quarta-feira, 15 de novembro de 2017

[Resenha] Notas de um megalomaníaco minimalista

|
Autor: Matheus Peteleiro
Páginas: 83
Editora: Giostri
Uma novela, um romance, uma história de amor, ou um simples debate existencialista de caráter profundo e linguagem popular. São estas algumas das maneiras as quais pode ser denominada essa obra, que, na verdade, é muito mais que uma história, um relato, um desabafo. Uma história contada por um rapaz que discute sobre tudo o que teme e lhe agrada, um relato sobre os seus egoísmos e suas formas de buscar a grandeza nas coisas mais simples, um desabafo aos ouvidos de uma moça que sorri e esbanja estilo enquanto tudo que deseja é perpetuar aquele momento.
Notas de um megalomaníaco minimalista é uma manifestação do autor em torno das aflições contemporâneas e das suas próprias também. Ou, talvez, apenas um singelo registro do conjunto de inquietações de um mundo globalizado, sob a face de um rapaz e uma moça num dia ensolarado frente ao mar.

Notas de um megalomaníaco minimalista é o segundo livro que eu leio do autor. Gostei bastante de Mundo cão, com todas suas críticas sociais e uma escrita envolvente, então quando o Matheus Peteleiro me enviou um e-mail contando sobre seu novo livro eu fiquei bastante animada para resenhá-lo. A obra tem menos de cem páginas, mas consegue fazer o leitor refletir sobre diversos assuntos que são comentados. Diferente de sua outra obra, essa não é uma história com início, meio e fim, é quase que uma crônica, onde duas pessoas dialogam sobre a vida, cinema, preconceitos, os pensamentos mais profundos e experiências.

Não sabemos o nome do narrador, mas é ele quem conhece Letícia, uma garota misteriosa, de personalidade forte e cheia de segredos. O cenário é focado apenas nestes dois personagens, e os diálogos que são descritos nos mostram que os dois possuem opiniões fortes, e muitas vezes contrárias ao outro, mas o debate é extremamente calmo e leve, muitas vezes o narrador tenta pensar em uma resposta que ele sabe que Letícia vai gostar, mas sem tirar a essência do que ele realmente pensa.

O encontro dos dois é totalmente inesperado, nenhum deles se conhecia até o momento, e quem puxa assunto é Letícia, que não se importa nem um pouco em refletir sobre a vida com um desconhecido. Quando a conversa avança, vamos conhecendo um pouco mais dos personagens, que acabam tendo confiança um no outo e contam suas histórias de vida.

Notas de um megalomaníaco minimalista tem um enredo bastante reflexivo, com diálogos inteligentes e personagens marcantes, Matheus nos presenteia com uma obra incrível. Eu fiquei encantada com a forma que ele desenvolveu esse relacionamento curto entre o narrador e Letícia, fica aquela sensação de que se nós também nos permitíssemos, poderíamos conhecer outras pessoas, suas experiências, pensamentos e sonhos. Mas, acabamos no nosso próprio mundinho. 

A leitura é fluída, e faz o leitor ficar por horas, após terminar o livro, pensando nos assuntos que os personagens conversam. É uma trama curta, mas cheia de significado. Eu gostei bastante da obra, Matheus mais uma vez me encantou com sua escrita. Eu quero muito ler mais obras deste autor. Recomendo a leitura!

4 comentários:

  1. De fato o livro nao me prendeu muito atenção. pelo visto e um conto mas a historia e a premissa nao me prenderam

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa.
    Essa é a primeira vez que vejo falar tanto do livro quanto do autor, porém, já estou encantada com essa premissa, eu não gosto muito quando o narrador não tem nome, isso me deixa angustiada, mas enfim, eu adoro que ambos tem opiniões fortes e sempre me divirto com isso, enfim, gostei e pretendo ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar neste livro, mas confesso que a história não me chamou a atenção, apesar de ter sido recomendado.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu nunca tinha ouvido fala desse autor e desse livro, a história é bem interessante. Um livro bem leve e que poderi ser lido em um dia, com certeza valeria a pena, espero conhecer!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir