terça-feira, 7 de julho de 2015

[Resenha] A lista negra

|
Autora: Jennifer Brown
Páginas: 272
Editora: Gutenberg
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Depois de muito tempo na minha lista de desejados, finalmente li o livro A lista negra, lançado pela Editora Gutenberg. Uma história dramática, triste e envolvente, iniciei a leitura já com o coração apertado. É a primeira vez que leio esse tipo de trama, me surpreendi de ler tão detalhadamente algo que acontece muitas vezes por aí. Infelizmente, o bullying é algo normal, assim como essas vítimas se cansarem e revidarem de alguma forma.

No livro, Nick, namorado de Valerie, chega certo dia com uma arma na escola e mata diversos alunos, fere outros e se suicida. Aparentemente, Val é suspeita de ter arquitetado isso com o namorado, afinal, ela tinha uma Lista negra com pessoas e coisas que detestava. Mas conforme vamos nos aprofundando na trama, percebemos que a garota ficou tão surpresa quanto os outros com essa atitude de Nick. Porém, assim como as outras pessoas, ela também se culpa por não ter percebido nada disso vindo.

A história me deixou dividida. Sentia pena do que os dois sofriam, mas claro que nada justificava matar à queima roupa essas pessoas. Sofrer violência, de qualquer tipo, é horrível. Pode parecer que foi exagerado da parte de Nick e Valerie sempre se queixando do que faziam com eles, mas acho que todo dia a humilhação e apelidos maldosos tira do sério qualquer um. Sofri com a perda de Val, imagina você amar alguém e ele morrer, e além de tudo, se mostrar alguém que você não reconhece? São muitas situações para apenas uma pessoa lidar, mas ela se mostra corajosa e quer seguir em frente. Só resta saber se vai ser bem recebida na sua escola.

- Só que parece tão injusto que a escola esteja continuando e que finalmente estejam aceitando uns aos outros. Agora ninguém é mau e Nick morreu. Quer dizer, sei que é culpa dele ele ter morrido, mas, mesmo assim, por que não viram isso antes? Por que precisou acontecer tudo isso? Simplesmente não é justo.

A trama intercala entre o antes, durante e depois do fatídico dia. Essa alternância ocorre sem nenhum aviso, mas não é difícil de se integrar na narrativa e entender. A leitura é rápida, ficamos comovidos com a vida de Val, ela perdeu seu porto seguro e precisa se reestruturar. Seu relacionamento com os pais é algo um pouco frio, e fiquei chocada com o que eles deixavam transparecer: para eles a filha é culpada, e queria a morte daquelas pessoas. Mas vemos que não é bem assim. Odiar uma pessoa e falar da boca para fora que queria que aquela pessoa morresse é bem diferente de realmente realizar o ato. Não que isso faça diferença, já que para todos parece que os dois namorados planejaram tudo.

A lista negra tem uma história intensa, adorei tudo que eu li, apesar de ser algo triste. A autora consegue envolver o leitor, quero mais livros dela! Se vocês têm alguma dúvida sobre ler ou não a obra, não tenha medo, a história é incrível, recomendo!

20 comentários:

  1. Dessa, não tenho dúvida de que essa leitura foi boa e intensa.
    Byllying é algo tão presente no nosso dia a dia que a maioria das pessoas acham normal.
    Acho que também ficaria indecisa sobre o livro porque é horrível sofrer isso, mas nada justifica matar.
    Fiquei muito interessada na leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, só pela sinopse eu fiquei muito interessada no livro! Ele parece ser uma leitura extremamente intensa! A abordagem do livro é bem real, o bullying é perigoso e os dados causados são muitas vezes profundos demais, um dia você acorda e passa a acreditar no que dizem sobre você e quando vê não sabe mais quem é!
    Estou doida pelo livro!
    Ótima resenha
    beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sabe, esses dias estava refletindo sobre os livros tristes, geralmente, para mim, são os que mais funcionam. Geralmente, quando envolve bullying, acaba nos comovendo mais, acredito que pelo fato de muitas pessoas terem passado por experiências complexas no período da escola.

    ResponderExcluir
  4. Oiiie
    Eu adoro esse tipo de história. Eu já conhecia o livro e já tinha ouvido falar um pouco sobre ele, mas acho que essa é a primeira resenha que eu leio e fiquei realmente muito curiosa. A história tem um Q de realidade e gosto disso.
    Amei sua resenha.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/07/caixa-do-correio-junho-9-2015.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Dessa!
    Quero muito ler esse livro, gosto de livros com esse tema e quero saber como a autora desenvolve toda essa trama com antes e depois das mortes. Acho que acabaria me apegando a Val, perder alguém que se ama não é fácil.
    Beijos!!


    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. Olá; eu já li esse livro e foi uma das melhores leituras que eu já fiz. Totalmente recomendado para todos os leitores.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa, esse livro também está na minha lista (que não é negra) há um tempão. Não vejo a hora de ter esse livro, pois a premissa me fascinou desde a primeira vez que vi o livro. amei sua resenha!!!! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  8. oi ^^ esse livro tem uma premissa interessante e realmente deve dar pena ver o pessoal sofrer, mas não justifica matar os outros a queima roupa.
    já li diversas opiniões positivas sobre a leitura, mas no momento eu dispenso, pois é tanta coisa pra ler q nem sei por onde começar.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Eu também gostei muito desse livro. Não foi o primeiro que envolvia os temas bullying e suicídio que leio, mas achei ele muito bem trabalhado. Consegui me identificar com a Val e morri de raiva do pai dela! Tive pena do que ela e Nick sofreram, mas achei abominável a atitude dele. Não se conserta um erro com outro, né? Ótima resenha!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, e você conseguiu me despertar a curiosidade!
    Eu não muito chegada a livros com a temática bullying, mas a premissa desse livro me parece bem interessante. Já assisti alguns filmes com enredo parecido e gostei, então suponho que vá gostar dessa leitura também.
    Adorei a resenha e espero poder lê-lo em breve!
    Beijo grande!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu sou super fã da Pam Gonçalves do ex Garota It e ela sempre recomenda esse livro. Isso me fez ficar curiosíssima sobre ele e quero muito lê-lo, mas sempre acabo passando outros na frente porque Lista Negra nunca entra em promoção, rs. Sua resenha só me lembrou que quero lê-lo em breve.
    Super beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    Nossa, teve uma época que esse livro foi febre mas eu nunca tive vontade de ler, na verdade eu nunca soube do que se tratava até hoje.
    Sempre achei que fosse um livro juvenil mas, vejo que me enganei completamente.
    Com certeza esse é um livro para próximas leituras e tenho certeza agora lendo sua resenha de que vou amar.
    Parabéns!!

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor. Quero muito ler esse livro e dizer, como você: "finalmente" (rs). Eu acho que a história é mesmo pesada e nada podemos esperar além de emoções chocantes. A autora certamente foi ousada ao apresentar ambos os lados de quem comete esse tipo de crime. A sociedade, em certa medida, parece criar seus próprios monstros. Quero muito ler!!!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Tudo bom?
    Eu tenho curiosidade em ler esse livro, ainda mais com um tema tão polêmico, mas mesmo assim a eu achei bacana a autora mostrar os dois lados dessa tragédia.
    Vou conferir em breve e volto depois para dizer o que achei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá,eu estou muito curiosa para ler esse livro,tenho um interesse nele enorme,trata-se de um tema bem forte,esse livro me tirou a atenção.Adorei a resenha.
    Beijos
    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá. Sou louca para ler este livro, mas sempre que tem uma promoção eu perco ela por falta de dinheiro :( kkk Mas enfim...
    Amo livros que contém um tema tão forte e difícil como esse e tenho certeza que realmente foi uma história intrigante e comovente.
    Espero ler ainda este ano <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Sou louca para ler esse livro! E já faz bastante tempo...
    A cada resenha positiva que leio fico ainda mais animada pra ler e a sua ficou ótima!! :)

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Uau que premissa interessantíssima \o/ aqui procurando esse livro agora mesmo pra comprar hehe
    Cara to arrepiada com tua resenha, parabéns!
    Provavelmente irei chorar e me descabelar mas quero nem saber, vou ler.

    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  19. Minha história com esse livro é engraçada, tipo eu vi a capa e a sinopse, fiquei curiosa e comprei o livro para ler. Contudo, comecei a ler e desanimei, achei uma história chatinha, mas ai depois li uma resenha e quis ler de novo, só que eu já tinha vendido a obra. Tenho esse problema, quando não gosto da obra e não irei ler, acabo vendendo ou doando. Porém, agora lendo sua resenha, quero mais ainda ler o livro kkkkkk Eu simplesmente achava que a história iria cai no clichê sabe? por ser um enredo muito pouco abordado. Apesar de alguns falhas de desenrolar do enredo, com certeza irei recomprar a obra hahahahaha
    Bj
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu gosto muito de ler livros com esse tema, o primeiro que li foi Os 13 Porquês, que eu simplesmente adoro, então a Lista Negra é uma ótima indicação para mim. Com certeza é muito duro você ser alvo de piadinhas todo o dia, claro que foi errado ele matar o pessoal, mas acho que quem sofre isso uma hora não aguenta mais e faz as coisas sem pensar,cada um tem sua forma de reagir né? Adorei a resenha, e o livro foi para a minha lista de desejos ;)

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir