sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[Resenha] Sedução no convento

|
Autor: Jacques Lagôa
Páginas: 168
Editora: Companhia Editora Nacional
Dois corpos cedem ao prazer, duas almas cedem ao amor.
Este livro narra a trajetória de Marcel, um homem bonito, atraente e cheio de vigor. Na França, ele descobre sua sexualidade ao lado de Collete, uma noviça do convento onde ele servia como empregado.
Marcel e Collete não deveriam ficar juntos, mas todas as dificuldades deste improvável romance são vencidas pela coragem que apenas a junventude pode dar aos amantes. Apaixonados e tomados pelo desejo, o casal não mede esforços para cultivar o amor que os une. A vida, no entanto, parece ter outros planos para os dois...


Sedução no convento foi o último livro que eu li em agosto. Ele entrou de última hora na pilha, e eu o escolhi por ser fininho, e porque a trama realmente me chamou a atenção com toda essa coisa de amor proibido. Porém, esperava algo mais profundo, mas me deparei com uma história crua, rápida e sem romance nenhum. A leitura me deixou muito dividida entre amar ou odiar, pois a narrativa do autor é bem superficial, apesar de ser feita em primeira pessoa e mostrar todos os sentimentos do personagem.

Marcel agora está velho, mas ele nos conta sua história desde o início. Seus pais morreram, e ele foi morar em um convento. Lá, mais jovem, ele conhece Collete, uma noviça que vai fazer os votos de castidade. É com ela que ele descobre sua sexualidade, os dois sentem uma profunda atração um pelo o outro, mas esse amor é impossível de acontecer. Alguns obstáculos separam esses dois jovens apaixonados, mas a história de Marcel não termina. Ele ainda tem muitas aventuras para contar.

Sedução no convento possui uma leitura rápida, mas que consegue nos aproximar do personagem. A trama não foca em um romance, e sim, na descoberta sexual. O autor narra cenas de sexo, e até mesmo faz o leitor enjoar de algumas palavras que são usadas constantemente. Marcel é um personagem interessante, mas que se acha muito. E fiquei meio decepcionada que ele não correu atrás tanto assim de Collete. Para quem parecia amar tanto a jovem, ele não se esforçou muito para ficar junto com ela.

O que eu sentia por Collete definitivamente não era só tesão. Eu estava experimentando o amor. E, rodeado por uma atmosfera mágica, me senti feliz e adormeci.

A parte boa do livro é que é uma leitura rápida, e Marcel consegue nos envolver no seu dilema. Mas, senti falta de um aprofundamento melhor do personagem e desenvolvimento da história. É o tipo de obra que não é ruim, mas ao mesmo tempo falta algo. Eu gostei da trama, acho que o autor cumpriu bem o papel de fazer do relato do personagem algo íntimo, mas realmente queria ter me envolvido mais com sua história. Eu não me importo com histórias eróticas, então não tive nenhum problema com essa parte.

O livro é tão curtinho e rápido de ler que acho que vale a pena a leitura. É bom sair da zona de conforto e do usual romantismo. E a edição da Companhia Editora Nacional está muito linda. Vários detalhes charmosos e as páginas são amareladas. Recomendo!

18 comentários:

  1. Eu já li tantas resenhas controversas sobre esse livro que nem sei no que acreditar hahahaha
    Me resta lê-lo mas, provavelmente não o farei por agora. Lista de leitura imensa!
    Gostei da sua resenha. Foi bem direta em alguns pontos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá; a trama me parecia interessante pela sinopse, mas pelos personagens envolvidos, acharia bem provável que eles não ficassem juntos no final, o que já me desanima um pouco de ler o livro. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiê Dessa!!!
    eu já tinha visto uma outra resenha sobre o livro e a leitora teve as mesmas reações que você, eu espero poder compra-lo em breve
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, eu não conhecia o livro ainda mas fiquei bem interessada nele, eu gosto desse gênero mais erótico, ainda mais que você diz que a leitura flui fácil! Com certeza irei ler se tiver a oportunidade :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e sinceramente não tenho interesse pela obra.
    O fato de ser tudo muito corrido e algum as coisas não terem sido bem desenvolvidas não me anima nada para realizar a leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Fiquei dividida. Por um lado, a temática parece bem interessante. Por outro, essa coisa de ser muito superficial me desanimou um pouco com a obra. Vou procurar mais informação pra ver no fim das contas o que eu acho. Beijos

    ResponderExcluir
  7. 'história crua, rápida e sem romance nenhum', não sei bem o que você entende por esses aspectos, mas o enredo me chamou atenção por parecer não ser uma história chata de romantismo barato e doentio, só de pessoas que se deixam levar pelo desejo, porém, como não li, fiquei na dúvida se é isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E realmente não é um romantismo barato, por isso disse que é uma história rápida e sem romantismo. Não é algo totalmente ruim, mas esperava um desenvolvimento diferente, porém, curti a história mesmo assim. Achei diferente.

      Excluir
  8. Nossa, não sei o que pensar do livro agora. Ao mesmo tempo que a ideia de proibido me chama atenção, o problema da narrativa nada envolvente. Não sei se o fato de ser uma história crua é algo positivo pra mim, então só me resta fazer a leitura. Espero conseguir investir nela por se tratar de um livro fininho, assim eu consigo sanar as dúvidas que me colocam em cima do muro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. já tinha visto algumas opiniões sobre o livro e o que me chamou mesmo a atenção foi o fato de se passar num convento xD
    Acredito que a narrativa foi meio 'apressada' por não ter tantas páginas... :S mas só é algo que penso que pode ter sido, só lendo mesmo pra saber... e eu leria, ele me instigou...

    ah, desanimei um pouco com a questão de palavras repetidas demais, isso faz a leitura ficar cansativa...

    ResponderExcluir
  10. Oi! Tudo bem?

    Achei interessante a premissa principalmente por não conhece nem o autor, nem a editora!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O livro parecia ser uma ótima pedida, mas por ser tão superficial, com um protagonista que se acha, e ainda por cima cenas de sexo narradas com palavras repetitivas, acho que vou passar a indicação

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa!
    Gostei da resenha. Clara e direta. Deixa bem claro para quem gosta desse tipo de leitura, os pontos fortes do livro. Como não faz o meu tipo de leitura vai ficar mais para o fim da lista deste mês.
    Beijos....

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa,
    Q pena q foi um livro assim tão cru, até me assustei com o nome, deve ser um livro cheio de revira voltas com muito romance e tal, mas já vi q não é né?
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa, tudo bem?
    Livros com poucas páginas acabam sempre tendo esse defeito, a história fica muito corrido mas a vantagem é que a leitura é bem rápida. Eu não consegui me sentir atraído pelo tema da história mesmo sendo uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
  15. Tá, esse livro me deixou na dúvida. Gostei do enredo, mas estou com medo da parte sexual do livro, pode ser que eu não goste.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Infelizmente não me agradou a premissa.
    Portanto deixo passar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não tinha lido nada sobre esse livro ainda e confesso que não fiquei muito animada, ate achei a premissa interessante, mas saber que é uma história rápida e sem romance não me deixou animada, então eu dispenso a dica.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir