tipo de história ser ruim, né? rs

      Excluir
  9. Quero muito ler esse livro, mas com o tempo fui passando outro na frente e
    acabei perdendo o foco, enfim... Bom lembrar o quanto ele é bom, pois irei solicitá-lo em breve a editora.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. EU qeuro ler este livro desde seu lançamento e sempre vou deixando pra depois, e a cada resenha eu penso por que não li ainda rs.
    Assim como você gosto de livros que tenham perda de memoria..acho que o drama fica muito bom. Mas confesso que eu acho que sei por que ela não é como era antes da perda de memoria rsrs, depois de ler muitos livros..tenho uma ideia do porque....rs, mas so lendo mesmo pra ter certeza.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, trate de ler logo! hahaha
      Depois me diz o porque... :P Fiquei curiosa!

      Excluir
  11. Tenho curiosidade com esse livro, a capa é linda!
    Essa questão de perder a memória sempre dá boas histórias mesmo, rs.
    Ainda não estava totalmente convencida de conferir, mas já que é uma história linda de amor que vai mexer até com o coração mais gelado kkk, vou dar uma chance ;)
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu também gosto dessa temática e quando li a premissa do livro, lembrei de Para Sempre. A capa é bem ligada ao livro e sei que ele é tocante, quando lê-lo vou chorar horrores! kkk Dramas familiares mechem comigo e acho que tem muito disso nele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até eu derrubei algumas lágrimas! Então se prepare. haha

      Excluir
  13. Dessaaa,
    li o finalzinho da resenha com a voz do meu primo na cabeça: Vai mexer com o coração mais gelado, kkkkk vê se pode, se eu não ler o livro pelo menos tenho que indicá-lo, todo o drama e personagens merecem, ainda mais por mesclar a narrativa com ponto de vista diferentes.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  14. Tbm gosto desse tema, tem varios filmes bacana e sou doido pra ler um livro com esse tema de que uma pessoa perde a memoria e tal, eu tenho esse livro *-* mas por enquanto nao vou ler, pq estou seguindo a minha meta, mas minha vontade só aumenta, pq vejo muita gente falando bem do livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vale a pena passar na frente de outros, viu? Leia logo rsrs

      Excluir
  15. Confesso que comprei esse livro por causa da capa (linda, ne?), sem me importar com a temática, embora tenha passado o olho na sinopse. Gostei de saber que é uma boa leitura (farei em breve) e tocante. Estou mais animada para começar! :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo ♥ *-*
      Leia logo mesmo, uma trama linda. Você vai se encantar!

      Excluir
  16. Essa é a segunda resenha positiva que leio sobre esse livro. Também gostei muito da capa. Essas histórias com pessoas que perdem a memória me chamam muito atenção também. Já está na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muiiito bonita. *-* Quando tiver oportunidade, passe na frente de qualquer outra leitura, mas leia logo! rs

      Excluir
  17. Ainda não li o livro, mas pretendo e acho o enredo muito bom, apesar de eu não ser muito fã do gênero, quero muito ler .

    ResponderExcluir
  18. sua resenha ficou muito boa, o livro parece ser muito bom
    ja procurei resenhas desse livro e só tem coisa boa a respeito
    dele, então eu concordo com a opinião popular kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, pois é, também só li resenhas falando bem do livro! Então, não deixe de ler *-*

      Excluir
  19. Achei certas semelhanças desse livro com o Lembra de Mim..não curti muito é sempre o mesmo do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É parecido mesmo, mas não concordo que seja sempre a mesma coisa. :/

      Excluir
  20. Tive vontade de ler este livro desde quando vi a capa. Também adoro livros que têm personagens que perdem a memória, e este livro parece envolver a gente somente com a sinopse. Adorei a resenha, com certeza deve ser uma história linda, minha vontade de ler este livro só aumentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que aumentou a vontade. *-* Quando ler vem me dizer o que achou! ;)

      Excluir