domingo, 14 de janeiro de 2018

[Resenha] Treze

|
Autora: FML Pepper
Páginas: 406
Editora: Galera Record
Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a céticaRebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.


Eu conheço a FML Pepper por conta da trilogia Não pare, e gosto muito de sua escrita. Treze é um lançamento que eu estava ansiosa para ler, tanto por conta da autora quanto pela história, que me chamou a atenção. Esse é um livro que vai falar sobre recomeços, segundas chances, superação e fé... não apenas fé religiosa, mas também em si mesmo. O romance é muito bem desenvolvido, e fui arrebatada pela trama. Os personagens são daqueles que apanham tanto da vida que você acaba querendo colocá-los embaixo da sua asa e cuidar sempre. 

Rebeca é cética, ela não acredita em destino, sorte ou azar. Ela acredita em probabilidades. E ela também é uma ladra, assim como sua mãe. Rebeca é hacker e aplica golpes. Um dia antes de aplicar o maior golpe de sua vida, que é o roubo de diamantes em um banco, sua melhor amiga Suzy a leva em um parque de diversões para consultar com Madame Nadeje, uma cartomante. Mesmo contra sua vontade, Nadeje acaba fazendo previsões, e nenhuma é muito agradável. Uma delas até mesmo diz que seu golpe vai dar errado, que ela precisa desistir.

Rebeca, é óbvio, apesar de ter ficado com algumas dúvidas, acaba não dando atenção. E o pior acontece. Ela e sua mãe são pegas. Sua vida muda drasticamente. Algumas previsões se concretizam, e isso assusta Rebeca. Ela está se mudando de cidade e entrando em sua segunda faculdade, exatamente como foi previsto. E, segundo Madame Nadeje, o décimo terceiro homem de sua vida vai ser o seu grande amor.


Finalmente a garota resolve seguir o que o destino lhe reservou, e começa a dar mais atenção aos avisos. Porém, quem disse que sua vida seria fácil? Dois homens surgem, virando seu mundo totalmente de cabeça para baixo. Será que ela segue a previsão e fica com aquele que tudo indica ser o certo ou segue seu coração e dá uma chance aquele que realmente mexe com ela?!

Conhecemos também a história de Karl, um lutador de MMA, que na mesma noite que teve a grande vitória de sua vida, sofreu um acidente que o fez nunca mais poder lutar. Com um coágulo na cabeça, ele não pode sofrer nenhum tipo de batida. Após tanto sucesso, "amigos" e mulheres, ele percebe que agora se encontra sozinho. E essa segunda chance que recebeu o faz ver a vida com outros olhos e perceber que suas atitudes do passado eram erradas. 

Treze é um romance lindo e com uma mensagem muito bela. A leitura é muito fluída, os personagens nos cativam desde o início. As charadas que Madame Nadeje jogou no colo de Rebeca fizeram com que ela não soubesse qual o caminho realmente seguir, mas nós conseguimos saber o que é. A história é previsível nesse sentido, mas nada que faça com que a leitura não seja interessante. 

O mais lindo de tudo foi ver o quanto a autora amadureceu sua escrita. Treze é um livro maravilhoso! Eu gostei muito e é aquele tipo de leitura que eu indico para qualquer pessoa.

8 comentários:

  1. Oi, Andressa.

    Diante das previsões cumpridas pela cartomante/madame, será que ela vai fazer a escolha certa, ou vai se deixar ser enganada, diante de dois homens? Afinal, o que está em jogo é a sorte, ou o azar...

    Neste livro, acho que a Rebeca tem a chance e oportunidade até mesmo de mudar de vida, ao descobrir o amor, ao seu destino se cruzar com o Karl.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!
    Ah, você nem imagina o quanto quero que meu livro chegue logo pra eu ler, rs.
    Também conheço a escrita da autora, mas infelizmente só li o primeiro livro da trilogia Não pare, espero ler logo os outros.
    Eu adorei o enredo que a Pepper criou, mesmo seguindo para um lado clichê, tem aquele toque diferente dos romances que ando lendo, eu só imaginava que seria mais focado na magia, até espero que seja na verdade, porque gosto bastante do tema.
    Pelo visto também vou amar essa leitura..
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!

    Já li Treze e amei tb! A Pepper evoluiu muito a escrita mesmo.
    No começo da história pensei tinha adivinhado o final com as previsões da Madame Nadeje mas fui super enganada! Li o livro em 3 dias e fiquei querendo mais!
    Dá vontade de colocar os livros da Pepper num potinho e reler sempre! Sou super fã dela e lerei qualquer livro que ela publicar hahahaha
    Na minha opinião, toda lição que a Rebeca aprendeu é passada para cada leitor, vc se torna uma pessoa diferente quando termina de ler o livro.
    Adorei a resenha!
    Um beijo
    Laís T.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ainda não ter lido a trilogia Não Pare, quando soube do lançamento deste título logo me interessei pela leitura, primeiro porque a premissa e interessante, e sempre me pegava questionando do que se tratava este romance, e lendo sua resenha, e notório o quanto a estória e bem escrita, até pelo amadurecimento da escrita da autora, até pelo desenvolvimento da trama. Amo, quando os personagens são cativantes e nos prende ainda mais a leitura. Este e mais um livro que quero muito adquirir este ano.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a capa, e amo a escrita da autora,já li a trilogia Não Pare da qual sou apaixonada, e estou ansiosa para ler Treze, tenho certeza que não irei me decepcionar pelo que li da sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Andressa!
    Não li nada da autora ainda, embora esteja com a série Não pare! aqui aguardando a leitura. Bom ver que ela amadureceu em sua escrita.
    Achei interessante a mistura de misticismo com romance e gostei também de ver que são duas histórias separadas e acabam se unindo um tempo depois.
    Interessante!
    Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que ao ver a capa nunca imaginaria a profundidade da história.. Estou surpresa e ansiosa para ler esse livro !
    Parece sim ser maravilhoso 💙

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu quero muito ler esse livro, a história é muito fofa e bem envolvente, mas também deixa o leitor aflito com tudo que está acontecendo. Gostei muito e estou desejando ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir