terça-feira, 23 de janeiro de 2018

[Resenha] Os invasores

|
Autor: John Flanagan
Páginas: 335
Editora: Fundamento
Série: Brotherband, 2
A bordo de seu navio, o Garça-Real, Hal e seus companheiros seguem na perseguição do Corvo, a infame nau pirata. Todos carregam na alma o fardo terrível da desonra por terem permitido que a Andomal fosse roubada por Zavac e sabem muito bem que, se não recuperarem o sagrado artefato, jamais poderão retornar à sua terra natal. Durante uma violenta tempestade, Hal é obrigado a buscar refúgio na Baía do Abrigo. E, enquanto os tripulantes esperam mares mais calmos para navegar, dedicam-se a fazer os reparos necessários na castigada embarcação. É nesse momento que as deficiências do grupo vêm à tona. O velho Thorn percebe claramente que os jovens são valorosos, mas ainda têm muito o que aprender para se tornarem lobos do mar. Só que não há tempo para praticar novas habilidades, pois Hal e seus jovens amigos descobrem que a cidade costeira de Limmat foi invadida por Zavac e seus piratas. Finalmente, chega a hora de enfrentar as forças inimigas, homens perigosos com décadas de experiência em navegação e combate. Será que o treinamento Brotherband é suficiente para encarar essa batalha? E Hal conseguirá exercer a liderança necessária para guiar seus comandados em sua primeira grande batalha? Afinal, para conseguir o impossível, eles precisarão trabalhar com uma equipe de verdade. Só assim, a primeira batalha não se tornará a última. Uma nova geração desafia a antiga, renegados se tornam lendas e mais uma aventura começa!

1. Os exilados

Os invasores é o segundo livro de Brotherband, do autor John Flanagan. Quem leu a minha resenha de Os exilados, sabe o quanto eu gostei da trama e ambientação. Eu estava louca para continuar a série, então resolvi solicitar à Fundamento, e aproveitei para engrenar uma leitura atrás da outra. E foi maravilhoso fazer isso, pois tudo estava bem fresquinho na memória. Essa continuação foge da tal 'maldição do segundo livro', que ocorre com algumas séries, a trama consegue ser ainda mais envolvente e cheia de aventuras.

No primeiro livro conhecemos Hal, e acompanhamos ele e outros garotos na seleção do Brotherband. O treinamento é intenso, mas o jovem é muito inteligente e possui grandes habilidades. Ele e os outros garotos formam realmente uma irmandade, e conseguem ser bastante unidos. Os Garças conseguem vencer a competição, porém, essa alegria dura pouco, pois um dos artefatos mais valiosos é roubado embaixo do nariz deles por um terrível pirata. Zavac é sorrateiro e não tem pena de matar outras pessoas. Independente disso, todos renegam os jovens, que perdem sua grande conquista e o direito de serem um Brotherband.

O grupo decide então partir em busca do Andomal, o artefato que esteve por anos em sua terra natal. Thorn, o guerreiro bêbado, e que ninguém dava valor, resolve partir junto com eles nessa aventura. E a presença dele realmente faz a diferença. Como um dos melhores guerreiros de sua época, sua vasta experiência e habilidades são um acréscimo para os garotos. Todos eles possuem qualidades, mas que precisam ser treinadas melhor. Por conta de uma tempestade que dura muitos dias, eles buscam refúgio na Baía do Abrigo.


Hal, como sempre, está focado em alguns projetos novos, que possam ajudá-los quando forem atrás de Zavac. E os irmãos Wulf e Ulf continuam discutindo a toda hora, o que pode ser um perigo quando estiverem em uma batalha. O grupo treina por alguns dias, mas o tempo acaba, quando descobrem que o Corvo, a embarcação do pirata, está em Limmat, que foi invadida e saqueada. Essa é a chance de os Garças conseguirem recuperar o objeto que os tornará novamente dignos de ser um guerreiro.

Os perigos e as lutas são bem mais reais nessa história. Não é mais um treinamento, as chances de serem mortos são grandes. Esse é o momento de cada um mostrar suas habilidades. A leitura é bem mais intensa nesse volume. E foi muito bacana acompanhar cada um deles como guerreiro. Esse grupo tem suas desavenças, mas conseguem combinar muito bem.

Os invasores é uma continuação incrível, enquanto no primeiro livro tivemos uma introdução ao que é o Brotherband e como funciona o treinamento, aqui temos perigos de verdade e que colocam à prova tudo o que eles aprenderam. As aventuras são fascinantes, e apesar dos perigos, os garotos adoram fazer parte disso. Hal é um excelente líder, e principalmente agora, precisa saber lidar com sua equipe, e fazer com que todos trabalhem juntos.

A leitura é fluída, os capítulos são rápidos de ler, e a trama é muito gostosinha. Apesar de ser uma trama mais juvenil, o autor desenvolve a história com cuidado, fazendo com que leitores de qualquer idade gostem do enredo. E imagina se eu já não estou louca pelo terceiro? Será minha próxima solicitação para a editora, e em breve eu trago a resenha para vocês!

Os invasores é incrível e envolvente. O final do livro termina de uma forma que não podemos esperar menos do que uma nova aventura intensa e cheia de perigos. Estou curiosa para acompanhar novamente os garotos. Recomendo!

6 comentários:

  1. Olá !
    Não conhecia o autor nem a série mas vou procurar saber mais sobre o primeiro livro.
    O bom é saber que a leitura é fluida e a trama é Boa!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido a resenha do livro anterior, onde era só elogios a respeito da história, como era muito bem ambienta, e introduzida, com uma escrita, fluida e envolvente, e vejo que esta continuação não deixa a desejar. Vejo que agora temos muito mais ação e aventura, já que se trata do desenvolvimento da trama. Por isto acredito esta tenha sido uma leitura rápida e envolvente. Prefiro ler este tipo de obra, uma atrás da outra, pois os acontecimentos ainda estão fresco, para não perder nenhum detalhe.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!

    A maldição do segundo livro é bem comum, difícil achar alguma série ou trilogia que conseguiu driblar!
    Confesso que não gosto muito do gênero desse livro =( Mas parece ser muito interessante e bem escrito.
    Além disso, a capa é única e chama a atenção.
    Adorei a resenha!
    Um beijo!
    Laís T.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que livro legal. Eu não sou muito de ler livros com aventura, desse género mas tem uma ótima premissa. Me deixou bastante curiosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    É verdade! Muito bom quando podemos engrenar uma leitura atrás da outra quando é uma série, porque tudo está presente ainda na memória.
    E pelo visto é uma série cheia de ação e muita aventura que conquista o leitor, prendendo a atenção com as personagens bem contruídas, uma escrita fluida e capítulos curtos.
    Gostaria de acompanhar a série...
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa.

    O livro nos encoraja a torcer para que o grupo dos garotos consigam encontrar esse artefato, e assim, acompanhá-los nessa viagem marítima.

    ResponderExcluir