terça-feira, 25 de abril de 2017

[Resenha] Confissões on-line 2

|
Autora: Iris Figueiredo
Páginas: 216
Editora: Generale
Série: Confissões on-line, 2
Mariana Prudente realizou seu maior sonho: fazer intercâmbio. Depois de dois meses de muito aprendizado e diversão no Canadá, ela voltou para casa, mas, dessa vez, é Arthur quem parece distante. Para completar, além de não ter a menor ideia do que fazer com o próprio futuro, Nina, sua melhor amiga, está de malas prontas para fazer faculdade em outro estado. Mari, então, mais uma vez faz de seus vídeos o lugar ideal para extravasar e falar sobre seus anseios e a sua rotina diária. O canal Marinando ganha cada vez mais acessos e vira um fenômeno na internet. Com a sua vida virtual dominando a real, Mariana ainda precisará acertar as contas com o passado e enfrentar quem não está feliz com o sucesso dela. Mas, com a ajuda de uma nova amiga, Mari conseguirá enfrentar os momentos bons e ruins dos próximos meses e finalmente descobrir quem ela realmente é.



E, infelizmente, chega ao fim a história de Mariana Prudente. Eu me apaixonei pelo primeiro livro, então estou bem triste de Confissões on-line 2 ser o último. Mariana é aquela personagem que em algum momento nos identificamos. Iris Figueiredo a fez muito realista, e em uma fase que realmente não sabemos quem queremos ser. Todas as dúvidas e medos explorados no enredo nos fazem lembrar, pelo menos quem já é adulto, desse período. Eu estava muito ansiosa para fazer a leitura dessa obra, mas agora que terminei, estou com o coração partido, queria mais livros! ):

Mariana está voltando de intercâmbio, seu canal está a cada dia fazendo mais sucesso, tudo parece perfeito em sua vida. Porém, ao retornar, encontra o namorado distante, a melhor amiga está mudando de estado, e tem gente que não está feliz com seu sucesso. Ela terá que lidar com seus traumas do passado, e decidir entre ajudar a amiga - que pode nunca perdoá-la por se "meter" em seus problemas -, ou presenciar ela a cada dia se afundar mais.

De repente, sua vida real e virtual ficam ainda mais ligadas, fazendo com que o que é exposto na internet a deixe insegura e chateada. O lugar que ela usava para desabafar e ajudar outras pessoas acabou sendo usado contra ela, quando uma pessoa decide expor seu passado através de mentiras. E, ainda a fazem parecer arrogante por não aparecer com outros youtubers.  Coitada dela!

Mariana mais uma vez precisa lidar com sua vida movimentada e cheia de drama. E o que eu mais gosto nela, é que em nenhum momento o grande sucesso que fez subiu à cabeça. Ela continua uma garota doce, companheira e divertida. Porém, alguns traumas a definem e a fazem não conseguir viver a vida plenamente. Somado a isso, sua melhor amiga precisa muito de ajuda, e ela não sabe como expor o problema com alguém.

Confissões on-line 2 é uma leitura muito fofa, e aborda assuntos importantes, que são retratados de forma delicada pela autora. Eu amei cada momento, e realmente vou sentir falta de todos os personagens. Me diverti bastante com Mariana. Este livro continua com uma carga dramática que aperta o coração do leitor, mas também nos apresenta uma personagem mais madura. A autora finalizou essa duologia muito bem.

Leitura rápida, marcante e leve, apesar de a obra tratar de alguns assuntos mais sérios. Se você procura uma trama jovem que aborde temas importantes, recomendo o livro. O enredo te faz refletir de como devemos tratar as pessoas, principalmente na internet onde tudo é instantâneo. Um boato, uma mentira e até mesmo uma ofensa podem machucar a pessoa que está do outro lado da tela.

9 comentários:

  1. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu não conhecia esses livros, e ao ver na sua resenha, o carinho que você tem pela história e pela protagonista, fiquei com vontade de ler. Quero sentir essa sensação também.
    Valeu a dica.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa!

    Eu não conhecia esta duologia, mas não sei é muito o meu estilo, apesar de você ter gostado bastante.
    Quando você disse que "Um boato, uma mentira e até mesmo uma ofensa podem machucar a pessoa que está do outro lado da tela", eu automaticamente me lembrei de "Os 13 Porquês", mesmo a temática parecendo distinta.
    Beijos.
    Amanda.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Essa série nunca me chamou muito a atenção por eu sempre achar se tratar de uma coisa um pouco mais infantil, agora saber que a personagem amadureceu bem e a escrita da autora também me despertou uma grande vontade de conhecer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas adorei a sua resenha e esse entra para a minha lista, alem de ser uma leitura rapida é ainda marcante, tenho certeza de que tambem gostarei. Não conhecia essa editora. Adorei essa capa, muito fofa

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Que legal sentir o quanto você gostou dessa história! Não conhecia, parece ser uma boa leitura.
    Ótima resenha.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa,
    Acredito que quem tem esse contato direto com e youtube pode se identificar com algumas situações da personagem. Mas o que achei bem interessante é que a autora faz uso de elementos que deixam a história bem real, como a amiga que está passando por dificuldade ou o namorado distante. Apesar de não ter lido o 1º volume, este 2º me parece bem gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não gostar muito do gênero, fiquei bem curiosa com essa série, por ser bem atual e real. Ainda mais pra blogueiros que usam o youtube e conhecem essa realidade de fama na internet.
    É uma pena não ter mais livros, pra quem gostou da série, realmente vai deixa aquele gosto de quero mais.

    ResponderExcluir
  8. Estou esperando os meus chegarem (mega ansiosa) <3 Conheço a Iris desde o livro DIVIDINDO MEL, que muita gente falava ha um tampo atras, mas ainda não consegui ler nada dela... Espero gostar assim como vc!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Ainda não li o primeiro livro, e não sabia que tinha o segundo.
    Realmente é difícil quando lemos o ultimo livro seja de uma duologia ou série, é difícil dizer tchau para os personagens, e no meu caso eu fico dias pensando no livro :/
    Gostei de saber que a autora tratou de forma leve um assunto assim, e que hoje em dia é muito comum, o que tem de notícias que não são verdades, boatos e tudo mais.
    Gostei também de saber que a protagonista não deixou o sucesso subir a cabeça, hoje em dia vemos muito isso também, infelizmente.
    Parabéns pela resenha, ansiosa pela leitura.
    Beijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir