segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

[Resenha] Duas vezes amor

|
Autora: Katie Cotugno
Páginas: 384
Editora: Rocco Jovens Leitores
É possível se apaixonar duas vezes pela mesma pessoa? Em Duas vezes amor, elogiado romance de estreia da norte-americana Katie Cotugno, a jovem Reena descobre que sim. Aos 16 anos, ela vê seus sonhos interrompidos por uma inesperada gravidez, ao mesmo tempo em que enfrenta a ausência da mãe, que morreu quando Reena era criança, a indiferença do pai e o sumiço do namorado, Sawyer. Mas quando ele retorna à cidade, dois anos depois, e fica sabendo que é pai de uma menina, Reena tem a chance de tentar entender o que levou o garoto a desaparecer. E desse reencontro, os dois descobrem o amor pela segunda vez.





Duas vezes amor é um livro que fala sobre segundas chances, e eu não esperava toda a carga dramática que o livro tem. Eu realmente achei que a história iria ser um pouco boba e clichê, mas me vi derramando algumas lágrimas e refletindo bastante com esta leitura. Katie Cotugno utiliza, sim, de alguns clichês, mas a forma com que ela desenvolve a trama, e os desafios que os personagens enfrentam, fazem com que essa seja uma leitura única e delicada. 

Reena tem uma paixão platônica pelo filho dos sócios de seu pai. Os dois se conhecem desde crianças, porém, nunca foram tão próximos assim. Na verdade, os breves momentos em que ela o vê, são como um novo mundo sendo descoberto. Ela, e sua melhor amiga Allie - que não sabe desse amor todo, apesar de desconfiar -, sempre brincam sobre o que Sawyer estaria fazendo ou vestindo naquele momento. Até que Reena percebe ser tarde demais por nunca ter dito nada sobre seus sentimentos por Sawyer, Allie e ele estão namorando. Reena se sente traída pela amiga, mesmo que ela não soubesse. A amizade de Reena e Allie acaba esfriando por conta desse relacionamento repentino. Mas, Reena não esperava algo diferente, afinal, quem melhor para ficar com o rebelde Sawyer do que sua amiga tão extrovertida e fácil de lidar? 

Em algum momento, depois de acontecimentos que mudaram a vida dos dois, eles acabam namorando. E é tudo o que ela mais queria. No entanto, ter idealizado tanto Sawyer a faz perceber que ele não é nem um pouco como esperava. Há um desgaste emocional entre os dois. Há a aproximação de começar uma nova vida; a faculdade e mudança de cidade. Alguns fatores levam Sawyer a ir embora da cidade, deixando a família e Reena para trás. E ele nem imagina que está deixando a namorada grávida. 

Reena ficou grávida, mas suportou tudo sozinha. Mesmo sem o apoio do pai - que é um homem muito conservador e religioso -, e da família de Sawyer, ela decide que vai seguir com sua vida. Ela não pode sofrer por Sawyer. Ela não pode desistir. E é isso que ela faz durante dois anos, cuida de sua filha. Até que Sawyer resolve voltar, e descobre que é pai. 

Reena é extremamente julgada por ter engravidado. O que é ridículo, já que ela não fez isso sozinha. Fiquei muito decepcionada por seu pai a ter ignorado durante boa parte do tempo, e não ter dado apoio nenhum. Apesar disso, como eu admirei Reena. Que garota forte e guerreira. Não sei qual seria minha reação em uma situação dessas, mas com certeza não teria metade da coragem e esperança dela. 

Duas vezes amor é um livro que sabemos que tem um final feliz. E eu posso ser uma das poucas que não queria que tivesse. Digo, não queria que Reena tivesse um final infeliz, mas eu definitivamente não queria Sawyer em sua vida novamente. Não torci nem um pouco pelos dois, depois que ele retorna, e apesar de o garoto ter amadurecido e estar diferente agora, eu penso que sua chance passou. Ok, ele não sabia que ia ser pai, mas independente disso, ele a abandonou sem falar nada. Ele fugiu, desistiu de tudo quando ficou difícil de suportar. Uma pessoa dessas não merecia uma segunda chance com uma garota como Reena.

Então, é isso, o livro fala de segundas chances, mas eu não fiquei nem um pouco satisfeita com isso. Mas, vida que segue. A história é realmente muito bonita e tem uma mensagem muito bacana. Apesar dos meus sentimentos em relação aos dois, no fundo eu sei que foi melhor ter perdoado Sawyer, e dar uma chance dele conhecer sua filha. 

A leitura foi bastante fluída, e tem algumas partes que são tão emocionantes que duvido que não escorra uma lágrima de quem ler. Eu gostei bastante da narrativa e escrita da autora. Recomendo a leitura! A capa não é muito atrativa, mas não se apegue nisso, e leia! 

8 comentários:

  1. Aaah, estava esperando por essa resenha!
    Gosto de um bom clichê e gosto de um bom drama, então já senti interesse.
    Mas confesso que conhecendo melhor a história, fiquei um pouco na dúvida.
    Acho que vou querer ler e conhecer essa história de segundas chances.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa.

    Para reviver novamente o amor, duas vezes, é preciso o perdão. Na situação deles, eu acho que os dois mereciam essa segunda chance. Se ele tivesse ido embora sabendo da gravidez, ele não seria um ser humano digno de uma nova chance e de um recomeço ao lado dela e da filha. Tudo seria pior e agravante!

    Afinal, de uma forma ou de outra, a Reena foi abandonada pelo Sawyer.

    E enfrentar tudo sozinha, criar a filha sozinha e ainda ser alvo de julgamentos, com certeza não é nada fácil!


    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!

    Ai esses livros...mexem muito conosco! Não gosto de ler esses livros "polêmicos" mas acabo lendo, chorando e gostando hahahaha
    Só de ler sua resenha já fiquei com raiva do Sawyer e admirada pela força da Reena! Sem ler o livro já concordo com vc que a Reena não merecia ter um final feliz com o Sawyer mas quero confirmar minha opinião lendo para ver se ele amadureceu tanto assim para chegar aos pés da protagonista.

    Se sua resenha já mexeu comigo, imagina o livro! Entrou na minha lista de leitura com certeza!
    Um grande beijo!
    Laís T.

    ResponderExcluir
  4. Vejo que este e aquele tipo de livro que nos gera um misto de emoção deste raiva, tristeza, empatia, e alegria, por tudo que a personagem passa e torcemos para que tenha um final feliz, e diferente, mas vejo que a trama tem muito da realidade que vivemos, e dos relacionamentos atuais, da qual damos segundas chances esperando que a pessoa tenha mudado. Enfim apesar de ter características clichês e bem previsíveis, ainda sim pretendo ler o livro, pela carga emocional, e por ter uma trama envolvente.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!
    Mesmo não lendo o livro e acreditando em romances com finais felizes, nesse caso eu também torceria para que a Reena seguisse um outro caminho e não ficasse com o Sawyer, principalmente por tudo que a garota passou. Apesar da raiva de saber que o pai dela não deu nenhum apoio, e como é julgada pela gravidez (coisa que vemos mto por ai), acredito que a autora acertou em criar essa personagem tão forte e determinada, e imagino que isso deve sim tocar o leitor. Mais um livro que pretendo ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Andressa!
    Livros intensos e com carga emocional forte por causa de seus dramas, tocam sempre fundo em nossos corações.
    Nossa! Difícil quando idealizamos uma pessoa e ao termos um relacionamento com ela, percebemos que não é nada do que imaginávamos.
    Triste ver Sawyer deixar Reena para traz e grávida e ela sofrer tanta pressão por causa disso.
    Sempre importante podermos ver que uma segunda chance é dada, acredito que devemos trazer isso para nossa vida.
    Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Olá !
    Pela sinopse parece ser um drama bem clichê adolescente mas a história tem mais que isso.. Não sei se eu leria esse livro por ser tão diferente do meu habitual mas eu pensaria em dar uma chance!


    Bjos💙

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Pela resenha e a sinopse tem uma história muito maravilhosa. A personagem me deixou muita cantivante pela coragem dela de enfrentar tudo isso sozinha, gostei muito.


    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir