sábado, 27 de janeiro de 2018

[Resenha] O enigma dos Dados

|
Autor: Marcos Mota
Páginas: 152
Editora: Novo Século
Série: Objetos de poder, 1
Para Isaac Samus um problema matemático sempre foi mais fascinante que jogar bola com os amigos. Aos treze anos de idade, após muito estudo e pesquisa, ele descobre que o grande matemático Euclides utilizava dados com variados números de faces para encontrar uma fórmula capaz de prever o surgimento de números primos em sequências matemáticas. Agora os dados e a moeda de ouro são seus, e Isaac é capaz de prever o futuro. Com seu poder de vidência, ele deverá ajudar Bátor e Gail encontrar o segundo Objeto de Poder pertencente aos humanos: O Cubo de Random. Com isso, mergulharão em uma jornada cheia de magia, lutando contra monstros, feitiços e inimigos sombrios e abomináveis.
Nada será o que parece!



O enigma dos Dados, do autor Marcos Mota, é o primeiro volume da série Objetos de poder. Esse é um livro infantojuvenil, que reúne muita fantasia, matemática e personagens cativantes. O universo criado pelo autor é bem diferente do que já li em outros livros de fantasia, e eu gostei muito. Outro ponto que me fez gostar ainda mais da leitura é que Marcos não enrola na narrativa. Tudo acontece no tempo certo, mas sem grandes descrições. 

Uma deusa dividiu seu poder com algumas espécies. Essas criaturas criaram então os Objetos de Poder, e os esconderam. Séculos mais tarde, esses objetos se tornaram lendas. Ninguém mais acreditava que eles realmente existiram. Até que Isaac, um menino de treze anos, localizou os Dados de Euclides, que podem contar sobre o futuro - com as perguntas certas. 

O garoto passa a utilizar os dados para ganhar jogos em um parque. O que acaba não passando desapercebido para a rainha de Enigma. Ela manda um guarda para trazer o garoto até o castelo, para assim poder ensiná-lo a usar o poder e ajudar o reino. Batór, e sua filha Gail, no entanto, precisam fazer um desvio. Eles precisam recuperar um Objeto de Poder que era dos humanos: o Cubo de Random. 

Há muitos espiões, inimigos de outro reino, e a jornada desses três companheiros não é nada fácil. os Objetos de Poder são muito cobiçados, mas pelo menos não podem ser tirados facilmente de seu dono. A não ser que ele esteja morto, o que é um problema.

A história é curta, afinal o livro tem menos de duzentas páginas, no entanto o autor consegue explorar bem o enredo, e desenvolver a história dos personagens. Isaac é um garoto um pouco mimado, e eu custei a gostar dele. Durante todo o caminho ele tratou Batór e Gail com sarcasmo, e foi difícil relevar isso. Mas, com o tempo ele acaba amadurecendo um pouco, ainda bem.

A escrita do autor é bem simples, a narrativa é envolvente, e as reviravoltas não são muito "uau". Na verdade, acabei sentindo falta de perigos maiores. Os personagens conseguiram se livrar facilmente de todos os obstáculos, e eu realmente queria algo mais chocante na história. Apesar disso, gostei muito desse universo criado pelo autor.

O enigma dos Dados tem uma história muito gostosa de acompanhar. É muito bom ler uma fantasia leve e fácil assim. Adorei toda a parte lógica do enredo, que é utilizada durante toda a narrativa. Mesmo sendo uma trama curta, consegui me envolver bastante por Gail, que é uma menina muito valente e inteligente. Recomendo!

6 comentários:

  1. Oi Andressa!

    Quanta matemática! hahahaha
    Como existem livros ótimos para as crianças começarem a se apaixonar pela leitura! Esse é um deles!
    Não é mais meu estilo mas gostei bastante.
    Adorei a resenha!
    Um beijo
    Laís T.

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Que livro ótimo, tem uma premissa muito boa e com fantasia maravilhosa. Vemos que existe livros bom para os jovens ler. Eu já gostei e quero ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não curtindo muito ler livros de fantasia, principalmente de infanto juvenil, porém achei o tema desse livro bastante interessado na leitura, e pelo conteúdo extenso imaginei que teria muito mais página. Como você mesma citou os personagens conseguiam facilmente sair do perigo, e mesmo com muitas aventuras a trama foi se desenvolvendo de maneira simples sem nada muito mirabolante. Uma pena poderia ter elaborado mais alguns pontos. Porém ainda sim me senti atraída a leitura.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá !
    Amo livros com temática o mundo da matemática!
    Mas sei lá, esse livro não chamou muito a minha atenção !
    Mas parece ser legal !

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Mesmo faltando algo impactante na história, achei que ele até conseguiu desenvolver bem o plot a que se propos.
    Não conhecia o trabalho do autor e ainda não li, mas gostei muito da premissa.
    Gosto de livros de fantasia com objetos mágicos e aventura.
    E fico bem orgulhosa em ver mais um escritor nacional bem promissor.
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa.

    Levando em conta que esses poderes do dado podem prever o futuro, com certeza ele geraria interesses e controvérsias entre todos, para utilizarem a seu bel prazer.

    ResponderExcluir