sábado, 3 de junho de 2017

[Resenha] A melodia feroz

|
Autora: Victoria Schwab
Páginas: 384
Editora: Seguinte
Série: Monstros da violência, 1
Kate Harker e August Flynn vivem em lados opostos de uma cidade dividida entre Norte e Sul, onde a violência começou a gerar monstros de verdade. Eles são filhos dos líderes desses territórios inimigos e seus objetivos não poderiam ser mais diferentes. Kate sonha em ser tão cruel e impiedosa quanto o pai, que deixa os monstros livres e vende proteção aos humanos. August também quer ser como seu pai: um homem bondoso que defende os inocentes. O problema é que ele é um dos monstros, capaz de roubar a alma das vítimas com apenas uma nota musical. Quando Kate volta à cidade depois de um longo período, August recebe a missão de ficar de olho nela, disfarçado de um garoto comum. Não vai ser fácil para ele esconder sua verdadeira identidade, ainda mais quando uma revolução entre os monstros está prestes a eclodir, obrigando os dois a se unir para conseguir sobreviver.


A melodia feroz
 é o primeiro livro da duologia Monstros da violência, da autora Victoria Schwab. A obra será lançada agora no início de junho, e eu recebi a prova antecipada da Seguinte para resenhar para vocês! Eu amo distopias, e quando soube que o livro tinha também uma pegada de fantasia fiquei ainda mais animada pela leitura. Convenhamos que a premissa é muito interessante: monstros que surgem da violência?! Como não querer ler essa história? Ainda mais quando ela se parece tanto com a vida real...

Em Veracidade cada ato de violência gera um monstro. São eles: corsais, que se alimentam de carne e não podem sair no sol; malchais, conseguem sobreviver no sol e se alimentam de sangue, além de serem mais racionais; e por último, o mais raro de todos: sunais, eles são idênticos aos humanos e se alimentam da alma de pecadores, a qual eles pegam através da música. A cidade é dividida entre Norte e Sul, onde o horror é tratado de forma diferente.

No Norte, Collum Harker utiliza os monstros a seu favor, dando as pessoas uma chance de se sentirem seguras - pagando caro, óbvio -, ao controlá-los. Sua única filha, Kate, sonha em seguir os passos do pai como um líder autoritário e que faz as pessoas o respeitarem e, também, temerem. Já no lado Sul, Henry Flynn tem as maiores armas: três sunais, mas que os quais chama de filhos. O homem busca paz, algo que foge dos desejos de Callum, fazendo com que a trégua estabelecida entre eles anos antes balance um pouco.

August é um sunai, um dos seres mais perigosos que a violência pode gerar, e por isso tão raro. Filho adotivo de Henry, até o momento ele era extremamente protegido, pois ninguém sabia quem era o terceiro sunai. Até que ele tem a missão de vigiar Kate em sua escola, para caso a trégua seja quebrada e eles precisem de uma moeda de troca. O garoto não quer ser um monstro, e percebemos o quanto ele luta contra isso. Porém, quando uma rebelião parece surgir, e o relacionamento entre os dois lados ameaça ruir, August e Kate se pegam ajudando um ao outro.

A melodia feroz não é um livro que possui grandes reviravoltas, na verdade o desenvolvimento é bem lento e calmo, a autora nos apresenta a história por etapas, e eu gostei bastante disso. Em um primeiro momento parece que a trama será bem juvenil, no entanto, da metade para o final, a ação realmente começa. É uma leitura eletrizante, e mesmo não tendo um ritmo tão rápido, tem uma leitura fluída. 

O que mais nos surpreende na obra é que os personagens são tanto bons quanto maus. Todos têm defeitos. E, aquele que é considerado e chamado de monstro, acaba que por ser melhor que muitos humanos. Em poucas páginas vemos o amadurecimento dos personagens. No início achei Kate extremamente mimada e chata, mas sua fachada de durona esconde sentimentos confusos em relação ao pai e no desejo de mostrar que pode ser igual a ele. Com o tempo ela acaba mostrando que é corajosa, e que não precisa se esconder na sombra do pai. 

O relacionamento de August e Kate não se transforma em algo romântico, apesar de ficar no ar, e eu agradeço por isso. Na maioria das vezes isso acaba estragando o enredo, e com uma premissa dessas, no momento um romance seria totalmente desnecessário, tendo tanto a explorar. Os acontecimentos finais não são tão surpreendentes, é até possível adivinhar alguns deles, mas nem por isso deixa de ser uma leitura incrível.

“Bem ou mal eram palavras frágeis. Os monstros não ligavam para intenções ou ideais.”

Eu adorei a ambientação, e consegui realmente imaginar lugares destruídos e tomados por monstros. Pessoas vivendo na ilusão da segurança. A calmaria que antecede a tempestade. A escrita da autora é maravilhosa, a narrativa é em terceira pessoa através do ponto de vista de Kate e August, permitindo ao leitor conseguir entender o fardo que cada um carrega.

Esse foi o primeiro livro que eu leio da autora, e eu gostei demais da história. Espero poder conferir outras obras, principalmente a continuação de A melodia feroz. Eu achei a capa linda, não sei como está a edição final ainda, mas imagino que esteja caprichada, como sempre. Se você gosta de distopia, fantasia e procura uma história original, esse é o livro que eu recomendo no momento!

14 comentários:

  1. Olá Andressa ;)
    Adoro livros de fantasia e estou doida para ler esse livro desde que a Seguinte anunciou que ia ser um dos lançamentos do mês!
    Acho essa capa muito linda, e pela resenha parece ser um livro com uma premissa bastante diferente e inovadora.
    Que bom saber que a ambientação do livro é legal e que você gostou da escrita da autora ;)
    Acho que vou gostar bastante *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Como eu adoro fantasia já era de imaginar que esse entraria para a minha lista, e entrou assim que eu li a sinopse quando o lançaram, e depois de ler algumas resenhas positivas só confirmou. É uma pena que não tenha grandes reviravoltas, mas achei interessante que os personagens são tanto bons quanto maus, isso deixar a leitura mais emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Andressa!
    Gostei demais da ideia do livro em transformar cada ato ruim ou mal em um monstro. Já imaginou se isso acontecesse na nossa realidade?
    Bom ver que as personagens tanto boas quanto as más não são perfeitas e se aproximam da veracidade, tornando o livro mais crível.
    Bom ver uma dupla que não se transforma em par romântico, porém são cúmplices na resolução dos conflitos.
    Deve ser uma leitura extasiante.
    Desejo um mês cheio de prosperidade e um final de semana abençoado!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, a capa tá linda mesmo e a história parece ser bem diferente, interessante e se parece mesmo com a vida real. Todas as resenhas que tenho visto dele são positivas e gostei de saber que a narrativa é fluida mesmo não sendo frenética e espero poder lê-lo logo logo ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, tudo bem?
    Quando vi a premissa deste livro achei o simbolismo tão parecido com a nossa realidade. Adorei a sua resenha, foi a que mais me fez conseguir entender um pouco mais sobre a estória. Quero muito ler este livro, e conhecer este mundo e os personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu também gosto muito de ler livros de distopias e estou querendo ler este livro desde que vi ele entre os lançamentos, além disso leio muitos comentários positivos referentes a história desse livros, gostei muito da sua resenha e pretendo ler A Melodia Feroz em breve.

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha que leio sobre a obra e fiquei ainda mais interessada.
    Essa pegada de fantasia, monstros e os personagens tanto bons como maus, me chamaram bastante a atenção.
    Ainda bem que é só duologia, assim nossos corações não sofrem tanto com as continuações rs.
    Espero que role um romancezinho pra completar!
    Achei a capa super caprichada. Espero conferir a obra em breve <3
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Nossa, adorei a premissa, sério. Toda a história dos monstros, da sociedade fictícia dividida entre bem e mal... Adoro leituras eletrizantes, com personagens que vão amadurecendo ao longo da história. Apesar de gostar de uma reviravolta de vez em quando, acho que o resto do enredo pode abafar essa falta rsrs Depois dessa resenha fiquei ainda mais curioso para ler essa obra tão falada atualmente. A capa é, de certeza, uma das mais bonitas do ano — até agora.
    Abraços,
    Daniel.

    ResponderExcluir
  9. Esses livros não chamam minha atenção. Geralmente, passo longe de fantasias sabe? Leio um quando alguma coisa me prende .
    Que bom que gostou tanto, eu sou mais dos romances kkkkk espero que os outros livros sejam bons pra você também. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa,
    Nunca li nenhum livro da Victoria Schwab, mas posso dizer que a autora tem muita criatividade na hora de desenvolver uma história diferente e instigante. A proposta de a Melodia Feroz trás de uma forma quase poética, a união da fantasia com a bruta realidade que vivemos. Não sei se consegui captar bem a essência da trama, mas fiquei muito curiosa para conhecer este mundo onde monstros não são figuras de linguagem ou habitam a imaginação de crianças e estão por aí aterrorizando a humanidade. Acho que autora fez uma boa escolha em não trazer romance para este volume, pois há muitos elementos a serem explorados no livro.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!!!
    Você escreve super bem!! wooow!!
    Achei interessante, adoro fantasia, no entanto gosto de livros tensos, com grandes momentos e reviravoltas, e aparentemente esse não é o caso, mas gosto de autores que nos levem a imaginar as cenas e sabem ser bem descritivos o que essa autora parece saber fazer bem!!
    Que bom que curtiu a leitura!!

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Eu estou muito ansiosa para ler esse livro e Adorei saber que ao mesmo tempo que os personagens são bons eles também têm características não tão boas assim isso faz deles "humanos" sem toda aquela perfeição que costumamos ver em livros enfim a premissa É bem interessante e eu espero curtir bastante essa leitura fiquei um pouco triste em saber que o livro não tem fazer virar voltas mas infelizmente acontece.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Quando vi a capa do livro eu já fiquei bastante interessada por ele, a capa é simplesmente linda. A sua resenha sobre ele é incrível, a trama é bem diferente do que já li mas tem aquela ação que te faz envolve no momento da leitura.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas quando vi ele no lançamento essa capa logo me chamou atenção, gostei muito da historia, mesmo sendo mais lenta parece que a autora soube desenvolver e criar um mundo bem interessante, os personagens também me deixou bem intrigada para poder conhecer melhor e se tiver oportunidade quero muito ler essa historia !!

    ResponderExcluir