sexta-feira, 18 de julho de 2014

[Resenha] Indesejadas

|
Autora: Kristina Ohlsson
Crimes brutais marcam um verão sueco. Suécia, meados de um verão chuvoso. O inspetor Alex Recht e sua equipe, auxiliada pela analista criminal Fredrika Bergman, começam a investigar o que parece ser um caso clássico de disputa familiar pela guarda de uma criança. No entanto, quando a menina é encontrada morta no extremo norte da Suécia, com a palavra “indesejada” escrita na testa, o caso se transforma rapidamente no pior pesadelo da equipe de investigadores.







Fiquei muito feliz quando soube que uma nova editora iria lançar apenas livros policiais, desde então tenho desejado loucamente os títulos da Vestígio, porque além de ser de um gênero que amo, as capas de todos os livros seguem o mesmo padrão, o que eu acho lindo de ter na estante. Finalmente tive oportunidade de ler um dos lançamentos. Indesejadas é o primeiro livro de uma série da autora sueca, Kristina Ohlsson. 

A trama inicia com o possível desaparecimento de uma criança em uma estação de trem na Suécia. O inspetor Alex junto com sua equipe são designados para o caso, mas a civil, Fredrika Bergman, que é analista criminal e também faz parte desta equipe toma um rumo diferente de raciocínio sobre o que realmente aconteceu com a menina, porém, ninguém lhe dá bola. Quando a criança aparece morta, nua e com a palavra "indesejada" escrita na testa todos percebem que não é um simples desaparecimento ou de um pai que resolveu sequestrar a filha... Eles estão lidando com algo muito mais horripilante. O inspetor se pergunta em alguns momentos se caso tivesse dado atenção para Fredrika talvez não tivessem salvado a menina, mas acontece que o responsável por esse crime macabro sabe  exatamente como não deixar pistas.

Sabe aquele momento em que você descobre algo antes de ser revelado? Então, me senti A detetive quando "descobri" duas coisas na trama: Quem era o assassino e o motivo de ter "indesejada" na testa da menina. Cheguei até a ficar meio decepcionada por a autora deixar tão previsível, mas claro que não tenho o dom para investigações, me jogo fácil nas pistas que aparecem, e acontece que uma das minhas teorias estava completamente errada.

Quase sempre - quase sempre - era assim: por trás de cada criança perdida havia um pai ou mãe perdidos. Pessoas negligentes que, segundo Alex, jamais deveriam ter tido filhos, para início de conversa.

A trama do livro é bem intricada e segue um ritmo constante de acontecimentos. Gostei muito de Fredrika, todos os colegas a acham fria demais e que a polícia não é o lugar certo pra ela, mas percebemos que não é bem verdade. Ela tem uma visão ampla sobre tudo, que foi o que permitiu ter antes de todos uma ideia geral sobre o caso, e claro, ela tem sentimentos, sim!

Indesejadas é um livro denso, e que dá certo nojo por tratar também de abuso infantil. A autora não focou muito nisso, mas senti repulsa com o pouco que li, fora o caso em si de matar crianças, que também é horrível. É claro que se você gosta deste gênero tem que estar preparado para qualquer coisa. Apesar de tudo, é um livro bem desenvolvido que instiga o leitor a desvendar o crime. Adorei a trama e a narrativa da autora, estou ansiosa para o segundo livro. Recomendo.

35 comentários:

  1. Oie! Amei a resenha quero ver se leio os livros dessa editora, amo livros policiais também!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/despertar.html
    Bjs, Nay =D

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Já tinha lido sobre esse livro num post sobre os lançamentos da Vestígio e me interessei bastante, e pela sua resenha mais ainda! Estou gostando bastante de livros policiais e esse entrou pra minha lista.

    Beijos! ^-^
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro o gênero ♥ Estou louca para ler mais livros da editora.

      Excluir
  3. Haha, é o que eu penso, se você gosta de romances policiais você tem de estar preparado para tudo! Eu também me sinto mal com a temática envolvida, é muito triste o abuso a crianças. Vou tentar começar essa série, amei a capa e o enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa mesmo, muito bom o livro! Né, realmente, livros do gênero sempre tem algo repugnante, que nos deixa meio assim. >_<

      Excluir
  4. Olá! Tudo bom?
    Bom, confesso que não sou muito fã de livros policiais, mas dependendo até gosto. Já li alguns que me surpreenderam. Achei o enredo desse interesse, mas ainda não sei se leria, talvez um dia, haha.
    A capa é realmente muito bonita, chama bastante atenção.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e você?
      Ah, que pena. rsrs Eu amo o gênero! *---*
      Bonita mesmo, todas da editora são nesse estilo. :3

      Excluir
  5. Olá,
    Nossa eu estou amando ler livros policiais e tenho certeza que este deve ser uma boa pedida!!!
    Adorei a resenha e imagino como deve ser difícil ler sobre esses temas.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo, mas ao mesmo tempo, meio que viciante sabe? rsrs

      Excluir
  6. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Dessa lindaaaaaaaaa *-* Como você está? Espero que bem, hahaha! Ai, Deuuuuuuuuus, eu sou muuuuuito fã dos livros da Editora Vestígioooooooo! Sabe que eu também gostei desses livros justamente por seguirem os mesmos padrões de capa? Fica tudo mais organizado, hahaha! Autora sueca? Que chique, hahaha! Ish, se envolve desaparecimento de crianças, a história é especial! Não que seja legal isso, mas é mais emocionante, haha! "Eles estão lidando com algo muito mais horripilante.". Aaaai, Dessa, fiquei curiosa, hahaha! Epa, gostei desse assassino! Mas no quesito de ele não deixar pistas, assim a história de desenvolve mais, né? E sim, eu sei como é descobrirmos algo antes de ser revelado, hahaha! Acho super bacana isso! E que bom que você se sentiu a detetive, isso é tão bom num livro! E eu concordo, é doentio essa coisa de abuso sexual infantil e tudo o mais. Apesar de ser a realidade de hoje em dia, acho que a autora tinha de retratar essa tal realidade! Aaaaaaah, preciso deste livro. ASSIM VOCÊ VAI ME FALIR, DESSAAAAAA, hahaha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! *----*
      Fica organizado mesmo, adorei esse padrão! <3
      Verdade, fica mais emocionante mesmo. rsrs
      Desculpa por quase te falir. hahaha Mas o livro é muito bom mesmo, vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  7. Não sabia que existia uma editora só de livros policiais! Minha irmã vai adorar saber dessa.
    Bom, voltando ao livro, não é o meu gênero literário, mas devo admitir que a história parece ser muito boa e bem contada, me fez querer ler o livro.
    Temas como esse é quase impossível não sentir nojo, e é uma coisa que acontece todos os dias e que, infelizmente, não é muito divulgada.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muito legal né? *-*
      Verdade, é pouco divulgado, só quando é um caso grande, né? Mas é algo que sempre acontece. u_u
      bjs

      Excluir
  8. Oi Dessa,
    Amo livros policiais, mas não gosto de ver e nem ler o sofrimento de crianças, isso me deprime, espero ter a oportunidade de ler alguns livros da editora, mas que não tragam abuso infantil.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é triste, mas é algo que precisamos ler e saber, não adianta. :/

      Excluir
  9. Nossa!
    Primeiro, eu não sabia dessa editora, mas amei a novidade.
    Segundo, a premissa do livro é incrível! Estou encantada.
    E depois dessa sua resenha, eu acho que preciso de verdade ler. Adoro esse tipo de história que acaba nos chocando de algum modo.
    Valeu a dica!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee.
    Livros policiais me encantam, eles conseguem me prender de um jeito que poucos gêneros conseguem.
    Pela resenha o livro parece ser desses em que você se vê tentando desesperadamente tentando captar todas as pistas para descobrir quem é o assassino.
    Eu com certeza leria, o que me afastou foi o fato de ter criança envolvida, e ainda com abuso. Não gosto e não consigo ler esse tipo de livro em que a vítima é uma criança, então não o lerei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Verdade, também me prendem!
      É bem assim, tentamos descobrir, mas nada. rsrs
      Que pena. :/ O livro é ótimo, e é de um tema que vemos frequente.

      Excluir
  11. Oii
    Ah quero ler este livro, tenho me levado mais ultimamente para os livros policiais.
    Deve ser denso mesmo essas partes das crianças.
    Quando ler espero gostar tanto quanto você.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste mesmo! *-* Eu adorei a leitura. :3

      Excluir
  12. Tbm Amo romance policial, e geralmente os livros não tem assassinato de crianças, ja li, mas geralmente não tem mesmo, mas como vc disse, quem gosta do gênero tem que estar preparado para tudo, e eu ja falei que quero esse livro?? ahahah entao eu quero... *-*

    ResponderExcluir
  13. Oi! Li este livro a alguns dias e também acabei descobrindo o porquê dos crimes rsrs
    Mas eu gostei muito da estória toda, só achei chato a sinopse conter um spoiler de que a Lilian iria ser encontrada morta, afinal, eles só descobriram isso lá para a página 140...mas o resto foi muito bom. :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas acho que não foi nada que atrapalhou por saber. Podia ser algo como uma surpresa, né? Mas fora isso..

      Excluir
  14. Adoro livros gênero, e apesar desse parecer ser um livro bem pesado, acho que eu adoraria ler .

    ResponderExcluir
  15. Amo suspense policial e esse parece ser muito bom mesmo, gosto de caça a assassinos e é sempre legal ir descobrindo oque esta acontecendo, mas descobrir o assassino antes do protagonista mesmo acaba deixando o livro menos interessante. Eu sou outra louca pelos livros dessa nova editora, as capas simples são muito lindas <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do TOP Comentarista de Julho e concorra a um Exemplar Volume Único As Crônicas de Nárnia"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas mesmo, são simples, mas tão legal de ter na estante. <3

      Excluir
  16. Adoro livros com gênero policiais.
    adorei sua resenha, eu ja tenho ele só ainda não arranjei tempo para ler ele
    espero ler ele logo...

    ResponderExcluir
  17. Muito legal a resenha..apesar de não gostar muito de livros policial até que gostei desse e amei a capa!!

    ResponderExcluir
  18. Este livro não chamou tanto minha atenção, começando pela capa. E o fato de ter assassinatos também contribuiu para que eu não gostasse. Não gosto desse gênero, por mais que o livro seja ótimo, com uma boa trama e narrativa, ainda não estará em minha lista.

    ResponderExcluir