domingo, 23 de abril de 2017

[Resenha] A garota que não queria lembrar

|
Autora: Maggie Lehrman
Páginas: 352
Editora: Pavana
O que você sacrificaria para superar a perda de um grande amor? Ou para enterrar de vez as suas tristezas? Ou para ter a beleza com que sempre sonhou? Cuidado, porque o preço pode ser alto demais... Após a morte do namorado, Ari recorre a um feitiço para apagar Win da memória. Mas esquecer o rapaz não é tão simples, ainda mais depois que Ari percebe que entre seus amigos, seu namorado e até ela mesma há segredos demais. Se revelados, podem mudar a sua vida para sempre. antes do passado e do presente em uma narrativa acelerada. É um drama misterioso e romântico, com os dois pés na realidade e o coração na magia. A cada página, a busca para revelar a verdade por trás de uma terrível tragédia fica mais perigosa para os personagens e mais interessante para o leitor.


A garota que não queria lembrar é um dos últimos lançamentos da Pavana, selo da Editora Alaúde, escrito por Maggie Lehrman.  A obra é um young adult com magia, e eu achei a trama bastante diferente e interessante. Desde que eu li a sinopse desse livro fiquei muito curiosa para entender melhor essa parte mais fantasiosa da obra, que acabou sendo um pano de fundo para todo o drama e mistério criado pela autora. Eu achei a mistura surpreendente e marcante, assim como qualquer young adult, é uma história que nos faz refletir sobre nossas escolhas.

A trama inicia com Ari procurando uma hekamista (bruxa) para fazer um feitiço que a faça esquecer de seu namorado, Win, que morreu. A decisão é tomada em um momento de dor, e apesar de ela já ter tomado um outro feitiço quando criança, e não ser recomendado misturá-los dessa forma, Ari ainda assim prefere sofrer as consequências que a magia impõe, do que continuar lembrando do seu relacionamento. Suas memórias com Win simplesmente desaparecem, assim como a pessoa que ela era quando estava com ele. Seus amigos não sabem de sua decisão, e Ari tem vergonha de contar o que fez. Todos acham que ela está de luto, mas como é possível chorar por alguém que você nem se lembra?

Kay e Diana são as melhores amigas de Ari, mas elas não sabem o que a antiga Ari decidiu fazer. O relacionamento entre elas fica cada vez mais balançado com as mentiras e segredos. E não por conta apenas dela, Kay também usou dois feitiços, um para ficar bonita - o que todos sabem -, e outro para amarrar as amigas com ela. Elas nunca podem se afastar de Kay, e caso pensem ou tentem, algo sempre acontece para impedir.

Win era um garoto peculiar. Tinha momentos obscuros, onde mostrava sinais extremos de depressão. Sua única luz era Ari, mas em certos dia, até mesmo pensava que não era bom o bastante para ela. Seu melhor amigo Markos estava sempre tentando animá-lo, a morte de Win foi algo horrível para ele, o que torna o segredo de Ari ainda mais terrível, pois ele nunca iria perdoá-la.

... Para esquecer meu passado, eu tinha apagado meu futuro.
Meu eu do dia anterior tinha sido uma estúpida egoísta e idiota.

Essa trama de mentiras e segredos marcam o livro todo, mostrando ao leitor as consequências do que desejamos. A narrativa é feita através de quatro personagens: Ari, Win, Kay e Markos. Conhecemos o passado e presente de cada um deles, seus sentimentos e decisões. Erros e acertos. Esses quatro personagens nos mostram que todos possuem defeitos. A história é sobre uma garota que quis esquecer o namorado, mas vai além disso. Começa antes dessa decisão marcante na vida de Ari, e a partir disto, a trama fica ainda mais intensa.

Uma tragédia que serviu para colocar em perspectiva todas as escolhas de cada um. Com uma escrita envolvente, a autora vai nos conduzindo para um suspense cheio de reviravoltas e segredos vão sendo revelados. A garota que não queria lembrar tem uma historia que nos mostra que as pessoas são egoístas. E que nossas decisões nos definem e nos acompanham para sempre. Eu não julgo a decisão de Ari em apagar da memória o namorado, quem não faria algo igual quando está sofrendo? Porém, o livro nos faz refletir de que precisamos passar por tudo aquilo que nos faz sofrer, muitas vezes fugir não é a solução.


A leitura é bastante fluída, eu fiquei encantada com o enredo e personagens. Adorei a forma como Maggie vai nos apresentando os personagens, e mais ainda de a trama ter quatro pontos de vista. Eu simplesmente adoro quando mais de um personagem conta a história. A Pavana lançou um excelente livro. É possível refletir com todo o drama, romance, magia e suspense inseridos na obra.

Eu fiquei apaixonada por essa capa e pela diagramação, que está muito fofa. A fonte é agradável para ler, e os capítulos são curtos. A garota que não queria lembrar foi uma das melhores leituras do mês, e eu recomendo muito!

19 comentários:

  1. Oi, Dessa!
    Só pela capa, apesar do título, meu primeiro pensamento sobre essa história seria de que fosse leve e bem jovem adulta, mas me enganei redondamente, então. Interessante esse lado mais fantasioso da trama; é quase um realismo mágico, certo? Já que a magia é inserida na trama e no dia-a-dia dos personagens - ao tomar a decisão de tomá-las, nesse caso - de uma forma que parece ter sido natural. E é tensa mesmo a situação pela qual a protagonista está passando, mas instigante a autora usar disso para tratar além do contexto em si e falar inclusive sobre egoísmo. Fiquei interessada na leitura agora, por mais que a carga do enredo pareça ser um pouco mais sombria que de costume, mas instigante mesmo. Parabéns pela ótima resenha, mais uma vez!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, tudo bem?
    Realmente fugir nem sempre resolve o problema né. Achei curioso a história criada pela autora porque sempre vejo personagens passando pelo processo de luto aprendendo a lidar, mesmo que aos trancos e barrancos, com a perda. É uma decisão egoísta mesmo porque para aliviar a dor ela simplesmente decidiu apagar ele da vida dela e quem ela se tornou por conta dele.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Sempre acho desnecessário uma trama ter mais que um ponto de vista, se dois eu já acho muito, quatro então é demais além da conta.
    Não gostei muito do enredo do livro por este motivo não fiquei tão interessada. Mas que bom que achou a leitura fluída e que os múltiplos pontos de vista lhe fisgaram.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa!
    Que kit mais lindo!
    Achei que o livro ia ser só um romance leve, mas vejo que a história é muito mais do que isso. Além do teor sobrenatural por Ari ser bruxa, mas o livor vai além disso.
    A premissa parece bem bacana e fiquei curiosa.
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda! Adorei a premissa do livro, e fiquei curiosa com o que pode acontecer quando se apaga as memórias e lembranças de uma pessoa, pois sempre ficam rastros do passado, fora que os outros feitiços me deixaram intrigada também. Só a parte dos vários pontos de vista me incomodou um pouco, mas como nunca li nenhum livro assim preciso ler assim que tiver oportunidade e tirar minhas próprias conclusões. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  6. OOI!
    Amooo YA! A maioria são bem leves, mas com muitas mensagens fortes. achei a premissa desse maravilhosa. Essa coisa de feitiços, mentiras, segredos... deve ser eletrizante.
    Dica bem anotada!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!

    Tudo bem? Então, é esse livro tem uma capa maravilhosa, ela realmente chama atenção logo de cara!

    Bom, a trama pareceu ser muito interessante e eu sinceramente adoro livros com mais de um protagonista, mas eles deve ser bem trabalhados e não focar só em um ou dois e deixar o resto ali como uma parte do cenário então para mim depende muito de como isso vai ser trabalhado no livro e parece que a autora consegue trabalhar muito bem os quatro protagonistas que escolheu.

    Bom, o que me chamou mais atenção na sua resenha o seu comentário sobre como a trama é fluida e de que a autora apresenta bem e de forma fluida a Maggie e sua história e eu acho que isso é realmente importante quando se trata de desenvolver a narrativa.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Andressa, tudo bem? Eu simplesmente amei sua resenha! Só me deixou mais ansiosa para ler logo o livro, e como já o tenho aqui em casa farei isso muito em breve. Também amo livros narrados por mais de um personagem, nos deixa ainda mais envolvidos e "por dentro" de tudo no enredo. E essa capa é mesmo linda, não é? Apesar de já ter visto essa mesma modelo, nessa mesma pose, em outro livro, eu gostei muito da composição.

    Beijoooos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andressa!
    Tenho visto comentários bastante positivos sobre este livro, e o seu só corrobora a minha vontade de ler esta obra!
    Imagino que, além dela apagar suas lembranças sobre o namorado, descobriremos algum mistério em torno da morte dele. Estou certa?
    Beijos.
    Amanda.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada. O livro parece muito bom, quem nunca quis apagar uma fase ruim da memória? E claro, isso vai acarretar em muitas consequências, porque vai mudar o história de muitas pessoas. Fantasia é muito bom. Que premissa é essa? Deixa o leitor bem curiosa pra saber mais sobre a obra. Mas devo admitir que adorei a capa! E olha que não curto muito capas com modelo, mas dessa eu gostei.

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei saber desse lançamento, soube a primeira vez sobre esse livro na semana passada e já fui logo o colocando na minha lista. Adoro quando tem segredos, sempre fico ansiosa querendo descobrir o que é, e assim como voce tambem adorei essa capa, linda <3 Espero poder ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Apesar de não ser uma leitura das minhas preferidas, gostei da premissa e fiquei curiosa para saber o desenrolar dessa história.
    Sua resenha está ótima e me motivou a conhecer mais da obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu adorei a premissa desse livro, é bem diferente das que eu estou acostumada, sem falar que eu sou apaixonada em YA e NA. Fico muito feliz que a leitura do livro tenha sido agradavel e que ela traga uma bela moral. Com certeza está na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  15. Em um misto de sensações durante a leitura da sua resenha, cheguei ao final dela com a certeza de que preciso ler esse livro o quanto antes. Não estava muito na onda quando comecei a ler, mas a história e todos os pontos que você comenta que ela faz refletir me fizeram pensar em várias coisas - e tenho a certeza de que a reflexão será ainda maior com a leitura.
    Penso que todo mundo tem alguma coisa que gostaria de apagar da memória, mas como você comenta, muitas vezes são essas coisas que nos moldam em quem somos... Fiquei mais do que curiosa e interessada no livro!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  16. Oi Andressa,
    Nunca li um YA com um premissa como esta e dá para notar que a autora quis inovar no gênero. Algumas questões apontadas na trama são bem típicas de adolescentes como as amizades o que as permeiam. O elemento mágico dá uma outra base para o livro e com ele alguns mistérios vão surgindo. Não sei se é uma leitura que farei, mas gostei da indicação.

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa, tudo bem?
    Que kit mais lindo *-*
    Que enredo hem? Super diferente, e com uma mensagem super legal.
    Realmente precisamos passar por algumas coisas para reconhecer outras lá na frente.
    Também gosto quando o livro intercala a narrativa entre os personagens.
    Gostei do modo como falou do livro na resenha, e me deixou curiosa para saber como tudo isso vai acabar.
    Há, e que capa maravilhosa, tô apaixonada aqui *-*
    Beijos!
    Lost Words!
    Têm sorteio de um e-book lá no blog, participe!

    ResponderExcluir
  18. Ameeeeeeeei o kit *-* Sou do tipo que julga MUITO pela capa e/ou apresentação. rs
    Adorei essa sinopse, estou mega curiosa pra ler. Costumo gostar muito de livros de magia e achei esse super diferente. Obrigada pela indicação!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Nossa, quatro personagens narrando? Muita coisa né? Mas sei como é, já li um com 42 hahahahahahahaha.
    Eu até gosto de suspense, mas essa parte fantasiosa me deixa com o pé atrás pois não gosto muito. Mesmo com os elogios, acho que não seria uma boa escolha para o momento, ainda mais porque já li muitos livros do tipo esse mês.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir