terça-feira, 9 de janeiro de 2018

[Resenha] Ruínas de gelo

|
Autora: Kel Costa
Páginas: 372
Editora: Ler Editorial
Uma nova ascensão.Um elo de sangue sem precedentes.
Um poder capaz de transformar o mundo.
Na última parte da série Fortaleza Negra, Sasha precisa enfrentar as consequências de seus mais recentes atos. A caça aos mitológicos se intensifica e a jovem se torna peça fundamental na batalha que se aproxima.
Amor, amizade e lealdade se entrelaçam a cada nova decisão que precisa ser tomada antes que o cronômetro pare de rodar.





1. Fortaleza negra
2. Tempestades de sangue

Ruínas de gelo é o último livro da trilogia Fortaleza negra, e eu não estava preparada para dizer adeus. O universo criado pela Kel Costa sempre me fascinou, eu gostei muito da forma com que ela introduziu os vampiros, e além de tudo, criou inimigos totalmente diferentes do que estamos acostumados em se tratando de livros do gênero. Seres mitológicos - centauros e minotauros -, capazes de destruir uma cidade inteira. Nesta trilogia, os vampiros não são totalmente bonzinhos, mas eles conseguem conviver em paz com os humanos, até porque, é algo que os favorece. Eu gostei bastante da mitologia que a autora inseriu em sua história, e é muito bom ler algo diferente assim.

Sasha é aquela personagem que no primeiro livro me irritou profundamente. Sempre se metendo em situações arriscadas, sendo rebelde e sem noção. Mas, neste último livro percebemos o quanto as situações e perigos que passou a deixaram mais madura. Até mesmo se relacionar com um dos Mestres fez com que sua visão da vida mudasse um pouco. É claro que ela continua sendo aquela pessoa desastrada, um imã para os perigos, e com uma língua afiada. Mas, consegui aturá-la bem mais.

Depois do terror que foi o final de Tempestades de sangue, essa continuação inicia exatamente de onde o outro terminou. E não é nem um pouco animadora a situação da Morada. Depois do último ataque que destruiu a Fortaleza e matou dezenas de humanos e vampiros, os Mestres precisam matar a rainha dos mitológicos. Só assim eles poderão viver em paz. Nesse meio tempo, Sasha está mudando, há momentos em que ela é forte ou veloz como um Mestre. Ninguém sabe o que está acontecendo com ela, e precisam descobrir logo, pois isso está a enfraquecendo.

Sasha e Mikhail ainda brigam que nem cão e gato, e eu acho muito engraçado essa relação deles. Porém, percebemos que os dois realmente se amam.  No entanto, a relutância de Sasha para se transformar em vampira faz com que Mikhail encare a situação da forma errada. Será que esses dois vão conseguir ter um final feliz?

E gente, precisamos falar sobre Klaus. Que personagem incrível ele se mostrou. Por trás de toda aquela fachada de Meste, irmão mais velho, e 'não ligo para nada', entendemos porque ele é daquela forma. E o destaque dele dentro deste livro, e a aproximação com Sasha, foi muito incrível. Foi o meu personagem favorito, desculpa Mikhail. 

Ruínas de gelo é um livro cheio de ação e reviravoltas. E em nenhum momento eu achei que a autora correu com a história, ela conseguiu responder nossas perguntas e ainda dar um desfecho muito satisfatório. Eu realmente gostei muito do livro final, mas vou ficar com saudades. A trama é muito envolvente, e os personagens são muito marcantes.

A leitura foi muito fluída, tanto pela curiosidade de saber como seria o final, como também pela escrita da autora que é muito leve e fácil de se envolver. Se você procura uma história de vampiros diferente de tudo que já leu, a trilogia Fortaleza negra não vai te decepcionar.

A capa está muito linda, adorei o trabalho que a Ler Editorial fez. Essa é uma trilogia que vai ficar guardadinha no coração. Obrigada por escrevê-la, Kel! 

8 comentários:

  1. Oi Andressa!

    Essas autoras nacionais que nos dão orgulho <3 Sempre ouvi muito bem da Kel e morro de vontade de ler A Fortaleza Negra!
    As capas são lindas, diferente de qualquer livro, parece que ela mesma fez os desenhos!
    Confesso que estava esperando finalizar a trilogia para eu ler um atrás do outro porque sei que farei isso kkkkkk
    Amo histórias de vampiros e gostei que você falou que a Kel criou inimigos diferentes dos que estamos acostumados, dá um grande diferencial ao livro.

    Lerei super em breve!
    Um beijo!
    Laís T.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa.

    Acho que essa relutância da Sasha em não querer ser vampira, é uma difícil escolha pra ela, pois a vida dela poderá drasticamente.

    Apesar dessas brigas entre a Sasha e o Mikhail, o amor prevalece.

    E é bom ver o amadurecimento e desenvolvimento da personagem, isso mostra que ela aprendeu com suas atitudes e ações.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Acredita que nunca tive vontade de ler essa trilogia? Mas acompanho suas resenhas e sei que você adora.
    Bom saber que a personagem Sasha evoluiu, e que o livro está cheio de ação .. se tiver oportunidade um dia irei ler, espero que minha opinião mude eu me encantei como você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nossa, por favor necesito ler os dois últimos livros urgente. Eu fiquei bem curiosa sobre a Sasha e o mestre se estarão juntos ou não!?
    Ja necesito logo!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Tenho apenas o primeiro livro, ainda com a primeira edição, e a capa e bonita, e possui algumas ilustrações incríveis, mas eu ainda não li, pois quero adquirir os dois últimos livros que e também está conclusão, que como você informou na sua resenha, possui um desenvolvimento satisfatório, já que fechou muito bem a estória, esclarecendo todos os pontos em aberto, além de possuir muitas revira voltas, e acontecimentos imprevisíveis. E claro que me senti muito interessada, em correr logo e adquirir a obra, para poder lê-lo, pois acho que vou amar.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, ainda não li nenhum dos livros da serie, mas estão entre os meus mais desejados, adorei as capas dessa serie, muito bem feitas e lindas.
    É sempre uma alegria e uma tristeza quando terminamos um serie, feliz por termos conseguido ler tudo e saber o que acontece com os personagens que nos apegamos e triste por que sempre iremos sentir saudades deles.

    ResponderExcluir
  7. Andressa!
    Tão bom quando em uma série, os protagonistas crescem de um livro para o outro e continuam com a mesma qualidade dos anteriores.
    Bom ver que são inseridos personagens fantásticos como vampiros de uma forma coerente.
    Sem contar com toda a ação da trama, deve ser mais um livro ótimo da autora.
    Bom ver uma série encerrar de forma satisfatória.
    Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Olá !
    Desde minha adolescência eu gosto muito de livros de vampiros mas ultimamente não estou encontrando bons livros desse tema.
    Não conhecia a trilogia mas vou procurar saber mais sobre os livros!

    Obrigada pela indicacao!

    ResponderExcluir