terça-feira, 21 de novembro de 2017

[Resenha] Os 12 signos de Valentina

|
Autora: Ray Tavares
Páginas: 392
Editora: Galera Record
Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Os 12 signos de Valentina me conquistou de cara! Eu não sou louca por astrologia, mas confesso que de vez em quando gosto de ler sobre o meu signo. A verdade é que eu acho esse tema muito interessante, e adorei ver em um livro. O que me conquistou também foi o fato da protagonista também ser do signo de Áries. Me vi um pouco na personagem em algumas atitudes, e eu achei isso o máximo. Eu já sabia que iria curtir a leitura, mas foi muito mais que isso. É claro que nossa vida não pode ser totalmente baseada no que o horóscopo diz, mas várias coisas têm um pouco de sentido vistas por esse ângulo.

Isadora namorava Lucas há seis anos. Sabe quando achamos que aquela pessoa é a certa? A que vai ficar na sua vida para sempre? É o que Isadora pensava, até descobrir que ele a estava traindo com uma de suas melhores amigas. Alerta: traição dupla! Eu fiquei muito chateada, pois no início da trama temos uma cena de Isadora e Lucas, e é algo tão fofo e romântico, que quebra nosso coração perceber que esses seis anos foram jogados no lixo, e que eles não estão mais juntos.

Mas, é melhor descobrir logo que o cara é um embuste, né? Isadora fica praticamente um ano na bad, sem vontade de sair, e muito menos de conhecer outros homens. Até o dia que sua prima a convence de ir em uma balada, e lá ela descobre o motivo de não ter dado certo com o ex, além do motivo traição, claro. Lucas e Isadora são de signos incompatíveis. Astrologia vira sua obsessão, e aproveitando um trabalho de faculdade em que os alunos precisam criar um blog, ela decide que "Os 12 signos de Valentina" vai servir para os dois propósitos. No blog ela vai contar sua experiência com cada homem de um dos signos. E no final, ela espera encontrar o seu libriano perfeito, que segundo dizem, é totalmente compatível com Áries.


Em vários momentos as descrições de alguns signos bateram com pessoas que eu conheço, e eu achei muito divertido. A autora fez uma excelente pesquisa e criou uma trama bem humorada e que conquista o leitor a cada página. Além disso, temas importantes também são retratados no livro, nos fazendo refletir em alguns momentos. Os 12 signos de Valentina é uma leitura cativante, leve e muito fluída.

Os homens que Isadora conheceu durante seu "projeto" são bastante marcantes, mas quem se destaca mesmo é Andrei. Alguém por quem ela vai se sentir balançada, mas que prefere não se envolver de verdade com ninguém no momento. Afinal, ela tem vários signos para conhecer. Andrei é um nerd charmoso e divertido, e tenho certeza de que você vai se apaixonar por ele. Isadora é uma personagem igualmente marcante, é alegre, espontânea e fala sem pensar. Totalmente apegada ao ex, em vários momentos ela acaba comparando situações e pessoas com o que tiveram juntos. Mas, durante a história percebemos que ela amadurece bastante.

Outro ponto que eu AMEI na leitura são as várias referências da cultura pop que a autora faz. Tem meme, tem sobre filmes, séries, livros e música. E Isadora é apaixonada por Harry Potter, então como não amá-la?! É muita nerdisse em um lugar só, me apaixonei pela leitura. E o final me surpreendeu de uma forma muito divertida, e irônica. Os 12 signos de Valentina é aquele tipo de livro que você não consegue desgrudar. Recomendo!

5 comentários:

  1. Eu confesso que não conhecia o livro, mas achei interessante a proposta.

    Gosto dessas coisas de horóscopo, mesmo não acreditando tanto. Também sou de áries então fiquei mais curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  2. Aaaah, sua resenha me despertou a vontade de ler.
    Já li algumas resenhas sobre, mas sempre ficava na dúvida. Eu gosto de signos, quando adolescente eu estava sempre olhando meu horóscopo e eu SEMPRE tinha uma revista sobre isso. Haha...
    Eu acho genial essa ideia de conhecer um cara de cada signo,e isso deve deixar a história mais divertida.
    Sem falar que essa capa é um amor né...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu tenho uma curiosidade e com vontade de ler esse livro. A história é muito fofa e interessante. A personagem tem uma personalidade muito fofa e a parte de descobrir que seu par de traiu isso é muito mal. Gostei muito, tem uma capa muito fofa e a premissa maravilhosa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa.
    Eu sou apaixonada por essa capa, porém não posso dizer o mesmo da premissa do livro, eu gosto de olha meu signo confesso, por sim, algumas das descrições realmente batem com minha personalidade, todavia ainda sou um pouco incrédula, em relação a personagem, eu adoro que ela é espontânea, isso sempre é muito bom para mim, porém o fator que é um grande problema para mim, são os romances, eu não gosto de triângulos amorosos e essa indecisão que o livro aparenta ter, não é para mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente não acredito muito em astrologia mas esse livro me fisgou. Tive vontade de ler ele desde que mencionaram ele no clube do livro que eu vou. Achei bem interessante a ideia do livro

    ResponderExcluir