terça-feira, 15 de outubro de 2013

[Resenha] O circo mecânico Tresaulti

|

 Autora: Genevieve Valentine
Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mecânico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.” Às vezes, o mundo pode parecer um lugar desolador e escuro, formado por vastas amplidões cheias de conflito, onde o que todos procuram é se agarrar a algo que os faça sobreviver ao dia seguinte. Pois em O Circo Mecânico Tresaulti esse deserto cheio de perigos é atravessado pela magia de uma potente força criadora, capaz de devolver a integridade emocional e física a quem se juntar à trupe. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes.


O livro demorou tanto para chegar – quase um mês – que até achei que nem ia recebê-lo. Então, tive que me contentar com as resenhas que iam saindo por aí, e percebi que quase todas comentavam que o livro era ótimo, uma poesia com toques de steampunk e tudo mais. E não é que é verdade? É tudo isso e mais um pouco! O Circo Mecânico Tresaulti é extraordinário! Genevieve Valentine criou uma história diferente de tudo que você já leu, com uma narrativa bizarramente encantadora.

"Bem-vindos ao Circo Mecânico Tresaulti!", você aplaude como se sua vida dependesse disso, sem saber por quê.
 
O circo é comandado por Boss, uma mulher com um dom, quase uma magia: consegue reparar pessoas com ferimentos de guerra, os dando partes mecânicas. A maioria da sua trupe possui ossos de cobre, ou uma corcunda de metal, até mesmo asas! Em meio à guerra, o circo se mantém firme, indo de cidade em cidade para fazer seu espetáculo. Porém, há alguém que eles devem tomar cuidado: o homem do governo. Alguém que seria capaz de querer usar esse dom de Boss para criar soldados.
 
Acompanhamos com a narrativa em primeira pessoa de Little George e às vezes em terceira pessoa a história dos personagens de como chegaram até o circo e quando foram modificados. Não é toda a equipe que possui algo diferente, então os que possuem são o destaque na trama. A caravana é composta por pessoas em sua maioria de ex-soldados ou aqueles que querem segurança, teto e comida. É muito interessante sabermos o que os levaram até o circo, e conhecer suas habilidades. Mas, nem tudo é alegria, há muita competição entre eles. É uma relação constante de amor e ódio.
 
(Até Elena sentava-se conosco à fogueira da noite, meu Deus, e se ela estivesse em chamas nenhum de nós mijaria nela para apagar o fogo.)

O que pode confundir um pouco é a linha de tempo. Alguns capítulos começam narrando o passado e às vezes nesse mesmo capítulo volta para o presente. Mas, não é algo que atrapalhe a leitura, se pegar o jeito da coisa dá para entender bem, rs.
 
A premissa então se baseia nisso: um circo extremamente diferente e mágico que precisa ficar longe dos olhos do governo, e que internamente sofre com algumas disputas. Mas, não pense: “Ah, só isso?!”, pois os personagens são tão bem construídos que você só ira querer saber melhor sobre cada um deles. Além de que, nem sempre essas disputas são amigáveis, já que alguns são tão desprovidos de sentimentos que fazem qualquer coisa para conseguir o que desejam. E por incrível que pareça, o que mais me atraiu no livro foram as histórias dos personagens e não a trama em si.

A personagem que eu mais gostei foi Bird, ela entrou no circo para ser trapezista, mas após sofrer um acidente e ser remendada mais ainda por Boss, ficou com um olho de vidro e com a postura torta. É então que ela é colocada sobre a responsabilidade de Stenos, um acrobata, que precisa se apresentar com ela no trapézio. Os dois não se gostavam, mas após isso, vimos uma mudança de comportamento entre eles, não é amor, é algo mais profundo e singelo, um entendimento mútuo. Claro que todos os personagens são cativantes, mas a história dela me chamou mais a atenção.

(Durante toda a vida, Ying supôs que Elena fosse naturalmente cruel. Perguntava-se agora se a crueldade simplesmente surgia quando o mundo estava desabando e não havia nada mais a se fazer a não ser brigar.)



A edição está magnífica. A DarkSide mais uma vez fez um ótimo trabalho. É impossível ver o livro em uma livraria e não querer comprar. As ilustrações são lindas e a capa aveludada dá um toque a mais.


84 comentários:

  1. Quero muito esse livro, já vi várias resenhas positivas sobre ele. Adorei a resenha, a DarkSide tem um cuidado muito especial com os livros que ela lança. Parabéns a editora

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Eu já tinha visto esse livro mas julguei pela capa - e pelo nome... odeio circos - e, descobri agora, me dei muito mal. O livro parece ser muito bom.
    Livros que mexem assim com a linha do tempo são bem legais. Aprendi isso vendo a série Once Upon A Time. Agora esse livro entra para a minha lista dos quais quero ler antes de morrer. e.e
    Adoro livros com desenhos. =P
    Enfim, bye. o/

    silborgue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo o livro. Diferente de tudo que já leu. rs
      Também adoro ilustrações. Deixa o livro tão bonito. *-* rs

      Excluir
  3. queeeeeeee louco,nossa agora quero mt ler:
    beijos, texto novo amore

    http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/2013/10/ate-te-encontrar.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa queria muito ler esse livro! Ainda não vai dar pra comprar-lo, mas quem sabe até o final do ano?

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bom que gostou. Eu também amei, achei super diferente e emocionante...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  6. Quem leu a sinopse e a opinião da Dessa e ficou louco (a) para comprar e ler esse livro ja joinha no comentário o/ ta parei, brincadeira, mais fiquei morta de vontade de ler esse livro, pq parece realmente muito bom o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gosto de tudo nesse livro, o nome da autora é bonitinho demais, a capa é perfeita, e o livro é muito bonito.
    E pela sinopse e resenha, me interessei muito nele.

    ResponderExcluir
  8. Aii que tudo de bom! Parece ser um livro maravilhoso, estou vendo ótimas resenhas dele por ai. Essas ilustrações são divinas, hein?
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo! Deixam o livro muito lindo, adoro ilustrações. *-*
      beijos

      Excluir
  9. Que capa linda! Fiquei super curiosa para ler. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  10. Oi Dessa,
    Com uma resenha dessa e com essas imagens é melhor eu passar longe das livrarias....mas se não aguentar e acabar comprando vou cuidar para não me perder conforme você disse, irei cuidar e pegar o jeito.
    Bela resenha e obrigado por me deixar bem curiosa com a obra. Beijokas Elis!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Que bom que gostou. *-*
      Não deixe de comprar, ein. rs

      Excluir
  11. A capa e a diagramação estão maravilhosas, e pelo visto o enredo segue na mesma linha. Só de ser sobre Circo eu já me interessaria, mas parece super original, realmente diferente de tudo o que já li!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Original mesmo! Não tinha lido nada de circo ainda, e adorei!
      beijos

      Excluir
  12. Que lindas as ilustrações. Esta foi a segunda resenha que leio desse livro nessa semana. Apesar de nunca ter sido fã de circos, essa temática me atraiu. Valeu pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas mesmo! *-*
      Ah, não se apegue muito nessa coisa de circo, pois a trama é maravilhosa!

      Excluir
  13. Oie,
    adorei a resenha, mas ainda estou na dúvida se vou ler o livro. Nunca gostei muito de circos rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Que bom! ^^
      Leia sim, mesmo que não goste de circos. rs

      Excluir
  14. Aaaaiinnn, eu quero esse livro *-----* Nunca o vi em nenhuma livraria, acho que quando ver não irei resistir e comprarei UAHSUHAS Ele é muito lindo <3 Só já vi resenhas positivas por aí e isso só aumenta a minha curiosidade.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah, não resista! Compre mesmo!
      O livro é ótimo, recomendo mesmo.

      Excluir
  15. Amooore *-*
    Eu adorei a edição desse livro, todo trabalhado no preto e branco.
    Ainda não li, mas depois da sua resenha fiquei mais que curiosa.


    Beijinhos :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii!!
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro,com relação a narrativa, esse jeito de escrita alternada as vezes confunde mesmo o leitor! rs
    beeijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Confunde mesmo, mas não se perde se pegar o jeito. rs

      Excluir
  17. Oie:)
    Estou com uma super vontade de ler esse livro.
    Amei a capa e as ilustrações*-*
    Adorei a resenha!!!

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Que incrível! Já tinha visto a capa desse livro em muitos lugares, mas não fazia ideia do que falava. A ideia é muito boa! Gostei pra caramba.

    ResponderExcluir
  19. Amei as ilustrações, isso de cara já ganha muitos pontos comigo, ver que a editora teve um cuidado especial em fazer um produto bom para o leitor.
    Sobre o livro, do catálogo da Dark é o que mais tenho vontade de ler, acho a sinopse muito interessante e sua resenha só contou o que eu já imaginava. Ou seja, continua na listinha de desejados!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, comigo também. Adoro quando os livros vêm com ilustrações!
      Que bom saber! Leia logo. ^^
      bjs

      Excluir
  20. No seu lançamento, não em interessei muito pela sinopse, mas após ler a sua resenha, a história parece ser muito boa. Gostei bastante de saber que as histórias dos personagens são bem interessantes.
    Achei as ilustrações bonitas e dão um toque elegante ao livro.

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não estou interessada me ler esse livro. Apesar de a capa bem elaborada, eu não fiquei curiosa com essa história que se passa em um circo.
    Quem sabe em outro momento eu leia.

    ResponderExcluir
  22. Ainda não tenho nenhum livro da DarkSide, mas a cada resenha que leio sinto que preciso urgentemente ter algum em minhas mãos, principalmente este, as ilustrações são impecáveis, todo o acabamento é notável. E as histórias são as que mais me interessam. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo! As edições são lindas, merece ter na sua estante! xD
      beijos

      Excluir
  23. Que título mais legal desse livro! Eu não imaginei que fosse que nem mostra a sua resenha. Como assim a Boss bota até asa no pessoal ? kkkk
    Acho que vai ser uma ótima leitura ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é totalmente maluco, rsrs. Mas, muiiiito bom. Vale a pena ler. ^^

      Excluir
  24. Olá querida!

    Não conhecia o livro, mas serei bem sincera, o que mais me chamou a atenção nele, foram os desenhos! Amei!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  25. Já tinha ouvido falar desse livro..uma amiga minha leu e amou..adoroo livros assim com o "Q" de misterio sem contar que a capa é lindissima!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Estou desejando tanto esse livro, mas tanto =/ Sério.
    Todas as resenhas que li foram mega positivas e todo mundo me indicando. Pena que o preço não é nada camarada né? Enfim, o acabamento do livro parece ser fantástico mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que o preço compensa? Pois o livro é ótimo e lindo. *O*

      Excluir
  27. Eu quero ler esse livro faz tempo e espero não me decepcionar como o outro livro de circo (que nem terminei de ler). Adorei a diagramação da editora!

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que gostar do estilo de narrativa da autora, não confirmo que irá gostar. rsrs
      A diagramação está linda mesmo!
      beijos

      Excluir
  28. Adorei a ideia desse livro!
    É diferente de tudo o que estamos acostumados a ler e eu mal vejo a hora de comprar o meu.
    A parte das pessoas com partes mecânicas me lembrou a série As peças infernais. Impossível não ver um pouquinho do magistrado na Boss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito diferente mesmo. Meu namorado não curtiu. hahaha
      beijos

      Excluir
  29. Super interessante a historia deste livro esmo, e super diferente está " condição" para entrar para o circo e pela historia ter muitos personagens, suas historias e seus motivos para entrarem no circo, fiquei super interessada nesta historia e achei ela realmente surpreendente, espero ler em breve. E estes desenhos dos livro são realmente demais!!

    ResponderExcluir
  30. Omggg que lindo , deve ser otimo , . E esses desenhor ? Magnificos adorei

    ResponderExcluir
  31. Livro é lindo !! Com certexa entrou para a minha lista de desejados , parece ser muito interessante a leitura !
    Quero muito ler este livro !

    Beijos


    ResponderExcluir
  32. Nunca tinha ouvido falar dele, mas essas ilustrações *-*
    Esse vai para a lista *3*

    Smallscribble.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Esse livro tá muito chique. Adorei o enredo, e a editora tá de parabéns pela edição!!! :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Se eu já queria muito esse livro, depois dessa resenha é impossível não querer comprar no primeiro site que eu ver. Não sabia que era ilustrado e que a história era tão fantástica assim. Todo mundo fala tão bem que eu vou colocá-lo na minha lista de prioridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom saber! *-*
      Coloca mesmo, a história é ótima e surpreendente.

      Excluir
  35. Nossa... Eu jamais havia imaginado que o livro tratava disso. Pessoas com peças mecânicas, quem sabe no futuro isso exista de verdade não é mesmo!!! kkkkkk Não sei pq, mas essa capa me lembra muito a cantora Pitty... Meio sei lá... kkkkkkkk Adorei a resenha e já estou louca para ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, ia ser demais se existisse mesmo. ;P
      Que bom! *-*

      Excluir
  36. Mais uma resenha positiva desse livro que leio. São poucos os livros da Darkside que me chamam a atenção pela história, e essa foi uma delas. Eu achei bem original e a edição realmente parece maravilhosa!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição está linda, merece estar na estante. <3
      beijos

      Excluir
  37. Já li muitas resenhas desse livro, e todas eram positivas! Sempre tive vontade de ler, mas nunca encontrei nas livrarias! A história parece ser ótima e a capa é linda. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Mds, parece ser muito bom, eu não enttendi muito bem com a sinopse mais depois que você explicou parece que fez muito mais sentido, as ilustrações que estão na imagem que me encheram os olhos. Todo mundo fala que livro steampunk é muito legal, mas nunca li nenhum com esse gênero :<
    kissus <3
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o gênero, li poucos até agora, mas já me encantei. <3
      A edição da editora está perfeita!
      beijos

      Excluir
  39. adorei as imagens mas confesso que nao fiquei assim tao tentada a ler o livro nao

    ResponderExcluir
  40. Eu já queria m-u-i-t-o esse livro, daí vem você com sua resenhe e pra colaborar é tipo Distopia. Deve ser uma delícia ler um livro cheio de mistério, viver essas aventuras.Pude amar os personagens logo pela resenha ! E odiar também.E agora com sua resenha pude entender o porque de "circo mecânico". E acho que pelo fato de envolver um circo, lembrei de "água para elefantes".E o livro é todo muiiiiiiito lindo !Ansiosa paara ler !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a leitura é meio confusa, mas prende sabe? Adorei mesmo.
      Lindo mesmo, adorei a edição! *O*
      beijos

      Excluir
  41. Lembro que teve uma promo doida no submarino com esse livro custando acho que 10 ou 14 reais, não lembro bem, mas era bem barato. Li a sinopse, achei a capa linda e coloquei no carrinho pra comprar... depois fui ver que tava esgotado :-( Mas ele continua na minha listinha de desejados, logo logo vou comprá-lo mergulhar nesse mundo circense que parece ser ótimo. Quando você escreveu que tem uma pegada steampunk já me apaixonei. Fora que o livro parece ser lindo demais,rs. Já adicionado às listinhas de "vou ler".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena! Tava dado o livro, pois a edição é perfeita!
      Leia logo, dica!
      beijos

      Excluir