sexta-feira, 23 de junho de 2017

[Resenha] A garota de treze

|
Autora: Lilian Reis
Páginas: 220
Editora: Mundo Uno
Oi, meu nome é Luce. Odeio ter treze anos, ser chamada de pirralha e não ser popular, mas, Acima De Tudo, odeio nunca ter sido beijada! Só tenho uma amiga de verdade, a Rafa, e um amigo apaixonado que tenta de todas as formas chamar minha atenção, o Bruno. Ele é pra lá de fofo, mas não gosto de garotos tão novos, entende? Minha vida sem graça começou a mudar quando botei os olhos no vocalista de uma nova banda. Nossa. Que gato! Eu já queria fazer aulas de violão, mas, depois que ouvi o carinha, decidi me matricular. Quase caí dura quando descobri que ele era o professor! Pelamordideus! Além de atencioso, paciente e lindo, tocava MUITO! Fiquei maluca por ele, tão maluca que decidi trapacear. Eu só não imaginava que as consequências seriam tão desastrosas!




A garota de treze, da autora Lilian Reis, é um livro juvenil muito fofo e que todos os adolescentes deveriam ler. Hoje em dia, cada vez mais as crianças "amadurecem" cedo. E o que é a protagonista, Luce, nos mostra: seu desespero para ser mais velha e as consequências de pular fases. Eu fiquei encantada com a forma que a autora tratou o assunto: direta, simples e bem desenvolvida. Eu nunca havia lido nada da Lilian, mas já fiquei animada para ler mais obras dela. Este livro tem uma grande lição, principalmente que nossas ações e mentiras podem machucar outras pessoas. E bem, apesar de não concordar com a maior parte das decisões da personagem, confesso que foi um romance fofo, e até mesmo divertido com as enrascadas em que ela se meteu.

Luce completou treze anos, mas bem que gostaria de já ter dezesseis. E eu não sei vocês, mas com essa idade eu não queria ser mais velha. Eu consegui aproveitar essa fase de pré-adolescência sem tentar ser algo a mais. Mas, para Luce isso é pouco. Ela nunca beijou ninguém, e se depender dos garotos da idade dela, nem vai. São todos infantis e bobos. E um garoto mais velho não vai querer nada com uma pirralha, ainda mais por ela nem ter peitos e ser feia, segundo seu pensamento.

Tudo começa a mudar quando ela consegue um estojo de maquiagem e aprende a como utilizá-lo da melhor forma. A maquiagem a deixa mais velha, o que é maravilhoso. Só que ela precisa usar escondida, pois sua mãe é muito rígida e protetora. É em uma aula de violão que ela conhece o cantor de uma banda em que assistiu um show na sua escola. Ele é muito gato e mais velho! A partir daí, as mentiras começam... ela diz ter dezesseis anos, e o garoto fica encantado por ela. Mas, o relacionamento dos dois é extremamente escondido, sua mãe nunca permitiria.

Bom, nem preciso dizer que em algum momento essas mentiras acabam explodindo na cara dela, né? Ela entra em cada confusão que acaba sendo até engraçado. Coitada! Mas, preciso confessar que fiquei torcendo muito que ela acabasse notando seu melhor amigo, Bruno - e que tem a mesma idade que ela -, que sempre foi apaixonado pela amiga. Ele é muito fofo, e fiquei triste de ver que não ia dar em nada.

O final deixa uma abertura para uma possível continuação, mas acho que a autora resolveu terminar de um jeito que o leitor fique imaginando o que acontece depois. Bom, apesar de não gostar desse tipo de final, esse acabou me conquistando, eu acho que serviu perfeitamente com a trama e a proposta do livro.

A leitura é extremamente fluída, a narrativa é em primeira pessoa, e acabamos que ficando bem próximos de Luce. Foi divertido, e ao mesmo tempo irritante, todas seus pensamentos bobos e infantis. Eu gostei bastante da personagem. E amei o livro. A garota de treze é cativante demais. Recomendo a leitura!

A edição da Mundo Uno está muito bonita, os detalhes internos estão uma fofura! Eu espero poder ler mais livros da Lilian Reis!

8 comentários:

  1. Oi Andressa, primeira resenha que leio desse e apesar de não achar que ele iria me prender, achei a resenha e a proposta do livro fofa <3 Acho que é bem comum os adolescentes quererem crescer rápido, ser mais velhos (e futuramente queremos voltar a ser jovens, acontece rsr) e isso deve fazer com que os leitores se identifiquem bastante com a personagem. Curti a resenha :)

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma leitura bem fofinha mesmo.
    A história parece ser bem construída e fiquei bastante curiosa pra saber qual vai ser o desfecho dessas mentirinhas da Luce, essa sapeca.
    Fiquei encantada pelo professor já e fico na torcida pra que seu final seja bacana.
    Gostei bastante da premissa do livro e gostaria muito de ler a obra futuramente!
    Achei a edição bem caprichada!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, tudo bem?
    Essas coisas que a protagonista faz são bem características desta fase mesmo. Achei a premissa bem engraçadinha e parece ser uma estória leve. Não gosto de finais abertos, prefiro que a estória seja concluída ou que tenha uma continuação logo de uma vez hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Essa leitura não é pra mim, passo longe de livros que são narrados por personagens novos, as experiências que tive não foram legais. Mas acima de tudo, não gostei muito da idade tão nova e do que ela quer, tipo, relacionar com o namoro e tudo mais. Se os livros são narrados por crianças, que sejam histórias infantis.
    Mas enfim, não gostei dele não ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa ;)
    Adoro esses livros juvenis, ainda mais sendo de autora nacional. Gostei da capa e da premissa, ainda mais se você diz que a autora escreve de forma direta e ensina uma grande lição.
    Adorei sua dica, e também torço para que a personagem note o melhor amigo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Que fofura, É tão bom ver livros assim, demonstrar um pouco a realidade. Hoje em dia as adolescente já não querem mas aproveitar essa fase, já querem pular logo. Com certeza esse livro terá situações bem legais e engraçadas.

    ResponderExcluir
  7. Andressa!
    Conflitos adolescentes quando bem desenvolvidos nos livros, são sempre interesantes de serem lidos.
    Quem nunca na adolescência passou pelas experiências que Luce passou?
    Na verdade sou aversa a mentiras de qualquer forma, mas nessa fase, é impossível não largá-las. O bom é que ela pode aprender com seus erros.
    “Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração?” (Renato Russo)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa,
    O amadurecer cedo dos jovens, hoje, está muito ligado as influências das mídias, redes sociais e, muitas vezes, dos pais que permitem aos seus filhos comportamentos e ações precoces (sem querer julgar a forma que cada pai cria seu filho). Lucy quer ser mais velha, mas ela não percebe que não é só a aparência que tem demostrar uma maior idade, as atitudes e mentalidade também e a forma que ela escolhe para conquistar o rapaz mostra que ela ainda não está preparada para isso. É um livro jovem, mas a autora fez um bom trabalho com as reflexões que ele transmite.

    ResponderExcluir