sexta-feira, 11 de setembro de 2015

[Resenha] O projeto Rosie

|
Autor: Graeme Simsion
Páginas: 320
Editora: Record
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Como descrever o livro mais fofo lido até agora em 2015? Apesar de ter comprado o livro há mais de um ano, tinha outras prioridades na minha lista antes de incluir na minha meta O Projeto Rosie, mas recentemente assisti um video de junho de 2014 com seis indicações do Bill Gates para ler no verão do ano passado, e pensei por que não? Não é que o Gates acertou em cheio.

Quem já assistiu a pelo menos um episódio da série de TV The Big Bang Theory vai identificar um pouco do Sheldon no nosso protagonista Don, professor de genética superinteligente, com seus dias rigorosamente organizados e cronometrados e sua dificuldade de interação social que o faz quase sempre optar pela sinceridade extrema capaz de chocar a maioria das pessoas. Com uma inteligencia muito superior a média e uma incapacidade absurda de compreender sarcasmo. Aos 39 anos sem ter tido nenhuma namorada, ele decide encontrar uma esposa desenvolvendo um questionário com o nome de Projeto Esposa.

“– Se eu encontrar uma parceira, coisa que parece cada vez mais improvável, eu não vou desejar ter um relacionamento sexual com mais ninguém. Mas não sou muito bom em entender o que as pessoas querem.”

E apesar de sua vida previsível e sem surpresas, como descrito na sinopse, conhece Rosie que põe a prova todas as suas certezas. O livro quase pode ser confundido com chick lit, que segundo a Wikipédia é descrito como “romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa", com a diferença que o personagem central é na verdade um homem e segundo a minha própria interpretação esse é um romance leve, divertido e charmoso em que Don sempre se mete em confusão, mas diferente dos outros livros do gênero, não é pelas mentiras em que as protagonistas acabam inventando e se envolvendo nas maiores confusões. É justamente a franqueza de Don que o mete nas ciladas mais divertidas. 

“– E aí, você se divertiu? - perguntou Gene.
Informei que essa pergunta era irrelevante; meu objetivo era encontrar uma companheira, e Rosie era sem sombra de dúvida inadequada. Gene me fez desperdiçar uma noite.”

Então sem mais delongas, livro aprovadíssimo, parece aqueles livros para serem lidos no verão, na beira da praia. Leitura leve e rápida, mais uma indicação pós drama, ou seja, vale muito a pena, principalmente se você ainda está sofrendo de ressaca literária por causa de algum livro super dramático. E aqui vai outra indicação pra você que não conhece a série The Big Bang Theory ou já ouviu falar mas nunca assistiu um episódio, também é uma ótima pedida.

17 comentários:

  1. Olá :) Sua resenha fez eu ficar com vontade de ler, achei o assunto muito legal, a leitura parece ser agradável e divertida, :D sempre é bom ler livros assim. Muito bom saber que o protagonista lembra o Sheldon. *-* Adoro The Big Bang Theory. *-* Acho que vou gostar a leitura desse livro. :D Ótima resenha! ;) Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e amo Big Bag, se i protagonista se parece com Sheldon eu já amo! Adorei mesmo, sua resenha me deixou muito curioso para ler o livro e, se não me engano, vai sair um filme, né? Quero ler, antes de assisti!! @.@

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. o livro, conquistou meu coração aos poucos, hj ele é um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Não sabia da indicação do Gates O.o
    Comprei o livro porque achei na promoção e resolvi ler depois de uma ressaca literária. É impossível não lembrar do Sheldon. Esse livro merece ser lido. Tentando colocar TBBT em dia haha, mas tá difícil.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Como descrever sua resenha? PERFEITA, conseguiu reunir os melhores pontos que se há de ter em uma resenha. Parece agora que quem leu o livro foi eu...rs

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Apaixonei pela capa, achei imensamente fofa e sua resenha me fez querer le-lo mais ainda *-*
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, eu já li esse livro mas faz muito tempo, agora lendo sua resenha me lembrei de algumas cenas do livro, estou morrendo de vontade de reler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. LOL jurei que o livro era aqueles porres chatos enrolados, mimizentos kkkkkkkk mais uma vez julguei errado kkkk to precisando de uma leitura assim leve.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Tô muito curiosa para ler esse livro, já que todo mundo está adorando! Ele sempre tá super barato no submarino e eu nunca compro, mas de um a próxima aproveitarei as promoções!
    O livro tem uma premissa bem bacana e só de saber que ele lembra um pouco o Sheldon, já me anima a ler!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Em 2013 uma amiga minha me falou sobre esse livro, mas não fiquei muito interessada. Depois de ler a resenha e saber que há resquícios de Sheldon no personagem fiquei bem curiosa! :D

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, até hoje eu não li esse livro, mas só escuto falar bem. Agora a minha curiosidade foi reforçada, preciso achar um espaço para ele no meu tempo.. kk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. eu adoro Big Bang, mas mesmo notando certa semelhança do personagem do livro com Sheldon, não me animei a fazer a leitura... ele realmente parecer ter os elementos que compõem um chick-lit [que eu detesto] só que com um homem protagonizando... então, passo a leitura...

    ResponderExcluir
  13. Eu amei a leitura desse livro. O enredo é simples, fofo e os personagens são muito legais. Fiquei muito feliz ao saber que vai virar filme.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana!!
    Caramba! Eu quero muito ler esse livro, mas não sabia que ele era tão amor assim <3 Já fiquei doida por ele, vou ver se acho um ebook baratinho!! Tomara que eu consiga ler ele na beira da praia no verão!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Vou anotar sua dica, pois estou numa ressaca literária terrível! Faz uns dez dias que não consigo ler uma linha e estou precisando de algo leve e divertido para ver se consigo me centrar de novo.

    B-jusss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro faz um tempinho e acho ele muito fofo também, é super bacana e divertido, né? Confesso que na época paguei bem baratinho e não achava que seria uma leitura tão gostosa como foi *o* Enfim, fico feliz em ver que você gostou do livro também o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana, nossa, eu morro de vontade de ler esse livro tem um tempão, mas ainda não tive a oportunidade. E pela sua resenha, já vi que é um livro perfeito, daqueles que me conquistam. Além disso, eu amo TBBT, não perco um episódio da série, sendo assim, a combinação perfeita, livro e Sheldon kkkkk Bjs

    ResponderExcluir