quinta-feira, 24 de setembro de 2015

[Resenha] Precisava de você

|
Autor: Pedro Guerra Lola Tavares
Páginas: 224
Editora: Belas-Letras
Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.



Precisava de você não é uma história fofa que fala de amor, a trama nos mostra o lado cruel desse sentimento, as decepções que tivemos ou ainda iremos ter na vida quando se trata de amar alguém. Quando eu soube sobre o livro não esperava encontrar algo tão intenso e triste. Mas, por mais que o autor quebre o coração da personagem, e o nosso, há beleza nas entrelinhas. Há esperança. Iniciei a leitura sem imaginar que tudo seria tão trágico e emocionante. Sim, sabemos que há um romance que possivelmente acabou, mas a forma com que Pedro narra a história me fez ficar muito próxima de Lola. Senti seu tormento e seu amor, e agradeci por minhas decepções amorosas de adolescente não serem tão ruins assim. Mas, apesar de tudo, qualquer tipo de decepção é uma experiência, e me senti feliz ao ver que Lola aprendeu com tudo isso.

Lola não poderia ter se apaixonado por um garoto tão babaca quanto Gabriel. Ele tem dezessete anos, e podemos colocar toda a culpa do mundo no fato de ele ser mais novo que ela, mas isso seria errado. Ok, ele é jovem, mas o caráter é algo que não vem com a maturidade. Desde o início percebemos que Gabriel não é tão perfeito quanto parece por fora, mas o amor deixa Lola cega para isso. Ela até desconfia em certos momentos, mas é algo que releva. E eu não a culpo, sei como é gostar tanto assim de alguém, acho que todos devem imaginar como é esse sentimento. Mas, no caso dela, vemos que não é um simples coração quebrado. Gabriel foi realmente muito idiota, brincou com seus sentimentos.

É por isso que eu disse que não é uma história fofa, pode até parecer no começo, mas conforme Lola nos conta como conheceu e se apaixonou por Gabriel, tudo começa a afundar. Li Precisava de você como se fosse realmente algo que aconteceu com alguém que eu conhecia. Pedro tem uma facilidade em envolver o leitor em sua história que é impossível querer largar a leitura. O livro é em forma de diário, e nos mostra todos os sentimentos de Lola expostos de forma crua e direta. Ela é sarcástica em alguns pontos, e ao contar todo seu drama, fala diretamente com a pessoa que a despedaçou: Gabriel Vegas. Sim, esse livro é sobre você, Gabriel.

Eu deveria ter reparado, já de cara, que esse era nosso destino: lados opostos, ruas contrárias, linhas diferentes.

Uma história impossível de definir, ela não é totalmente triste, mas também não é muito encantadora. E não falo isso como uma crítica, falo isso pela carga de sentimentos que a leitura me fez sentir. Simpatizei demais com Lola, mas não por ter sofrido o mesmo, e sim, por saber que amar alguém e não ser retribuído é uma droga. Lola é uma personagem que às vezes me pareceu infantil demais, mas acho que posso culpar o tal do amor, quem não fica meio bobo e idiota de vez em quando?

A edição da Belas-Letras está muito linda, vários detalhes charmosos e que deixaram a obra bem com cara de diário mesmo. Pedro me encantou com sua escrita, espero ler outros livros dele. Recomendo a leitura!


19 comentários:

  1. Lembrou muito E Foi Por Isso que a Gente Acabou.
    Pela foto, a diagramação dentro deve ser linda demais.
    É bom ler uns livros que falam de decepções amorosas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto do livro, o único sentimento que nutri por ele foi: vontade de não comprar, realmente a história de Lola em nada me anima, mas a diagramação do livro é bonita.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei da premissa por conta de nos mostrar que nem sempre romances dão certo. Isso é vida real. Às vezes dá certo, às vezes não. E nesse caso, pela a sua resenha percebi que o autor tratasse isso de maneira sensível.

    Ótimo texto,


    Beto

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da premissa por conta de nos mostrar que nem sempre romances dão certo. Isso é vida real. Às vezes dá certo, às vezes não. E nesse caso, pela a sua resenha percebi que o autor tratasse isso de maneira sensível.

    Ótimo texto,


    Beto

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá :) Amei a resenha! *-* Sua opinião fez eu sentir vontade de ler, gostei muito da proposta, o drama da personagem deve ser tocante. O livro mostra a realidade de alguns relações/namoros, acredito que a leitura é boa para refletir. :) Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  6. EU QUERO ESSE LIVRO, amei, e me identifiquei, estou nessa fase!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    À princípio, eu não dava nada por esse livro... mas após ler várias opiniões positivas sobre ele, fiquei interessada. Sua resenha me deixou curiosa e quero conhecer melhor a história da Lola.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Se fosse fofo eu ia querer, haha. Li algumas coisas que fazem parte da minha vida pessoal e já fiquei "não querôô!" gosto de ler pra fugir um pouco dessa realidade dura. Quero coisas fofas, por favor. haha

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito fofo, mas eu confesso que eu não sou atraida por esses livros. Não sei, só não acho que é uma interação legal pra mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá. Confesso que não tinha muito curiosidade de ler esta obra e nem conhece-la. Mas depois de ver algumas opiniões e esta edição e capa que são incríveis, mudei de ideia e estou bem curiosa e ansiosa para ter esta obra na minha estante e na minha mente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha mas fiquei com uma dúvida. Se Lola é apaixonada por Gabriel, quem é Pedro? Só eu que não entendi? Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Acho que não leria o livro, gosto de drama mas, no momento estou fugindo um pouco.
    A diagramação parece ser linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Dessa, durante a sua resenha senti um pouco de toda a carga emocional que ele tem e fez você gostar tanto.
    Pode ter certeza que fiquei interessada na história da Lola porque é muito fácil ficarmos bobos quando se trata de amor e essa diagramação é linda demais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. OI Dessa.
    Já vi essa capa pipocando por ai, mas nunca que iria imaginar essa história triste e linda por trás dessa capa. Gostei muito de Lola, apesar dela parecer bem bobinha, mas quem nunca se apaixonou por um babaca, neh!? Ain, gostei e vou atrás do livro pra ler!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Eu quero ler esse livro a muito tempo, mas acho que essa é a primeira ou a segunda resenha que eu li desse livro.
    A premissa é linda, a história com toda certeza vai me emocionar. E gentte que lindaaaaa diagramação, estou encantada.
    Já quero esse livro

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostei do fato dos leitores já saberem o que vai acontecer. Gosto de um drama, mesmo amando finais felizes, o bom é que ninguém é enganado.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Terminei de ler esse livro ontem e ele me surpreendeu positivamente. Eu já sabia que ele falava sobre o término e adorei a forma com que o Pedro contou. Gostei muito da Lola porque ela é muito passional como eu. Acho que esse livro fala muito bem sobre quebrar a cara no amor, situação que todos já passaram.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Essa capa é linda! Meu Deus! Amei a diagramação e já anotei a dica ;)
    Amei a sua resenha ^^ A história parece ser bem fofinha e o livro fala sobre um tema que não gosto muito de ler, mas acho que irei gostar desse livro ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir