domingo, 26 de novembro de 2017

[Resenha] Archie Greene e o segredo dos magos

|
Autor: D. D. Everest
Páginas: 272
Editora: Rocco Jovens Leitores
Série: Archie Greene, 1
Em seu aniversário de 12 anos, Archie Greene recebe um pacote misterioso contendo um velho livro com cheiro de queimado, capa de couro escuro manchada pelo tempo e um fecho de prata em que há um estranho símbolo. Um objeto aparentemente inofensivo que envolverá uma desafiante charada e uma viagem até Oxford, onde o garoto acaba se envolvendo com os Guardiões da Chama, um grupo devotado a encontrar e preservar livros mágicos. E enquanto tenta desvendar o mistério por trás do presente enigmático, descobre que o livro que tem em mãos é muito mais poderoso do que imaginava. Primeiro romance do jornalista britânico D. D. Everest, autor de diversas obras de não ficção, Archie Greene e o segredo dos magos é uma empolgante aventura em que livros também são personagens e inusitados feitiços podem brotar de suas páginas.


Archie Greene e o segredo dos magos me encantou de imediato quanto eu descobri que era um juvenil com magia. É claro que imediatamente pensamos em Harry Potter quando vemos um trio de amigos + magia no mesmo enredo, mas, neste livro teremos elementos diferentes e únicos, que deixaram a leitura ainda mais prazerosa, mas que ao mesmo tempo, serviram para matar a saudade dos outros bruxinhos tão famosos. D. D. Everest criou uma narrativa muito gostosinha e divertida de acompanhar. Eu tenho uma queda por histórias voltadas para o público jovem, mas posso afirmar que esse livro irá encantar leitores de qualquer idade.

Archie vive com sua avó, e a única coisa que sabe sobre os pais é que eles morreram em um acidente. Quando completa doze anos, Archie recebe uma visita inesperada, ele recebe um antigo livro, aparentemente comum e muito velho. Mas, após conhecer seus tios e primos, que ele nem sabia que existiam, e com a missão de entregar o livro em uma estranha biblioteca em Oxford, ele descobre que magia existe, e o que ele tem em mãos é algo muito raro e perigoso.

A família recém descoberta sempre soube de sua existência, mas por algum motivo, o pai de Archie quis que ele fosse afastado dessa vida. Ao completar doze anos e com um livro poderoso remetido apenas a ele, a avó percebe que é hora de Archie descobrir mais sobre o que aconteceu e quem eram seus pais.


Os primos de Archie são muito carismáticos, e imediatamente o acolhem em sua família. Talvez por isso as encrencas que eles se envolvem são ainda maiores. Esses três jovens vão se envolver com pessoas perigosas, e Archie vai descobrir várias coisas sobre si mesmo.

A trama do livro possui uma boa dose de ação, mistério e intrigas. Os diálogos são leves e divertidos, e o enredo não é muito complicado. Nesta obra não existe uma escola de magia, nem nada do tipo, existem aprendizes, que conforme suas habilidades, são direcionados para alguma área para aprender com os melhores. A ambientação é ampla, e não fica concentrada em apenas um local. Mas, claro, há espaços ligados diretamente com magia e que são frequentados por feiticeiros e aprendizes.

Archie Greene e o segredo dos magos tem um ritmo de leitura bem fluído, e a história é muito boa de acompanhar. As crianças agem conforme a idade que têm, o que deixou a narrativa ainda mais interessante. Foi muito bacana conhecer esse mundo mágico junto com Archie. Eu adorei os elementos que o autor colocou no enredo, é uma história cheia de fantasia e ótima para passar o tempo.

Esse é o primeiro livro de uma série, e eu gostei muito do que encontrei. Estou ansiosa para ler a continuação. A capa é muito bonita e representa bem o enredo. Recomendo a leitura!

4 comentários:

  1. Me apaixonei pela capa e pelo enredo, adoro livros que envolvem magias e ainda mais quando é para o público jovem.
    Como você disse não tem como ler e não lembrar de Harry Potter, até lendo o enredo me bateu uma nostalgia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa.
    Uma coisa que você falou foi determinante para que eu coloque o livro na minha lista de leitura, e foi o fato de que eles agem conforme sua idade, eu não gosto quando os autores tentam fazer os jovens agirem de maneira que para a idade deles não condizem, outro ponto que eu adorei é o fato de que o livro tem: ação, mistério e intrigas, o que eu particularmente amo, enfim, não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pela capa e o erendo me lembra um pouco de Harry potter. A trama é bem envolvente, a história já me encantou bastante com mistério, empolgante e bem envolvente. Estou curiosa para ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. A capa e linda e o enredo me lembrou muito Harry Potter. Mas eu acho que vou passar a leitura. Quero dar um tempo nas series e só focar nos livros únicos

    ResponderExcluir