sábado, 22 de abril de 2017

[Resenha] Respire

|
Autora: K.A. Tucker
Páginas: 320
Editora: Fábrica231
Série: Ten tiny breaths, 1
Kacey Cleary não chora, não suporta o toque das pessoas e canaliza sua energia para treinos intensos de kickboxing. Tudo isso depois de um ano de reabilitação física e de mergulhar num mundo de drogas e álcool para tentar lidar com a perda dos pais, da melhor amiga e do namorado, num acidente de carro do qual ela foi a única sobrevivente. Protagonista de Respire, primeiro livro da série Ten Tiny Breaths, sucesso de K.A. Tucker que chega ao Brasil pelo selo Fábrica 231, Kacey chegou ao fundo do poço, mas resolve lutar para sair de lá por Livie, a irmã caçula. Depois de irem morar com uma tia religiosa fanática e seu marido alcoólatra, as duas fogem para Miami para tentar recomeçar, e Kacey terá que enfrentar seus fantasmas para derrubar o muro que ergueu ao seu redor. Às vezes, respirar torna-se uma missão quase impossível, mas K.A. Tucker mostra que é preciso neste romance sobre perdas, amizade, amor e superação.


Respire é o primeiro livro da série Ten tiny breaths, da autora K.A Tucker. Eu adoro os new adult que a Fábrica231 lança, e com esta obra não foi diferente. Me apaixonei por cada detalhe e personagem. O drama é um daqueles que te envolve e te despedaça aos pouquinhos, mas que no final, o caminho percorrido mostra ter valido a pena, e acaba que por tirar um sorriso de seu rosto. Este é o tipo de leitura que você inicia, e quando menos imagina, já terminou. A escrita da autora é incrível, sensível e leve. Já estou morrendo de vontade de ler a série toda. A editora lançou no início do ano a continuação, e eu já tenho ela. ♥

Kacey é uma garota perturbada, o que não poderia ser diferente, pois ela estava no acidente que matou seu namorado, a melhor amiga e os pais. Ela foi a única que sobreviveu e precisou lidar com o fato de que escutou o último suspiro de sua mãe e ficou agarrada por horas na mão gelada do namorado. Os pesadelos são constantes, e a única forma que ela encontrou para lidar com a dor foi se envolver com drogas, álcool e muito sexo com desconhecidos. Sua revolta chega ao fim quando percebe que esse comportamento está fazendo muito mal para sua irmã mais nova, Livie. 

As irmãs moram com os tios, que mostram não ser uma parte da família muito adorável. Kacey resolve dar um basta nessa situação quando o tio bêbado tenta abusar de Livie. As duas fogem, mesmo Kacey não sendo guardiã legal da irmã de quinze anos, e vão parar em Miami. É uma forma de recomeçar, de ser quem elas quiserem. Porém, os monstros que atormentam Kacey a perseguem, é difícil se relacionar com outras pessoas. Ela não quer se apegar a ninguém.

Quando ela conhece Trent, um dos vizinhos, fica extremamente balançada e confusa com o que sente por ele. É uma atração imediata, mas ela não pode se permitir sentir nada. Trent se mostra um homem com seus próprios problemas. A aproximação entre eles é impossível, assim como nossa torcida para que os dois fiquem juntos. Apesar de o romance não ser o foco, todo o drama inserido é extremamente tocante. Eu gostei desse equilíbrio, a autora conseguiu trabalhar tudo perfeitamente, apresentando aos poucos a história e personagens.

Eu achei a atração entre Kacey e Trent um pouco rápida demais, mas acredito que se a autora tivesse enrolado muito nessa questão ia deixar a leitura lenta e chata. Então, no fim foi bom que tudo aconteceu rapidamente. Há uma reviravolta na trama que me deixou de queixo caído, era algo que passou pela minha cabeça em certo momento, mas resolvi deixar de lado por achar irreal demais.

Respire tem uma leitura fluída, o enredo é envolvente demais, há momentos extremamente tristes, não foi fácil acompanhar Kacey com suas complexidades e medos, e apesar disso, achei ela muito corajosa por tentar melhorar por Livie. A irmã de Kacey é um doce de pessoa, nem um pouco aquele tipo de adolescente de quinze anos. Ela é centrada, madura e muito simpática. Eu fiquei muito animada quando soube que a história do próximo volume é dela. Recomendo a leitura!

10 comentários:

  1. Oi Andressa! Até eu ficaria meio perturbada se tivesse passado pelo que ela passou.
    Acredito que essa impressão de que as coisas foram rápidas demais foi necessária para essa história em questão, e, nossa! Adoro quando engatamos na leitura e somos surpreendidos por uma reviravolta. Tudo de bom né.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, esse livro tá na minha lista desde que foi lançado e espero poder lê-lo até o fim do ano. A história parece ser bem interessante e focada no drama, o que deve render uma carga emocional no leitor também e apesar de não curtir muitos livros onde os protagonistas se afundam nas drogas, os motivos que a levaram a essa situação são compreensíveis. Já tô imaginando essa reviravolta da trama e curiosa pra ler :)

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o livro ter uma escrita fluida para um tema tão pesado. É sinal que a autora soube trabalhar sua obra para não ser um livro com um teor emocional gigantesco e sim um NA gostoso de ler.
    Enfim, desde que li a sinopse desse livro fiquei bastante curiosa com a obra e espero poder lê-lo em um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa!
    Falar sobre perdas é algo delicado, mas me parece que esta autora soube trabalhar bem o drama vivido pelas irmãs. Há tempos estou de olho neste livro, e espero poder ler em breve.
    Beijos.
    Amanda.
    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Até ler sua resenha eu não tinha muito interesse em ler o livro – talvez por nem ter tido a curiosidade de procurar mais a respeito. Achei incrível a questão de dividir o enredo em partes e quero muito conhecer melhor os personagens. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa capa, mas a trama do livro não chamou a minha atenção, gostei de saber que a autora não enrola, isso faz com que se por acaso tiver a chance de ler eu leria, mas não seria um livro que eu procuraria, mesmo assim obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Sempre leio bons comentários a respeito desse livro, mas a história não me chama a atenção. Talvez um dia venha a ler, por curiosidade, mas não agora.
    Gostei da resenha.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa,
    Já faz um bom tempo que estou querendo ler este livro, primeiro porque é de um gênero que adoro e, segundo, pela sua trama bastante envolvente. Que New Adults são famosos por seus dramas, isso todo leitor do gênero sabe, mas são as formas que o autor escolhe para desenvolve-los é que me atrai neste tipo de leitura. Sobreviver a um acidente, onde toda sua família morre, deveria ser considerado um milagre, mas ter que viver com a culpa de ser a única a ter sobrevivido me parece demais para Kacey lidar. Estou bem ansiosa para ler este livro e o segundo que conta a história de Livie.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Essa capa me deu agonia e ao mesmo tempo me deixou intrigada para ver como ela se encaixa em tudo.
    Mais uma resenha incrível, não tinha visto nada do livro ainda, mas imagino como a protagonista sofreu com tudo o que aconteceu, essa reviravolta que você citou me deixou muito, mas muito curiosa.
    Também não gosto quando é tudo muito rápido mas que bom que nesse caso foi necessário para a leitura não se tornar 'tediosa'.
    Mais um livro pra listinha, socorro kk
    Beeeijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da premissa, mas pensei: Ah não, outro livro de casal problemático nao aguento! rs
    Mas quando cheguei na parte em que você diz que o foco não eh o romance, me animei novamente.
    Vou esperar entrar em alguma promoção, espero ler em breve! :)

    ResponderExcluir