quarta-feira, 19 de abril de 2017

Filmes que dão conforto e esperança

|

Tentei achar um título que condissesse fielmente com o que eu quero dizer, mas não sei se cumpri bem esse papel (o que você acha?) pois estou com essa lista na cabeça faz bastante tempo, sempre lembrando dos filmes que de alguma forma me deram as mesmas e boas sensações quando terminei de assisti-los. São filmes simples, mas com histórias marcantes e narrativas que prendem e conquistam; e têm no elenco atores e atrizes muito bons, dos quais eu acompanho e admiro. Coincidentemente, dois deles são com a Emma Roberts e os outros dois com a Lily Collins. Vamos lá?


Pela ordem de lançamento, começo por esse filme de 2010 que é baseado na obra do autor Ned Vizzini (o escritor se suicidou aos 32 anos; sofreu depressão por toda sua vida), lançada no Brasil pela Editora Leya, em que possui a tradução literal do título do livro em inglês, mas o filme no Brasil ficou conhecido como "Se Enlouquecer, Não Se Apaixone".
Não sei dizer se o filme é fiel ao livro, pois não li, mas sei que o enredo é sobre Craig e a pressão para entrar em uma boa universidade, ter boas notas para conseguir construir uma vida de sucesso, mas que acaba levando-o a um extremo que transforma sua vida e o faz se internar por conta própria em uma clínica psiquiátrica antes que o pior acontecesse. É uma história triste, mas meio que engraçada, conforme o título em inglês. É tocante, sincero, profundo, e com uma mensagem forte e muito importante. Não se deixe enganar pela sinopse, o filme vai além!
Sinopse: Craig (Keir Gilchrist), estressado com as demandas de ser um adolescente e assustado com sua tendência suicida, decide buscar ajuda em uma clínica psiquiátrica. Internado por uma semana, ele logo é acolhido por Bobby (Zach Galifianakis), que se torna seu mentor, e se encanta com Noelle (Emma Roberts).

Filme de 2011, com um garoto que não liga muito para realizações na vida: não se importa em criar e fazer coisas, pois acha que o ser humano só nasce para morrer. Bem realista e sem sonhos, ele terá sua vida transformada, depois de conhecer certa garota.
Não dava nada por esse filme, mas vi que tinha a Emma Roberts e o Freddie Highmore, e não resisti. E que bom, pois o filme engana por parecer que é apenas sobre um adolescente que vive emburrado. Mais para o final do filme, foi que me deu aquele sentimento de quando você acredita, e se esforça pra isso, as coisas acontecem. No Brasil o título ficou "A Arte da Conquista".
Sinopse: George Zinavoy (Freddie Highmore) é um jovem que acredita que o ser humano nasce e morre sozinho. Para ele, de nada adianta viver de ilusão. Com a mente totalmente ocupada por esta linha de pensamento, ir à escola, participar das tarefas ou fazer os deveres de casa tornam-se algo a ser desprezado. Mergulhado em sua amargura, ele acaba conhecendo a bela Sally Howe (Emma Roberts) e algo de diferente acontece. Com ela, ele faz novas amizades e começa a sentir novas sensações, sem saber ainda ao certo o significado. No meio do caminho, os dois conhecem Dustin (Michael Angarano), um artista de sucesso apresentado pelo professor de arte, dando início a um inesperado triângulo amoroso.

Esse aqui é um amorzinho. Filme de 2012, conhecido por aqui por "Ligados Pelo Amor", cheio de atores que gosto, atuações ótimas e enredo super marcante, com várias abordagens. Amo cada detalhe do filme, cada relação entre os personagens: seja o escritor obcecado pela ex-esposa; o relacionamento difícil dele com a filha aspirante a escritora; o filho que também quer ser escritor e sente a pressão pela fama do pai; além do que nós amamos, a literatura e os livros, ter presença constante no filme. Os três casais do poster são os condutores do enredo, cada um com sua própria história e problemas, além da relação entre todos, quando precisam se unir. E ainda aparece um escritor super famoso que faz uma participação super pequena (apenas com sua voz) e especial.
Sinopse: Esta comédia dramática apresenta um escritor de sucesso (Greg Kinnear) que se torna cada vez mais obcecado por sua ex-esposa (Jennifer Connelly), a ponto de criar problemas em sua nova família.

Ah, esse deixei pro final, pois além de ser o mais recente da lista - lançado em 2014 e no Brasil ficou com o título "Simplesmente Acontece" - é muito bom, é maravilhoso, é lindo, é fofo, é de fazer o coração ficar pequeninho quando os personagens principais se desencontram na vida. Baseado no livro de Cecelia Ahern (não li e nem sei se ficou parecido com o livro), com os maravilhosos Sam Claflin e Lily Collins. Eu assisti umas duas vezes e fiquei boba nas duas. Não tenho muito costume de assistir à filmes românticos, mas quando encontro um que vale a pena e com atores que gosto muito, daí não tem jeito.
Sinopse: Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. A distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um encontra outros namorados e namoradas. Mas o destino continua atraindo Rosie e Alex um ao outro.


É isso então. Essa foi a lista! Algo em comum existe entre eles: ou são baseados em livros, ou fala-se sobre livros no enredo ou os livros estão presentes quando um personagem está na escola (haha). Espero que tenham gostado. Até a próxima lista (porque têm muito mais filmes que eu quero indicar ;P).

11 comentários:

  1. Oi Dandra
    Eu só assisti 'Simplesmente Acontece' dos que vc citou
    Já anotei os outros p ver!!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    As indicações parecem ótimas, mas não assisti nenhum e nem li os livros. Não é muito meu estilo, mas quem sabe venha a conferir algum.
    Obrigada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não assisti nenhum e não li nenhum livro desses, mas fiquei aqui de coração quentinho, aquecido e com vontade de ler e ver essas obras lindas. Esse post veio em boa hora, pois ainda estou bem ruim com a perca da filha de uma grande amiga!

    ResponderExcluir
  4. Não assisti nenhum dos citados, e o unico deles que pretendo assistir algum dia é Simplesmente Acontece, mas primeiro quero ler o livro

    ResponderExcluir
  5. Oi Dandra, tudo bem?
    Acho que você conseguiu passar a mensagem que queria com o nome do post. Sei bem como é essa sensação que alguns filmes passam pra gente. Só gostaria que todos fossem capazes de fazer isso kkkk
    Gostei da sua seleção.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi Dandra,
    Desses só conheço Simplesmente acontece, que é muito bom. Eu gosto deste tipo de filme, que com um enredo simples consegue nos envolver na trama e trás grandes reflexões. Fiquei bem interessada na sinopse de Se Enlouquecer, Não Se Apaixone e vou procurar para assitir!!

    ResponderExcluir
  7. Se enlouquecer não se apaixone é um filme tão amorzinho <3
    Acho que muitos já conhecem Simplesmente acontece.
    Os outros dois ainda não conhecia, mas fiquei bem curiosa pra assistir A arte da conquista, pelo simples fato de contar com a Emma no elenco.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dandra.
    Não assisti a nenhum deste filmes, mas não entendi muito bem o porquê do primeiro que você indicou estar nesta lista, pois parece ser triste...
    Beijos.
    Amanda.
    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque dá tudo certo no final, e a esperança funciona assim, por isso escolhi esse filme. Tudo fica bem, e o personagem faz amizades e aprende coisas valiosas quando tudo que poderia ser pior, acaba se tornando uma nova chance.

      Excluir
  9. Desses só assisti Simplesmente Acontece <3 Eu adoro esse filme e amei o livro também! Li super rápido, ele narrado todo pelas cartas e mensagens que os personagens trocam, então a leitura flui... Ter assistido o filme ajudou a entender melhor, pqe sem um narrador vc tem que ir deduzindo as coisas rs
    Amo os livros da Cecelia Ahern, todos que li ate hoje eu me apaixonei, acho que todos deveriam virar filme <3 Sempre saio com uma boa sensação no final das leituras!!
    Os outros 3 ja foram pra lista, vou assistir, obrigada pelas indicações.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    O título deu super para entender <3
    Eu amo filmes assim, que dão alguma esperança, deixam aquela sensação de que tudo pode dar certo sim, é só a gente querer sabe?
    Não sabia que esse primeiro tinha o livro, é um filme lindo que eu adoro.
    O segundo eu acho que não assistir ainda porque com certeza iria lembrar, vou assistir essa semana :D
    O terceiro também não assisti, já vou anotar aqui para assistir logo em seguida.
    E Simplesmente Acontece é meu amor da vida, perdi as contas de quantas vezes já assisti esse filme, acho a história linda, os personagens perfeitos, um filme que não vou cansar de ver nunca;
    Adorei o post, trás mais assim sim, vou amar ver, e com certeza vão ser indicações ótimas.
    Beeeeijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir