sábado, 4 de julho de 2015

[Resenha] O espelho de Cassandra

|
Autor: Bernard Werber
Páginas: 560
Editora: Bertrand
O que você faria se pudesse prever o futuro, mas ninguém acreditasse?
Cassandra Katzenberg, de 17 anos, nunca teve uma vida normal. Sem lembranças de sua existência até os 13 anos, quando seus pais faleceram em um atentado no Egito, a jovem é considerada excêntrica, até mesmo louca, por todos à sua volta. Principalmente após começar a ter visões do futuro, tal qual sua homônima da mitologia grega, prevendo grandes tragédias para a humanidade com uma assustadora riqueza de detalhes.
Determinada a recomeçar sua vida em outro lugar, a jovem Cassandra Katzenberg foge da escola onde estudava, levando consigo um misterioso relógio que calcula sua probabilidade de morrer dentro de cinco segundos. Na fuga, encontra uma aldeia onde pessoas banidas da sociedade vivem em um verdadeiro Estado livre e independente. É ali que suas premonições finalmente serão ouvidas, e encontrará aliados com os quais poderá contar na tentativa de salvar o mundo das tragédias iminentes que somente ela tem conhecimento.

Sabe aquele livro que te conquista já pela sinopse? Foi assim com O espelho de Cassandra. Amei a trama e mal podia esperar para ler, tanto que quando ele chegou aqui em casa eu corri para iniciar a leitura, e bem... Que decepção! E não por a história ser ruim, mas por estar esperando uma coisa e ela ser outra completamente diferente. Talvez se eu não tivesse lido a sinopse e imaginado uma coisa, eu teria gostado mais da leitura. A trama do autor é realmente incrível, mas não tive como não desanimar.

Cassandra não se lembra de nada antes dos seus treze anos. Após perder os pais em um atentado ela passa a morar em uma escola para crianças especiais. É assim que inicia a trama, com ela fugindo de lá, e indo parar no lixão, onde encontra personagens tão carismáticos e desequilibrados. Sua história precisa ser novamente traçada, Cassandra tenta se lembrar de sua vida antes do atentado. Nesse meio tempo tem diversas visões de atentados que irão acontecer, mas assim como a Cassandra da mitologia, ninguém nunca acredita.

Werber faz críticas sociais fortes e com um humor negro que fazem o leitor rever vários conceitos. O autor mostra um pouco da podridão humana, e das consequências da superpopulação, religião, meio ambiente e outros aspectos que poderiam acabar com a humanidade. Um livro que fala sobre futuro, mas que nos mostra que viver o presente também é muito importante.

A gente acha que conhece os outros. Eu mal começo a entender quem são essas pessoas. Preciso me esforçar para me interessar por elas. Esses mendigos são a base sólida a partir da qual poderei agir e entender.
Preciso deles para impedir os atentados, mas também para reencontrar meu irmão.
Isso, eu sinto. Eles não têm futuros, mas eu tenho.

Achei a leitura cansativa em alguns momentos, com pouca ação e reviravoltas. Foi desnecessário as quase 600 páginas, o autor poderia ter deixado a trama muito mais curta, e mesmo assim ia conseguir passar sua mensagem. Porém, não foi de todo uma leitura ruim, como eu disse, decepcionante, já que eu esperava outra coisa, mas conhecer esses personagens tão malucos e engraçados valeu por tudo.

A escrita do autor é bem detalhada, tanto que em alguns momentos achei Cassandra muito repetitiva, mas talvez seja algo da personagem mesmo. Não me simpatizei de início por ela, sua personalidade forte demora a conquistar qualquer pessoa, mas quando descobrimos por tudo que ela passou e o que tem de enfrentar, é impossível não admirar essa menina tão decidida.

O espelho de Cassandra possui uma história complexa, mas muito bem escrita, acho que vale a pena se aventurar. Eu mesma quero ler outros livros do autor. Se você gosta de leituras mais densas e críticas, vai adorar!

22 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas fiquei interessada apesar de você dizer que a leitura se torna um pouco cansativa, mas pelo que você disse vale apena. Porém, não pretendo ler ele nesse momento, mas ele me chamou bem atenção.


    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, me parece que esse livro é do jeito que gosto. Mais quando você diz que ele é meio arrastado é por que tem uma carga de sofrimento ou a personagem fica meio perdida mesmo? Bom, seja como for gostei da premissa e eu pretendo ler esse livrão!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  3. Oiii.
    O livro me conquistou primeiramente pela capa, logo quando foi lançado. Eu realmente estava muito curiosa, mas 600 páginas é muiiita coisa e saber que o livro tem poucas reviravoltas me desanimou, mas mesmo assim vou ler.
    Adoro livros com humor negros ás criticas.
    Amei a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Dessa, eu acabo não lendo sinopses para não pensar uma coisa e ser outra totalmente diferente.
    Quando leio me decepciono lindamente.
    Não gosto de autores que enrolam fazendo a gente ficar com sono enquanto ler.
    Com certeza eu não iria gostar dessa leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. bem, por se tratar de um livro de quase 600 páginas com vários momentos cansativos, eu passaria a leitura... como vc falou, se o autor tivesse condensado mais a trama, acho que a obra renderia melhor...

    ResponderExcluir
  6. Olá; pela sinopse parece uma história realmente interessante; é livro único (se for, mesmo com 600 páginas, eu me animaria a ler)?

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    A sinopse me chamou muito atenção, assim como a capa. Me desanimei um pouco ao saber que não teve muita ação e desenrolar da história rápido, mas ainda assim daria oportunidade para a leitura quando tivesse a chance de completá-la.

    Beijoss!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    nossa que livro grande, rsrs, estou tentando cortar a minha lista de livros tijolões rsrs, mas sem duvidas essa sua resenha me animou um poco para a leitura, não sei se eu vou comprar no momento, mas vou deixar anotado a sua dica
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OI Dessa!!
    A sinopse é mesmo bastante apaixonante, mas acho que eu acabei desanimando quando você diz que a leitura é meio cansativa. Estou fugindo desse tipo de livro por enquanto, mas mesmo assim a sinopse me ganhou. Não vai ter jeito, vou ter que deixar ele aqui anotado pra ler depois, mesmo que a personagem seja um pouco repetitiva!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Oi :D

    Já tinha visto este livro antes, mas não tinha me atentado muito a suas características, tão pouco li a sinopse hehehe

    Pelas características que você apontou, sinto que esta leitura não faça muito o meu perfil e por receio de acabar achando a narrativa um pouco chata, acho melhor não lê-lo, pelo menos não por enquanto! :(

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi.Tudo bem?

    Gostei da sinopse e da resenha, amei a sua honestidade também. Por agora vou deixar passar o livro, acabei de sair de uma ressaca das bravas e preciso de livros que fluam facilmente, que não fiquem ou seja jamais cansativos.

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi.Tudo bem?

    Gostei da sinopse e da resenha, amei a sua honestidade também. Por agora vou deixar passar o livro, acabei de sair de uma ressaca das bravas e preciso de livros que fluam facilmente, que não fiquem ou seja jamais cansativos.

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Narrativas excessivamente descritivas são realmente cansativas. A premissa do livro é instigante por causa desse mistério envolvendo a protagonista, mas não chamou minha atenção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    A sinopse me chamou muito a atenção, mas confesso que dei uma desanimada ao ler sua resenha e saber que a leitura é cansativa.
    Ainda assim eu quero ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Adorei sua resenha!
    Beijo!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  15. Que livro enorme! Um verdadeiro calhamaço, gigante e denso. Pelo que li na sua resenha eu não simpatizaria muito com a protagonista... Mas a premissa é bem interessante e eu leria, mas não agora.
    Gostei da resenha! :D

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Dessa, esse livro parece ter uma historia bem legal, mas não consegui ficar empolgada por ela =/ Uma pena você ter se decepcionado esperando outra coisa da leitura, mas de toda forma ela parece ter sido boa neh? Uma coisa que me desmotivou um pouco foi ter 600 paginas e o autor ser bem descritivo e isso deixa a leitura bem cansativa...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Não me interessei muito pela leitura, não sou chegado a livro detalhista e, muitas vezes, demoro muito para ler! Mas achei interessante, mas não leria! Adorei sua resenha está muito bem escrita e soube tocar nos aspectos positivos e negativos, parabéns!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, Andressa!
    Não sei se leria. Eu até fiquei empolgada com a capa e a sinopse, como você deve ter ficado, mas sua resenha me mostrou que eu não seria a única a me decepcionar. Especialmente com o livro tendo 600 páginas... Putz. Ah, parabéns pela resenha. Você conseguiu dosar os prós e contras perfeitamente.

    Com carinho,
    Celly.
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Dessa.
    Tudo bom?
    Eu não sei se me aventurados nesse livro, pois além de ter 600 páginas eu to com medo de me decepcionar assim como você.
    Quem sabe um dia eu dê a oportunidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Olha, eu também me apaixonei pela sinopse, haha. Pena você ter se decepcionado, mas ainda bem que foi por achar que era uma coisa e não foi, e não porque o autor escreveu mal e tal. Apesar de ser grandinho, acho que irei gostar caso um dia eu o leia, achei mesmo muito interessante.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    É tão ruim quando isso acontece, as vezes acontece isso comigo e eu acabo indo com muita sede ao pote digamos assim...
    Sobre a história pelo que li é uma obra bem escrita, mas um tanto densa.. por agora não leria quem sabe mais pra frente.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, flor!
    Eu vi esse livro nos lançamentos do Grupo Editorial Record mas não curti muito a premissa dele, não me chamou a atenção. Depois da resenha imagino que tenha acertado em não solicita-lo.

    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir