quinta-feira, 9 de novembro de 2017

[Resenha] Sorrisos quebrados

|
Autora: Sofia Silva
Páginas: 240
Editora: Valentina
Série: Quebrados, 1
Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.





Sorrisos quebrados é um livro que já no prólogo te parte o coração em mil pedaços. Sentimos medo, angústia e tristeza. Me vi aflita enquanto lia as poucas páginas do prólogo, e já imaginei que seria uma história muito marcante e comovente. E realmente foi isso e mais um pouco. Temos também uma personagem que não segue literalmente o padrão de beleza da maioria das mulheres de outros livros. Sua beleza externa foi totalmente retirada dela, e no lugar ficarem cicatrizes, que sempre a lembrarão do pior dia de sua vida.

Paola esteve em um relacionamento abusivo por anos. No início, seu marido era um príncipe. Fazia todas suas vontades, era visto como a melhor coisa que aconteceu para Paola. Mas, com o tempo a máscara que ele usava para as pessoas caiu, pelo menos apenas para ela, que percebeu que ele não era um homem tão incrível assim. Porém, ela sempre tentou entender o lado do marido e o perdoou. Seu amor sempre foi maior do que tudo o que sofria. Até o dia que não era mais suficiente, e quando Paola tentou sair de casa, foi violentamente atacada pelo marido e os pitbulls que ele sabia que sua mulher tinha medo.

Depois de quase morrer, Paola ficou marcada de forma física e psicológica pela agressão que sofreu. Anos após o ocorrido, ela passou a morar em uma clínica especializada para pessoas com traumas e problemas sociais. Ela sente vergonha de suas cicatrizes, e acha que nunca mais poderá confiar em nenhum outro homem. E é o que ela acaba reforçando quando conhece André, um homem enorme e com um jeito meio bravo. O que ela não esperava é que esse homem seria o pai da criança mais adorável que ela conheceu em uma festa do hospital.

Sol é uma garotinha de quatro anos, que por conta de um trauma de infância, não consegue se socializar com outras pessoas, apenas com a família e médicos. Extremamente retraída, ela vê em Paola uma amiga, e milagrosamente, passa a querer tê-la por perto. O que faz com que André também esteja.


O relacionamento de Paola e André inicia devagar. Ambos possuem suas próprias cicatrizes para lidar. E a confiança é algo que precisa ser conquistada aos poucos. É muito bonito a forma como um ajuda o outro através de Sol. A garotinha é a coisa mais adorável, e o amor que André sente pela filha é muito lindo. 

Essa é uma história que não fala apenas sobre relacionamento abusivo. Fala também sobre recomeços, confiança, e sobre se sentir bem consigo mesmo. A trama é muito linda e envolvente. A autora nos toca a alma, nos despedaça aos poucos, mas mostra que o amor é algo muito importante na nossa vida. Eu amei a escrita da Sofia, é delicada e fluída, a leitura é intensa em alguns momentos, e faz o leitor ter um misto de emoções. Eu me encantei por tudo. Sorrisos quebrados vai ganhar seu coração.

O tema retratado no livro - relacionamento abusivo - é algo que tenho lido mais na literatura, e infelizmente também está bem presente na vida real. Queria poder dizer que se você ler esse livro faça diferente do que a personagem fez, mas a verdade é que cada relacionamento é de um jeito. Não podemos julgar as ações de Paola, ou de qualquer outra mulher, sem saber como é estar em sua pele. Não é fácil sair de algo que te faz mal, e com a sensação de que você é a culpada. E deve ser difícil perceber que a pessoa que você mais ama é quem também está te fazendo sofrer. Esse é um livro que nos faz refletir bastante. Porém, apesar do tema ser pesado, há um romance delicado e lindo para nos alegrar um pouco. 

A edição da Valentina está muito linda. A capa tem detalhes delicados, e a diagramação está muito caprichada. Recomendo a leitura!

5 comentários:

  1. Esse livro é lindo né...
    Amei a narrativa, por vezes poética. E Paola é uma personagem tão admirável; foi lindo vê-la enfrentando os próprios medos e traumas para ajudar a Sol.
    E a Sol, que amor de criança.
    Realmente é uma história de partir o coração, mas Sofia fez isso com uma delicadeza.
    Amei, esperando pelo próximo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Depois desta resenha, não tem como não ficar com vontade de ler esta obra.
    Não sabia que se trata deste assunto tão serio, que é o relacionamento abusivo. É muito importante cada vez mais existirem livros que abordam este tema, pois muitas mulheres estão em um relacionamento abusivo mais não sabem, ou ás vezes tem medo de sair e sofrer sérias consequências, que nem a protagonista do livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu concordo com você, é triste que um assunto que agora também é muito abordado pela literatura, ainda seja tão real.
    Eu gostei bastante dessa premissa e ja estou com muito pesar pela mocinha, ninguém merece passar por isso, seja na vida real ou não, eu quero saber o que aconteceu com a filha deles e como eles irão superar todos esse traumas, por eles vívidos, enfim, espero em breve está desfrutando muito dessa leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Este livro pode transformar sua visão do mundo. A narrativa é maravilhosa e cativante. Toda a mensagem transmitida pelos personagens nos toca tão intensamente. Melhor leitura dos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro é uma história linda e real, mostra que existe muitas Sofia por aí na sociedade com esses problemas. Eu desejo muito ler esse livro, a história é muito envolvente!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir