sexta-feira, 21 de abril de 2017

[Resenha] Eu estou pensando em acabar com tudo

|
Autor: Iain Reid
Páginas: 224
Editora: Fábrica231
No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

Sabe quando você lê a sinopse de um livro, e mesmo não entendendo bem o que esperar da história, fica com vontade de ler? Aconteceu comigo, com Eu estou pensando em acabar com tudo, do Iain Reid. Iniciei a leitura praticamente no escuro, já que a sinopse não revela quase nada. A obra explora bastante o psicológico dos personagens, fazendo o leitor duvidar de várias situações, além de ficar naquela expectativa de uma reviravolta tensa e surpreendente.

Eu fiquei incomodada no início com a leitura, pois realmente não estava entendendo aonde o autor queria chegar com aquilo tudo. Uma personagem que não sabemos o nome, que namora há pouco tempo Jake, um homem inteligente e peculiar, e que vive na eterna duvida de querer acabar com o relacionamento entre eles? Ok. Uma viagem à fazenda da família de Jake, onde ela poderá conhecer os pais dele, e saber mais sobre o lugar onde cresceu? Ok. E até metade do livro, as descrições de cenas, flashbacks de como eles se conheceram, os momentos complicados e de ansiedade da personagem, e os diálogos entre os dois me fizeram ficar pensando, e agora?


Pois é, o início se mostra bastante enfadonho, mas é aquela coisa que você não consegue parar de ler. Você precisa descobrir aonde tudo aquilo vai levar. E, o ápice do livro chega com momentos de suspense, reviravoltas surpreendentes e uma visita bizarra. Os pais de Jake me deixaram arrepiada. Tudo pareceu tão surreal a partir da chegada deles à fazenda, e o autor só foi deixando tudo ainda mais tenso no decorrer das páginas.

Acho que muito do que aprendemos sobre os outros não é o que eles nos contam. É o que observamos. As pessoas podem nos contar o que quiserem. 

Eu estou pensando em acabar com tudo foi um livro que me conquistou aos poucos, com uma trama assustadora, e extremamente perturbadora, os personagens nos fazem questionar o que é real e o que não é. A personagem, e narradora, recebe ligações de um homem misterioso, e paralelo a isso, os capítulos em que mostram o suicídio de uma pessoa fazem a história ser ainda mais marcante. O final me surpreendeu muito, achei tudo genial.


Os diálogos são extremamente inteligentes, dissecando melhor cada personagem. Não é um livro de terror, mas é impossível não ficar balançada com todo o suspense. É uma leitura muito fluída, e eu fiquei contente de ter insistido na história. 

A edição está muito linda, a Fábrica231 fez em capa dura, a diagramação está perfeita, e todos os detalhes do livro, incluindo a capa toda preta, combinam muito bem com a trama. Eu queria poder falar muito mais deste livro que mexeu tanto comigo, mas não quero estragar a leitura de vocês, então só digo uma coisa: leiam!


23 comentários:

  1. Ai, adoro livros que trazem assim um mistério sabe? Você não querer parar de ler rs, e esse parece ser um desses. Gostei muito.

    Escrevi um posto muito legal que a vale apena da uma conferida, vem ver?
    http://www.espacoteenblog.com/2017/04/o-dia-que-eu-assisti-13-reasons-why.html
    Um super beijo, sucesso ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!

    Tudo bem? Ainda não conhecia o livro! Mas gostei da premissa de acontecer durante uma viagem e de toda a história da perseguição, mas saber que o começo não é nada estimulante e que chega a ser até meio confuso me faria desistir da história bem ali.

    Mas o livro é absolutamente lindo e eu sinceramente acredito que seja uma coisa ainda mais linda ainda pessoalmente. E uma última coisa que chamou atenção é que sem dúvida os diálogos inteligentes são algo que às vezes sinto falta em uma boa quantidade de livros.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Pelo título do livro pensava se tratar de outro assunto, tipo autoajuda,mas lendo a resenha percebi que provavelmente eu iria amar ler ele! Amo livro que tem essa pegada de mistério e você acaba não sabendo muito o que esperar dele.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, tudo bem? Além de eu ter achado o nome do livro genial, tenho ficado cada vez mais curiosa para ler de tanto ouvir o quanto as pessoas gostaram do desenvolvimento e do final da história.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu acompanhei o lançamento dessa obra e estou louco para fazer a leitura dela. Até hoje não tive contato com nenhum livro da editora, mas vejo que o trabalho deles são ótimos. A sua resenha me animou muito em fazer a leitura da história, eu gosto de obras que tem a capacidade de me perturbar e me levar a questionar sobre o que é real ou não, me lembra filosofia e eu gosto muito! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas confesso que não me chamou muito a atenção. Não curto suspenses, mas gostei bastante da sua resenha e fico feliz que tenha gostado da obra. Gostei da capa, é bem interessante.
    Obrigada pela dica.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Sem querer, acabei lendo uns quatro livros que trataram de suicídio em seguida, por isso estou tentando evitar o tema. Isso tudo acaba mexendo com a gente. Mas amei a resenha e amei a edição da obra, ficou perfeita!

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Esto bastante curiosa com este livro desde o seu lançamento.
    Amo thrillers e assim como você fiquei imensamente instigada com a sinopse. Saber que a trama mexe com o nosso psicológico me deixa ainda mais empolgada, afinal adoro livros com narrativas inteligentes e recheadas de mistério.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Eu vi esse livro na livraria mas como vc mesma citou que a sinopse não da muita informação nem dei muita bola pra ele e a sua resenha é a primeira que eu vejo e adorei,curto muito livros assim,e além do que essa diagramação tá linda!!
    Dica super anotada!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/04/resenha-irmaos-de-sangue-trilogia-sina.html

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Vi esse livro em alguns blogs, e já tinha até anotado em minha lista de desejos. E ao ler sua resenha – que é muito sincera – fiquei ainda com mais vontade de ler.
    E que fotos lindas, parabéns!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  11. Uau! Quantas coisas acontecendo paralelamente e sem muito sentido. Com certeza é um livro que me chamou a atenção - amei a capa também. Eu teria o mesmo comportamento, iria ler loucamente até descobrir qual é o ponto que o autor quis chegar hahaha
    Amei a resenha e ainda não conhecia o livro

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa!
    Estou com este livro parado na minha estante, só aguardando a fila de leitura andar, rs.
    Também não sabia exatamente o que pensar pela sinopse, mas ela é instigante, e eu adoro um bom thriller.
    Talvez eu dê um tempo antes de ler este, pois já passei por dois livros que demoraram para me cativar, recentemente.
    Beijos.
    Amanda.
    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, tudo bem?
    Já havia visto as pessoas divulgando esse livro, porém, a sua resenha é a primeira que leio sobre ele. Antes de tudo, eu amo o gênero suspense, então já começamos bem, haha. Estou bem curiosa para descobrir como o autor utilizou um relacionamento complicado para criar essa atmosfera, ainda mais envolvendo ligações de um estranho e tendo relação com um suicídio! Anotei a dica e será uma das minhas futuras leituras, espero gostar tanto quanto você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu tenho a sensação que o começo de se livro e extremamente confuso, o que faz as pessoas desistirem de ler, mas esses diálogos inteligentes me chama muito a atenção, é o livro está na minha lista para comprar o mais breve. Adorei a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Vi "Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo" na livraria e anotei para dar uma pesquisada sobre ele porque adorei a premissa e a capa (hehehe) - ela que nos chama, né? Dei uma olhada no skoob, mas não vi nada de destaque. A sua é a primeira resenha que leio do livro e fiquei encantada com a história. Curiosa, intrigada e louca para ler. De verdade.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que de cara fiquei curiosa por conta desse título. Lendo sua resenha agora fiquei ainda mais curiosa, pois parece ser uma obra muito interessante mesmo, principalmente por explorar bem o psicológico dos personagens. Mesmo o início tendo sido enfadonho, eu fiquei realmente animada com a obra, creio que seja bem surpreendente mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. É sempre bom quando o livro nos conquista, mesmo que seja lentamente, é uma pena que o começo não seja dos muito bons mas ainda bem que melhora. Adorei essa capa mas o genero do livro não é dos meus preferidos, mas seria um que eu daria uma chance. Nunca ouvi falar do autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Adoro enredos com mistério e suspense. São os meus preferidos. E se tem uma história inteligente e que prende a atenção, já está na minha lista.
    Adorei a resenha, parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Nossa que livro lindo *-* Nao conhecia... Alias, conheci a Farol aqui no blog!!! Adoro suspense psicologico, vou tentar ler esse com certeza! Fiquei curiosa com a resenha, ja imagino lendo como vou ficar... rs

    ResponderExcluir
  20. Oi Andressa,
    Não conhecia este livro, mas confesso que fiquei intrigada com a proposta do autor. Adoro histórias de suspense, principalmente quando elas trazem um elemento que as diferencie de outras do mesmo gênero. Apesar da sinopse um pouco confusa (que acredito ser parte integrante do livro) acredito ser uma leitura bem envolvente.

    ResponderExcluir
  21. Uhuuuul finalmente estou lendo algo sobre esse livro, eu vi algumas fotos dele e o título me deixou com muita, mas muita vontade ler, adoro livro que me deixa 'presas' querendo saber e entender o que está acontecendo, a sinopse realmente é bem confusa, o que me deixa com ainda mais vontade de ler.
    Ansiosa para conhecer os personagens, e ficar pensando também no que é e não é real <3
    Parabéns pela resenha, se eu já queria ler agora que muito mais, vai ser uma das próximas leituras, com certeza.
    Beeeijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  22. Peguei o livro hoje 3x nas mão e não comprei. Dúvida.

    ResponderExcluir
  23. Oi Andressa!
    So pela capa ja me interessaria mt pelo livro, mas saber q tem suspense e perseguição só me anima ainda mais hahah obrigado por n ter entregado nada importante da historia na resenha, esperonler em breve :)

    Att,

    Tiago Valente
    Http://avidalida.blogspot.com

    ResponderExcluir