segunda-feira, 5 de junho de 2017

[Resenha] Esqueça o amanhã

|
Autor: Pintip Dunn
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Série: Esqueça o amanhã, 1
Em uma sociedade onde jovens recebem uma visão de seu futuro quando completam 17 anos, todos têm uma carreira a qual dedicar seus esforços. Um campeão de natação, um renomado cientista, um chef de sucesso... ou, no caso de Callie, uma assassina. Em sua visão, a garota se vê matando a própria irmã. Antes que ela possa entender o que aconteceu, Callie é presa – e a única pessoa capaz de ajudá-la é Logan, uma paixonite de infância com quem não fala há cinco anos. Agora, Callie precisa descobrir uma forma de proteger sua irmã da pior das ameaças: ela mesma.





Esqueça o amanhã é uma mistura de distopia, ficção científica e young adult. Todos esses elementos deixaram a leitura muito interessante, mas eu entendo porque a maioria das pessoas não gostaram tanto assim da história. A premissa é diferente, e tinha tudo para arrebatar o leitor do início ao fim, mas o romance meio que ofusca o desenvolvimento dessa sociedade e da ideia geral do livro. Mas, logo eu que odeio romance desnecessário nas obras que conseguem se sustentar apenas com o que é criado pela autor, acabei curtindo bastante o livro. Desde que eu li a sinopse fiquei curiosa para conferir a trama, e não me arrependi de ter lido. 

Ao completar dezessete anos as pessoas recebem uma memória de seu futuro. Se ela, na memória, é bem sucedida, faz de tudo para que o caminho seja esse. Mas, no caso de Callie, ela se vê matando a irmã pequena. Mesmo sem ter feito tal ato ainda, e sem saber o motivo daquela cena, é considerada uma assassina e presa. É quando Callie descobre mais sobre as memórias e um grupo de pessoas que fugiu delas, e vivem fora da cidade. Junto com Logan, um amigo da escola, ela descobre coisas horríveis sobre esse processo. Callie precisa entender tudo antes que a visão ocorra. E precisa proteger a irmã, ainda mais por ela ter um poder paranormal que é mal visto entre todos.

Eu achei desnecessário Callie ficar grande parte do tempo pensando em Logan, em beijá-lo e tudo mais. Minha vontade é que os dois se agarrassem logo para acabar com o mimimi, mas não. O mundo está se explodindo e ela está babando no cara. Ok, deu para relevar, mas se não tivesse nada disso eu não sentiria nenhuma falta. O desenvolvimento da trama é bem fluído, tudo acontece rapidamente, e a cada nova informação ficamos ainda mais chocados com essa sociedade.

Ter uma visão do futuro deve ser bom para quem sabe que será bem sucedido, mas imagina você ter uma memória que mostra que você não está nem um pouco da forma que queria? Será que seria algo que faria você desanimar de buscar seguir seus sonhos ou algo que faria lutar ainda mais por eles? Eu realmente não iria querer saber sobre o futuro. É bem melhor tentar viver o presente.

Esqueça o amanhã é o primeiro livro da série de mesmo nome, escrita por Pintip Dunn, e publicada pela Galera Record. O final acaba de uma forma muito surpreendente, e você só pensa: puta que pariu e agora?! Então, claro que eu fiquei louca de vontade pela continuação. Eu acredito que a autora vai explorar mais sobre as pessoas que conseguem fugir de seu futuro. 

A capa é muito linda, e a edição está muito bonita. Se procura uma leitura fluída, com uma trama leve e agradável, sem muita complexidade, mas com um tema interessante, eu recomendo a obra.

13 comentários:

  1. MEU DEUSSSSS!!! PARA TUDOOO GURIAAA!!
    achei realmente BAFONICOOOO esse tema!!! imagina voce ter uma visao do seu futuro, QUE MARA ISSO IA SER!! mas a pobre coitada tem uma visao horrivel sobre a morte da irmã que ela que causa!! SOS imagina o que isso não deve causar na própria cabeça!! TO PASSADO!!
    não vejo a hora de adquirir esse livro!! MEU DEUS!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, tudo bem?
    Realmente a premissa deste livro é incrível, mas tinha que ter algo para atrapalhar né?! Acho que os autores só fazem essas cagadinhas para tentar agradar todo mundo. Ainda bem que este detalhe não estragou a leitura, e eu já estou doida para conhecer esta estória. A capa é maravilhosa *-*
    Adorei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, o que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, achei linda e em seguida a sinopse bem interessante, mas é fato que toda resenha que leio dele fala do excesso de romance, o que é uma pena, já que a história parece ser muito boa, contudo eu curto romance e como você que afirmou não curtir romances desnecessários e conseguiu relevar esse ponto na história, acho que posso curtir essa leitura. ;)

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que li a sinopse já me interessei e agora lendo a sua resenha confirmou isso, apesar de não gostar de saber que ela pensa muito em Logan, mas mesmo assim ainda não mudei de ideia principalmente por causa desse final que comentou. Concordo com voce sobre a capa, é linda.

    ResponderExcluir
  5. Eita que sinopse mais arrepiante. Nunca tinha lido algo que chamasse tanta atenção, e acredito que o papel da sinopse seja esse mesmo, prender o leitor e instigar a leitura.
    Uma pena que muitas pessoas não tenham gostado; realmente, às vezes o escritor vai pro lado que não seria ideal àquele livro e acaba perdendo o brilho. Que bom que você encontrou algo em que gostar nele.
    Lembrei muito de Divergente, essa ideia de uma sociedade diferentes, cheia de regras ne? Enfim, não sei se eu ia gostar de ler, mas, ao mesmo tempo, parece uma leitura legal.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa.
    Eu amei a premissa desse livro e Confesso que estou bem ansiosa para ler Apesar de todas as críticas negativas que vir e eu também entendo o porquê de a maioria das pessoas que leu não ter gostado acho que a autora ficou muito no romance e deixou um pouco a história de lado o que é realmente triste para que eles que são fã do gênero, mas ainda assim quero muito ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa :)
    O que primeiro me chamou atenção no livro foi essa capa! Não conhecia o livro ainda, mas achei essa premissa bastante diferente.
    Gosto muito de distopias e adoro romances. Concordo com você que ter essa "visão do futuro" deve ser muito perigoso!
    Gostei de a trama ser leve como você disse, e adorei a indicação do livro!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Achei super interessante a premissa desse livro. E essa capa está um capricho.
    A história parece ser daquelas que consegue prender o leitor e gosto disso, quem não gosta né!?
    Confesso que depois de ler sua resenha, minha curiosidade só aumentou.
    Só fico com um pé atrás por ser série e nós termos que esperar as continuações kkkk
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Que história super interessante que achei sobre o livro, já vi muitos pontos negativos mas vejo uma história bem diferente, a trama é bem uma ficção científica é algo bom é raro porque ver o próprio futuro é super raro mas gostei da premissa do livro.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Eu achei a premissa da obra uma das mais interessantes dos últimos tempos, mas, depois que li uma outra resenha do livro, dizendo que o mesmo focava-se demais no romance principal, fiquei com um pé atrás.
    Que bom você ter gostado, acho que darei uma chance à estória para tirar minhas próprias conclusões, pois realmente achei muito curiosa a ideia central desta distopia e fiquei curioso com o final surpreendente que você aqui citou.
    Eu seria uma das pessoas que faria de tudo pra fugir dessa visão hahaha
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Andressa!
    Andei lendo mesmo uma resenhas que 'queimaram' o livro, porque foram mais interessados na parte da ficção, e disseram que nesse aspecto o livro é bem fraco.
    Mas como adoro romance, não posso deixar de conferir o livro, ainda mais com essa capa linda, dá a impressão da asa de uma njo, né?
    Quero ler.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “É preciso já ser sábio para amar a sabedoria.” (Friedrich Schiller)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa,
    Esqueça o amanhã apresenta uma premissa que me desperta um grande interesse na história. Toda a ideia de receber memórias do futuro é bem diferente e fiquei pensando se isso não seria uma forma do governo controlar a população, pois eles induzem o indivíduo através da memória. Por exemplo, se seu futuro lhe mostra que será um ótimo médico você irá ingressar na medicina e buscar concretizar o futuro que lhe foi revelado. Claro que para quem não se vê fazendo grandes realizações é uma oportunidade de reverter isso, mas no caso de Callie a situação é mais complicada e ela não terá a chance de tentar mudar a memória. Em relação ao romance eu adoro, mas não quando ele tira o foco de questões mais importantes na trama.

    ResponderExcluir
  13. Como gosto muito de livros de distopia e ficção científica me interessei em ler este livro, mas eu acharia o romance desnecessário, mas mesmo assim acredito que eu irei gostar da história deste livro, pois ele faz meu estilo de leituras, espero ler ele em breve.

    ResponderExcluir