domingo, 6 de dezembro de 2015

[Resenha] Quebra de confiança

|
Autor: Harlan Coben
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Série: Myron Bolitar, 1
No primeiro caso de Myron Bolitar, Harlan Coben nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de grandes atletas. Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade.
Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston.
Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe o exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito. Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade – doa a quem doer.

Depois de ter lido Que falta você me faz, que foi meu primeiro contato com o autor, decidi que leria todas as outras obras já publicadas do Harlan Coben. Eu adoro o gênero policial, então era inadmissível que eu ainda não tivesse lido nada dele. E que arrependimento de não o ter conhecido antes. Como fã de histórias desse tipo, fiquei muito envolvida com a escrita do autor, ele consegue criar situações de tensão e reviravoltas em que o leitor não espera nada daquilo acontecer. E o elemento principal: as investigações são realizadas com muito humor e sem nenhuma ponta solta. Eu já havia ouvido falar de seu famoso personagem, Myron Bolitar, então resolvi iniciar a série de mesmo nome. 

Quebra de confiança é o primeiro livro, e nos apresenta Myron, um ex-atleta que atualmente é agente de  atletas, e metido a detetive - algo que ele faz muito bem, obrigado! -. A premissa central é o desaparecimento de uma garota, noiva de um de seus atletas, e tempos depois, a morte do pai da jovem. Após o surgimento de uma revista com uma foto nua da garota, Myron resolve investigar melhor essa história, e vai atrás de quem a publicou e tirou as fotos. Porém, a cada pista, tudo acaba ficando mais tenso e enrolado. 

Se o passado estivesse mesmo morto e enterrado, por que a foto dela havia saído agora numa revista pornográfica?

Claro que eu criei várias suposições para o que aconteceu com a garota, e nenhuma delas estava certa. O autor desenvolve a trama de um jeito em que o leitor não entende nada. É difícil juntar as pistas e criar algo, acho que isso fica apenas na mente do Harlan, e sinceramente, isso é sensacional. Não teria graça nenhuma se eu tivesse sacado logo o que aconteceu. Foi uma leitura muito rápida e prazerosa, apesar de não ter entendido direito qual o rumo da investigação, todas as peças quando foram encaixadas no final me surpreenderam. É tudo bem explicado, e as reviravoltas e obstáculos que surgem no decorrer da narrativa são excelentes e muito empolgantes.

Harlan Coben é um autor e tanto. Quebra de confiança possui uma trama cheia de detalhes, mas que no final, fazem todo o sentido do mundo. Amei demais a leitura. Quero muito partir para o segundo livro da série Myron Bolitar, espero que seja tão bom quanto o primeiro foi. E o que eu mais gostei no personagem, é que ele não é que nem  a maioria do gênero: emocionalmente quebrado, com muitos traumas ou algo do tipo. Sim, ele já passou por situações ruins, mas perto de alguns personagens, ele está muito bem. Eu gostei de sair desse estereótipo de protagonista de história policial. Myron é mais centrado, apesar de não ter medo de enfrentar as situações. E o que falar de Win, seu parceiro? Merece um grande destaque, achei o personagem misterioso e muito foda! Quero um livro só dele, pode? Recomendo a leitura!

16 comentários:

  1. Olá, Dessa. Creio que esse livro será uma de minhas próximas leituras do autor. Sua resenha me deixou bastante curiosa a respeito da trama envolvida, já li um livro do Harlan com o Myron e não me decepcionei!

    Beijo,
    http://pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vários livros do Coben na estante, mas ainda não li nenhum deles. Comecei com Que falta você me faz, mas dei uma parada. Não por não estar gostando, mas por que não estava conseguindo ler como gostaria (gosto de ler o estilo sem parar muito pois a curiosidade de descobrir tudo me deixa meio louca se tenho que ficar muito tempo sem ler... mania... eu sei).
    Adorei saber que o personagem foge dos esteriotipos - isso é muito bom!!!!
    E essa coisa de não conseguir adivinhar mas que faz sentido no final é o melhor de tudo.
    Fico me perguntando o por que não li os livros do Harlan se sempre me empolgo nas resenhas e tenho vários em casa.... Acho que estou dando bobeira...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros de romance policial também, mas não cheguei a ler nenhum do Harlan Coben. Mas isso vai mudar em pouco tempo, porque estou louca pra ler. Amo não conseguir adivinhar o que realmente aconteceu, e as surpresas e as reviravoltas são as melhores partes. O enredo parece bem interessante, e esse já está na lista de natal, com certeza.
    Xx

    ResponderExcluir
  4. Estava mesmo esperando ler uma resenha como a sua, flor… De alguém que estava começando a ler essa série do autor Harlan Coben. Tenho muita curiosidade em conhecer o Myron. Gostei das suas impressões sobre o personagem e, principalmente, da sua surpresa em não ter acertado o desfecho. Isso é muito importante num suspense policial. :) Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Já cheguei a ler alguns livros do Harlan, e até concordo que ele é um autor e tanto, mas não consigo gostar 100% dos livros dele, isso porque suspense policial é um dos poucos gêneros que não me agradam muito. Fico feliz em saber que você adorou o livro. Já leu "Confie em mim"? Desse eu gostei *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!
    Eu já li todos os livros publicados dessa série, e posso dizer que só melhora. Cada volume é especial, tem uma trama envolvente e você vai adorar ainda mais os personagens! Depois quero ler sua resenha sobre os próximos livros \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa!
    Foi perfeito ter lido seu post nesse momento que eu to: escolhendo os livros 2016. Esse ano infelizmente não consigo mais, mas ele me interessou DEMAIS. amo tanto ler quanto escrever romances policiais. Vou com certeza validar sua dica. Obrigada!
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá.... quase comprei este livro ontem acredita??? Mas fui vencida pelo A Desconhecida... mas este está na minha lista, porque quero muito conhecer a escrita do autor... estou com Seis anos depois aqui para ler e não vejo a hora... achei sua resenha bem empolgante, porque o melhor de ler um livro policial é entrar na trama e seguir as pistas... eu particularmente adoro fazer esse jogo... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adoro policiais e ainda não li o Harlan. acho que estou perdendo tempo hahahah, cada livro dele que leio resenha e vejo elogios é impressionante. Adoro essas tramas, bem montadas e complexas que não conseguimos desvendar com facilidade. Pretendo ler com certeza. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito fã de policial, mas gosto de ler algo do gênero às vezes, se for focado em investigação e com um detetive interessante, então acredito que ia gostar dos livros do Harlan Coben, principalmente por você ter dito que as investigações são realizadas com humor e sem nenhuma ponta solta. Também acho sensacional quando um autor consegue nos surpreender e no final percebemos como ele construiu bem a história, cuidando mesmo de todos os detalhes.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oie....
    Já vi tantos livros do autor e já ouvi falar tão bem dele que eu juro que não sei mesmo porque nunca li nada dele.
    Adoro o gênero.... em geral as séries policisis2 são surpreendentemente inteligentes E bem desenvolvidas. O que pela sua resenha parece ser o caso né?
    Adorei a resenha e com certeza a fica será anotada!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Oie....
    Já vi tantos livros do autor e já ouvi falar tão bem dele que eu juro que não sei mesmo porque nunca li nada dele.
    Adoro o gênero.... em geral as séries policisis2 são surpreendentemente inteligentes E bem desenvolvidas. O que pela sua resenha parece ser o caso né?
    Adorei a resenha e com certeza a fica será anotada!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  13. Hey!
    Não conhecia o autor, mas ele parece ser muito bom. Ótima resenha e é sempre bom, quando se trata do gênero policial, ter várias reviravoltas e um final surpreendente.
    Beijos.
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Como sempre, sua resenha está incrível.
    Você acredita que ainda não li Harlan Coben? Me sinto uma estranha no ninho rs. Sou louca para ler seus livros, pois amo livros policiais. Ficar juntando peças dos quebra-cabeças é comigo mesmo, acho um máximo.
    Achei Quebra de Confiança muito legal e talvez eu comece com ele.
    Beijos,
    Bru
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    O Harlan é o cara!! Meu autor preferido ever!!!
    Seus livros são recheados de suspense daqueles que você tenta resolver e acaba no fim se surpreendendo.
    O primeiro livro que li dele foi Confie em mim, desde então não parei mais.
    Esse ainda está para ser lido e depois dessa resenha será bem em breve.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha, estou procurando um livro diferenciado e acho que eu vou pegar um Harlan. Só estou vendo resenhas positivas dele. Acho que vou adicionar na minha lista de livros que eu preciso comprar!

    Bjus!

    ResponderExcluir