sexta-feira, 17 de julho de 2015

[Resenha] Eu estive aqui

|
Autora: Gayle Forman
Páginas: 240
Editora: Arqueiro
Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

Eu estive aqui
é o primeiro livro que leio da autora, e eu gostei muito, adorei sua escrita e desenvolvimento da trama. Desde o início sabia que ia ser uma leitura deprimente, e realmente foi. Suicídio é um assunto pesado e intenso, mas a autora conseguiu deixar a narrativa com uma leveza incrível. É claro que o leitor fica chateado com a situação toda, mas a forma com que Galye abordou o tema deixou a leitura mais fácil, mas ainda assim, como eu disse, deprimente. E não poderia ser diferente. Quando alguém morre, ficamos pensando na vida que ela poderia ter. Quando alguém se mata, pensamos no que ela deixou para trás: dor, tristeza, uma família que, provavelmente, a amava. Por isso, senti muita pena da família de Meg.

Meg se suicidou tomando um veneno muito forte. Deixou um e-mail avisando sobre e onde ela poderia ser encontrada. É assim que a trama inicia, com o desenrolar dessa situação tão trágica. Quem nos narra a história é Cody, melhor amiga de Meg, e que se sente muito culpada por não ter notado isso ocorrendo. Mas como poderia? Enquanto ela continuava na mesma cidadezinha, com uma mãe sem um pingo de instinto maternal, Meg estava na faculdade, aproveitando a vida e fazendo vários amigos. A ideia era as duas irem juntas, mas Cody acabou ficando, e a amizade das duas esfriou um pouco.

Cody não entende porque sua amiga se matou. E até certo momento, nem o leitor. Aparentemente ela tinha tudo: uma família bem estabilizada, unida e amorosa. Então qual o motivo disso? A autora nos mostra que tem algo muito terrível por trás desse ato, e quem vai atrás de respostas é Cody. Ela precisa dar um fim nessa história para poder seguir em frente. No meio do caminho Cody encontra Ben, um garoto que fez parte da vida de Meg, e que odeia desde que soube que ele transou com a amiga e não quis mais nada com ela depois. Será que ele foi o motivo?

Mas não sei se ainda posso perdoá-la.
E não sei se ela me perdoou também.

Uma leitura fluída, leve e triste. Eu fiquei chateada, por mais que o leitor tenha um vislumbre do que foi Meg, queria muito que ela estivesse viva para eu conhecer melhor essa garota que parecia tão viva e cheia de personalidade. E isso foi o que mais me deprimiu, como se ela realmente fosse real. E até certo ponto, isso pode ser verdade, pois Gayle se inspirou em uma história verdadeira. Não deixem de conferir a nota dela no final do livro.

Eu estive aqui me surpreendeu bastante, a história não trata apenas de uma garota que quis se matar, há muito mais. A autora também fala sobre uma doença séria, que afeta muitas pessoas. É uma leitura que recomendo para todos. Estou entusiasmada para ler outras obras da autora.

22 comentários:

  1. gostod e livros com temática suicida, então creio que leria esse... nunca vi nada da autora, mas sempre falam dela de forma positiva...

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sou suspeita para falar das obras da autora, porque a Gayle é uma das minhas autoras favoritas e sinceramente gosto de todas as suas obras. Mas esse ainda eu não li. Espero que não seja um tema muito forte sabe...pesado...porque eu não curto, mas quando nos passa alguma lição e nos faz refletir eu já gosto. Espero poder ler assim que puder. Já está aqui em minha estante tem um tempo, porque comprei na pré venda. Estou doida para iniciar a minha leitura.
    Espero que esteja bem amiga. Vê se aparece!


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-uma-saga-na-toscana.html

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Então eu amo os livros da Gayle, eu acho ela uma autora bem franca, que deixa mesmo aquela interrogação de curiosidade.. Eu gosto de livros assim: Reais sendo não reais.. Uma amizade é tudo, e quando ela é de verdade fazemos de tudo para proteger.. Enfim eu gostei da sua resenha, ela mostrou muita coisa que eu não sabia do livro.. Porém não é um livro que eu leria nesse momento. Quem sabe futuramente.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. quando vi o livro e de quem era achei que fosse outro romance bobo até que meu resenhista contou um pouco dele fiquei *ooo* i need ler kkk.

    ResponderExcluir
  5. Dessa, eu ainda não li nada da autora e nem sei por qual começar.
    Esse parece ser bem comovente.
    Afinal, tratar de suicídio não é nada fácil.
    Mas gostei de ver como o livro te tocou.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. oi flor, eu ja li e menina que adrenalina! dá pra pressentir só pela sinopse a angustia de Cody, o suicidio e seus desdobramentos é sempre um tema que apreende a atenção, arrepia e mobiliza o leitor a querer participar da trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dessa...
    Dá para imaginar o quanto é uma história deprimente por conta do tema abordado. Acho que vou ficar deprimida quando ler pelo que estou vendo. Mas ainda bem que tem muita mais do que a morte da amiga dela. Quero muito ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. História muito comovente, chorei aqui :'(
    Eu vou comprar o livro, a resenha me ajudou muito.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Apesar de curti a temática, o livro não me causou empatia, andei foleando, mas não curti a ponto de comprar, não consegui sentir nada :(

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andressa! Tudo bem?
    Desculpe, mas não li sua resenha completa, apenas suas impressões do livro porque estou com meu exemplar aqui e quero ser surpreendida em primeira mão. Espero que entenda.
    Bom, primeiro eu acho que a autora deve ser levada a sério primeiramente pela temática que aborda no livro. Não deve ter sido muito fácil escrever sobre suicício e as consequências dele na vida das pessoas.

    E eu acho que o fato de você ter ficado tão triste por não ter conhecido a Meg, só prova o quão incrível a Gayle é. Espero ler o livro em breve e gostar tanto quanto você.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  11. Oii tudo bem?
    Quando eu vi o lançamento da autora já fiquei doido pra ler. Ainda mais agora que quero ler os livros de pessoas que suicidam, e um dos gêneros que eu gosto bastante. E por causa desse mistério de querer saber o por que ela se matou.

    Abraços!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tá cada dia mais difícil me manter longe desse livro. Eu tenho alguma tendência suicida, e prometi pra mim que deixaria de lado essa leitura enquanto a depressão não estivesse mais bem controlada, mas a cada resenha tenho mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade. Tenho "Se eu ficar", mas ainda não tive tempo para ler.
    Gostei muito da premissa desse livro, nunca li nenhum com essa temática e acho que seria uma leitura interessante, embora deprimente.
    Vou deixa para ler mais pra frente, porque no momento quero algo mais leve e divertido.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  14. Minha irmã comprou esse livro e estou apenas esperando chegar para mergulhar na leitura. A premissa do livro me lembrou Garotas de Vidro, que eu amo. Acho que será uma ótima leitura, gosto de histórias mais tristes e saber que a autora se inspirou em uma história verdadeira para escrever esse livro me deixa ainda mais entusiasmada. Sua resenha ficou ótima!! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a premissa dessa obra e como ainda não li nada da autora, acho que este será o primeiro. Fiquei muito curiosa para saber sobre Meg.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu senti o mesmo que você lendo esse livro!
    A história é realmente triste e eu ficava me perguntando o que poderia ter levado Meg que tinha uma família tão incrível a cometer suicídio. Só ao final da história, tudo fez sentido para mim.
    A nota da autora ao fim realmente só deixa a história ainda mais comovente.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu me sinto aliviada lendo resenhas positivas sobre esse livro. Li outras obras dessa autora e simplesmente não gostei da escrita e muito menos do enredo, mas estou pronta para dar uma nova chance e conhecer esses personagens emocionantes.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi ,flor ^^
    Então, eu meio que n curto a escrita da Gayle, já tentei ler outro livro dela, mas n desceu, então eu simplesmetne evito livro dela, haha, por isso n fiquei interessada nele ^^
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa, eu tenho uma queda por livros deprimentes e sempre que falam dos livro da Gayle eu fico querendo ler. Com sua resenha, isso se confirmou e espero ter oportunidade de ler em breve. Bjs

    http://www.territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu li um livro dessa autora e não gostei, então acabei desanimando bastante para os outros, sabe? Mas eu estou curiosa com esse livro porque além da capa linda, ele parece ter uma história realmente bem bonita.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Tudo bom?
    Já li várias resenhas desse livro e achei a temática bem interessante e pretendo ler em breve.
    Adorei sua resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá! Já tinha visto a sinopse do livro e gostei da premissa. Mas sou fraca para livros deprimentes :(
    Mas gostei da sua resenha e penso em ler ele. Obrigada pela dica!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir