sexta-feira, 10 de novembro de 2017

[Resenha] O vale de Elah

|
Autora: Carla Montebeler
Páginas: 100
Editora: Redondezas
Série: As crônicas de Adulão, 1
O Vale de Elá começa com as reminiscências do ancião Samá, relembrando seus tempos de combate na construção do Reino de Israel. Quando jovem, a ambição de sua mãe o leva a fugir do povoado onde morava para salvar sua irmã de um casamento imposto e da dívida recorrente da negociação do dote. Ele integra então aos guerreiros que haviam rompido com o rei daquela época, Saul, e aliado a Davi, candidato a sucessor do trono devido a uma profecia. A jovem aldeã Nazaré acompanha seu amado nesta fuga e o trio chega ao vale de Elah, onde são recebidos e integrados à comunidade que vivia na caverna de Adulão. Samá percebe que a vida de pastor de ovelhas havia ficado para trás quando inicia seu treinamento de combate nesse grupo formado de guerreiros descontentes com o sistema em vigor. Devido a sua altura e grande destreza com a espada, logo ele passa a contar com a confiança e amizade não só de Joabe, capitão que treina os milicianos, mas do próprio Davi.O drama de Davi e sua família, os motivos da ruptura entre Saul e seu principal capitão, coincidem com o início da formação da família de Samá. A calma da narrativa desse primeiro tomo esconde um segredo: muito drama, guerras, risos e lágrimas ainda estão por vir. Deixe-se conduzir nas memórias de um homem para ver o descortinar do surgimento de todo um reino através da história desse reino: os hebreus!

O vale de Elah é um romance histórico, baseado na Bíblia, e é o primeiro livro da série As crônicas de Adulão. Ambientado em Israel, é perceptível o quanto a autora pesquisou para trazer ao leitor questões culturais, econômicas e sociais da época. Eu, sinceramente, nunca li toda a Bíblia, então não conhecia alguns dos fatos citados nesta obra. Fiquei extremamente empolgada com todo o desenvolvimento do enredo, eu nunca havia lido uma história deste tipo, e a escrita da autora conseguiu me envolver completamente.

Samah é quem nos conta sua história, começando pela juventude, quando morava com a mãe, Yoná, e suas duas irmãs, Adaliah e Iadah. Yoná é uma mulher com personalidade forte, ela e a filha Iadah, depois que o marido morreu, só pensam nas riquezas que poderão ter quando conseguirem casar Adaliah com um velho rico. 

Adaliah é uma moça também de temperamento forte, e que não aceita este casamento arranjado. Em uma das viagens de Samah, a mãe acaba negociando o casamento da filha. E o homem, para garantir que não seja desfeito, lhe dá vários tecidos, cortinas e roupas novas, assim, se desistirem do casamento, terão uma dívida com ele. Adaliah então, convence Samah a fugir. Os dois vão para o vale de Elah, um lugar conhecido por abrigar todos aqueles que estão insatisfeitos com o novo regime.

É uma história extremamente curta, o livro não ultrapassa de cem páginas, mas mesmo assim consegue encantar o leitor pela riqueza de detalhes. Essa é uma série que eu certamente irei acompanhar, fiquei fascinada pela história do vale de Elah, este primeiro volume não mostra ainda nenhuma batalha, mas acredito que no próximo terá mais ação.

Adorei conhecer melhor a história de Davi, e como ele matou Golias. O vale de Elah é um livro que fala sobre fé, mas não impõe a religião. São fatos históricos que a autora usou para criar sua história, se tornando diferente de tudo que eu já li.

É um livro que pode ser lido em poucas horas, tem uma leitura fluída e um enredo fascinante. Os personagens são todos cativantes. Estou curiosa para descobrir mais sobre a história de Samah. Recomendo!

6 comentários:

  1. Amo romances históricos, mas nunca li nada baseado na Bíblia; já assisti séries/novelas que foram baseadas e gostei bastante, então imagino que a leitura seja bem bacana.
    E este livro é bem atrativo, gostei da sinopse e fiquei curiosa pra saber como a história é desenvolvida em tão poucas páginas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Puxa!! Que delícia de resenha!
    Captou perfeitamente a intenção do primeiro livro, que é despertar o interesse por uma narrativa em ficção histórica! E se gosta de batalhas, não perde por esperar O Bosque de Herete e A fortaleza de Jesus!
    Um grande abraço.
    Carla Montebeler

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este livro e me surpreendi em saber que se trata de uma história que esta na bíblia.
    Mas, confesso que eu não sei se eu daria uma chance.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Que ideia interessante, eu assim como você não li toda a bíblia, para ser mais específica, no meu tempo de igreja li apenas o velho testamento, porém hoje ja não acredito muito na religião, mas, confesso que fiquei muito curiosa para conhecer a trama, em especial pela parte história da trama, quero muito ver como ela irá se livrar no casamento arranjado e como tudo vai terminar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é inspirado na Bíblia, mais precisamente, no Antigo Testamento, então tem muitos trechos que citam as histórias, fatos e personagens Bíblicos. Isso foi o que eu mais gostei ❤

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia esse livro. A história é bastante interessante e ainda envolvido história sobre a Bíblia, nunca parei para ler mas conheço um pouco da história da bliblia. No futuro espero ler esse livro!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir