sábado, 17 de junho de 2017

[Resenha] O verão em que tudo mudou

|
Autores: Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski e Vinícius Grossos
Páginas: 304
Editora: Faro Editorial
A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.

O verão em que tudo mudou é um livro com três histórias, cada uma escrita por um dos autores: Vinícius Grossos, Gabriela Freitas e Thaís Wandrofski. Desses três autores, eu só conheço o trabalho do Vinícius, e eu adoro a escrita dele. Eu estava bastante empolgada pela leitura, e muito curiosa para saber como tinha ficado essa parceria com as outras autoras. Eu amei os contos, eles se complementam de forma sutil, e são retratados em uma época do ano tão gostosinha: o verão! ♥ O trabalho da Faro Editorial está maravilhoso do início ao fim. Todos os detalhes são fofos e combinam muito com o enredo. Esse é aquele tipo de livro que você lê em uma tarde.

As histórias nos apresentam personagens que estão na temida fase da adolescência para a vida adulta. Aquela fase em que a maioria, se não todos, já passaram. Os sonhos são grandes para as responsabilidades, a vida se mostra mais difícil, mudanças surgem... Todos eles possuem inseguranças, mas estão em processo de amadurecimento. Alguns não sabem o que esperar do futuro, ou até mesmo o que querem para si. Nos vemos um pouquinho em cada jovem, e por isso a leitura foi ainda mais surpreendente. Todos os autores conseguiram pegar um pouco da essência dessa fase e trabalhar de forma muito fofa, divertida e nostálgica.


O primeiro conto, Quando infinitos se encontram, do Vinícius Grossos, apresenta Frederico, um jovem que trabalha em uma livraria, e na véspera de Natal conhece uma garota que irá mexer com seu mundinho. Ele, que nunca teve ambições e nem curiosidade de conhecer o mundo, acaba tendo uma nova perspectiva de si mesmo ao encontrar uma garota tão alegre, destemida e pronta para viver a vida intensamente.

Mantenha-se viva é o conto de Gabriela Freitas, e irá contar a história de Lavínia, uma garota que passou grande parte da vida vivendo um sonho que não era exatamente seu, e sim dos pais. Quando ela descobre que passou na universidade que alguns meses queria tanto, percebe que não quer mais aquilo. Ela, então, resolve tirar um mês de férias para entender melhor o que quer para seu futuro. Ela possui uma trauma em sua vida que a persegue em todo lugar. Esse é o momento para ela lidar com seus monstros, e quem sabe, viver um novo amor.


O último conto é da Thaís Wandrofski, e Pôr do Sol irá nos apresentar Sol, uma jovem que tem sempre tudo muito organizado, e quando algo não sai conforme o planejado, não fica muito satisfeita. Quando uma amiga resolve desabafar que a forma como ela trata os outros é muito egoísta, Sol percebe que precisa mudar. Ela precisa dar uma chance de ajudar outras pessoas.

Os três contos são muito fofos, e cada um a sua maneira consegue mostrar ao leitor que precisamos amadurecer, mudar, se reconstruir; viver a vida intensamente; perseguir nossos sonhos; e, claro, amar! Eu amei a escrita dos autores, e foi uma leitura muito fluída, cada história é muito fácil de se envolver e se apaixonar. Eu adorei a ambientação e situações passadas pelos personagens.


O verão em que tudo mudou está com uma edição linda. Sério! A fonte é azul, a diagramação está muito fofa, há diversas ilustrações com frases do enredo, e por falar nisso, tem uma frase mais incrível que a outra. Eu já esperava uma edição caprichada, mas confesso que fiquei muito surpresa com a perfeição de tudo. A Faro Editorial está de parabéns!

Recomendo a leitura, vocês vão passar de dezembro à fevereiro com personagens cativantes e envolventes. E o melhor de tudo, cada conto tem uma playlist! ♥

8 comentários:

  1. Oi Andressa, as fotos demonstram que ele é mesmo lindo, e a capa é um arraso. Não sou de ler livros de contos, mas achei interessante a resenha destes e gostei de saber que os autores conseguem conduzir bem as histórias e trazer diversos ensinamentos pra essa fase de transição. Ainda não conheço nenhum dos autores, mas curti muito a resenha e espero poder lê-lo um dia ;)

    ResponderExcluir
  2. A edição, esses cards, tudo está muito caprichado mesmo!
    Estou bem animada pra ler essa obra, ainda mais sendo de autores nacionais.
    E depois de saber que são histórias fofas, leves e envolventes, fiquei ainda mais interessada.
    Parece ser uma leitura bem relaxante e espero conferir em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você ao dizer que o livro está lindo! A capa chama mesmo a atenção por ser tão fofinha. As histórias também são legais, acho que se encaixa em várias vidas por aí, tantas pessoas que estão passando por esse momento e às vezes é tão confuso.
    Achei legal cada escritor colocar sua história num mesmo tema ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa ;)
    Estou querendo muito ler esse livro... acho a capa linda, e amei as ilustrações que tem dentro *-*
    Não conheço o trabalho de nenhum dos autores ainda, mas estou muito ansiosa pra ter o livro em mãos!
    Que fofo que os contos tem playlists, muito criativo! E que bom que cada história mostra que precisamos amadurecer e viver intensamente!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Andressa, tudo bem?
    Eu acho a capa deste livro muito bonita, e pelo jeito as ilustrações e outros detalhes nas páginas também são. As estórias parecem ser bem fofinhas, bem típicas desta fase de descoberta da adolescência.
    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Que livro fofo, eu me apaixonei pela capa realmente tem aquele tom de verão. Os votos dos escritores são lindos e super fofo e também reflexivos, onde você ler e também para pra pensar se realmente é isso que quer para sua vida, é uma decisão muito difícil a ser tomada mas tem que ser bem pensada.

    ResponderExcluir
  7. Andressa!
    Conheço apenas o Vinícius Grossos e gostei dos livros ue li dele.
    Em breve poderei fazer a leitura desse livro e conhecer os contos e as outras autoras, proque ganhei e aguardo o livro chegar.
    Gosto demais de livros de contos.
    “Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração?” (Renato Russo)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa,
    Livros de contos não me chamam muita atenção, mas O Verão que mudou minha vida tem uma proposta tão interessante que acho que seria uma ótima oportunidade de conhecer a escrita destes autores, que até então erma desconhecidos para mim. Dos três contos o que mais me chamou atenção foi Pôr do Sol, pois a protagonista me parece ser muito real e acho que pode ser uma história bem reflexiva.

    ResponderExcluir