quarta-feira, 22 de julho de 2015

[Resenha] Festim das 12 cadeiras

|
Autor: Elvis DelBagno
Páginas: 164
Editora: Schoba
Ao comprar um conjunto de 12 cadeiras russas para o jantar anual, um casal homossexual descobre um tesouro embaixo do estofado de uma delas. Com as contas bancárias transbordando, os milionários resolvem manter o tesouro na cadeira e doá-lo ao primeiro convidado que se sentar nela. No entanto, eles percebem que isso será um problema quando um dos convidados não comparece ao jantar.Estruturando-se nas comédias de costumes, nos deparamos com uma crítica social de um humor ácido extravasante dos diálogos preconceituosos dos personagens mais bizarros que poderiam surgir numa sociedade cheia de interesses.
Narrado de forma corrida como um roteiro cinematográfico e com diversas referências à cultura popular, o autor traça uma paródia ao clássico conto russo 12 cadeiras, de Ilf and Petrov, e ao filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock.


Festim das 12 cadeiras é aquele tipo de livro que te surpreende desde o início. Eu mesma, apesar de saber pela sinopse que era uma paródia, me surpreendi com o tom sarcástico que o autor deu à obra, quase "sem noção", por isso eu penso que quem ler irá achar uma leitura diferente, talvez algo até fora da zona de conforto literária. Mas não tenham medo, o livro tem exatamente essa proposta: tratar de assuntos cotidianos de forma divertida e um pouca tosca.

Laerte e Carlão são gays, moram em uma casa enorme, possuem muito dinheiro e dão as melhores festas. Eles encomendam 12 cadeiras russas para seus convidados, mas uma delas contém uma surpresa: um tesouro! Assim, os dois ficam excitados ao criar um jogo em que a pessoa que sentar naquela cadeira, irá levar o prêmio. Uma festa excêntrica, que não poderia faltar personagens excêntricos, mas cheios de personalidade e com uma história mais diferente da outra. O jogo do casal vai por água abaixo quando um dos convidados não comparece, e agora?

Adorei a forma como o autor ridiculariza certos assuntos. Sei que haverá pessoas que vão ser politicamente corretas e não vão concordar com alguns estereótipos, mas acho que a vida já é ruim demais para não achar graça de certas situações. Uma paródia que crítica a sociedade, religião, sexo e tantos outros assuntos comuns hoje em dia. Com personagens carismáticos, quase beirando ao ridículo, somos transportados a uma trama incrível e muito bem escrita.

"Aquele rabo encaracolado não me engana. Aquela pela rosa e pelos na face também não. Aquela barriga caída e quadris largos, muito menos. Essa porca pretende ficar na minha festa até o término dela."

Não me apeguei a nenhum dos personagens, mas com certeza me diverti com os diálogos bem humorados e sarcásticos. O autor faz uma abordagem meio sexual de vez em quando, mas não chega a ser vulgar, é algo que dá um tom mais crítico à trama.

Elvis narra de forma muito interessante tudo, é uma leitura fluída, li em dois dias. O final foi um pouco corrido para mim, mas acho que cumpriu bem seu papel. Festim das 12 cadeiras é peculiar, precisa saber entender a mensagem e críticas da obra, porque se você não conseguir fazer isso, vai achar a trama vazia e idiota. E garanto, ela não é. Como eu disse, é algo um pouco fora da zona de conforto, principalmente da minha, mas eu adorei tudo que encontrei no livro. Recomendo!

38 comentários:

  1. Oi, Andressa! Tudo bem?

    Que livro legal! Deve ser super divertido ler este livro! :D
    A capa é super convidativa e acredito que em breve irei ler este livro.

    Visite-nos e caso queira, siga-nos:
    Irmãos Livreiros

    PS: Também estamos no Youtube. Conheça nosso canal Irmãos Livreiros

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, quase "xará"! rsrsrs

    Que título mais legal para se colocar em livro!!! Sério, amei. Fiquei super curiosa. Parabéns pela resenha.
    Adorei seu blog! Estou seguindo... Beijos!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
  3. Laerte e Carlão, com esses nomes nem dá pra saber que são gays, hahaha. Me surpreendi com a história do livro, não achei a capa bonita. Com certeza leria ele, estou precisando de um livro mais descontraído.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu gostei bastante da capa e me interessei pelo livro, fiquei mesmo curiosa pra saber sobre o sarcasmo do livro, beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, eu não conhecia o livro ainda mas fiquei super curiosa com ele, realmente parece ser uma história bem peculiar, preciso ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!
    Não conhecia esse livro mas adorei! Gosto muito quando o autor consegue fazer uma paródia sendo original, ainda mais tendo um tom sarcástico. Com certeza quero ler!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já vi esse livro em alguns blogs e estou bem curiosa sobre ele. É um livro que também sai da minha zona de conforto, mas parece ser uma leitura sarcástica e isso me dá vontade de lê-lo hahaha
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. se eu não tivesse lido sua resenha e lido a sinopse o livro seria despercebido por mim, mas gente adorei kkkkkk quero ler o/

    ResponderExcluir
  9. Dessa, li resenhas sobre o livro totalmente diferente da sua.
    A sua foi que tratou o livro de melhor maneira, mais neutra.
    O estilo é bem peculiar, mas parece ser interessante.
    Acho que leria, nem que fosse só por curiosidade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Olá; gostei da sua resenha, também já li o livro e resenhei, concordo com muito do que você disse. Gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, tudo bem?
    Sua resenha me deixou bastante curiosa com relação ao livro
    Acho que nunca li nada do tipo e talvez valha a pena.
    Adorei!
    ;**

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oiê!

    Resenhei este livro também e concordo com você em diversos aspectos. Realmente uma leitura peculiar... tem de ler sem amarras, pra não se prender em bobagens. Me diverti um bocado com ele :)

    Beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  13. É a terceira resenha que vejo do livro nos últimos dois dias, eu gostei do enredo, ainda não o li, mas pelas resenhas, tenho gostado bastante. Pelo que compreendo o escárnio é uma constante na obra.

    ResponderExcluir
  14. Oiie!!
    Não conhecia o livro e a sua resenha somado a sinopse do livro, me instigou. Com certeza é uma leitura diferente de tudo que estou acostumada a ler, mas leria de boa e acho que até iria curtir, adorei a forma de sarcasmo descrita no livro, esta anotado a dica, espero poder ler em breve
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Apesar dos seus comentarios não consegui gostar da premissa da história. Me conhecendo como conheço sei que não seria uma leitura que iria me agradar.

    Abraços
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oiiie
    Quem diria que pela capa série e elegante, sofisticada, esse livro seria tão divertido.
    Também amo dialogos engraçados.
    Eu gostei muiiiito da sua resenha.
    Amei bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa, tudo bem?
    Confesso pra você que o livro não tem uma premissa que me interesse muito então eu provavelmente não faria essa leitura...

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Dessa!
    Eu esperava outra coisa do livro, já li duas resenhas sobre o livro, a sua é a terceira e fala desse tom sarcástico-sem-noção que o autor dá ao livro e isso não me interessa muito. E pensar que foi um livro que eu desejei demais!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  20. Eu achei a premissa do livro bem interessante mas não sei se leria no momento, daqui a um tempo, quem sabe, eu compre. Sua resenha ficou muito boa, :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Nunca livro desse gênero, parece ser bem divertido. Por ter poucas páginas eu me arriscaria nessa leitura, como disse, sair da zona de conforto literária. Hehe.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  22. Só posso dizer uau!
    O livro parece ser realmente incrível, sei que preciso ler. Gostei muito do fato dele ser tão sarcástico e trazer um casal homossexual como protagonista.
    Fiquei realmente bem curiosa, e como amo sair da minha zona de conforto literária, a dica está anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Adorei o livro, gosto bastante desse tipo de livro, irônico, diferente e instigante (sim, pq ele me instigou a ler e descobrir mais sobre cada um dos convidados).
    Provavelmente eu leria bem rapidinho, pq a leitura parece ser bem levinha (parece pelo menos).
    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  24. Oie, que legal! Eu pensava que esse livro era sobre algo completamente diferente, mas apesar de achar interessante, eu n fiquei com vontade de ler :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  25. Oi flor.Tudo bem?

    Como sou maluca, uma dork por inteira e bem estranha por assim dizer, uma pessoa que não liga muito para esteriótipos, eu leria esse livro com certeza, gosto de leituras diferentes,que me tirem da minha zona de conforto e que nem todo mundo tenha lido. Quando tiver uma oportunidade com certeza o lerei.
    Sua resenha ficou ótima,objetiva e bem sincera.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Andressa, este livro é um estilo que não me arrisco, fiqui intrigada com o titulo e o jogo montado com as cadeiras, deve ser interessante.
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  27. Oi,tudo bem ?
    Sua resenha ficou muito boa, clara e direta.
    A verdade é que estou tentando sair da minha zona de conforto e ler livros com maior poder crítico, e esse livro se mostra bem convidativo, e é um ótimo começo já que assim eu posso ler e dar boas gargalhadas.
    bjos
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi, gostei da sua resenha. Achei diferente este livro, pelo o que você demonstrou na sua resenha. Ainda não li nenhum livro deste tipo o que me fez ter bastante interesse.
    Beijos
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  29. Eu já havia lido sobre o livro algum tempo atrás e me interessei por ele na hora. Ainda quero ter oportunidade de fazer a leitura porque a premissa passa a ideia de uma história muito instigante e envolvente. Sua resenha não poderia confirmar mais isso, adoro livros que passam uma mensagem através de sua história.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  30. Oie,
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da premissa, parece ser bem levinho e divertido.
    Vou anotar aqui, e quando tiver oportunidade com certeza irei ler.
    Resenha ótima Dessa!
    Beijos ^^
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  31. Oii!

    Não conhecia o livro, mas a história parece ser bem divertida ^^ Já anotei a dica :)
    A capa é linda e a sua resenha me deixou com mais vontade de ler o livro :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Andressa, tudo bem?
    Festim das 12 cadeiras é minha leitura atual, sem dúvidas deve fugir do que muitos costumam ler, eu particularmente estou gostando muito, ele faz críticas praticamente a cada novo capítulo e o humor do livro é algo muito cômico. Espero gostar do final.

    ResponderExcluir
  33. Oie, tudo bom?
    É um livro que foge completamente da minha zona de conforto, mas como você disse, possui uma mensagem subliminar na narrativa que me deixou um pouco curiosa com o livro. Não conhecia a obra ainda.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi, flor!
    Adicionei recentemente esse livro aos que pretendo ler e a sua é a terceira resenha que leio a respeito dele. Estou adorando as opiniões e parece que é uma história completamente anti-clichê, que veio para provocar o leitor. Adoro isso! Com certeza, quero conhecer esse casal irreverente e a situação cômica que promovem aos seus convidados.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Me interessei bastante pelo livro, especialmente tenho curiosidade em ver como certos aspectos da sociedade fora satirizados
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  36. Caraca. Não imaginava que o livro me fisgaria, mas fiquei super curiosa e quero comprar o quanto antes! Também estara fora da minha zona de conforto - e ainda por cima é de um autor nacional. Fantastico! Ótima resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Oii, tudo bem?
    Eu já vi sobre esse livro em alguns blogs,e achei a premissa dele um tanto diferente porém interessante, imagina que louco sentar nessa cadeira e ganhar esse tesouro? haha.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  38. Oii, Andressa! Tudo bem?! Fico feliz que o livro tenha arrancado sorrisos de você e a crítica social tenha sido percebida! Parabéns pelo texto! Abraços!

    ResponderExcluir